Não, não são apenas uns pedaços de pano costurados

bandeira

250 pessoas, segundo o Estadão; 300, segundo a Folha.

Resumida a isso, a manifestação “anti-Copa” partiu para uma exibição imbecil.

Queimar a bandeira brasileira.

Sem simplismos patrióticos de “ultraje à Pátria”, um ato de estupidez que mexe com algo que vai além, muito além, de um pano costurado ou da representação formal deste país.

Gente tão auto-suficiente em seus delírios autoritários que não consegue ver que, para este povo colonizado, dominado, saqueado, explorado e discriminado aquela é a única coisa que identifica, reúne, que faz a todos se sentirem parte de um todo.

O sentimento generoso da juventude não pode ser dominado por uma arrogância idiota daqueles que se acham os “portadores da verdade e da pureza”; e que não são capazes, em seu primarismo feroz, de entender a importância do sentimento democrático de que somos todos brasileiros.

Não há, no gesto de atear fogo à bandeira brasileira, o significado que, pelo mundo, tem as cenas comuns de incinerar a bandeira americana. Ali, não se estava ateando fogo à pátria americana, mas à ação daquele país sobre outros, oprimindo povos, derrubando ou estabelecendo governos, intervindo militarmente em outras terras.

Ou será que eu estou sendo generoso e o que fizeram traduz seu próprio sentimento de que o Brasil é um lixo para eles, “cosmopolitas” demais, embora não tenham capacidade de compreender ou de se  emocionar com tudo o que a cultura e a diversidade planetária já produziu em livros, pintura, arquitetura e tudo o que os homens são capazes de produzir somando suas próprias origens ao sentimento de mundo?

Não, meninos, não confundam Picasso com Picachu, dos pokemons com que vocês brincavam até o ano passado.

Ao contrário do que vocês não pensam, a ideia de Nação é o traço de unidade de um povo e sua alavanca de ascensão.

Sem ela – e os nossos amigos do PT demoraram a compreender isso – o progresso passa a ser visto como mérito pessoal e não como processo coletivo.

O povo brasileiro, quando se entende como  Nação, rapazes,  tem uma força que vai muito além do que vocês imaginam ser, uma torcida de futebol.

E aquilo, por isso, não é só uma bandeirinha.

PS. Vi agora e recomendo a matéria do Viomundo sobre o leitor que “pagou geral” na loja de luxo de shopping por causa de camiseta “Abaixo este Brasil atrasado”. Atrasado que vende camiseta a 100 reais.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

50 respostas

  1. Em vez de queimar a bandeira, por que não se mudam para Miami, que deve ser a sua “terra prometida”?

    1. Sergio M Pinto, às 8:37, Concordo. E os fotógrafos, ali, a tempo de fotografar a agressão dos vândalos ao símbolo maior da Nação Brasileira?

  2. Vejam que um deles está usando um boné verde-amarelo enquanto,euforicamente, ajuda a queimar a bandeira.Até que ponto chega a alienação política!!!!

    1. Ja que estava queimando a bandeira do Brasil, porque não aproveitou e queimou o boné com a cabeça junto né?
      Nunca tive tanto orgulho do Brasil como tenho hoje. Fico bastante emocionado quando vejo a bandeira do meu país tremulando em meu quintal. Bando de abobados!

  3. Fernando:
    Esse tipo de protesto com queima da bandeira brasileira faz parte do manual do golpe financiado por ONG’s estrangeiras.Vejam alguns dos passos contidos nesse manual:
    1° – Guerra psicológica e de propaganda caluniosa contra o inimigo interno considerado( neste caso o inimigo é Dilma e o PT ).
    2° – Guerra midiática com ações de desestabilização da ordem econômica e política do pais( Há doze anos o PIG vem dizendo que o pais está quebrado, os mercados não confiam no governo, a inflação está explodindo, a indústria nacional está em decadência e patatipatatá…).
    3°- Violência de grupos armados antigovernamentais, geralmente mercenários estrangeiros e gente do próprio pais cooptada por esses grupos.
    4° – Campanha a nível internacional para desmoralizar as autoridades do Brasil( Veja jornais da França, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos sempre falando mal do pais, distorcendo os fatos e dizendo que aqui não tem liberdade de imprensa).

  4. Tudo isso, é fruto da desinformação proposital, imposta pela midia vendida.
    Complexo de viralata, na veia. Mas tenham certeza, que são coxinhas imbecíes, a mando da direita raivosa e de grupos estrangeiros que apostam no golpe contra o governo trabalhista.
    Não se enganem, os verdadeiros brasileiros, estão atentos e não que esses idiotas levem a contento suas intenções.
    O Brasil mudou otários, e os filhos dessa terra não fugiram a luta se necessário, para defender a sua Bandeira. Dilma 2014, no primeiro turno.

  5. É uma pena não existir lei que permita ao governo deter os baderneiros e só soltar após a Copa. Deveriam ser detidos e ficariam em prisão sem tv para ficar de acordo com o pensamento deles de que “não vai ter Copa”. Eles não estão tendo prejuízo com patrimônio depredado. Quando muito, são levados às delegacias, prestam ou não depoimentos junto a advogados pré contratados e voltam a fazer a mesma coisa. Assim tá fácil demais.

  6. Sem demagogias, “democracites” ou apelos à compreensão ou a justificativas (inexistentes) para a atitude dos canalhas, eles deveriam é pegar uma boa cadeia. Por exemplo, um SPA em Pedrinhas. Até o fim da Copa, no mínimo.

  7. Segundo a Constituição, o Brasão, os Selos, a Bandeira Nacional e os Hinos não podem ser atacados nem desrespeitados! A lei 1802, em seu Art. 22 diz que é crime: Praticar ato público que exprima menosprêzo, vilipêndio ou ultraje ao nome do Brasil, ou a qualquer dos símbolos nacionais dos Estados ou dos Municípios.

    Pena:- detenção de 1 a 2 anos.

  8. Todos joaquins da vida. O final de aproxima e um ato de desespero pode ser cometido para entrar para a historia de justiceiro a carcereiro. Nao importa mas eu quero a midia de volta para meu contexto!!!

  9. Quero distância deste lixo social que integra este movimento “não vai ter copa”. Este grupelho capaz de destruir símbolos nacionais desmerecem o solo pátrio.

  10. eduardo maciel, é exatamente isso.
    A imprensa é vil, cancerigena, vendida exatamente como as infelizes que rodam a bolsinha pra guem der mais.
    Pelo efeito que produzem nas classes urbanas ascendentes na escala, mas sobem hipnotizadas – ela é hipnotizadora.
    Minha resposta melhor pra quem comenta perto de mim que o povo brasileiro é atrasado, burro e sem futuro, e que o pior que existe no pais não é o povo… é a elite economica e a grande Imprensa.
    A segunda porque é somente o ECO, a caixa de som da primeira. E quem a repete faz eco com seu SOM. E as pessoas q fazem eco desse SOM, fazem eco desses interesses.
    Elas agora pode soar como uma filosofia chique.
    Mas logo amanha serão o suicidio economico, de desemprego, de patinar no mesmo lugar tal como fizemos nos anos 80 e 90.
    Aqueles que nos anos 90 exigiam a privatarizaçao das comunicaçoes, agora pagam o MINUTO de celular mais caro q existe, colocam pra ‘carregar’ o aparelhinho a cada 48 hs, e correm atras das “promoçoes” de preço enganadoras q as operadoras fazem. Isso enquanto ha tres operadoras. Que amanha podem ser duas. E depois uma só.

  11. A que ponto nos levou essa imprensa entreguista composta por Globo, Veja, Folha, Estadão etc que deformou a capacidade de pensar de parcela ponderável do povo fazendo surgir esses monstros, imbecis,apátridas, coxinhas vagabundos, entreguistas contumases. Fora do Brasil seus bostas, vão para os Estados Unidos lavar latrinas dos seus ídolos. Uma lei urgente para por limites nos que usam a liberdade de imprensa no Brasil para desconstruir a pátria brasileira. Nossa bandeira é nosso símbolo maior quem a desrespeita é criminoso e deve pagar pena pesada. Prisão perpétua é pouco para esses marginais e seus inspiradores.

  12. Mas, Caro Fernando…

    qual é a surpresa? Eles queimariam o país inteiro se pudessem e iriam pra Miami… Não o fazem porque não podem! É a juventude de Veja, da Globo, da Sherezade, do “linchamento”, do PIG, enfim!

    Leo Mendes Filho
    (Parauapebas/PA)

  13. Reparem que a metade da “multidão” em volta da bandeira é de fotógrafos registrando o ato, mais alguns com rosto coberto e assim vai. O que será eles querem ? Tornar o Brasil em mais um província de Washington ? Essas pessoas não propoem nada novo e parecem mais interessadas em vandalizar o que não reconhecem como seu ? Será que quebram os espelhos em casa por vergonha de serem brasileiros ?

  14. Apesar de receberem diuturnamente informaçoes destorcidas e mentirosas que a midia venal lhes passa,nao lhes da o direito de queimar nossa bandeira,por ela muitos derramaram seu sangue.Respeito mais respeito.

  15. Não esses que são imbecis manipulados- quem forneceu a bandeira? Os que compactuam com isso por conta desse não vai ter copa que assassinou o cinegrafista são criminosos de lesa patria; lesa evolução.

  16. Esses caras que praticam esse desrespeito para com a pátria são um bando de bobalhões que não entendem bulhufas o que fazem, fazem simplesmente por serem alienados e talvez quem sabe? antipatrióticos, esses caras não respeitam pai e mãe.

  17. O que diria o Grande Aiton Senna de um ato desses? Os símbolos da República Federativa do Brasil (meu País) têm proteção Constitucional. E os fotógrafos deveriam ser os primeiros a não dá atenção a um ato insano desses…

  18. O JB on line , na data de hoje , produziu uma ligeira pesquisa com populares sobre as declarações do Paulo Coelho e do Ronaldo , feitas no exterior , com críticas ao país. O resultado mostra o abismo de percepções entre os dois personagens milionários e a população brasileira sobre o país. Vale conferir …

  19. Vídeo: Joelmir Beting, em 27/10/2010, na Band News.

    A herança maldita de FHC

    Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

    O governo Lula recebeu uma herança maldita do governo FHC, refletida numa profunda e prolongada recessão, no desmonte do Estado, na multiplicação por 11 da dívida pública, no descontrole inflacionário. O controle da inflação jogou-a para baixo do tapete: transferiu-a para essa multiplicação da dívida pública.

    O povo entendeu, rejeitou FHC e derrotou os seus candidatos: Serra duas vezes e Alckmin. Isso é história, tanto no sentido que é verdade incorporada à história do Brasil, como história porque o governo Lula, com grande esforços, superou a recessão profunda e prolongada herdada e conduziu o Brasil ao ciclo expansivo que dura até hoje.

    Para não aguçar o clima de instabilidade que a direita pretendia impor no começo do seu governo, Lula preferiu não fazer o dossiê do governo FHC, que incluísse tudo o que foi mencionado, mais os escândalos das privatizações, da compra de votos para a reeleição, da tentativa de privatização da Petrobras, entre outros.

    Não por acaso FHC é o político mais repudiado pelos brasileiros. Já na eleição de 2002, Serra tratou de distanciar-se do FHC. Em 2006, as privatizações, colocadas como tema central no segundo turno, levaram a uma derrota acachapante do Alckmin. Em 2010, de novo o Serra nem mencionou FHC, tentou aparecer como o melhor continuador do governo Lula, para a desmoralização definitiva do governo FHC.

    Ao lado disso, economistas da ultra esquerda esposaram a bizarra tese de que não havia herança maldita, que o governo Lula era continuidade do governo FHC, que mantinha o modelo neoliberal. Além de se chocarem com a realidade das transformações econômicas e sociais do país, foram derrotados politicamente pelo total falta de apoio a essas teses no final do governo Lula, quando o candidato que defendeu essas posições, apesar de toda a exposição midiática, teve 1% dos votos.

    FHC não ouve ninguém, despreza os que o cercam, mas sofre da teoria da dependência da dor de cotovelo. Dedica as pouco claras forças mentais que lhe restam para atacar o Lula, cujo sucesso – espelhada no apoio de 69,8% dos brasileiros que querem Lula de volta como presidente em 2014 e nenhuma pesquisa sequer faz a mesma consulta sobre o FHC, para não espezinha-lo ainda mais – fere seu orgulho à morte.

    Esses amigos tentam convencê-lo a não escrever mais, a não se expor ainda mais à execração publica – com efeitos diminutos, porque ele não ouve, seu orgulho ferido é o maior dos sentimentos que ele tem, mas também porque ninguém lê seus artigos – a se retirar definitivamente da vida pública. Cada vez que ele se pronuncia, aumentam os apoio ao Lula e à Dilma.

    A historia diz, inequivocamente, que o Lula é um triunfador e FHC um perdedor. Isso a direita e seu segmento midiático não perdoam, mas é uma batalha perdida para todos eles.

    http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=1078

  20. MUDAR para Miami? Quem vai querer eles lá ?Uma cambadinha de idiotas , cretininha , abostadinhos que não tem sangue nas veias, e mai: .como e que os caras vão deixar entrar na sua nação. Alguém que não respeita nem o chão que foram paridos!!!! Coitados!!!pena de uma cambada. De idiotas!!!!!!

    1. observei e pensei cá aqui comigo: será que estão se achando algum grupo extremista????ahahhahahhahah já com essa atitude não caberiam nem para lustrar botina!!!!!!

  21. O medo deles não é de o Lula mudar a bandeira do Brasil. O medo deles é de o Lula apresentar os brasileiros pra nossa bandeira.

  22. ESSES PESSOAS QUE FIZERAM ISSO, QUEIMANDO A BANDEIRA NACIONAL, TEM QUE SER PRESO IMEDIATAMENTE E FAZER ELES CANTAR O HINO NACIONAL TODOS OS DIAS.

  23. Fernando, você já imaginou o nosso querido Brasil sendo desgovernado por esse BANDO DE PSICOPATAS? Cadê esse Ministro da (in) Justiça que nada fala a respeito dessas cenas criminosas? Esse BUNDÃO/TRAIRÃO está com medo de ser mandado pra PAPUDA? Ou será que ele já se vendeu à quadrilha que protagonizou o MAIOR ARRASTÃO DAS FINANÇAS PÚBLICAS nunca visto na história do Brasil? Dilma, é hora de agir com mão de ferro!

  24. Uma coisa extrema direita e extrema esquerda tem em comum mesmo: ultranacionalismo! oh meu deus, queimaram a bandeira… tem que ser preso! prende e arrebenta!
    Por isso que foi fácil pro Glauber ir de um extremo pro outro :)

    1. Tem que ser preso mesmo. Como o seria em qualquer outro país em que vivesse e tivesse a ousadia de queimar-lhe a bandeira. É assim que funciona. Em todo o mundo. E, no Brasil, queimar a bandeira é crime previsto na legislação. Queiram ou não os separatistas e os que desdenham da nossa nacionalidade.

  25. Brasil, um país sem identidade, artificial, criado pelos cafeicultores e decendentes dos nobres cariocas, e enfiado goela abaixo dos gaúchos por quase 2 séculos! Independência já, abaixo o brasil! viva a república riograndense! queimem a bandeira do “Brazil”!
    :)

    1. Viva a independência dos outros camaradas oprimidos! O reino afro-baiano (terrivelmente massacrado em sua incorporação ao império no sec 19), a república amazonense, e por ai vai … todos sob o jugo imperialista dos malditos paulistas e cariocas, morte a eles! buuuu

  26. Eu, assim como milhões de brasileiros, estou cansado dessa mídia conservadora e pouco me importa o que ela escreve, exibe e diz. Estou vacinado. Votei e votarei em Dilma para o Brasil continuar mudando.

  27. Se o Brasil não serve para ele, por que ainda não foram para outro lugar. Os brasileiros de verdade agradecerão.

  28. Ao queimar a Bandeira do Brasil esse bando de marginais mostra seu objetivo: incendiar o Brasil. Querem destruir o Brasil para permitir que os colonizadores de sempre transformem o Brasil numa colônia .

  29. Isto não é uma manifestação imbecil. É o resultado de uma campanha muito bem articulada para destruir a autoestima do povo brasileiro. O povo estará com medo de enfeitar suas ruas e usar bandeirinhas nacionais nesta copa, já que poderá ter seus carros atacados e apedrejados, suas casas incendiadas. Esta também é a prova de que o poder da propaganda, quando não contestado na mesma medida, pode levar ao mais terrível dos crimes: o assassinato da própria pátria.

  30. Geralmente escrevo alguma coisa aqui no Blog. Mas hj fiquei muito triste com essa cena. Estudei em Faculdade pública graças ao sacrifício dos meus pais e do meu esforço. Tenho orgulho de me formar Engenheiro e hoje trabalhar no serviço público e doar um pouco de gratidão por ter a oportunidade de estudar. É muito triste ver cenas assim, não tem lógica. O que falta para essa juventude talvez seja os percalços e as dificuldades que são o ânimo pra vencer; não valorizam o que hj tem de mão beijada.

  31. Tem uma frase criada no tempo da ditadura quando o General bandido Medici era presidente que cabe muito bem para esses coxinhas.
    Ame o ou deixe o

  32. Afora a imbecilidade indiscutível, é legal atear fogo à bandeira em praça pública? Como o PiG reagiria se fosse um grupo de petistas os autores?

  33. Não é crime queimar, intencionalmente, a Bandeira Nacional em solo brasileiro, sendo ela um símbolo da nossa Nação?

  34. Muito importante o que o Fernando falou.
    E outra coisa que podemos fazer, eu já fiz, é entrar no site dessa Ellus e descer o verbo. Falta de respeito inacreditável.

  35. Caro Fernando,
    Sempre acompanho seu blog, mas nunca comentei. Neste caso, sinto-me impelido por uma angústia disparada por esse ato. Explico-me: como em todas as copas q acompanhei desde 1982, já coloquei minha bandeira na rua (no caso, no carro), símbolo que é de nossa terra em todos esportes, não só no futebol. Espero que essa “manifestação” não seja simplesmente uma tentativa de intimidar todos os torcedores q, como eu, estão prontos para torcer pela nossa seleção, envergando suas cores. Abs

  36. Vou repetir. O que esse tipo de gente gosta é de Rockinrio. Pode agendar o mesmo evento na Argentina à época da Copa pra ver se não some todo mundo do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *