Na economia, não dá para chamar o Villas-Bôas

Ninguém, em sã consciência, pode deixar de ver que os grupos de extrema direita detêm a liderança aparente do movimento dos caminhoneiros, aidna que haja lideranças ocultas que estruturem e sustentem os bloqueios.

Isso, inclusive, explica a “civilidade” com que têm sido tratados – como todos os que se manifestam deveriam ser, e não são – pelas forças policiais e militares.

Mas isso não pode deixar de que se perceba – e aí está a origem do apoio popular de que desfrutam, apesar dos transtorno que causam à população – a monstruosidade da política de preços, ou de extorsão, praticada com os combustíveis.

Procure nas colunas de economia dos jornalões e você verá que, na impossibilidade de defender a escalada dos preços, tudo ali são ataques aos impostos e só o que se diz é que eles precisam ser cortados.

Só que, na crise fiscal que vive o país, cortar receita é mortal, não só para o funcionamento já precários das administrações federal e estaduais, mas para que se mantenha o ritmo insano de financiamento do rentismo.

E é esta receita mortal que está sendo empregada, com a sandice de que o Governo possa manter as margens da Petrobras pelo repasse de verba pública a título de indenização pelo congelamento dos preços nas refinarias.

O cenário econômico, a partir de agora, vai agravar-se, mais do que já se agravou no último mês.

Economistas responsáveis, como Luiz Gonzaga Belluzo, já estimam queda superior a 2% no PIB e não é de se estranhar uma variação em sinal contrário, do déficit público, com a queda da receita tributária e a elevação dos subsídios nesta nova “conta petróleo”.

“Se a economia já não estava bem, agora complicou de vez”, afirma Belluzzo, ao 247.

Complicar talvez seja o verbo para o curto prazo. Em um pouco mais de tempo, colapso seja um expressão mais adequada.

Fernando Brito:

View Comments (47)

  • ... O honesto povo trabalhador brasileiro é sábio e chama o inocente, honrado e eterno presidente Lula!
    LULA TRIPRESIDENTE 2018!
    Em primeiro turno!
    E José Dirceu ministro de Estado!

    Ao Vivo Lançamento da Pré-Candidatura de Lula em todo Brasil.
    https://www.youtube.com/watch?v=_vaLf0Cxm7w

  • E a canalhada rentista ganhando ainda mais com os salafrários que assaltaram o poder! #LulaLivre #Lula2018

  • O colapso será inevitável e virá acompanhado de inflação. Muita inflação. Quanto à civilidade com que são tratados os caminhoneiros, acho que tem mais a ver com o perfil "técnico" da categoria, bem mais difícil de encarar do que os frágeis professores e indefesos estudantes. Afinal, sair no pau com quem tem potencial de revide físico é outra coisa. Ou vamos acreditar que o sujeito sai pra estrada num caminhão de 1 milhão de reais sem garantir sua defesa pessoal?

    • Sensacional, até aqui o melhor e mais lúcido comentário sobre toda essa mixordia. Parabéns. Quanto a inflação tenho dúvida. O que não tenho dúvida é que tudo o que vem acontecendo no Brasil nos últimos anos se enquadra quase perfeitamente a "doutrina do choque" daquela moça canadense. A única maneira de impor um capitalismo de livre mercado ( onde o "livre" "mercado" é apenas uma representação falsa, uma utopia idílica, da realidade brutal de um capitalismo brutal) é através do terror e da intimidação.

    • Vão tirar os impostos (o governo está encurralado. Mas... essa diminuição será no médio prazo engulida pela escalada do dólar e do preço internacional do petróleo. Fora é claro, que o Estado exaurido de recursos irá deixar cada vez mais de atender á população. Na próxima crise, que vai acontecer, quem (com o Estado tendo caído fora)vai subsidiar o preço dos combustiveis???

    • Outra característica do "perfil técnico" é que praticamente toda a riqueza do país circula pelas mãos deles, enquanto o ensino é visto como despesa.

  • É simples acertar essa conta ... Tragamos todo o sistema para o piso salarial constitucional e extinção dos penduricalhos de todos os poderes constitucionais ... Com certeza aí tem mais de bilhão ...

  • DIREITA BANDIDA LATINOAMERICANA!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    "Greve" dos caminhoneiros tem o dedo de Sérgio Moro, cúmplice de Pedro Parente
    Por emérito e impávido jornalista e escritor Osvaldo Bertolino
    26/05/2018
    https://www.youtube.com/watch?v=5q_hMgjCDt4

  • Esse Locaute cabe direitinho no Manual da CIA pra Guerra Assimétrica: provocar ações aparentemente desconexas pra manter o caos; antecipar-se ao inimigo político pra neutralizar suas ações.
    Petroleiros iniciam segunda-feira paralisação de 72 h. A imprensa Golpista vai passar a ideia de que trabalhadores de verdade são os caminhoneiros e que tem que “vender” a Petrobras.

      • Não lembro onde guardei o endereço da fonte pro Manual de Guerra Assimétrica em Português. Se alguém souber, favor divulgar. No You Tube encontrei em Inglês.

    • Acho bem fora de hora essa greve dos petroleiros. Vão falar que o combustível tá caro pq eles não trabalham direito e coisas do tipo. Sei não...

  • Tem gente que pensa que nosso grande problema é um tal plano oculto e "alfabético" seja ele B, C, D, F, H ou a letra que se queira colocar dependendo do gosto ou do desgosto de quem o invoca. Engraçado porque o plano dos verdadeiros golpistas não tem letras, nem é oculto, se faz inclusive público, e chega pronto para o consumo dos gulosos e dos desavisados. O plano dos golpistas do Mercado, da Grande Imprensa e de seus representantes no mundo mdbdemotucano e com o auxílio "luxuoso" do Supremo só passaria por eleições no caso "muito excepcional" de que seu candidato pudesse vencer a eleição com folga, sem concorrentes ou competidores à altura, como de fato os golpistas chegaram a se iludir na época do Golpe contra Dilma e logo após as municipais. Um golpe de estado contra uma democracia conduz a um novo regime político necessariamente autoritário, arbitrário e corrupto, algo entre uma tecnocracia e um estado policial, que está na cabeça de 10 entre 10 golpistas. SEM A UNIÃO DE TODAS AS FORÇAS DEMOCRÁTICAS E POPULARES, não vai sobrar nada DE A a Z, passando por L de Lula. Ninguém imaginava a larga e longa noite que cairia depois daquele malfadado golpe que foi se moldando e construindo também aos poucos de (61 a 68) e que gerou o longo regime ditatorial de 1964. POR ISSO DEVEMOS DEFENDER E GARANTIR AS ELEIÇÕES DESSE ANO MESMO PORQUE SÓ NÓS A QUEREMOS.

  • Caro FB
    Fica mais ou menos assim, os militares entram, a primeira coisas que eles fazem, é prender os petistas.
    Os caminhoneiros vibram, os maçons adoram, os tucanos ficam felizes, a classe média sobe nas alturas, e tudo se "acalma".
    Saudações

  • Antes de qualquer coisa,cabe destacar que o NEOLIBELISMO,ainda que queira desonerar os mais ricos,depende antes de tudo,encher os cofres públicos,não para políticas de transferência de renda para os mais pobres,senão para os RENTISTAS ,que aplicam nos tesouros dos países,pela TAXA DE RISCO.Somente por isso,eles aplicam nos tesouros dos países.Então,o Estado NEOLIBELISTA,fica numa sinuca,pois doando o que é público e que rende recursos para os COFRES PÚBLICOS,TRANSFERINDO PARA OS privados,CUJA ÚNICA COISA QUE SE TEM CERTEZA,SÃO OS ODORES,e os privados,especialistas em SONEGAR IMPOSTOS,a situação fica insustentável.Comparar com economias que exploram os países mais pobres,arrazoando que lá,as coisas funcionam,como exemplo,cite-se a economia estadunidense,que o GOVERNO DE LÁ,sustenta quase toda a máquina produtiva,encomendando ARMAS,para usar contra os outros,e quando não tem mais recursos,explora o resto que lhes são submissos.

Related Post