O superministro e “amigão” de Michel Temer cria, hoje, em entrevista, uma inédita divisão conceitual sobre o “Caixa 2” a políticos.
Diferente daquela que Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves tinham criado, legitimando o dinheiro que vinha para a campanha política e não para o enriquecimento pessoal.
Agora é o “caixa 2 da situação” e o “caixa 2 da oposição”.
Aquele, claro, abominável, enquanto este é compreensível.
Mendes fez distinção entre as acusações de que ambas as principais chapas concorrentes na eleição de 2014 (a de Dilma Rousseff e a de Aécio Neves) tenham recebido caixa 2. Segundo Mendes, a candidata governista tinha necessariamente mais condições de atrair recursos.
“Por que um candidato de oposição vai pedir recurso no caixa 2? Isso talvez tenha mais lógica para a estratégia de quem doa. ‘Ah, eu quero doar no caixa 2 para não ser conhecido, para não ser pressionado'”, afirmou, minimizando eventuais irregularidades da chapa tucana.
E adiante:
(…)em princípio, o pedido [de dinheiro, feito por Temer]. “Ah, mas pediu caixa 2, não pediu caixa 2”. Em princípio, pela nossa experiência até aqui, a rigor não tem ônus nenhum para os candidatos receber de forma regular. A opção do caixa 2 ou caixa 1 é talvez um problema das empresas, para que outros não saibam. Porque no momento em que se faz a doação pelo caixa 1, ela aparece nas nossas contas aqui [no TSE] e começa todo esse jogo de pressão, eventuais achaques. Claro, se doou para um, não doou para outro. Então as empresas fazem essa opção.
Vamos ver se entendo corretamente os argumentos jurídicos de Sua Excelência: a lei é para uns, não para outros, é isso? Ou, no caso das empresas, “opcional”.
O direito no Brasil tornou-se uma pataquada, feito sob medida do freguês.
22 respostas
Esse sujeitinho tá brincando de juiz. Dizer que é nojento e vergonhoso já se tornou clichê. Arre!!!!
GIGI , o Relativo. Pros inimigos a lei; pros amigos dá-se um jeito. Agora, se for tucano, dá-se o quê for pedido e algo mais.
Se houvesse uma revolução francesa no Brasil (hipótese improvável), Gilmar estrearia a guilhotina.
Sonho com isto toda noite, e, de preferência, com a instalação de umas cem guilhotinas por todo o país…
O caixa 2 (para doação eleitoral ou não) é sempre uma fraude contábil. A lei 8.137 informa que é crime “IV – elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato;”.
O mais espantoso é ver um ministro da mais alta corte de justiça defender “Caixa 2″ e aquela ministra que preside o STF, antes tão falante e frasista ” o escárnio venceu o cinismo”, ultimamente anda calada.
Aliás, Carmen Lúcia e os paneleiros devem estar hibernando porque nunca a corrupção esteve tão escancarada nos altos círculos do poder.
Por sinal tem vídeos na internet da Carmen Lucia afirmando que “Caixa 2 é crime e agressão à sociedade”. Mas isso foi em 2012, talvez hoje já pense diferente…
e só vale pro gov federal né Gilmau?
Pro gov de SP por exemplo vale o oposto, nenao?
A melhor definição de Gilmar quem deu foi Joaquim Barbosa, ao chamá-lo de jagunço. E sua ações mostram que JB tinha razão.
O argumento de que caixa 2 só vale para quem é(era) governo (só o federal como bem apontaste) é escroto demais. Até uma criança das primeiras séries sabe que numa eleição todos são candidatos e só será governo aquele que vencer o pleito (se não houver um golpe para negar a escolha popular, como o golpe que Gilmar apoiou), portanto somente após o cometimento do delito no uso de caixa 2 (que leva a um segundo delito, qual seja o de não declarar os valores à justiça eleitoral).
Um juiz do STF falar uma patifaria desta natureza mostra uma vez mais que, na restauração democrática, este STF tem que ser dissolvido. E a restauração democrática virá mais cedo do que eles imaginam.
Só para o Governo Federal quando é PT.
Esse, junto com o Moro, é o campeão da justiça à la carte.
Flex-justiça: os argumentos e as sentenças variam e vão conforme a cara e o partido do sujeito.
Tudo muito republicano e isonômico, pra não dizer o contrário: se x ou y condena a pessoa, pode não condenar se for outra pessoa.
O Moro, quando quer, dá valor ao achismo e opinião de testemunhas. Outras vezes, por ilegal, corta. Ou o já famoso “não vem ao caso”.
Justiça do “depende, tá ligado?”
A Carmen Lúcia, na minha opinião fraquíssima e que só bate na mesa quando é do interesse do PIG, disse no “julgamento” do “mensalão” que caixa 2 é inegavelmente crime.
Vai rever também, agora que amiguinhos do PIG tão encalacrados ou aparentemente encalacrados?
Aguardando instruções do PIG?
Conforme o mario falou acima
O Brasil mais uma vez “inova” e consolida a justiça a la carte.
Espantoso, se fosse brincadeira, mas como sério é: HORROROSO, VERGONHOSO, PATÉTICO, IMBECIL, PUTREFATO, VAGABUNDO e IMORAL.
Ou seja dinheiro do PSDB e do PMDB é legal quem deve ser preso porque usa propina é o PT isso atá parece piada de circo em que se tornou o Brasil.
Nunca tinha visto um presidente usurpador ir inaugurar uma obra do seu adversário e ter que colocar muro p/ que a população não tivesse acesso ao seu palanque, como ocorreu hoje na Paraíba. Já vi pessoa vil, e ordinária mas como esse Temer não há igual. Por isso Lula não pode ser candidato, o Temer mostrou porque e bonequinho da Globo já deu a sentença, mas quem Lula indicar será o vencedor. A ignomínia já nasce apodrecida. É incrível o que ocorre no Brasil e a comunidade mundial assiste esterrecida.
É a cara do golpe. E o G. Mendes já deu inúmeras demonstrações do seu modo parcial de fazer justiça. PQP. Quem deveria seguir a lei é o que mais a estupra.
Concordo com a Lenita, chega de falar dessa turma do golpe. Essa galera só fala asneiras, vivem num mundo paralelo. A opinião dessa gente não me interessa. O que eles falam só interessaram para os tolinhos coxinhas.
Corrigindo: interessam.
Esse cara de pau deveria dizer claramente o que pensa, apesar de já sabermos de antemão: se for doação ao PT é caixa 2. Se for para os golpistas – e ele é parte do golpe – é caixa 1. Ainda bem que no inferno não tem justiça. Quando ele cair lá o capeta vai decretar que ele é culpado. E vai arder nno quinto dos infernos, literalmente. Que gente asquerosa, dá nojo só de ouvir falar.
Lembra do que o prof. Dalmo Dallari disse (escreveu) logo que esse supremo jagunço foi escolhido por FHC?
Que profeticas palavras.
Um dia Gilmar terá que passar na minha frente. E nesse dia ele irá diretamente para o inferno.
Resumindo a jurisprudência “dantesca” (de Gilmar Dantas): nas eleições presidenciais (que os tucanos não ganham nunca) a doação para quem ganha é crime hediondo, enquanto que a doação para quem perde é caridade praticada de livre e espontânea vontade por empresários bonzinhos e honestos; já nas eleições estaduais, notadamente nas de Sampa, é “muito antes pelo contrário”.
Cara de pau e desfaçatez parecem ser mesmo a marca registrada desse senhor!
gilmar tem razão. nas grndes civilizações, são caixas 2 3,4… que valem, sendo sacanagem se for 1, legalizado