Nem a Globo escapa do progresso da Grande Família Brasil

grandefamilia

Do Facebook de Lula, uma grande sacada para traduzir a ascensão do povo brasileiro desde 2003, produzida pelo site Muda Mais.

É a mudança na vida dos personagem da série  A Grande Família, uma recriação  brasileiríssima de Oduvaldo Vianna Filho, o , e de Armando Costa, em cima da ideia de um seriado americano (Tudo em Família) com a qual – segundo o biógrafo de Vianinha, Denis de Moraes ” – driblava  as duas censuras (a do regime e a da própria emissora, a TV Globo)” traduzindo ” a partir do cotidiano de uma família da classe média remediada” as ” aspirações dos dilemas de boa parte da sociedade brasileira em meio ao chamado milagre econômico”.

Com a final da série, depois de 13 anos do retorno de sua segunda versão, o pessoal do “Muda Mais” pegou de exemplo o que aconteceu com cada personagem do seriado para mostrar a ascensão experimentada pela classe “C”.

A Dona Nenê, antes uma simples dona de casa, agora tem uma loja de roupas.

Lineu, antes o responsável por tudo, aposentou-se e foi construir um barco, seu grande desejo.

Bebel, dependente dos pais e do terrível Agostinho Carrara, se mete com o marido trambiqueiro em uma série de confusões, mas acaba ficando próspera com seu trabalho dirigindo a muito confusa empresa dos dois.

Tuco, o outro filho, volta a estudar e faz vestibular para ser, como o pai, veterinário.

A ficção, quase sempre, termina mesmo por imitar a vida.

Num tempo em que a criação televisiva anda mais para Big Brother que para Grande Família, acho que Vianinha – que morreu em 1974 – ficaria feliz com o progresso dos seus geniais personagens.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

6 respostas

  1. Fico feliz com essa evolução do seriado, pois a globo havia eliminado o filho estudante de medicina do original de oduvaldo vianna filho, interpretado pelo Osmar Prado, e transformou o filho hippie em um malandro igual ao genro, a mãe da Marieta Severo ficou muito mais chucra que a da Heloisa Mafalda. Foi um crime, havia retirado os personagens que ou estudavam ou tinham filosofia de paz e amor e nao de lesar o proximo. Mas tudo a ver com a era fhc, quando pós-graduados se tornavam motoristas de taxis, como bem me lembro a revista bundas mostrou numa foto.

  2. Só o Agostinho Carrara não melhorou de vida. Preferiu ficar de braços cruzados descendo a lenha nas cotas, no Bolsa Família, no MinhaCasaMinhaVida, no mensalão…

    1. Tem também espectador q ficou só lendo a veja, assistindo a globo e ouvindo a cbn. aí, quando tem que pensar, pensa pelas ideias prontas. como tem idiota assim, deve ter idiota que vivi acomodado mentalmente, deve ter idiota q vivi acomodado socialmente. p q nao?

  3. Lembrando que na Grande Família original, da Tupi, Lineu tinha 3 filhos. Lineu Jr., o filho politizado e engajado, foi excluído do remake… Sabe-se lá por qual motivo…

  4. Mas que boa notícia O Tijolaço me dá! Há muito não assisto os programas da Globo mas agora, se me lembrar, vou assistir a esse belo final, coroando este momento do meu amado país. A Globo deu um tiro no pé, a favor da bendita classe C e, assim, dando milhares de votos para a Dilma. Quem diria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *