Um país sem instituições

const

Diz aquele livrinho roto e manchado, ao qual todos querem fazer uma emenda, riscar pedaços e arrancar páginas, a tal de Constituição brasileira, que os poderes funcionam de forma independente e harmônica.

Soa irônico mencionar isto, não é?

Chegamos a um estado na República em que criou-se uma completa barafunda institucional.

O Legislativo é dirigido pelo Executivo, pela via da “canetada simples”, nomeando, exonerando e liberando verbas bilionárias.

O Judiciário decide não só quem pode ocupar cargos no Executivo – proibiu a posse de Lula no Governo Dilma, excluiu Renan da linha sucessória – sem se importar se o veto cairia sobre pessoas que estavam em pleno gozo de deus direitos civis.

Dentro do próprio STF, um ministro insatisfeito com as votações em sua turma transfere ao plenário, onde pensa vai ser “mais bem sucedido” os julgamentos em que é voto vencido.

Já o Ministério Público, quando derrotado em sua posição, parte para o impedimento de um ministro sobre o qual jamais levantou esta questão, com o mesmo réu.

O direito de um acusado de documentar seu próprio interrogatório, expressamente previsto na lei como independente de autorização judicial é abolido porque…porque  não vem ao caso, ora.

As eleições de 2018 não estão nas mãos do voto popular, mas nas do juiz Moro e num exame a toque de caixa num mero Tribunal Regional Federal, que pode sem muitas delongas, confirmar a inexorável condenação de Curitiba, prevista nas convicções dos rapazes das araucárias desde que começaram a colher a safra de um delator duas vezes premiado: Alberto Youssef, propineiro perdoado muito antes da Lava Jato, no caso do Banestado.

Mais irônico é que, na frase anterior àquela em que se diz que os poderes são harmônicos, é que está escrito que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

Mas ela é um livro roto e rabiscado, no qual quem tem o poder político e judicial lê como quer.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. Temos solução: basta convocar uma nova assembléia nazional prostituinte! A direita vai deitar e rolar…

  2. precisamos de mais tiriricas, mais escravidão, mais gilmares e MTs, mais moros e janôs. o povo? ainda que menos de dez por cento federais tenham sido eleitos, segundo “congresso em foco”, pergunte-se aos analfabetos em quem votaram. aquele livrinho fica mesmo sendo uma peça artística, principalmente seu artigo quinto. quem já deu sangue contra bombas sabe disso. somos muitos mas não tanto que provoquemos uma verdadeira convulsão. desligamos há muito as TVs comerciais, mas os imbecis-analfabetos-políticos continuam fieis aos canais das mentiras e esperando um favor de seus prefeitinhos de merda, daquele vereadorzinho que prometeu um empreguinho para o filhinho. a coisa começa bem aqui, ao nosso lado, e é tão ou mais feia porque inegável a prostituição, a falta de ética, o apego ao próprio umbigo, numa palavra: a corrupção-nossa-de-cada-dia. num caldo como esse, moros, tiriricas e MTs chafurdam com desenvoltura e a tv golpista apenas faz a sinergia do mal circular carregando seu fétido miasma travestido de…vida.

  3. “MST e sindicatos enchem mais de 10 ônibus de vadios e seguem pra Curitiba”

    Vadio, mas vadio mesmo, é quem encontra tempo para escrever abobrinhas e idiotices em sítios nos quais é persona non grata. Não é seu Diaz?

    O MST é orgulho nacional.

    E, para “inticar com a cachorrada”, como canta o Baitaca, aqui vai o brado do MST:
    “Pátria livre! Venceremos!

  4. Jornal Nazional determina e o juizeco do “Direito Sou Eu” cumpre, o POVO ?? Que se exploda…

  5. Para os IMBECIS defensores da Lava Jato, esse CANALHAS. Segue excerto de O Cafezinho.

    “Lava Jato chama procuradores franceses para destruir projeto do submarino nuclear

    por Miguel do Rosário
    Depois de paralisar a construção do submarino nuclear por dois anos, a Lava Jato se organiza para destruir completamente o projeto, varrendo do mapa qualquer anseio do Brasil de entrar no seleto mercado dos países com esse tipo de tecnologia.

    A notícia mostra que membros da Procuradoria Geral da República, como sempre agindo de maneira ilegalmente autônoma, sem participação do congresso ou do Ministério da Justiça, estão trazendo procuradores franceses para o Brasil, com objetivo de encontrarem problemas que justifiquem o cancelamento do projeto do submarino nuclear brasileiro”.

    UMA DESGRAÇA ATRÁS DA OUTRA E AINDA TEM IDIOTAS QUE DEFENDEM. ELES SIM, SÓ MATANDO !!!

  6. Tudo conforme o script do golpe. Destruir as instituições deixa o país sem eira nem beira, batendo cabeça de um lado pro outro, sem um rumo consequente. Este era um dos objetivos do golpe.

    Na verdade, há ainda muita coisa a ser aplicada contra o país e o povo para a consolidação do golpe. Se não tivermos a capacidade, enquanto povo brasileiro no geral, de compreendermos o que está em jogo e, por conta disso, reagirmos com firmeza e sem tréguas, os golpistas vão aplicar o projeto em sua totalidade e aí, amigo, adios país, adios futuro.

  7. Não, a CF não é um livrinho roto e rabiscado, é um livrinho no qual as oligarquias (mentecaptas, atrasadas, ignorantes, uma escória podre, enfim) defecaram em cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *