Da BBC, hoje, como um monumento à barbárie do líder do “mundo livre”:
“O advogado americano que, em 2002, deu um parecer técnico positivo para as polêmicas técnicas de interrogação da agência de inteligência CIA afirma que poderia ter mudado a história e a imagem da organização perante o público, se tivesse tomado uma decisão diferente.
Hoje aposentado, John Rizzo chefiou por sete anos a divisão de advogados responsáveis por examinar a legalidade dos métodos de interrogação.
Em março de 2002, agentes da CIA elaboraram um “programa avançado de interrogação”, que previa o uso de técnicas como afogamento (“waterboarding”) e privar detentos de sono.
Rizzo decidiu, em seu parecer, que as técnicas eram legais. No entanto, anos depois, quando os métodos vieram a público, foram duramente criticados.
O presidente americano, Barack Obama, chegou a se referir às técnicas como “tortura”. Em sua gestão, o programa avançado de interrogação da CIA foi fechado, após anos de críticas que prejudicaram a imagem da agência.
O ex-advogado acredita que seu parecer foi correto, e que na época aqueles meios justificavam o objetivo final da agência, que era o de impedir atentados terroristas”
6 respostas
Tortura. Ponto final. O resto é hipocrisia.
Vikings/bárbaros, nazistas, comunistas, fundamentalistas religiosos, terroristas.
Sempre arrumam um inimigo (no caso do terrorista, uma jogada de mestre, eis que este não possui identidade física nem geográfica definida, podendo ser qualquer um) para legitimar as ações de dominação do homem contra o homem.
Todo torturado que ficar vivo e livre.
Será um………….(complete).
Dentro da lei? E daí?
Hitler também cumpria a lei (que ele próprio criava).
Todas os regimes totalitários do mundo estão sempre dentro da lei (da lei imposta por eles mesmos).
Até o diabo faz tudo dentro da lei (mas a lei lá dos infernos)…
Cambada de demônios dos infernos. Quero o BRASIL LONGE DESSA GENTE. Os norte-americanos, desde a grande guerra, deixaram-se contaminar com o sangue abominável do diabo. Misturaram seu sangue com o sangue infernal. Hoje para criticarem seu PAÍS precisam procurar asilo ou queimarão no fogo do inferno. Esta aí, BM, que não nos deixa mentir. Se houver sangue bom por lá, ainda, mais um pouco e não haverá mais. Serão todos, mortos-vivos, contaminados pelos alienígenas demoníacos que tomaram aquele país de roldão. Cuidado, gente boa: não sossegarão enquanto não fizerem o mesmo por aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=GYHMC_itckg
A imprensa do PIG nunca associa as táticas de tortura usadas na america latina com as táticas dos manuais da CIA, empregadas em Abu Ghraibi. Também não vê nenhuma coincidência no fato de todas as ditaduras da america latina terem se iniciado ao mesmo tempo, terminado ao mesmo tempo, substituidas por governos neo-liberiais ao mesmo tempo, revisão constitucional ao mesmo tempo. A história é contada em partes de quebra cabeças que nunca são montadas para não aparecer a figura do tio Sam.