Moro, o herói dos truculentos, agora critica a truculência?

Sérgio Moro intimou a Polícia Federal a explicar a exibição vergonhosa de Sérgio Cabral acorrentado nas mãos e nos pés.

Confesso que, por mais que seja a abjeta a humilhação imposta a alguém sem defesa (nem moral, nem física) mais preocupado que com Cabral fiquei com as reações de gente que, em condições normais de temperatura e pressão, é democrata e legalista.

Se as pessoas estão assim, é urgente que se compreenda o que as está fazendo ficar.

Nenhum de nós nasce civilizado, tornamo-nos por ação da sociedade e de seus aparelhos ideológicos: a família, a escola, a comunicação (literatura, jornais, tevês, ao menos em tese). Só em último caso a sociedade se vale de seus mecanismos repressivos para obrigar-nos às regras de convívio. O comum é que atuem aqueles mecanismos de persuasão e, sobretudo, o fato de que, sem comportamentos civilizados, não somos aceitos pelo grupo social.

Tudo isso e, também, séculos até chegarmos ao ponto que, em quase toda a parte do mundo, o respeito a dignidade intrínseca ao ser humano é sagrada.

Não é preciso ser sociólogo, psicólogo ou filósofo para ver que, de cima para baixo, estes modelos de convívio foram sendo quebrados e foi Sérgio Moro não apenas um dos que o fez mas, principalmente, aquele que foi erigido como modelo a ser seguido: o prende, humilha e, depois, condena.

Esse comportamento, afinal, fez diferença e o projetou – ao menos para uma camada de classe média cheia de recalques e louca para encontrar nos “corruptos” a fonte principal de um modelo econômico que as pauperiza e que nos desmancha como país.

Agora, Moro – que é o juiz responsável pelo preso Sérgio Cabral – quer saber porque cinco meganhas saíram das normas de condução de presos determinadas pelo  Supremo Tribunal Federal.

Ora, Dr. Moro, eles apenas seguiram o seu exemplo e inspiração. Não é o senhor que manda fazer “condução coercitiva”, com aparato bélico, a gente que nem intimada a depor foi? Não é o senhor quem viu culpa em Lula por ele não ter “pressionado” o STF a mandar prender logo quem ainda tivesse recurso tramitando, independente de trazer risco à sociedade? Não é o senhor que mantém na cadeia, por meses e até mais de ano, quem nem julgado foi? Não é o senhor que manda fazer escutas clandestinas ilegais, sem a ordem necessária de tribunal superior e, diante da crítica do Supremo, finge que concorda para, daí a pouco, dizer que é isso mesmo o que deveria ter feito?

Então, Doutor, além de intimar os meganhas, intime a si mesmo para explicar porque alguém tão cioso das leis e da moral se tornou o herói dos truculentos?

 

Fernando Brito:

View Comments (42)

  • Se eu fosse o Moro te odiaria. Mas não sou, felizmente, então te admiro e estimo muito.

  • SÉRGIO MORO, O SENHOR FOI UM PAI "EXEMPLAR" DAS ARBITRIEDADES. AGORA, VEM COMO DEMOCRATA? TARDE PARA VENDER IMAGEM CONTRÁRIA. O SENHOR É O QUE SEMPRE FOI.NINGUÉM SE CONVERTE ASSIM., NEM BUDA, QUE FICOU ANOS EM BUSCA SINCERA DA ILUMINAÇÃO.

  • Há meses tenho dito que as carnes desse torquemada das araucárias estão apodrecidas e fétidas. Inabilitado Lula, sérgio moro e comparsas dela na Fraude a Jato perderão a serventia. Se não pedirem asilo nos EUA, poderão ter o mesmo destinos dos x-9 e/ou valentões, cantados por Bezerra da silva e outros sambistas. Quem viver verá.

  • Pra mim ele está atrasado , estava no "states " , chegou agora e viu a notícia . Num curso daqueles do departamento de justiça americano ? . Deve ser isso ou coisa parecida com alguém que alertou a providência . Mas a verdade é uma só , se não é um puxão de orelha a PF nunca ia ser incomodada .

  • Nhawwww. Que fofuxo, o Moro. Ele se importa com equilíbrio e isenção. "Poxa, japa. Já falei procês. Vai armado de fuzil, vaza pra mídia que vão prender fulano, chega lá e prende. Mas filmar a cela é demais."

  • Boa tarde,

    esse pilantra que não engana mais tá é fazendo meia culpa querendo voltar as páginas dos jornais, isso sim!

  • Outro tipo de truculência se vê na Venezuela. Afinal, endurecer, endurecer sem nunca perder a ternura. Prisão para os cleptocratas porém sem correntes nos pés.

  • Você não atendeu, Brito.
    Todas as "autoridades" , para mostrar subordinação, ficaram caladinhos. Então agora, ele o papa do nosso judiciário podre, se manifesta. Isto é apenas para enfatizar que ninguém está acima dele. só isso.

Related Post