Moro, o ex-juiz, diz que Lula sofre de “fantasia de perseguição política”

Numa mudança de planos, Sérgio Moro pediu exoneração do cargo de juiz federal e será ex-juiz quando o ato for publicado, provavelmente na segunda-feira.

Mas, nos derradeiros dias de toga, age como em todo o tempo em que esteve à frente da lava Jato: faz política.

Em entrevista a Istoé – aliás, outra vez dentro de seu ‘ex-gabinete” na 13ª Vara Criminal de Curitiba – dá uma nova sentença sobre o ex-presidente Lula – “é o mentor” do esquema criminoso que teria desviado R$ 6 bilhões da Petrobras.

É curioso, porque nenhum dos condenados pelos atos de corrupção na empresa e nenhum dos empreiteiros beneficiados, em nenhuma das delações que fizeram dizem ter agido por ordem ou orientação de Lula em seus mal-feitos, o que seria, claro, um argumento para mitigar sua ação, estar “cumprindo ordens”.

Mesmo que se pudesse atribuir a Lula responsabilidade por atos alheios por não ter exercido vigilância sobre os atos de diretores – ainda que seja impensável que um presidente vá ficar conferindo o papelório de cada diretoria de estatal – chamar Lula de “mentor” é dizer, sem nenhuma prova, que ele concebeu e chefiou os desvios, do que não há nem prova nem indício.

Tanto é assim que Moro, ao sentenciar Lula, sequer foi capaz de apontar quais contratos da Petrobras teriam – atenção para o insólito da situação – “financiado a promessa” de entrega do apartamento no Guarujá ao ex-presidente. Menos ainda que ele tivesse planejado os atos de corrupção praticados.

Mas isso, certamente, se enquadra na “fantasia de perseguição política” que Moro alega existir em alguém que, desde o dia em que o primeiro ofício entrou na Justiça Federal do Paraná, está condenado, como condenado está em todos os outros processos que ali ainda tramitam.

Na entrevista á Istoé, Moro mostra que já entregou-se às exigências de Bolsonaro quanto à liberação da compra de armas – definida pelo nome estranhíssimo de “porte em casa” -, à redução da maioridade penal e ao fim da progressão de pena para todo que seja colocado dentro da nebulosa categoria de “vínculo com organizações criminosas”, conceito que depende apenas de sua própria convicção.

Não vai demorar a assumir a imunidade do policial que matar e encontrar uma fórmula para o fuzil prometido pelo presidente eleito para que os fazendeiros “se defendam” do MST.

Fernando Brito:

View Comments (83)

  • Eles estão vivendo seus dias de glória, pois atingiram todos os objetivos planejados. Mas a partir do ano que vem as "fantasias" vão cair, diante da realidade de governar sem projeto, sem competência, sem grandeza de alma, sem NADA que preste. Os zumbis terão que despertar, queiram ou não, de seus delírios e verão que fizeram a maior cagada de suas vidas. Haverá choro e ranger de dentes, como está escrito.

    • Será a continuidade do governo golpista de Temer com agravantes: incompetência para negociar qualquer acordo, imenso despreparo, arrogância e estupidez de todos os envolvidos e o triste fato de que terão mandato de 4 anos. Mas foi o jeito que a burguesia dominante encontrou para prolongar o golpe. Resta saber até quando as lorotas anticorrupção vão servir de escudo contra a reação do povo enganado.

      • Prezada Cousine Elizabeth, para qu essa continuidade se dê, eles abriram as portas das jaulas onde só os doidos e malucos mais alucinados moravam. As Barbies e os Kens tão que rebolar muito para explicar o que vem por aí.

    • Não haverá nenhuma tomada de consciência por parte dos minions, sr. Passos. A emoção determinante para guiar as reações destas pessoas foi o ressentimento. Tal emoção não alimenta a reflexão necessária para constatar a ausência de qualidades do governo que elegeram e só se faz aplacar através da mais sórdida das atitudes humanas, a revanche. Logo, a pulsão que os guiará nesta nova etapa será a de "vingar-se" de todos a quem consideram culpados de tudo que não lhes satisfaz, e é isto que será cobrado do novo governo. Não é por acaso ou falta de preparo que o "neu Führer" vem mantendo a temperatura alta em relação ao ódio, eis o que ele pretende entregar prioritariamente. O choro e o ranger de dentes já têm endereço certo, não se pergunte por quem os sinos dobram. Eles dobram por nós...

      • Basta ler Dostoiévski para saber que os minions, que sempre existiram no mundo desde a Suméria, jamais terão qualquer tomada de consciência.

    • Parece que ainda não chegaram ao fundo do poço. Bolsonarinho anda pelo mundo tentando fazer contato com tudo quanto é de organização secreta de extrema direita. Quando a esperteza é muita, vira bicho e come o dono. Aí, então, chegarão ao fundo do poço.

    • Vao acordar nada. Discordo. Continuarão a negar, como sempre. Negar tudo. Inclusive sua responsabilidade perante o presente (futuro). O que te faz pensar que passarão por uma avalanche de razão, onde começarão a ver os fatos de fato?? Que nada, tenho certeza: Continuarão a bradar o mesmo verso, a mesma frase. A culpa e do PT. O PT me fez votar no bolsonaro. O PT fez uma figura como Bolsonaro ter o ambiente certo, para que eu fosse enganado por ele. A culpa amigo, continuará sendo do PT. Escreve ai..

  • Sergio Moro faz parte de um tipo de pessoas que eu abomino: passivo-agressivos. Dizer que só pediu exoneração do cargo "para não dar azo a hipóteses de perseguição" e que não havia pedido antes "para tentar garantir cobertura previdenciária para sua família" é também de uma desfaçatez (in)digna das figuras que comporão o futuro desgoverno.

    • Vai ser o governo dos camisas negra que odeiam os preto, pobre e petista.

  • JÁ ANDO OUVINDO GENTE NEÓFITOS QUE VOTOU NO BOZO QUE CASO ELE NÃO CUMPRA O QUE PROMETEU NA CAMPANHA "A GENTE TIRA ELE". O IMPEACHMENT DO BOZO VAI SER MAIS RÁPIDO QUE O DA DILMA NO SEU SEGUNDO MANDATO. KKKKKKKKKKKKKKKK .

    • Precisam combinar com as tropas de choque (batalhão de capitães do mato).

    • Precisam combinar com as tropas de choque (batalhão de capitães do mato).

    • Tiram nada... tiraram a Dilma através de um golpe fajuto porque ela era republicana demais (junto com o Zé da Justiça) e acreditava que por ela não estar envolvida com corrupção não iriam derrubá-la. Só que agora quem está no poder tem acesso à armas e esses caras não vão sair tão fácil assim.

      • O Bozo é parte de esquema muito maior do que ele. O arremedo de idiota vive, e por agum tempo viverá, na vã ilusão de que manda em alguma coisa.
        No que depender dos que lhe puxam o cabresto, essa mula sem cabeça somente sairá se se tornar um incômodo muito grande, caso em que outra trama já estará em curso para substituí-lo por coisa pior (não descartaria o metrossexual das araucárias), inclusive dando ao País ilusão de novo período de normalidade política.

      • Gerson ., eu apenas quis demonstrar
        Como esta gente fala em tirar governo porque para eles o mandato do presidente não é de quatro anos. Para esta gente neófita acha normal tirar presidentes independente do tempo que está escrito na constituição.

        • O impedimento de um presidente para eles não precisa de crime. Como aconteceu com a Dilma.

        • O impedimento de um presidente para eles não precisa de crime. Como aconteceu com a Dilma.

        • Eu sei, eu entendi o que vc postou Nilson. Me refiro no comentário acima para os que vc chama de neófitos; esse pessoal só "tirou" a Dilma porque houve um grande acordo da midia liderada pela Globo, "justiça", os políticos que queriam acabar com a sangria e a incapacidade do povo de entender e defender as conquistas alcançadas nos governos Lula-Dilma. A Globo pode até derrubar o Bostonaro, mas o vice dele é tão ou mais reacionário e fascista quanto ele.

          • Aliás, esse pessoal não tirou a Dilma coisa nenhuma. É apenas massa de manobra. Os verdadeiros que estão por trás do golpe apenas usaram-no como torcida para dar uma certa aparência de legitimidade à mais suja manobra ilegal que deixa no chinelo qualquer máfia que já existiu no planeta.

    • Precisam combinar com as tropas de choque (batalhão de capitães do mato).

  • Ultimamente tenho lido analistas políticos supostamente de esquerda condenando tudo o que foi feito pela campanha Haddad/Manuela,
    esquecendo-se de quão fraudulentas foram as eleições, e enxergando grandes sacadas estratégicas em atitudes preconceituosas, ignorantes e truculentas do ex-capitão que virou "presidente" (meu não). Fico pensando sobre quão inteligente foi a "jogada" dos tais estrategistas do monstro nazifascista ao provocar a saída dos médicos cubanos do programa "Mais Médicos", pois prefeitos e secretários municipais de saúde estão indignados e revoltados pois o problema cairá nas mãos deles, ou seja, de milhares de prefeitos que diagnosticaram muito bem qual é o grande culpado desta tragédia. Então, o que o oligóide fascista ganha com uma jogada tão "esperta"?

    https://www.redebrasilatual.com.br/saude/2018/11/prefeitos-e-secretarios-pedem-para-manter-cubanos-no-mais-medicos

    #LulaLivre

  • Curioso: foi só constatar que sua preposta é tão obediente quanto ele e o juizeco pediu exoneração. Hollywood não descuida de suas produções

  • O fim de ditadores é sempre melancolico. Não é família Pinochet?

    Bem, o fim dos sub-ditadores(empregados da CIA) é um pouco mais... Não é cabo Anselmo?

    • Quando eu soube do convite para ocupar o Ministério da "Justiça", pensei que o juizeco aceitou para garantir a própria sobrevivência, pois matar um ministro de Estado é mais difícil (mas não impossível, não é, Teori Zavascki?). No entanto, outras pessoas alertaram que essa nomeação pode ser uma "correção de rota" por parte dos EUA, para terem um "plano B" caso não possam mais contar com o Bonoro.

  • O Narciso não para,que tristrza nosso país nas msom de psicopatas,pobre de nós,povo brasileiro!!

  • Moro pediu exoneração do cargo de juiz. Estava ficando muito na cara. Por sua vez, vai continuar infactível, para não dizer foda, esconder esse rabo de metros de parcialidade num paleto. A ONU lhe aguarda, Moro.

    • O mais triste: deixou bem claro que só o fez devido as críticas. Se ninguém tivesse falado, continuaria no cargo na cara dura...

    • O mais triste: deixou bem claro que só o fez devido as críticas. Se ninguém tivesse falado, continuaria no cargo na cara dura...

        • É necessário haver pelo menos um pingo de Justiça neste País! Enquanto delatores se esbaldam, o maior presidente da História morre dentro de uma solitária. Sugiro que seja feita a vontade do Presidente:
          Lula afirmou que, se fosse presidente do PT, teria pedido a todos os filiados que "abrissem processo contra o Ministério Público"!!!

  • Continua o mesmo corrupto de sempre. Esse vai morrer corrupto, pois tem até as penas e as asas de um corrupto.

  • O danado viu que estava errado.... tá tentando sair por cima, desqualificando ainda mais seus adversários políticos. Um pouco de desespero e/ou despreparo, né não?

Related Post