Mostre-o, Aécio, mostre-o e o povo saberá escolher, apesar da mídia

apoioeleitoral

O trecho da pesquisa Datafolha divulgado na noite de ontem, mostrando o potencial de transferência de votos de Lula, Joaquim Barbosa, Marina Silva e Fernando Henrique Cardoso mostra o dilema da oposição brasileira ou, se preferirem, porque é quase o mesmo, da mídia nacional diante das eleições.

Lula segue reunindo as condições de indicar à população, sobretudo aos mais pobres, o caminho que deve seguir na hora do voto.

37% dos eleitores brasileiros acompanharem a indicação do ex-presidente é muita coisa, principalmente porque Lula mal entrou ainda na campanha nacional.

Mas não apenas isso: o principal candidato da direita, Aécio Neves, vive também um dilema.

Precisa mostrar-se o candidato de Fernando Henrique para se credenciar junto às elites político-empresariais, como fez no famigerado jantar do “vou tomar medidas impopulares”.

Mas mostrar FHC significa marcar-se com um estigma que, como se viu, afasta dele quase 60% dos eleitores.

Ou, talvez, ainda mais, porque como deixou o poder há 13 anos e,  bajulado por todos, pode não ter razões para ser rejeitado pela importante parcela dos que têm, hoje, até 25 ou 30 anos que não acompanharam, com todo o discernimento, todo o mal que seu governo causou.

Aécio precisa de FHC como avalista de sua capacidade de governar contra o Brasil e contra o povo, porque já mostrou que, por si próprio, não foi capaz de empolgar nem mesmo os cerca de 30% que votarão necessariamente em quem seja o anti-Lula.

Mas, assim, como delfim do Príncipe, atrairá o mesmo desprezo que seu tutor tem da maioria do povo brasileiro.

Quanto aos demais personagens da pesquisa, os índices de simpatia por Marina Silva e Joaquim Barbosa, certamente inflados pela simpatias pela origem de ambos e pelo tratamento gentilíssimo que recebem da mídia, importam pouco.

Ela mal transfere o que tem a Eduardo Campos e, a esta altura, é lícito pensar que talvez não esteja interessada nisso, mas apenas em se manter presente na mídia e na agitação eleitoral para seguir navegando seu ego imenso no processo político.

Já Barbosa, curiosamente, depois de anos de divinização pela mídia, vive nela uma situação de ocaso. Luta, com as perseguições que segue a fazer a José Dirceu, principal condenado do chamado “mensalão”, para continuar a ocupar o espaço do “vingador”, do “justiceiro”, uma espécie de Sheherazade de ébano.

Deveria-se ter em mente que, assim como o ódio o torna herói para alguns – os 21% – já o tornou vilão para o dobro de gente.

Mais curioso ainda é a reação, que Eduardo Campos já expressou – e Aécio expressá, não duvidem – de que isso mostraria que o sentimento de solidariedade a Lula seria uma fraqueza de Dilma, o chamado “volta, Lula”.

Como se o “volta, Lula” pudesse significar um “vem, Aécio” ou um “agora é Dudu”.

O “volta, Lula” é, sim, o espaço que está aberto para a radicalização do processo político, uma opção clara para um Brasil antípoda do discurso de “adequação do país ao interesses do mercado” que ambos procuram sustentar.

Significa que Lula, quando os apontar como representantes do passado, do Brasil que não queremos ser, aquele que faz de Fernando Henrique Cardoso o “príncipe da rejeição”, poderá definir a eleição.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Pelo visto, o Datafolha vai amaldiçoar o dia em que resolveu inventar essa pesquisa… Só piorou as coisas pro seus afilhados…

  2. E para melhorar as coisas pra opô, diretamente da justiça da Suíça, Mr. Roubson vem finalmente chegando, para desespero da mídia amiga e da justiça companheira que estão segurando o Trensalão na estação paulista, em estoico esforço.

    1. Simulação de segundo turno divulgada na Folha, ontem: Dilma 51% x 31% Aécio e Dilma 50% x Eduardo Campos 27%. Rejeição:os três empatados em 35%.

  3. Interessante,os 6% que Dilma perdeu, segundo o Data Falha, não foram transferidos para o Aécin. Onde foram parar? Esse helicóptero branco não decola!

  4. Se eu fosse da direita, diria…
    O Lula não esta disputando, é a DILMA..
    e ele a esta caindo nas pesquisas…
    E creio que quem faz pesquisa, não prega
    prego sem estopa..
    Sabem o que estão fazendo, e não tem
    responsabilidade com a verdade.
    Se Lula não começou ainda, já deveria.
    E a Dilma não poderia ficar sem estar
    inaugurando um monte de coisas e botar
    a cara para insultar a Direita..
    Até em comentário de final de Domingo
    os vagabundos comentaristas falam da Copa
    e que tem duvida que vai dar certo…
    Ontem fizeram entrevistas com CERRA, até
    num quadro contra tortura apareceu o mesmo..
    E DILMA que é minha PRESIDENTA…não aparece
    um minuto sequer…só para homenagear artista
    Global…que morreu…
    Seus soldados realmente estão ficando sem munição..

    1. Renato nao se preocupe. Dilma esta eleita. Veja a NBR DURANTE O DIA. Ela acaba de declarar que: Nos nao iremos recuar um milimetro quando a disputa eleitoral tiver inicio. Viajo pelo Brasil e o povo esta com Lulilma. So vc viu o Serra na Band

  5. O povo (70%) não tem síndrome de Estocolmo, a classe média (25%) tem, e 5% são alienados. Democracia é o governo da maioria. Aleluia1

  6. Será a glória vermos, finalmente, o Príncipe de Higienópolis de volta aos palanques! Tendo seus mandatos escancarados e comparados diretamente com os de Lula e Dilma. Tornará mais divertido observar os contorcionismos da mídia tentando salvar a candidatura do menino maluquinho das Alterosas!

  7. Nem com um questionário super direcionado, com um número inédito de perguntas “esquentando” o entrevistado (e isso após ter condenado o Sensus por duas ou três perguntas em uma pesquisa de 2010), o DataFraude conseguiu melhorar as pesquisas para seus candidatos (tanto o principal, quanto a linha auxiliar da equipe vira-casaca).
    Isso é um péssimo indício para a oposizinha (que não tem estatura para ser oposição).
    O Eduardo Guimarães levantou uma questão importante. Por que o DataFraude não disponibilizou o resultado da pesquisa de segundo turno? Certamente eles não estão admitindo que não haverá segundo turno. Aliás, é de grande interesse dos adversários de Dilma falar de segundo turno como se a possibilidade dela vencer já no primeiro turno estivesse descartada. Por que não falaram nada de segundo turno então? Só pode ser porque os resultados são opostos aos interesses de quem montou essa pesquisa fraudada.

    1. Simulação de segundo turno divulgada na Folha, ontem: Dilma 51% x 31% Aécio e Dilma 50% x Eduardo Campos 27%. Rejeição: os três empatados em 35%.

  8. Eles que acreditam em pesquisa informam que Lula detém 52% das intenções de votos. Um mudar com Lula. Eles vão investir em dissociar Lula de Dilma. Tarefa inglória. Mas que o PIG não desistirá assim assim.
    O motivo: Lula capitaliza 37% dos votos como cabo eleitoral, e esse é o percentual que Dilma tem – segundo o “DataFaia”. Eis uma suposição, Lula pode ser a barreira para segurar a queda de Dilma – que, aliás, parece não estar nem aí pra campanha contra ela (acredita que já tenha precificado os possíveis prejuízos com os temas inflação, Petrobras, etc.), e isso foi demonstrado pelo índice de aceitação da indicação de Lula como cabo eleitoral dela – 37% aceitam a indicação de Lula e Dilma tem 38% das intenções de voto. Em suma, o que segura Dilma é Lula.
    Já FHC não é cabo eleitoral de ninguém – está mais pra âncora eleitoral -, conforme o mesmo “DataFaia”.
    Um outro problema pras “oposições”, Aócio e Dudu dividem os votos de quem já não votaria nem em Lula nem em Dilma, ou seja, os votos de Aócio e Dudu são pescados no aquário deles, já que os votos anti-PT tem a variação de 25 a 30% dos votos.
    O jogo, como sempre, será decidido pelo centro.

  9. que o governo faça sua pesquisa, rigorosa no metodo, ao menos mensalmente se nao for bobo. E que pense em incluir uma pergunta aparentemente auto punitiva:
    ” na sua opinião, vc acredita que pesquisas eleitorais sao cientificas ou podem ser facilmente fraudadas ou manipuladas pelas empresas que as realizam?” em em termos similares.
    É fácil saber, né?

  10. O PSB é uma caixa de surpresas. Não ficaria espantado se o PSDB comprasse a desistência de Campos às vésperas do 1º turno. Marina faria seu showzinho indignado saindo de cena (de novo)para cuidar de sua REDE. A oposição assim tentaria chegar ao 2º turno com um candidato anti-PT.

  11. Se FHC participar efetivamente da campanha, podem escrever: o resultado será inversamente proporcional às atuais percentagens: Dilma sobe e Aécio cai.

  12. Apesar do ‘contorcionismo’ das pesquisas o que se sente é que a situação da oposição está ficando difícil a cada dia. Os resultados das pesquisas mostram de forma contundente que a reeleição da presidenta Dilma haverá de se confirmar nas urnas, apesar das porradas que toma (e tomará com mais força ainda) do PIG todos os dias. Agora, é preciso trabalhar mais e, PRESIDENTEA E PT, EVITAR O SALTO ALTO. O POVO não que perder o que já conquistou nesses anos dos governos de LULA/DILMA; quer, sim, SEGUIR COM DILMA AVANÇANDO NAS SUAS CONQUISTAS E MELHORIAS.

  13. Como diz o comentarista Ruy “nem com um questionario super esquentado”…. Imagine o que de fato e a intencao de voto na Dilma. No minimo nao moveu um milimetro. Existe uma linha revisionista na economia, liderada por alguns economistas de renome, que assegura que toda a doutrina, que eles chamam de “neoclassica”, nao passa de um tremendo erro. O erro fundamental sendo a tentativa de agregacao dos modelos de comportamento individual dos agentes economicos ao comportamento coletivo. Nem a curva de demanda decrescente do grafico oferta x demanda os picaretas conseguem provar. Ou seja, a “teoria economica” e um grande conto do vigario e os propagadores dessa porcaria sao um bando de vigaristas. Aplicando ao caso das pesquisas eleitorais, ha um monte de gente que esconde a intencao de voto quando calha de ser “sorteado ” numa dessas pesquisas. Umas por pura sacanagem, outras mais humildes por vergonha. Pode ter certeza que pesquisa do datagolpe e por principio furada.

  14. Para Governo do PT o “crescimento econômico” tem que ser sinônimo de distribuição de renda e não de “concentração de renda” nacional na mão de poucos privilegiados como no período de triste memória do FHC e tucanos/demos. E isso o “eleitor brasileiro” consciente já percebeu que os Governos do PT “entregam”. Por isso, consagrou o partido por três vezes no poder federal e caminha seguro, mas com humildade e sem “salto alto” para uma quarta vitória. Daí a dificuldade de alguns setores de compreenderam e/ou aceitarem as razões do sucesso. Que tal fazer uma pesquisa de campo e perguntar ao povão o que ele pensa de programas como MCMV, PROUNI, Ciências Sem Fronteiras, ENEM/SISU, Caminhos da Escola, Bolsa Família, Brasil Sem Miséria, PRONATEC, Luz Pra Todos, Água Pra Todos, Mais Médicos, UPA’s, SAMU, Pontos de Cultura, Vale Cultura, Cidades Digitais, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Programa Nacional de Irrigação, Territórios da Cidadania? Ufa! Vou parar por aqui, mas sabemos bem que existem muitos outros. Não é mesmo? Hehehe! É dura, muito dura a vida da oposição em 2014! Não tem propostas. Não tem projeto para o país. Somente lança mão de críticas aos projetos do Governo Federal como ao Programa Mais Médicos. Ou pior, trabalha para sabotá-los. Uma lástima! Por isso, é Dilma em 2014!

  15. Fujimori, Salinas de Gortari, Menem, alguma semelhança? O senador do Leblom será humilhado nas urnas com tal companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *