Moro olhava as passeatas, enquanto o massacre corria solto em Manaus

O sistema prisional brasileiro é, em última instância, responsabilidade do Ministério da Justiça.

Ontem, enquanto o assassinato de presos ocorria no presídio, matando 15 pessoas na manhã de domingo no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, Sérgio Moro dedicava-se a “comemorar” as manifestações de apoio que recebia do bolsonarismo.

Sem uma ação imediata, outros 42 homicídios foram registrados hoje em mais três unidades prisionais do Amazonas.

Moro estava mais dedicado à batalha para manter o Coaf e só à noite mandou um grupo de intervenção das Forças Nacionais de Segurança aprontar-se para ir para Manaus.

Não é possível que um presídio onde 56 pessoas tenham sido executadas, em rede de televisão, no reveillon de 2017 não fosse uma instituição onde houvesse alerta máximo para o risco de chacinas.

Tanto estava que, em janeiro, Moro prorrogou a permanência de um contingente das FNS em Manaus. E em março, mandou o próprio comandante da força ao Amazonas.

Então, a tragédia não poderia ser algo inesperado, imprevisível.

Só não era importante.

 

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • Foi tratando da forma mais incompetente possivel as rebeliões de 2017 nesse mesmíssimo presidio que o impensável Alexandre de Moraes chegou ao STF. Dejà vu puro esse imobilismo de Moro. Somos uma tragédia permanente.

  • De onde tiraste que ele poderia dar atenção a um contingente de seres humanos vivendo em condições que nenhum animal vive, quando assistia e torcia, a cada imagem, pelo emparedamento do STF? Ele dependia desse autogolpe. Deu chabu. Talvez tenha que apelar a forças superiores, digamos, para que caia algum avião. Gente pobre, desassistida, alguns sem processo, morrendo assassinada dentro de um depósito só comparável a Sobibor ou algo assim não vem mesmo ao caso.

    • Exato. Nosso nível de civilização é medido pela forma que tratamos a base da pirâmide social. E por essa régua, estamos ainda no fim do século XIX.

    • Exato. Nosso nível de civilização é medido pela forma que tratamos a base da pirâmide social. E por essa régua, estamos ainda no fim do século XIX.

  • Na turma do Pernalonga, temos o atrapalhado "Hortelino Troca-Letras".

    Já na turma do Bozo, há o Sejumoro Come-Sílaba, também conhecido como "Conje".

  • desde quando o ministro moro é polícia ou agente de presídio ? junta tua trupe e invade o presídio seu mentiroso.

    • Desde quando ele optou por ser o pseudo onipotente e super herói dos jurássicos e saudosistas dos fornos de Sobibor!

  • tenho o direito de comentar se apagar venho 10 , 20 ,1000 vezes fazer meu comentário tenho o direito

  • desde quando o ministro Moro é polícia ou agente de presídio ?

    • Desde que o Depen - o Departamento Penitenciário Nacional - é órgão do Ministério da Justiça. Que, certamente, importa menos ao ministro do que o COAF que ganhu de Bolsonaro.

  • como não era importante?
    claro que era - morrerm vários bandidos, e bandido bom é bandido morto
    acham mesmo que Moro ia impedir isso?

  • O marreco de Maringá, olhando as manifestações, deve ter pensado: "como não posso colocar todos os pobres, pretos, putas e petistas na prisão, vou tentar confiná-los nos cemitérios e favelas". Se não o prenderem, dentro de pouco tempo, ele manda instalar câmara de gás pra facilitar o serviço. Só armas não será suficiente.

Related Post