Na “retomada” de Temer, nem farelo para os pobres

massasalarial

Reportagem de Bruno Villas Bôas no Valor, com base em dados da consultoria Tendências, mostra que a festejada “recuperação da massa salarial” no voo de galinha financeiro da “retomada” da economia, para variar, não é coisa para pobre.

Enquanto a massa de rendimentos do 1,5% da população que compõe a classe A (o 1,5% de famílias com renda maior que superior a R$ 17.286/mês) cresceu 10,3% acima da inflação no primeiro semestre, comparada a igual período de 2016. Enquanto isso, 65,2% das famílias, os que ganham até R$ 2.302 mensais, tiveram uma perda real de 3,15%, mesmo com a redução dos índices inflacionários.

Para a classe C e B, onde frequentemente se encontram pessoas capazes de trocar sua própria felicidade pelo ódio aos mais pobres, sobraram uma migalhas: 1,06% e 0,69% de ganho real.

Não é nada, não é nada, não é nada mesmo. As duas pontas da pirâmide de renda cresceram; logo, o meio minguou.  41 mil famílias se juntaram à classe A nos seis primeiros meses do ano passado. Para cada uma delas, 11 outras despencaram na pobreza: 474 mil domicílios voltaram para o segmento de menor renda, o das classes D/E.

A explicação da Tendências para as discrepâncias na evolução da renda é que, na classe A, “um em cada quatro são empregadores, ou seja, donos de negócios” e sua renda está ligada aos lucros das empresas, que ” buscam retomar o padrão histórico de lucro  antes de reajustar salários de empregados”.

Alguém aí se recorda daquela cantilena sobre fazer crescer o bolo antes de reparti-lo? Ótimo, dispensa-me de comentar que jamais funcionou.

O resultado disso, conta-nos Bruno, reflete-se até no perfil de produção. A participação dos modelos médio e de luxo na indústria automotiva passou de 34% em 2016 para 37,5% este ano, de janeiro a julho. “A venda de imóveis de quatro quartos cresceu 44% no primeiro semestre em São Paulo, ante alta de 2,2% de dois quartos”.

Não há informações sobre o comércio de brioches.

 
contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

      1. vai acontecer. se não quarta agora, será 13/10. e quer saber?: Bem feito pro Lula. pra deixar de ser otário.

  1. Eu quero mais é que os pobres de direita se ferrem de verde e amarelo. Mas é só pelo prazer de ver que eles se ferraram, porque não tenho a menor esperança que os tapados aprendam com isso. Prova de que os pobres de direita se ferram e não aprendem é a eternização do psdb no governo do estado de são paulo. Esta gente tem que ser tutelada. Se você perguntar o que eles preferem, ir votar ou ter um dia livre para ficar em casa ou no botequim enchendo a cara com os(as) amigos(as), a esmagadora maioria irá preferir a segunda opção.

    1. Você escolhe a primeira opção, PARABÉNS, o país está maravilhoso com seu ato.
      (Ah sim, não basta ir votar, se não votar com o seu candidato o cidadão também é otário kkkkkkkk, viva a pluralidade!!!!)

      1. Quem votou no dória fez um belo negócio, não é? Os otários que elegem e reelegem o psdb também e são os que mais reclamam de corrupção. Só existem dois tipos de pessoas que votam nestas porcarias da direita: os otários e os safados. Ah, sim, tem também a esquerda caviar. E é justamente o povo que preferia um dia de folga pra encher a cara que mais cai na conversa mole dos bandidos de direita.

        1. Carlos este tipo de visão binária não adianta patavinas. Quem votou no Dória fez um negócio ruim, você votou no Temer e também não fez um bom negócio. Quem não votou está pagando o mesmo preço que você (eleitor do Temer) e quem votou no Dória, então não vejo grande diferença.
          Agora pontos de vista são o que são, respeito o seu e te sugiro apenas mais cuidado da próxima vez, periga você votar no Renan Calheiros, e politizado como é sabe muito bem de quem se trata, cuidado com o arrependimento (certamente está arrependido de seu voto no Temer, ao menos assim creio).
          ps : seu voto no Temer não é melhor do que o voto naquele usuário de entorpecentes, no fim é tudo mais do mesmo. Licença que preciso trabalhar para usufruir do meu sagrado direito de encher a cara ao som de Matanza na praia no final de semana.

          1. Ahaha Lá vem mais um daqueles bocós que adotam o discurso “Quem votou na Dilma, votou no temer”. Faça-me o favor, vai ver se estou na esquina.

          2. Esqueceram de te informar, que candidatos a vice-presidente não mais recebem votos diretos, mas, são eleitos em um chapa inseparável com os titulares.

            Obviamente que, apesar do golpista ter sido aceito pela Direção nacional do PT, para integrar com Dilma em nome de uma coalizão pela maldita “governabilidade”, ainda assim, não dava carta branca para romper com o projeto de governo vitorioso nas urnas, nem muito menos, conspirar pela queda da própria cabeça de chapa.

            Se fosse Dilma no lugar de Temer, o senhor não estaria aqui empurrando a cagada para o colo dos outros, mas, pedindo justiça pelo que fizeram com aquele quem vc elegeu. Com uma associação esdrúxula como essa.

          3. Que ladainha é essa de “projeto de governo vitorioso nas urnas”?
            Dilma foi a primeira a rasgar esse tal projeto ainda em 2014 com a indicação de Levy. E se raciocinar só um pouquinho vai saber exatamente pq ela fez isso…

          4. Vítor, nem com levy ela ousou transformar a CLT em letra morta, fazer uma Reforma da Previdência com 49 anos de
            Contribuição para acesso aos proventos integrais, acabar com a política de conteúdo nacional mas compras públicas ou detonar a TJLP.

            Não, definitivamente não votamos por algo como Levy nos logrou, mas, certamente, não por uma bosta de governo golpista cuja base de apoio político é só sua atitude fisiologista e lesa-pátria.

  2. Mas como é mesmo a cantilena de que se “os de cima” crescem, puxa-se “os de baixo” por atração. Só esqueceram de dizer que é a atração da gravidade. E ainda tem os “ernestos” (sinônimo de otário) da vida que vêm com o argumento de que a economia não é um jogo de “soma zero”.

  3. Na velha mídia burguesa não há sinal de crise. Escondem todos os males do pais.
    O pobre não existe, a classe trabalhadora não existe.

  4. O maior fundo de riqueza soberana do mundo na Noruega atingiu US $ 1 trilhão pela primeira vez na terça-feira.
    O fundo foi criado em 1998 para economizar receitas de petróleo e gás para as gerações futuras. Agora vale 250 por cento do PIB da Noruega.
    O fundo só pode investir em ações, títulos e imóveis no exterior, mas não investir em empresas que produzem tabaco, armas nucleares ou minas antipessoais por razões éticas. Sessenta e seis empresas foram excluídas por esse motivo.
    As autoridades norueguesas podem usar uma quantidade limitada do valor global do fundo para evitar que a economia se aquecendo demais. Eles podem gastar três por cento do valor do fundo por ano.
    O fundo controla mais de 1,3% de todas as ações listadas globalmente, enquanto a 5,3 milhões de habitantes da Noruega corresponde a menos de 0,1% das pessoas do mundo.

    https://www.rt.com/business/403047-norway-wealth-fund-record/

  5. Quem disse que classes B e C odeiam os mais pobres? O dileto blogueiro vai repetir essa mentira marxista até quando?

    Ah! Esqueci que prós esquerdosos, pra amar os pobres tem que querer Lula presidente.

    1. Obviamente vc é pobre (assim como eu e TODOS OS QUE COMENTAM NESTES BLOGS),qual distúrbio psicológico que impede a sua autoaceitação ????? que leva indivíduos como vc e tantos outros a essa prática masoquista da defesa do flagelador?????
      A outra explicação seria a sua safadeza,mas óbvio também ,vc não ganha nada com isso,SÓ PERDE.
      Então????? …ÓBVIO ( mais uma vez ), VC NÃO PASSA DE UM OTÁRIO.

  6. Ou seja, RESUMINDO: A classe méRdia batedora de panela e seguidora do PATO AMARELO se fudeu BONITO!
    Não tenho pena não, quero mais é q se fodam mesmo, mas é uma pena q não aprendem!

  7. Ainda não se fuderam não…
    Espera chegar novembro quando as “novas leis trabalhistas” entrarem em vigor!!! Vão ser demitidos e recontratados ganhando metade ou 1/3, terceirizados sem direito a férias…
    Aí vão ficar com cara de pateta, com a camisa amarela e a panela enfiadas no rabo… Acreditam em tudo o que a globo fala e vão pagar por isso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *