Não, Merval, a Dilma não é brizolista. Se fosse, a coisa ia esquentar…

mervalmendes

 

Paulo Henrique Amorim faz uma muito bem humorada brincadeira com a menção – aliás de segunda mão, porque a fala original é de Delfim Netto – de um suposto “brizolismo” da Presidenta Dilma Rousseff. Diz PHA, no vídeo que reproduzo abaixo, que Dilma tem conceitos sobre o capitalismo semelhantes ao de outro “brizolista”, o Papa Francisco, que diz que o capitalismo “é uma ditadura sutil”, que o direito à propriedade “não é absoluto” e que a mídia “é um instrumento do colonialismo ideológico”.

 

Merval pode ter certeza que se Dilma fosse mesmo tão “brizolista” ainda hoje, a batata de muita gente ia estar assando.

 

Porque, a esta hora, o velho Brizola estaria mais ou menos no milésimo discurso contra o golpismo.

 

Porque a esta hora, Brizola estaria indo ao rádio e a televisão, por horas, para dizer quem são e o que querem os conspiradores do atraso.

 

Porque o Brizola jamais ia deixar de se comunicar com a população  durante meses, imobilizado pela pancadaria da imprensa e da república do Paraná.

 

Porque Brizola estaria carregando pela toga a imagem de Gilmar Mendes e dizendo que ali, sim, estava o homem das campanhas eleitorais cheias de dinheiro das empresas. Aliás, a quem Merval segue  como “ministro informal do STF”, deitando em sua coluna a crítica professoral a oito juristas do Supremo, ao escrever que o “”.financiamento privado deveria ser regulamentado, não proibido

 

Eu nunca me arrogo a pretensão de dizer como Brizola votaria, nem se estaria aliado a A, B ou C.

 

Mas sei que Brizola – sei, não, ele provou isso dramaticamente na campanha da Legalidade, expondo-se, literalmente, a ser bombardeado pela junta golpista – não estaria tolerante com os que querem demolir o voto popular. “Impichar”, como sonha Merval.

 

Merval, não morra deste medo: Dilma não é uma brizolista. Se fosse, você e seu jornal estariam sendo expostos ao povo brasileiro como o que são: instrumentos das elites, do conservadorismo,  dentro de uma estrutura de monopólio de comunicação semelhante a um cogumelo que vicejou  à sombra ditadura.

 

Mas também não se acalme tanto, porque ainda há brizolistas, sem cargo ou poder para dizer-lhe o que, naquela tentativa espúria de tomada do poder em 61, Brizola disse a Costa e Silva.

 

Que, convenhamos, tinha muito mais divisões do que o Merval.

E para que ele se recorde, publico mais abaixo a fala de Brizola onde, por artes dele, Merval Pereira, Brizola era apresentado com um homem identificado como um “chefe do tráfico” da Mangueira. O homem era José Roque Ferreira, um humilde integrante da Associação de Moradores. Merval lembra bem desta história e sabe que tem de dobrar a língua ao falar de Leonel Brizola.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. E o velho Brizola não tinha o mínimo espaço na mídia, muito menos apoio do governo Federal.
    Seu maior legado foi politizar uma geração.

  2. se esse poste maldito traidor fosse pelo menos um por cento do brizola , nos estavamos sossegados. esse poste asqueroso maldito entreguista , ta mais para fhc do que brizola. com certeza é uma fhc de saias. para min nao tem mais volta essa pres. é da direita junto com o seu partido ,fora a militancia , essa sim nao traiu os ideais . mais o resto ja era , ta unido com a dirieita e os banqueiros.

  3. essa pres. ta mais para madame da elite de sp do que progressista. é so olhar a aparencia e o comportamento entreguista dela para ver se nao é isso. brizolista , é caso de piada.

  4. :

    : * * * * 19:13 * * * * Ouvindo A Voz do Bra*S*il e postando:

    * * * * * * * * * * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * * * * * * * * * * *

  5. Dizer que Dilma é Brizolista é piada. Poder ter algumas idéias do velho mestre mas não chega nem perto de sua capacidade de luta. Foi SEMPRE um lutador pelos direitos dos menos favorecidos. Como bem disse o Brito, fosse Dilma um Brizola a globo nem existiria mais como é hoje. Nem esses fanfarrões de toga e diploma estariam soltos a falarem sozinhos com os ecos criminosos da mídia.
    Não foram poucas as vezes em que, ao vivo pela tv, calou “entrevistadores” por sua verve e destemor.
    Algo parecido fez Garotinho recentemente com a globo no notório caso do processo roubado da Receita Federal, por uma servidora em férias da própria RFB, e o consequente “DARF” até hoje não visto. “Aquele” acaso das tramoias em paraíso fiscal para não pagar imposto sobre direitos de tv.
    Merval, o teu poleiro está prá lá de sujo.

  6. Percebi ,lendo algumas postagens,que os correligionários do ENRUSTIDO BOLSONARO,ainda se manifestando,defendendo os programas do partido deles, o P.B.do E,partido dos enrustidos bolsonarianos que será lançado em breve,defendendo as teses da DIREITA.Pela quantidade de postagens,vão ter muitos filiados.Sucesso !

  7. Brizola prometia como primeiro ato na presidência cassar a concessão da Globo. O segundo auditoria da divida. Acusava a extorsiva e abusiva taxa de juros pagas aos bancos sangrava o Brasil. .

  8. Enquanto isso, segue a novela Operação Lava Jato, criada isto sim por uma quadrilha composta pelo PIG (Globo, Veja, Época, Folha, Estadão), com o apoio do grande capital, tendo como personagens centrais: ministro Gilmar Mendes, juiz Sérgio Moro, e procuradores um tal de Magnol, ou Magnólia, e um outro com cara de ET, de barbicha branca, que diz com todas as letras que a corrupção foi criada no governo Lula. Tudo segue um script minuciosamente elaborado, que começou no final do primeiro mandato da Dilma, se estendeu durante toda a campanha presidencial, e segue a todo vapor desde o primeiro dia do segundo mandato da presidenta. O sucesso da novela Lava Jato até aqui é incontestável, conseguiu encurralar o Governo, o PT e suas principais lideranças Lula e Dilma, quando se pensa que vai arrefecer a operação mostra um vigor inesgotável que não a tiram das manchetes do dia. Os irmãos metralha Marinho estão a frente desta operação até porque é a Globo que dá visibilidade a Lava Jato e não a deixam sair do noticiário, o que eles mais queriam já conseguiram desmoralizar o PT, manter a Dilma sob a ameaça do Impeachment e o Lula sob a ameaça de prisão iminente. O próprio ministro Gilmar Mendes, no seu afã e ansiedade de criminalizar o PT, acabou entregando o esquema quando na leitura de seu extenso voto a favor das doações privadas disse “bendita Operação Lava Jato que possibilitou se chegar no esquema criminoso do PT de se perpetuar no poder”. Com o desprestígio do Governo mais gente vai aderindo ao esquema golpista, que tem na Lava Jato o seu carro-chefe, como o PMDB, que não deixa dúvida que trabalha nos bastidores pela derrubada de Dilma, assim como setores da indústria que sabotam qualquer tentativa da economia se reeguer. Fica difícil para o Governo e o PT reagir agora, já que passa por um momento de baixa popularidade e não o fez quando estava em alta e surfava com o sucesso econômico, resta a nós esperar por um milagre ou um bala de prata para mudar esse quadro desfavorável, já que a novela do PIG não vai parar e o justiceiro Moro está acima da lei e prende petista em tempo recorde, como agora com Vaccari.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *