Por que eu vou à rua hoje

pass7

Passei as primeiras horas desta manhã olhando as fotos de meus tempos de rapaz, há 40 anos, impulso talvez da busca da única bússola capaz de nos conduzir, com céu limpo, com nevoeiros ou com tempestades: a coerência.

Não espero ser entendido por todos, mas sei que serei, ao menos, por alguns que hoje têm a mesma idade.

Como disse um dos meus filhos, anos atrás, ao ver a camaradagem com amigos dos tempos de faculdade, surpreso: “é interessante ver que você já foi jovem, porque  quando eu nasci, você já era velho”.

Hoje, engraçado, ele é tão “velho” quanto eu era quando ele nasceu.

O tempo tem estes caprichos universais: passa para todos.

E, como a democracia, em algo nos corrói, em algo nos afirma.

Temos mais cansaço, mais vícios, mais teimosias. Ficamos mais exigentes e também mais “reclamões”.

Mas também sabemos um pouco mais sobre os caminhos, sobre os personagens, sobre a história.

Não porque sejamos mais espertos, mais sabidos; apenas porque já os vimos.

Entendemos o que o Lupicínio Rodrigues quis dizer quando escreveu dos que “deixam o céu por ser escuro e vão ao inferno à procura de luz”.

Eu nunca fui petista, todos sabem, mas muitos dos meus amigos o são e muitos mais ainda eram e foram se afastando porque viram o tempo e a vida darem ao petismo os defeitos,  que são um ímã que atrai e ao qual nem sempre se tem como resistir, exceto com esta força a que temos: as nossas ideias e os nossos valores.

Hoje, porém, a minha geração tem um desafio tão grande quanto tinha a daquele guri magrelo que corria à frente das passeatas.

É o de evitar que os jovens deste país tenham de, dentro em pouco, viver os medos que nós vivemos.

Dos dias em que a um “o que você acha”, respondia-se, numa lúgubre brincadeira: “eu não acho nada, porque o último que achou ainda não acharam”.

Em que se punia, prendia, batia e até matava pelo que as pessoas pensavam.

Não eram uns malucos que hoje agridem alguém por vestir uma camiseta vermelha, não.

Era o Estado, com a sua polícia, com os militares desviados de suas funções de defender o País para o indigno papel de beleguins de um regime e – sim, pessoal, porque já havia – suas excelências, juízes e promotores, todos muito empolados e respeitáveis, legitimando as cassações de direitos, as prisões, os encarceramentos e até as execuções, mal disfarçadas em “tentou fugir”, “resistiu à prisão” ou “enforcou-se na cela”, como Vladimir Herzog.

E os jornais diziam sim, que era assim, que eram os “terroristas”, que eram os “corruptos”, que eram os inimigos da família e da pátria.

Tempos que começaram, quem diria, com senhoras e senhores da classe média clamando por “moralidade” e dizendo que o Brasil “jamais seria vermelho”.

Tenho o direito de dar este pesadelo a meus filhos?

Não vou à rua, hoje, para defender o PT.

Nem Dilma, nem apenas defender o Lula, pelo quanto ele representou e representa para o povão deste país.

Muito menos me defender, que já vivi a vida e não tenho do que reclamar, porque ainda tenho o que dizer e gente que me escute, lendo, muito mais gente do que já poderia ter um dia sonhado.

Naqueles dias, fui às ruas por mim, não hoje.

Vou à rua defender meus filhos e os netos que um dia terei e já nem sei se os verei.

Vou à rua defender meu avô, que mal sabia escrever e formou a filha professora, porque houve um Getúlio e vou à rua defender minha mãe, que já se foi, porque ela temeu pelo filho que se metia em passeatas.

Vou à rua defender aquilo sem o que a vida não tem sentido: a liberdade de que cada um seja o que é e não como querem que seja.

Vou à rua porque meu filho estava enganado.

Porque um homem só envelhece quando lhe tremem não as mãos, mas a mente, e ele e deixa, sem vontade própria, que seus passos sejam guiados.

Vou à rua porque só se morre quando o coração não bate e o cérebro para.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

65 respostas

  1. Porque um homem só envelhece quando lhe tremem – não as mãos, mas a mente – e deixa, sem vontade própria, que seus passos sejam guiados.

    Clap Clap Clap!!!

  2. Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap,…
    Por incrível que pareça, disse essas mesmas palavras para meus colegas de trabalho ainda pouco, antes de ler essa sua postagem.
    Parabéns…

  3. Fernando, vc poderia fazer um vídeo com este texto, seria muito legal, sua palavras são de um incentivo avassalador, creio que em um vídeo teríamos um viral para divulgarmos.

  4. Em tempo…
    “Vou à rua defender meus filhos e os netos que um dia terei e já nem sei se os verei.”

  5. Seu texto me fez chorar. Amanheci particularmente triste hoje. Os acontecimentos de ontem me fizeram pensar nos 50 anos que já passaram, dos quais pelo menos 40 minha consciência política me fez caminhar à esquerda. Tenho medo de retornar aquele passado que nunca quis mas que fui obrigada a compartilhar; tenho medo por nossos filhos que, vivenciando nossas experiências, sofram com a possível força política contrária; sofro pelos menos favorecidos do Brasil e sua dignidade. A frase “não vai ter golpe” está cada vez mais forte em mim; se o meu voto não vale nada pra eles, vou continuar lutando para ter significado.

  6. Sentimento e história compartilhados, mesmo sem os netos. A democracia é o caminho, o único em que acredito.

  7. Fernando Brito, quando essa tempestade passar eu vou te pedir em namoro.
    Sentei aqui para escrever: não foi preciso. Você já tinha dito tudo que eu queria e, com uma doçura que eu não tenho mais.
    Muito, muito obrigada!

  8. O mais importante agora é que Sérgio Moro do Watergate brasileiro de terceiro mundo,não pode mais ficar desfrutando da covardia do STF.

    Richard Nixon,presidente da maior potência econômica,militar e tecnológica do mundo caiu por ter mandado grampear os Democratas nos EUA,como já estão começando a comparar por aí.

    Será que Sérgio Moura não vai responder por esse ato criminoso?

    A atitude ontem de Deltan Dallagnol(nem sei o nome correto desse infeliz)já é uma pequena amostra da besteira que o golpista,protetor dos ladrões da oposição,destruidor da Petrobrás,da econômia brasileira,da convulsão social ,do falso moralismo,o Exmo. Sergio Moro fez na data de 16/03/2016.

  9. E para protestar contra esta putaria golpista promovida pela mídia , PSDB/DEM, parte do judiciário e da casa grande.
    É hora de parar estes nazi-fascista que querem golpear nossa democracia.

  10. Você me fez voltar a minha juventude, repetindo um comentário escrito., “vou à rua defender meus filhos e os netos que um dia terei e já nem sei se os verei”, chorei, se tinha dúvidas não tenho mais, irei mesmo sabendo que a saúde não me permite, mas se algo acontecer parto feliz, obrigado Fernando.

  11. Com esse clima de Fla-Flu fica claro porque árbitro de futebol recebe a alcunha de juiz. Sempre haverá alguém favorecido de um lado e, de outro, uma imensa torcida gritando “juiz ladrão, porrada é a solução”.
    Precisamos dar um basta nesses interpretadores da verdade.

  12. Bravo! Fernando Brito.
    Profundo em ode a Democracia que querem nos subtrair através do golpe paraguaio.
    Para que não aconteça, estaremos todos hoje nas ruas, você no Rio, eu em São Paulo e milhares e milhares de outros defensores do estado de direito e não de direita, pró Democracia, por esse Brasil afora. A hora é agora, nas ruas.

  13. Parabéns Fernando! Não o conheço pessoalmente, mas sinto como se fôssemos “companheiros” de luta a anos! Estou no interior do Ceará, mas meu coração e minha energia positiva estarão com você e com todos aqueles defendem a democracia!

  14. Magnífico! Sinto-me com a alma lavada, espero que o mesmo sentimento leve milhões de brasileiros às ruas, na defesa da democracia e pelo Estado de Direito. Parabéns!

  15. Nesses últimos tempos, obscuros e muito estranhos, o escracho de alguns magistrados passou dos limites, conhecidos pelo sofrido povo. É impossível manter a democracia contando com semelhantes magistrados, motivo de muita vergonha para a Justiça, e para o nosso Brasil. Vamos pedir a Deus que iluminem os magistrados honestos e de coragem.

  16. Eles já possuem dezenas de células clandestinas espalhadas pelo Brasil. É preciso desmascarar esse tal de MBL!..

  17. Magnífico! Sinto-me com a alma lavada, espero que o mesmo sentimento leve milhões de brasileiros às ruas, na defesa da democracia e pelo Estado de Direito.

  18. Foi o que disse agorinha ao meu irmão, vou à rua para defender o Estado de Direito, defender os seus filhos e netos dos tenebrosos que poderão vir. Fui de vermelho e de vermelho passarei o dia de hoje. Não me dobrarão! Não me calarão! Não me tornarão um merda como eles o são !
    Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva Dilma! Viva Lula! Viva o povo brasileiro!

  19. Faço minhas as tuas emocionantes palavras, sem tirar nem por. Histórias de vida muito similares. Hoje é muito importante e eu espero que as pessoas consigam ter a noção disto! De todos os blogueiros ótimos que leio diariamente, é contigo que eu tenho mais empatia. Trabalhei 32 anos no serviço público. Hoje sou aposentada há mais de quatro anos. Quatro concursos públicos. Comecei na ditadura e vi muita coisa. Sei como tudo funciona e a podridão que havia antes e por isto tenho pena e desconfiança dos que gritam “corrupção, corrupção!” Uns são tão inexperientes que dão pena e a maioria é safada mesmo.

  20. Grande Lupicinio .
    Ontem conversei com meu filho e filha . Com o jovem foi ate meia noite e meia . Expliquei tudo o que poderá ocorrer. Ele faz direito e disse-lhe que estamos assistindo aa derrubada do Estado de Direito . Nunca seguir o caminho do fascista Moro e asseclas . Minha filha já fala em ir morar no Uruguai.
    Está apavorada . Esposa revoltada, meu outro filho se continuar metendo o pau -escreve bem-vai acabar preso. Minha neta tem hum ano e nove meses.
    É como você escreveu ” vamos por eles e pela legalidade “.

  21. Fernando Brito, esse seu texto é muito comovendo e motivador. Estaremos todos nas ruas para defender a liberdade e o estado democrático de direito. Saiba, vc é uma espécie de bússola para mim. Muito obrigado por vc escrever e estar do nosso lado.

  22. Sou do interior e estarei dando aulas até as 22:30 h, peço a qualquer pessoa que for a passeata para orar, um Pai nosso e uma Ave Maria, sei que não me conhecem, mas orem por mim que infelizmente não poderei estar ai em Sampa, iria sem o menor problema não fossem meus alunos, terei uma conversa e que não será pequena sobre o que está acontecendo e para que eles percebam o que está por trás dessa movimentação toda. Força Dilma, força Lula, força movimentos sociais, vamos proteger-nos desses alienados sociopatas e desses políticos citados na lava-jato que querem o fim da corrupção (Cunhas e cia ilimitada).

  23. “Conossotros nuestros muertos, pa que nadie fique atras” – Atahuapa Yupanqui. Valeu grande Brito

  24. “Con nossotros nuestros muertos, pa que nadie fique atras” – Atahuapa Yupanqui. Valeu grande Brito

  25. Adorei o texto… adoraria poder ir às ruas hoje, mas aqui na minha cidade não vai ter manifestação… quem for, vá, mas vá com vontade, grite palavras de ordem… esses arrogantes que se julgam deuses precisam respeitar a democracia… Não podemos abaixar a cabeça e muito menos a voz diante de juízes corrompidos e sem noção!!!

  26. Posso assinar embaixo? Maravilha. Vou à rua, com meus 70 anos, para que meus netos nunca passem por uma ditadura fascista, como os da minha geração passaram.

  27. Hoje, também vou as ruas para a preservação da democracia e do estado de direito.

    Favor informar onde será o local e a hora do evento no Rio de Janeiro (RJ).

  28. Caro Fernando Brito, nunca é demais relembrar Bertold Brecht, grande camarada:
    “Há aqueles que lutam por um dia;
    e por isso são bons;
    Há aqueles que lutam muitos dias;
    e por isso são muito bons;
    Há aqueles que lutam anos;
    e são melhores ainda;
    Porem há aqueles que lutam toda a vida;
    esses são os imprescindíveis.”

  29. Fernando, vc pode aproveitar e ainda ganhar trintinha! Fora o lanche! Aposto que na sua época de rapaz magrelo não tinha isso né?! Ps tempos melhoraram! A fica esperto que pode ganhar um colete da CUT tb! E tipo um abada!

      1. Britão, aceito sim! Inteligência nunca é demais! Só acho que vai ser uma missão ingrata e vc vai perder muito do seu tempo procurando! ps. Lembre-se que é uma passeata de pessoas que defendem a Dilma.

        1. Zeca, não é a DILMA, estaremos defendendo a DEMOCRACIA, o BRASIL e o PROJETO de GOVERNO voltado também aos mais NECESSITADOS, que vocês teimam em não aceitar.

  30. Não vive a ditadura, sou da ala jovem. Mas, quem conhece a história deste país tem a obrigação moral de defender a democracia conquistada a duras penas e com o sangue de muitos compatriotas. Moro em uma cidade do interior e estou fazendo meu protesto solitário com adevisos no carro e na roupa. Não podemos nos calar. Parabéns pelo texto e obrigada!

  31. Fernando,

    dá uma olhada neste link do PHA .Vê o comentário do totonho com um áudio que a Globo não divulgou.

  32. Caro Fernando Brito,

    Pela minha idade, 68, dá para perceber que presenciei esses momentos descritos por você, e que nunca mais queremos ter de volta. Infelizmente, aqui onde resido, interior de Goiás, só tem manifestação contra o governo, mas nesta semana estou vestindo vermelho todos os dias. Um protesto solitário, mas que eu percebo que eles notam. Agora, seu texto me obrigou a ligar o limpador de “parabrisa”….um forte abraço.

  33. Eu vou às ruas hoje porque o voto é meu e não dou a um bando de safados e analfabetos políticos o direito de rouba-lo. Eu vou às ruas contra globo, contra o resto do PIG e contra o aparelho que a direita entreguista armou dentro da própria máquina do estado. Eu vou ás ruas contra os EUA, também, que estão por trás de ações semelhantes a esta em qualquer lugar que lhes seja conveniente.

  34. Bicho, tenho dois ou três anos a mais do que você, mas também me sinto um adolescente, quase. Também fui um rapaz magrelo, que corria à frente de passeatas. Por isso, meus olhos se encheram d’água! Vivam os jovens de todas as idades! Não vou para a rua em corpo. Naquele momento, estarei em uma redação de TV, trabalhando. Vou em espírito. Das ruas não vou sair! Não nos conhecemos pessoalmente, mas te sinto como um amigo! Grande abraço!

  35. Nem sempre se pode estar onde a vontade te levaria, por distancia, por impossibilidade física ou simplesmente por saber que existem silêncios que fazem mais barulho do que o grito, hoje cada um vai estar nas ruas de sua forma, pode não ser física, mas muitos milhões estarão lá mesmo de longe.
    Lendo o seu texto eu só posso agradecer pelos que irão por mim e por tantos outros! Que vão não pelo vermelho e sim pela paz e pela liberdade, ou sim pelo vermelho, mas para garantir que eu não passe pelo que meus pais passaram, para garantirem que eu posso andar por aí com as ideias que eu quiser, ouvir e ler o que eu achar que devo, ou seja ser EU mesma, sem medo.
    Vão em paz, com o coração tranquilo e com a certeza do que estão fazendo lá!
    Obrigada a todos!!!

  36. Fernando, caro colega de Escola Técnica….o que mais escrever camarada ?! Avante, às ruas !
    Bravíssimo !!!!!!!

  37. Estou com 65 anos e moro em Campinas (um antro de fascismo…).
    Hoje de manhã, ao fazer compras num loja de produtos naturais percebi uma rodinha de conversa com duas clientes na minha faixa de idade e tres funcionárias bem jovens.
    Ao ouvir de uma das funcionárias um comentário critico sobre a Globo, ví que o clima era favorável e entrei na conversa começando já com um: “a Globo é golpista e desligando o Brasil melhora…”
    O papo rolou amigável e lá pelas tantas uma das senhoras soltou um “nós os mais velhos…” e eu fui logo emendando, mesmo sem discordar, que eu por sorte já tinha essa mesma opinião política antes dos meus 19 anos, já dentro da faculdade de engenharia.
    Esse post me fez lembrar daquela época de tanto horror (tive colegas de turma que foram pesos) e que eu esperava nunca mais ter que testemunhar.
    Precisamos lutar contra isso, …. TODOS nós!

  38. Por certo que todo brasileiro, empregados e patrões, unidos, estarão hoje nas ruas manifestando contra a descarada tentativa de golpe. Até mesmo, para defender a própria pele, contrapondo a facção da turma de preto decidida a entregar o comando do Brasil para o PSDB visando amplas privatizações das riquíssimas empresas estatais, em especial, Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica, tudo, a preços de bananas como no entreguista governo FHC/PSDB. Se essa tragédia acontece, milhares e milhares de desempregados e de falidos estarão na rua da desgraça do Brasil. O Brasil seria desmantelado. Acreditem.

  39. Caro Fernando,

    Li seu texto e me emocionei. Resolvi sair de Ribeirão Preto, viajar 320 km e ir pra São Paulo na manifestação. Não vai ter golpe!!!! Saudações Brizolistas e Populares.

  40. É isso, Brito!
    Tenho 56 anos e estou na rua, em apoio à democracia.
    Quando – e se – tiver eleição, coxinhas e seus adestradores contatarão que não bastará cassar presidente eleita sem prova de crime.
    Será necessário formalizar a ditadura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *