Quem olha os jornais tem a impressão de que Donald Trump, com seus rasgos autoritários e xenófobos, está quase que unanimemente rejeitado pelo povo americano.
Engano.
Trump governa com olho permanentemente fixado nas pesquisas de opinião.
O bloqueio à entrada de imigrantes dos países do Oriente Médio está longe de representar uma ofensa à opinião dos eleitores norte-americanos.
No final de outubro, poucos dias antes das eleições, um levantamento do Pew Research Center mostrava que 54% dos eleitores diziam que os EUA não tinham nenhuma responsabilidade em relação aos refugiados sírios, um drama que mobilizava simpatias por todo o mundo.
E a pergunta era apenas sobre “responsabilidades”, não sobre asilo, e sobre sírios, não sobre imigrantes do Irã, Iraque, Líbia, Sudão e Somália, os demais países colocados na lista dos vetos trumpianos.
Trump está jogando com uma política tão sórdida quando sintonizada ao americano médio e, com ela, vai começar a recobrar terreno também na classe média urbana nos EUA e na Europa que, com um pouco mais de “vergonha” também acha que a imigração a tornou uma “bagunça horrorosa”.
E não vai adotar políticas liberais num governo que foi eleito para ser conservador e xenófobo.
A aventura está só começando. E vai ter consequências muito mais graves do que se está pensando.
11 respostas
Ibop do separatismo de raça, contra evolucionismo da genética proposto por Darwin, contra a natureza, a inteligência, a tolerância de raças divergentes , contra o dialogo, contra o que o mundo é na realidade e que nos faz um planeta único no sistema solar
Brito, precisa pedir para vocês não acreditarem no PiG americano? Sim, tem PiG no mundo todo. Até dia 19 eram todos alinhadinhos com a Casa Branca (Globo inclusa). Agora, tem um cara lá que peita o PiG, aponta o dedo na cara deles, chama aquela imprensa de partidária, de mentirosa, tudo o que Lula e Dilma não fizeram por aqui, por medo e por escutarem Paloccis, Dirceus e Zés da vida. Trump foi eleito pelos desempregados, oprimidos e, sim, por alguns radicais, e daí? Queria que ele fizesse como a Dilma? Prometer uma coisa na eleição e, depois de eleita, fazer outra? O povo americano tem o que pediu, vamos respeitar. Como sempre digo, prefiro um EUA não intervencionista de costas para o mundo do que aquele do Obama que espionava até a latrina da Dilma e das nossas maiores empresas. Trabalho que foi repassado à Lava Jato para destruir o nosso país por dentro.
Comentário PERFEITO!!!
Trump não é a mesma m*….é muito pior! Pois é racista, xenófobo, misógino, medíocre …além de ser um grande marqueteiro que consegue enganar até essa pseudo esquerda brazuca. Vcs que acham que os grandes empresários fabricantes de material bélico vão trocar de negócio e fabricar tijolo pra grande muralha da América Latina acreditam em Papai Noel? Esse marqueteiro dos infernos é farinha do mesmo saco capEtalista de fabricantes de conflitos e saqueadores das riquezas do mundo. Resumo: estamos f* com essa falta de pensamento crítico inclusive dessa esquerda que acha que apoiando Trump está apoiando o outro lado.
Show absoluto de bola.Fica até difícil achar o melhor do melhor da sua análise.Só pinçando:¨com essa falta de pensamento crítico inclusive dessa esquerda que acha que apoiando Trump está apoiando o outro lado¨.
Perfeito! É por aí mesmo Ricardão, agora me parece que os democratas derrotados estão na mesma linha dos coxinhas daqui, ou seja, contestar todas as ações do presidente de forma radical. E o PIG americano junto.
Excelente comentário! Melhor impossível.
Concordo. Trump foi eleito pelo que prometeu. E, até agora, está cumprindo à risca. Quem votou nele? Desempregados, operários que viram sua renda cair ano a ano, gente que perdeu a casa no crash de 2008, empresários que quase faliram com a tal “globalização”, que perdeu mercado. A promessa de Trump é resgatar a indústria americana, para que produza em solo americano. Se ele vai conseguir ou não, é outra história. A elite americana costuma mandar “balas” de presente para quem atravessa seu caminho, seja nos teatros ou nas ruas de Dallas ou outro lugar qualquer. Fui claro?
Você está certo até quase o final só seu comentário.
Discordo com relação ao assassinato do apoiador do golpe no Brasil em 64, John Kennedy.
O midiático Kennedy não era nenhum Brizola ou PT das antigas para ameaçar privilégio de nenhuma oligárquia tipo midiática,judicial e empresarial igual a brasileira.
Com relação a Trump seria melhor a gente esperar até o ano que vem no mínimo para ter certeza se essa guerra dele contra a imprensa dos EUA é pra valer mesmo ou é teatro.
Como mídia e Trump são corrupção & mercado,aposto que irão para o acordinho logo logo.
Se aqui no Brasil o golpista ilegítimo comprou todo mundo da mídia,inclusive empresas fálidas como Bandeirantes,QuantoÉ,Abril,Rede TV,Estadão,Folha e está enchendo o bolso do SBT,GLOBO E RECORD,imagina só um cara que foi eleito em um sistema ridículo de votação,mas a regra do jogo é aquela,tem legitimidade e como grande negociador vai sim senhor fazer acordo com o NYT,W.POST e afins.
Trump, a desgraça com poder que veio para nos mostrar o quanto somos uma raça desgraçada. Vai se estapeando com a mídia, o que de fato é interessante, mas enquanto isso faz do mundo um lugar mais intolerante, um detalhe: a “América” existe, principalmente, por causa dos imigrantes, já os nativos foram praticamente dizimados, o próprio Trump é bisneto ou tataraneto de imigrante (ilegal) alemão. O discurso dele é incoerente que só serve pra fomentar a xenofobia.
Só um meteoro mesmo!
O comentário do Zeca é perfeito. Triste ver alguns esquerdistas apoiando o Trump.