Moro e sua convicção sem provas

Apesar da “torcida” – e quem, a esta altura não torce por alguma chance de se afastar da Presidência um desastre como Jair Bolsonaro? – parece ser unânime, nos jornais, a impressão de que o depoimento de Sérgio Moro à Polícia Federal desenha um caminho que, nesta direção vai dar em nada.

Mal acostumado por seus tempos de juiz, o ex-ministro não apresentou o principal: a razão que estaria fazendo Jair Bolsonaro em insistir, durante meses e com os métodos mais agressivos, na troca do superintendente da PF no Rio de Janeiro.

Como sabe qualquer leitor de romances policiais, o interesse é a força motriz do crime e é impossível que Sérgio Moro não soubesse, afinal, porque o atual presidente tanto cobiçava o controle da PF no Rio.

Se não as revelou, tudo indica, foi cúmplice disso.

Mas acha que pode manter esta estratégia de “verdade parcial”, com base na sua autoridade que, agora, resume-se ao seu prestígio na Globo e nos seus comentaristas.

É claro que o que ele contou é suficiente para que se saiba o já sabido: que Bolsonaro pretende blindar a si e a seu núcleo familiar. Mas falta o “ato de ofício” claramente vinculado a isso e mesmo os praticados de mudanças na PF não terão vinculação a desvios se não se apontar a que objetivo espúrio eles se destinam.

Vai se manter um estado de agitação, claro, e não é impossível que logo surja uma versão plausível destas finalidades. Mas Moro, ciente delas, recusou-se a dizer.

Ou não tem coragem ou não tem provas. E, em todos os casos, preserva-se no inescusável ato de cumplicidade que, desde agosto do ano passado, conhecer o que seria um grave crime e ter se abstido de agir em proteção a seu próprio cargo de ministro.

 

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • O mais engraçado, pra não dizer, absurdo, será ouvir o gado bolsonarista dizer que "as provas" ou "índícios" apresentados pelo Marreco de Maringá, não valem nada.
    São os mesmos idiotas, que anos atrás, sustentavam que os "indícios" contra Lula eram muito fortes, como por exemplo, o apartamento NÃO ESTAR no nome de Lula.
    Se não estava no nome de Lula, ERA EVIDENTE que era de Lula!!!!!!
    Agora, como o Bozo nega a interferência, É PROVA DE QUE É INOCENTE!!!!
    Ou seja, Bozo e seu gado acabaram com a lógica e a inteligência.
    Ser burro e estúpido, passou a ser legal.
    Ser inteligente e analisar os fatos, passou a ser.... "COMUNISTA"!!!!

    • Mais do que nunca, aplica-se a frase de Requião: "Nem toda pessoa que é contra o Bolsonaro é petista ou comunista. A maioria é só inteligente mesmo."

  • QUERO, ARDENTEMENTE, QUE BOSOSSÁURIO, ESTE ESTÚPIDO E TORPE PRESIDENTE, CONTINUE DESGOVERNANDO O BRASIL!
    ELE ESTÁ FAZENDO UM ÓTIMO TRABALHO DE DESTRUIR O DISCURSO DA DIREITA BRASILEIRA!
    VAI SOBRAR SÓ O ESQUELETO DA ECONOMIA BRASILEIRA!
    QUEM VIVER, VERÁ!

  • QUERO, ARDENTEMENTE, QUE BOSOSSÁURIO, ESTE ESTÚPIDO E TORPE PRESIDENTE, CONTINUE DESGOVERNANDO O BRASIL!
    ELE ESTÁ FAZENDO UM ÓTIMO TRABALHO DE DESTRUIR O DISCURSO DA DIREITA BRASILEIRA!
    VAI SOBRAR SÓ O ESQUELETO DA ECONOMIA BRASILEIRA!
    QUEM VIVER, VERÁ!

  • Moro arregou. Sabe que se informasse o "ato de ofício" que levou Bolsonaro a trocar o diretor de PF, seria arrolado como cúmplice.

  • Golpear é preciso, provar não é preciso. Não se você é amigo do rei.

    Bolsonaro é irresponsável e merecia ser amordaçado, mas ser derrubado no tapetão só mostra que as instituições continuam funcionando como funcionaram no impixe. Comemoração: nenhuma.

  • Moro é sempre Moro. Deve ser um depoimento de 200 páginas recheado de preciosas convicções.

    • Excelentes as suas charges, Berzé. Parabéns. Pena que o Fernando Brito não as utilize para ilustrar suas matérias, dando-lhe assim maior e merecida visibilidade. Você já conversou com ele sobre isso?

      • Verdade, Francisco. Tb apoio essa ideia. Essas charges são ótimas para gente mandar pra aquelas pessoas, que sofrendo das faculdades mentais (ou sendo picaretas mesmo), votaram no Bozo. Eu acho ótimo mandar essas charges para pessoas que eu conheço, para depois ouvir o ...... silêncio da resposta.

  • Caro Fernando Brito, caros leitores do Tijolaço,

    Toda essa farsa, esse telecatch, já tinha sido percebido por muitos de nós, acostumados às atiladas, estratégicas e visionárias análises do duplo Expresso. A canastrice dos atores é evidente. Mas muitos jornalistas, comentaristas, analistas que se dizem "progressistas" insistem em participar desse circo, manipulando como gado/rebanho o público leitor/espectador. A milicalha, a juristocracia, a banca, o latifúndio, a burguesia podre e fétida, o PIG/PPV, todos esses operadores locais do golpe sao sabujos e vassalos do ACI, que é composto pela finança transnacional, Deep state estadunidense e oligarquias do capital dos países centrais (com EEUU à frente). Bozo, Torquemada Araucariano, os generalecos, essa juristocracia, a canalha do do Congresso (parceiros ou herdeiros de Eduardo Cunha, Roberto Jefferson, Aécio Cunha e quejandos), a podre e fétida burguesia tupiniquim, mídia corporativa (PIG/PPV), todos eles não valem um tostão de mel coado, nem mesmo aquilo que os gatos enterram.

  • Quando Moro disse na mensagem a deputada Zambelle: Não estou a venda! Ele já tinha articulado com a TV Globo e afins esse teatro do absurdo, onde só um canalha sórdido e frio da marca dele articula.

  • Análise honestíssima do Fernando Brito! Todos torcemos pra que esse “distinto senhor” (pra manter o nível e o decoro) caia fora o quanto antes. Entretanto, não podemos achar certo hoje os mesmos métodos que usaram contra a Presidente Dilma.

Related Post