Imperdível a coluna de hoje do inefável Reinaldo Azevedo, jóia da coroa da inteligência nacional, na Folha.
Sapateia sobre a exegese “legal” do Juiz Sérgio Moro, que diz não entender a “gramática da lei”:
“Transcrevo o Artigo 312 do Código de Processo Penal: “A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria”.
“Esse “quando” é uma conjunção subordinativa com cara de temporal, mas que é condicional, substituível por “caso” e por “se”. Quando houver (“se houver”, “caso haja”) a prova ou indício suficiente de autoria, então a preventiva pode ser decretada para assegurar uma que seja daquelas quatro exigências. Se soltos, Marcelo Odebrecht e Otávio Marques de Azevedo incidem em uma que seja das quatro causas? É claro que não! As prisões são insustentáveis, como eram as dos demais empreiteiros, que ficaram cinco meses em cana.”
E, de quebra, chama o Tribunal Regional Federal e o Supremo Tribunal Federal e a OAB de covardes:
“Se os tribunais se acovardaram, eu não.”
“Cadê a OAB? Está com medo?”
Moro, de arbitrário e mal-intencionado:
“Quero ser regido por legislação conhecida, mesmo que não goste dela, não pelo arbítrio, ainda que de bem-intencionados, se é que isso existe.”
E a nossa “imprensa livre” não escapa, no episódio ridículo do “bilhete-bomba” que ia destruir o e-mail da Odebrecht bem ali no meio dos autos do processo:
“A imprensa vai mal nessas horas. Deu curso à história do balacobaco de que Marcelo Odebrecht entregou nas mãos de um policial federal bilhete endereçado a seus advogados recomendando-lhes a destruição de provas. Você faria isso? Por que ele o faria? Mais: a acusação busca incriminar os advogados e agride o direito de defesa –que não pertence só a empreiteiros, mas também a pedreiros.”
Num linguajar de fazer jus ao seu tempo de Libelu, “Tio Rei” investe contra o comportamento de moro e da Justiça com uma fúria semelhante à do seu leitor/colaborador Maurício Thomaz, o autor do “habes corpus à revelia” de Lula.
Não quer dizer nada?
Ora, ora, Reinaldo Azevedo não está na Veja e na Folha como corneteiro da direita se não serve, ainda que da forma canino-caricata que ele próprio assume – “o rottweiler amoroso” – para interpretar pensamentos e estratégias que não são só seus.
Terça-feira, escrevi aqui que o Dr. Moro cogitava recuar por perceber que estava “passando do ponto” reservado a seu papel.
Lembro que, conversando por telefone, Paulo Henrique Amorim deu uma boa risada quando eu lembrei de um bordão antigo como eu: “assim, sim, mas assim também não!”
Hoje, até o título da coluna de Reinaldo mostra isso: “Assim não, Moro!”.
Parece que teremos sextas-feiras mais calmas.
46 respostas
O incrível dessa história é que o Sr. Moro já extrapolou todo o bom senso de justiça, por isso esse processo da Lava jato corre o risco de se desabar como um castelo de areia tal o número de inconsistência. Mas o mais grave foi o mal produzido ,com detenções ilegais, reputações destruídas, economia paralisada, e acovardamento geral das instituições, as custas de um único juiz que faz a pauta circense da imprensa.
Por falra nisso, a casrtelo de areia já desabou. Também, só tinha tucanos.
Moro nem se dar ao trabalho de responder as injurias sobre suas atribuições…. está muito ocupado em estancar um dos braços do crime organizado no Brasil.
Só deve prestar satisfação às autoridades do Poder Judiciário, de instâncias superiores, que vem corroborando suas decisões e não há leigos cujo ofício é a ignorância e á lambança!
Craro Crovis!
Até o Reinaldo tá se revoltando!!! Imagine quem defende o PT e combate todo esse golpe da mídia…. o Moro já passou da conta, e muito, hein!! Quem vai detê-lo? Todos vão pagar a conta de um irresponsável…
Talvez tenha entrado algum vie$ contraditório.
Tio Rei deve ter tomado, por engano, algum “tarja preta” que lhe deu uns cinco minutos de lucidez!
Ou pediu algo pro Aébrio Aeroporto…vai saber o que rola nos salões da casa grande??? kkkk
É que o estrago já está feito, contra Lula, PT e contra o governo. E o pior, contra o Brasil e seu povo. Ou a paralisia das obras não piorou muito a situação da economia e do emprego. E essa situação cai nas costas da Dilma.
Sou servidor público federal concursado, estou pasmo em ver tantas pessoas serem demitidas por conta da operação lava jato aqui no RJ. Os estaleiros aqui no Rio/Niterói demitiram 1000 pessoas numa tacada só. Como pode Dilma e esse paspalho do Zé Eduardo não fazer nada para moralizar essas investigações.
Parece que não entende que o Executivo não pode interferir no Judiciário ?
Temos que reclamar é do STF e do MPF. Intensamente, Constantemente
Como eu já disse, o Moro já está sendo descartado, jogado às cobras e lagartos, como a direita já fez com o bobão do Joaquim Barbosa. Como ele começou a ser cotado como candidato, e isto não interessa nem ao Aécio, Serra, FHC e Alckmin, o negócio é jogar a fava fora, já tá azeda ou então estão com medo do Marcelo dizer levei dinheiro sim , em publicidades na Veja, Folha, Globo, Estadão e Folha, IFHC, ETC. Daí já está dada a ordem, esse aí não, sabe demais, solta o homem, antes que ele delate o FHC. A direita é assim, usa os inúteis úteis, assim que sua utilidade encerra. Os Moro da vida, os Barbosão da vida, são descartáveis, tem prazo de validade. NADA MELHOR QUE UM DIA ATRÁS DO OUTRO!Se cuida Moro, antes que ponham suas mãos nas costas também.
Sendo assim vou fazer camisetas. É dose mas, a causa é boa:
M. Temer Presidente 2018!
E. CUnha Presidente 2018!
Renan C. Presidente 2018!
hehehe #sqn
Falando sério agora:
Tá chegando perto do Reinadinho do Chapéu e agora ele grita.
Tio Rei está defendendo é o interesse da turma dele, pois corre o risco do Marcelo Odebrech comprometer seus aliados, já que ele tem relações muito próxima com o Eécim e o Ociólogo.
para mim quem está falando é a tia pecúnia!
O Guilherme Boulos disse que ele se abre como uma flor. Mas não entendi o que ele tem contra os pedreiros,não são mais escória como ele pretendeu dizer: aqui na minha cidade, no interior de S.P, um pedreiro ganha 200 reais por dia.
Também acho Vitor. Resta saber quanto os presos milionários e suas empresas estão desembolsando para merecer a defesa do parajornalista de programa!
Reinaldo Azevedo é como um relógio parado, que marca a hora certa dois minutos por dia.
Só corrigindo: relógio analógico.
BOMBA ! BOMBA!
Alkmin vai fazer uma obra para resolver a médio prazo o problema de água em SP!
RECURSOS são SECRETOS!!!!
Leiam:
http://blog.planalto.gov.br/governo-assina-contrato-de-r-8305-mi-para-solucionar-abastecimento-de-agua-em-sao-paulo/
Em tempo: tudo secreto, pois a mídia não divulgou. Quando a obra ficar pronta, Alkmin será um herói. E Dilma? Dilma será culpada, pois São Pedro não negocia com petistas – daí a falta d’água no Brasil.
Não se preocupe, Nikola. Depois que tudo estiver pronto, Globo, Folha, Estadão, Veja, Jovem Pan, Rede Globo, Band etc saberão exatamente o que falar sobre o assunto. Agora já comecei a aceitar. Há algo a fazer? Não. Então, agora aceito tudo.A mídia falou, tá falado!A mídia não falou, então não existe.
Cansei.
O juiz é midiático. Se houver uma reviravolta dos interesses dos todo-poderosos donos da mídia, em uma semana todos os editoriais e JN fariam o juiz despencar do pedestal, o dos pés de barro. É evidente que o que ocorre é uma campanha golpista de responsabilidade máxima da mídia. Como as forças armadas não estão afinadas com o golpe, a mídia joga com uma alternativa, o Judiciário e seus boleiros que matam no peito ou os que tem capangas em suas Casas Grandes. Se a mídia mudasse de lado, hoje, não haveria Lava Jato, da mesma forma que caiu a Santiagraha e nunca se investigaram a Lista de Furnas, o Rouboanel paulista, o Trensalão, a mais de uma centena de escândalos tucanos e, a joia da coroa sinistra, o incomensurável roubo e traição à pátria, a Privataria Tucana, que atirou o país para trás por, pelo menos, 100 anos. Viva a direita brasileira, de mentalidade de colônia entreguista que jamais desejará ser livre. Viva uma direita inepta, sem idéias, rentista e sem empreendedorismo, a querer mamar de forma exclusiva nas tetas da nação e que afundará irremediavelmente junto com o pais.
Aqui do Alto Xingu, os índios chamam a atenção para o excelente artigo do sociólogo Alberto Carlos Almeida, publicado no jornal Valor, de hoje, entitulado “Erga omnes” no processo penal”, em que aborda o nosso sistema jurídico inquisitorial, herança de nosso passado colonial, que protege o Estado à base do princípio da presunção da culpa, válido para todos. O juizinho de comarca está preso nessa teia e dele pode-se dizer as palavras do Messias crucifixado: “Perdoai, Senhor, não sabem o que fazem”. Só que, agora, os mais altos interesses parecem estar a agir para conter a fúria justiceira de nosso de nosso bacharel togado. É a voz do dono falando.
Também achei estranho o artigo do Reinaldo Azevedo , acho que ele ficou com medo que viesse a tona outras confissões indesejáveis. Em materia de maldade esse senhor pensa longe.
Com certeza! Ele não dá ponto sem nó.
Não caiam na dele!
É bem por aí mesmo.
… O canalha a $oldo dos fascistas Civitas da escroto folhetim ‘veja’ da MARGINAL, [Reinaldo] ‘AZEDOvedo’ sabe que os estragos magistrais ao PT, ao [eterno] presidente Lula, à governabilidade da presidente Dilma Rousseff, à economia do país… Já foram feitos!
[Portanto] Agora é hora de começar “a descartar o descartável (sic) atual juiz do ‘braZ$il'”!
A propósito, o(a) dileto(a) (e)eleitor(a) ainda (idem sic) lembra do congênere rábula psicopata do Mentirão?!…
Marcelo! Entrega o FgagáC e Serra! No mesmo dia tu tá na rua!
Como diria o sábio Galvao Bueno, as coisas ja estiveram melhores para o Moro…
Uma pergunta aos internautas do blog: alguém teve coragem de ver os comentários do tio rei, para saber a reação daqueles seres?
Eu fui ver. No site da falha os comentaristas o criticam, dizem que está equivocado, que foi “alugado” pelas empreiteiras poderosas e por aí vai. Um até disse que o colunista perdia a credibilidade com o artigo. Vejam a elucubração de um coxinhas nesse comentário:”Será uma reviravolta no caso após tremedeira do lu\la? Algumas coisa interessantes aconteceram justamente hoje: a volta do Fabrízio com outro perfil; o artigo do Reinaldo Azevedo com um certo receio\medo embutidos e a substituição do Desembargador João Pedro Neto a equipe do Dr Moro pelo juiz federal Nivaldo Brunoni que se diz independente.”
Teve um que disse algo bem coerente:”O Moro vai ter problemas por investigar a nata do PIB nacional, afinal nosso judiciário foi montado para servir a elite e não puní-la, enquanto prendeu petista foi aplaudido, daqui pra frente vai levar pedrada. E como condenar as doações ao Instituto Lula sem que a mesma condenação se aplique ao Instituto FHC?”
Certíssimo!
O artigo do rola-bosta vai nessa direção!
É o futuro ex-juiz Moro… futuro candidato a sei lá o que.
Os coxinhas reacionários vão Pixar a calçada do prédio onde Reinaldo mora (não é Moro). Vão mndar pra Cuba.
Quando um da turma quer agradar mais do que os outros causa uma ciumeira danada.
Que ele tem razão, tem.
Que bando de covardes, STF, STJ, Governo, OAB, aliás OAB há muito deixo de ser alguma coisa, só serve para arrancar dinheiro dos associados.
100% da recessão em que o Brasil se afundou é culpa do Moro, o efeito cascata também destruiu as vendas da VEJA certamente cabeças vão rolar, o cancelamento dos contratos de publicidade do Governo Federal nesse pasquim também foram revistos e só agora esse pseudo jornalista percebeu que seu empreguinho está a perigo também por culpa do Juiz que tantos defendeu no passado recente.
Tá estranho demais esse reaça golpista estar condenando os métodos moro, com minúsculo mesmo, de fazer injustiças. Que será que ele sabe que nós não sabemos?
E a tucanda toda protegida debaixo dos tocas dos “magistrados” !!!!
E a tucanada toda protegida debaixo das togas dos “magistrados”.
Ah! se levantarem as toga, é só tucanos voando em busca de outros abrigos abrigos.
O vira-bosta deve ter sonhado com o capeta ,e está tremendo até agora.
Prometeu que vai “tentar” se regenerar.
Prezado Roberto, me desculpe pela intromissão, mas consta que o nome correto do falsário é rola-bosta!
Minha hipótese é a de que Moro cogitou prender algum tucano para vender a ideia de que a Operação Lava Jato Mas Deixa Tucano Sujo não ficasse tão descaradamente política e anti-governo! E pela raiva do nosso periodista-mor o tucano seria de Sampa! Por que acho que o Rapazim eles sabem que não tem fôlego… ou seria máquina? Ambos.
O poder tem garras ocultas… Vai ser engraçado quando pixarem a calçada do Reinaldo: “Morra!”
Ou será que temos no horizonte a possibilidade de encarceramento preventivo de tucanos gordos?