Moro e seus X-9. “Não põe a mão neles, porque são meus”

Daniela Lima e Ricardo Balthazar, na Folha de hoje, oublicam a escandalosa informação de que, por meio de um despacho mantido em sigilo, Sérgio Moro proíbe que órgãos públicos utilizem provas colhidas nos processos da Lava Jato para impor sanções e pedir indenização ao Estado pelos atos de corrupção e pelos sobre preços cobrados pelas empreiteiras cujos dirigentes tenham firmado acordo de delação premiada.

Sim, é isso mesmo que você leu: AGU (Advocacia-Geral da União), a CGU (Controladoria-Geral da União), o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o Banco Central, a Receita Federal e o TCU (Tribunal de Contas da União) não podem usar o conteúdo dos processos para multar e obrigar empresas que fraudaram os cofres públicos a devolverem dinheiro aos cofres públicos.

Moro, com essa decisão – e diante da covardia dos tribunais brasileiros – proclama-se juiz universal.

É evidente que os acordos de delação premiada, na esferal criminal, são – embora absurda sua obtenção por coação das “alongadas prisões de Curitiba – da competência de um juiz criminal, mas referem-se à punição do indivíduo, não da empresa. As empresas, porém, seguem respondendo pelos prejuízos que causaram e os acordos que ponham fim a estes contenciosos não são de sua competência legal.

O juiz que não vê problemas em divulgar áudios de uma gravação ilegal da então presidenta da República, príbe  não só o uso “das informações da Lava Jato em ações contra colaboradores como submete à sua autorização o prosseguimento de medidas que já tenham sido tomadas contra eles e que tenham entre os seus fundamentos documentos enviados pelos procuradores”.

Isto inclui qualquer – veja bem, qualquer – documento que tenha sido obtido até mesmo fora das delações, dando uma espécie de “anistia” a todo tipo de fraude contratual, sonegação ou evasão fiscal.

Moro e os procuradores da “Força Tarefa” que lhe deram base para esta decisão absurda, dizem que isso é necessário para que não se “desestimule novos colaboradores, prejudicando o combate à corrupção”. Certamente, faz parte deste “estímulo” que as empresas, para não serem pubidas por aqueles crimes, assumam acordos que transfiram a eles o necessário para pagar as indenizações estabelecidas na esfera criminal, em lugar de terem de pagar ao Estado pelo que fizeram.

De quebra, o juiz de Curitiba amplia seu poder para todas as esferas administrativas e judiciais, com uma decisão que, traduzida para o “popular” quer dizer que “quem manda aqui sou eu” e que todos só farão o que o “Mestre” mandar ou, pelo menos, deixar.

Tal como aconteceu com Alberto Youssef, que praticou todas as suas falcatruas estando debaixo de um acordo de delação com Moro pelo caso Banestado, toda a fauna de bandidos empresariais da Lava Jato agora “pertencem” ao juiz de Curitiba, como no jargão policial, os “X-9” pertencem ao “Doutor Delegado”e “deduram” quem ele quiser.

-Não põe a mão neste que ele é meu.

 

Fernando Brito:

View Comments (73)

  • Isso aí abre precedência para institucionalizar a CORRUPÇÃO TOTAL no Brasil!

    Basicamente juízes vão começar a ter "controle universal" sobre as leis e o processo.

    A justiça brasileira já é uma completa desgraça... com isso afunda-se ainda mais na lama!

    Uma empresa, pessoa ou partido que "comprar um juiz" vai conseguir uma "carta branca" para sair 100% impune de todos os seus crimes.

    O PSDB agora, além de ser blindado pelos juízes e pela PF... vai conseguir dos Moro´s e Gilmares também que se proíba investigação pela Receita Federal...

    O PCC ou Comando Vermelho podem até mesmo ameaçar algum juiz e exigir que seja impedido de ser investigado por outros órgãos... é o fim!

  • Não entendo como é que um juizeco medíocre, ignorante, esteja de posse de tanto poder em prejuízo da nação brasileira! Quem é que vai parar de uma vez esse sujeitinho!??????

  • claro
    Moro recebeu uma grana preta pra proteger essa corja
    agora ele tem que manter o prometido

    é simples assim

    • Seria mera coincidência isso ter ocorrido justo na época em que Tacla Duran depôs via conferência na Câmara?!

    • Sem falar das viagens caríssimas, as festas de arromba e os “Robalos de Ouro” da vida...

      • as viagens são um pequeno aperitivo

        é só ver as denuncias das propinas cobradas dos delatores pra se ter a ideia da grana preta que rola
        só de Tacla Duram pediram 5 milhões

    • Rita, eu como voce adoraria que alguem algum tribunal sei la de onde abrisse os sigilos fiscal, bancario etc de Moro, de seus familiares PROXIMOS, e dos Procuradores curitibanos de 2011 para cá.
      Uns extratos de conta do exterior tambem seriam benvindos.
      Duvido d ó dó que o resultado fosse zero.

      • seria ótimo
        quem sabe um dia veremos isso né?
        o Munda dá muitas voltas, e a verdade sempre acaba vencendo

  • segundo li, ele está usando uma lei norte-americana. Alguém com coragem podia fazer a mesma coisa em relação às ações do juizeco. Pelas leis de lá, ele já estaria preso há muito tempo por crimes de lesa pátria. Mas.. quem há de fazer alguma coisa?

    • Na verdade, pelas leis de lá ele já estaria no corredor da morte aguardando uma injeçãozinha letal, se já não tivesse sido devidamente executado... Crimes de lesa-pátria, se não me engano, se enquadram nas penas máximas, que lá é a pena de morte...

      • não tinha certeza se era pena de morte. em sendo, já estaria conversando com o capeta há muito tempo

  • Moro não tem esse poder. Sua decisão vale entre as partes do processo se for tomada dentro do processo.
    Simples assim.
    Os órgãos de controle usam essa decisão como desculpa, mas ela não vale nada.
    Simples assim, é o golpe dos coxinhas em marcha.

    • Disse tudo! Moro só faz isso porque sabe que os outros órgãos administrativos estão no mesmo esquema. Afinal, como disse Jucá, R.: "Com o supremo, com tudo"!

  • Dr. Moro, o caipira e golpista de Maringá deveria pedir sua transferência para alguma Vara criminal de alguma cidadezinha do Estado de Massachusetts. Ele merece !

  • Vai ficar assim STF? Quem manda nessa p...a? Existe corregedoria na Justiça? Isso, pelo pouco que se conheça da Lei, é INCONSTITUCIONAL. Se não colocarem freio a nossa precária justiça vai se auto destruir em pouquíssimo tempo. Essa lava jato vai aos poucos mostrando o que já se imaginava: foi gestada nos EUA para atender aos seus interesses e sua prática contou com os eternos traidores da pátria que de tempos em tempos, desde a colônia, se manifestam a favor de interesses internacionais. Até lei americana se sobrepõe sobre a nossa.Pobre Brasil.

  • Moro é um vagabundo , salafrário, canalha e filho da puta !
    O vagabundo faz o que quer, o "stf" apequenado, acovardado, não toma as providências que lhe é (obrigação) de direito.
    Puta que os pariu !

    • Permita-me uma sutil correção em vosso "comment" quase irretocável:
      - ..." não toma as providências que lhe é (OBRIGAÇÃO) de direito."
      Assino em baixo!

    • Não é justo pagarem duas vezes... aliás três né ? (para ele, pro zuco e pra viúva, ainda mais para a última de quem foi desviado toda a verba da corrupção)...

Related Post