A “mula” de Temer “tropicou”

mulaafoga

A inacreditável história do “amigão” e assessor de Michel Temer não durou um mês.

Traz a Folha hoje que José Carvalho Filho, entregador de dinheiro da Odebrecht, diz que não foi Lúcio Funaro quem levou R$ 1 milhão ao escritório de José Yunes, em São Paulo.

Yunes, portanto, mentiu sobre a identidade de quem lhe trouxe o “paco” de dinheiro. Mais importante: mentiu sobre a quem se destinava.

Diz a delação de Carvalho que houve outra entrega, em Porto Alegre, no escritório de Eliseu Padilha.

Não havia, portanto, razão para entregar algo a Yunes para que repassasse a Padilha, pois havia uma entrega direta ao próprio ainda ministro da Casa Civil de Temer.

Há pouco mais de dez dias isso já tinha sido registrado aqui:

O provável destino do dinheiro era São Paulo, onde fica a sede da Odebrecht, onde Funaro tinha escritório, assim como Yunes.

Então vejamos: segundo o delator da Odebrecht Cláudio Melo Filho, o grupo que negociava ajuda ao “PMDB da Câmara” era formado por Geddel Veira Lima, de Salvador; Moreira Franco, que é do Rio de Janeiro; Eliseu Padilha, que é tem apartamento no elegante bairro dos Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ah, sim, tinha também o “MT”, que mora em…

Naquela ocasião, escrevi que havia duas questões a serem esclarecidas na incrível história de Yunes, que era mula, mas não de Padilha.

A primeira, quem levou o pacote, cujo nome está registrado e será conhecido na sexta-feira, quando José Carvalho Filho depuser ao ministro Herman Benjamin. E porque dizer que era Funaro? Provavelmente para enfiar Cunha como o “apanhador” original do dinheiro e livrar Padilha e Yunes do “molha a mão” direto com a Odebrecht.

A segunda, a quem se destinava o pacote. O que, agora, parece estar bem claro.

Que doação legal, registrada, não se faz com entrega de pacotes é evidente.

Fica, então a alternativa que Aécio Neves disse ontem ser imperdoável: “crime praticado por quem obteve recursos para enriquecer pessoalmente”.

E que Fernando Henrique definiu ao defender os recursos de caixa 2 para campanha ou para proveito próprio: é “crime puro e simples de corrupção”.

PS. E, se não bastasse, a empresa de Yunes, repassada a seus filhos, recebeu R$ 1,3 milhões das empresas de fachada do doleiro Adir Assad, tomador de dinheiro da Andrade Gutierrez, Delta Engenharia (aquela de Fernando Cavendish) e UTC Engenharia…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. O ministro da justiça Osmar Serraglio amigo incondicional de Cunha, que trabalhou na câmara ativamente para evitar a cassação do seu amigo, diz agora que não há provas para o afastamento de TEMER.
    Esse é o país que vivemos e trabalhamos, dirigido pela mais infame gangue de corruptos, cuja provas são divulgadas todos os dias e se tornou um fato tão normal na vida pública, como tomar um copo d’agua.

  2. Esse Osmar Serraglio era inimigo pessoal de Dirceu e trabalhou ativamente no relatório do chamado Mensalão contra o PT, mas é íntimo amigo do Cunha, fizeram grande negócios juntos, é da turma do Padilha e hoje é ministro da justiça. Ou seja temos na pasta da justiça um corrupto acobertar ladrões

  3. Enquanto a camarilha golpista não sentir o bafo quente do povo na nuca, o estado de putrefação moral e econômica persistirá !!!

  4. E o Marcelo Odebrecht diz que o “Amigo” é o Lula, que dava prejuízo para a Odebrecht, executando obras “sem rentabilidade”. E a imprensa golpista usa isso como manchete para abafar a acusação contra os quadrilheiros do Planalto, do Senado e da Câmara. E ainda temos que assistir diversos vídeos defendendo o Boçalnaro no caso de ofensas à Maria do Rosário. Coxinha não tem caráter mesmo.

  5. Advinha onde foi parar o pacote de dinheiro.
    No cofre do Yunes que vendeu as salas comerciais para o temeroso.
    Simples!
    Yunes não foi mula foi receptador.

  6. Quer dizer que Cerveró depositou 6.000.000,00 no tribunal do Moro e recebeu seu apartamento de Ipanema no RJ de volta. Deixa eu ver se entendi a lógica do juiz. Um ladrão que opera dentro da Petrobrás durante anos, que roubo dezenas de milhões devolve uma parte e tem de volta o bem que comprou fruto de falcatrua e Dirceu é condenado a prisão perpétua, porque como ministro da casa civil assinava documentos da petrobrás que Moro diz ser falcatrua. Sendo que Dirceu assim como lula foi investigado de caba a rabo e a sua unica casa em que morava sua mãe de 94 anos foi confiscada.

    1. São o domínio do fato e a literatura, Renato. Mais as convicções e os powerpoints.
      PS: volta A C M , os caras aqui se aperfeiçoam.

  7. ‘era uma vez cinco amigos que faziam tudo junto, viajavam, faziam negócios…. então, um virou presidente, três viraram ministros e o último foi abandonado’.

    O presidente é o único dos 5 que mora em SP mas a Folha não vai mandar repórteres investigarem, tampouco o Globo fará infográficos.

  8. Besteira tua, Brito, todo esse raciocínio.
    Mas porem eu acusar-te de analfabeto em muares nao quer dizer muito.
    Eh questão de melhoramento zoogenético.
    O Carvalho é mula do Funaro, que por sua vez que por sua vez era muar do dr Yunes.
    E o rastro das patas depende do peso que há em cima delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *