Nem sempre lugar de povão foi no barraco. Vá ao IAB do Rio hoje e veja…

pedregulho

Não posso deixar de avisar aos leitores cariocas deste blog que há, hoje, uma boa oportunidade de saber que, neste país, nem sempre imperou a ideia da dizimação dos pobres.

É que vai ser lançado no Rio o livro “Os pioneiros da habitação social”, de Nabil Bonduki e Ana Paula Koury, ambos professores da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, que levanta a história da habitação no Brasil, desde o surgimento das favelas, no século XIX, até o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida.

Eu, infelizmente, não devo poder ir, mas recomendo a quem quer saber mais e aos que, como eu, quiserem fazer uma viagem de informação e emoção aos tempos dos conjuntos dos IAP e nos  projetos habitacionais executados no país entre 1930 e 1964 – como o premiadíssimo conjunto do Pedregulho, na foto do post – apareça por lá, a partir das seis e meia da tarde.

Ah, não está na pauta, mas vai ser também uma oportunidade para discutir com Nabil – que é também vereador paulistano pelo PT – o que está acontecendo na paulicéia, com estas polêmicas em torno nas mudanças do uso do espaço urbano promovidas pelo prefeito Fernando Haddad.

O IAB fica no número 10 da Rua Pinheiros, bem na esquina da Dois de Dezembro, no Largo do Machado.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. Cresci perto de um IAPI, morando num BNH! Tinha ainda o IAPC, o IAPTEC, o IAPB e IAPM, época em que pobrre só podia comprar casa assim!

  2. Os dois minhocões, Pedregulho e o da Gávea são, talvez, a obra prima da arquitetura brasileira. De um arquiteto quase esquecido, Reid, também autor do MAM, no Aterro.

    1. Esses dois projetos do Reid são realmente maravilhosos. O que me entristece foi o fato de, durante a ditadura, terem rasgado parte do prédio do conjunto da Gávea para passar uma via expressa, a Lagoa barra, eu acho…Foi à partir de 1964 que a arquitetura brasileira sofreu um baque da qual até hoje não se recuperou plenamente…

  3. Para quem não conhece o Rio como eu.
    Só vejo o Cristo e os arcos.
    E aquela vista de Copacabana que a
    Globo mostra em todas as novelas.
    O resto fica por conta do dapena e
    do barcelo..e do trafico.
    Isto é uma critica..entendam, ver
    que há mais coisas e belas, só atraves
    da Internet.
    O POVO não tem Internet sempre..mas
    tem a Globo, e com sinal bem forte.
    Qualquer antena ou até mesmo sem antena
    a “mardita” aparece..

  4. Do blog GGN
    NOTA DE SOLIDARIEDADE À VANESSA GRAZIOTTIN, JANDIRA FEGHALI E MARIA DO ROSÁRIO

    Contra o golpe e o fascismo, todos às ruas dia 8!

    Estamos assistindo a um show de horrores em Brasília. Não podemos admitir que as poucas mulheres eleitas pelo povo para o Congresso Nacional sejam chamadas de “vagabundas”.

    Todas as mulheres do Brasil merecem respeito, sejam elas trabalhadoras, donas de casa, artistas, parlamentares ou não.

    Por isso o PCdoB vem a público manifestar sua irrestrita solidariedade para com as comunistas do PCdoB Vanessa Graziottin, senadora do Amazonas, Jandira Feghali, deputada federal do Rio de Janeiro, e Maria do Rosário, deputada federal do PT do Rio Grande do Sul, todas mulheres de luta, reconhecidas nacionalmente por suas trajetórias de coragem e respeito.

    Sabemos que o sensacionalismo midiático que tem vitimizado a claque, paga pelos congressistas do PSDB, para agredir nossas representantes na Casa do Povo é, na verdade, uma cortina de fumaça para esconder a proposta da presidenta Dilma Rousseff de reduzir o superávit primário, o que aumentaria radicalmente os investimentos públicos na saúde, educação, moradia, transporte e outras áreas estratégicas para o desenvolvimento do Brasil.

    O PSDB de Aécio e seus comparsas, além de usar de baixaria contra as mulheres brasileiras, não admite a redução do superávit porque está com os banqueiros, únicos ganhadores com as atuais metas de superávit primário.

    A resposta a estas e muitas outras ações fascistas e golpistas deve vir das ruas.

    Por isso, vamos ocupar o Rio de Janeiro no dia 8 de dezembro, próxima segunda-feira, a partir das 17h nos Arcos da Lapa em uma grande manifestação até a Cinelândia. Mobilize os amigos, a família, colegas de trabalho.

    A luta pelo aprofundamento da democracia e por mais direitos depende de todos nós. Queremos a Democratização da Mídia e a Reforma Política com participação popular. Fascistas, não passarão!

    ?João Batista Lemos, Presidente Estadual do PCdoB

  5. pois é Fernando, entrei no site da globo agora e o o itauuuu já voltou a anunciar a “eu quero rede” … essa turma é sem vergonha …

    1. Paulo Carvalho, o remédio é não acessar site do Globo, Veja, Folha e Estadão. Esta estória de “eu entro lá para saber o que está acontecendo”, não existe, estaríamos alimentando o dragão com nossos acessos a esta mídia covarde. Eles faturam pelo número de acessos. Mesmo porque existem diversas alternativas para nos informar muito melhor do que esses “grandes” portais, a começar pelos blogs “sujos”.

  6. Olá Paulo Carvalho, o remédio é não acessar site do Globo, Veja, Folha e Estadão. Esta estória de “eu entro lá para saber o que está acontecendo”, não existe, estaríamos alimentando o dragão com nossos acessos a esta mídia covarde. Eles faturam pelo número de acessos. Mesmo porque existem diversas alternativas para nos informar muito melhor do que esses “grandes” portais, a começar pelos blogs “sujos”.

      1. Concordo nao visito estes portais ha’ mais de tres anos. Ha muita informacao na net, nao ha necessidade. Muitas vezes os blogueiros progressistas fazem a replica de uma inverdade ou desinformacao que leram no PIG fazendo com que muitos voltem la para checar. E muitas vezes quando o PIG fala alguma coisa positiva todos o blogs progressistas aplaudem. Foi so o Jo Soares falar que e’ contra o impeachment da Presidenta Dilma, la vao os blogueiros ecoar a mensagem dando credibilidade, mesmo que minima ao PIG. Quanto mais publicamos as inverdades e desinformacao do PIG mais nos fortalecemos eles. Eles tem um publico cativo de no maximo 15% e acho na minha humble opiniao que ignora-los e trabalhar pela lei dos medios seria muito mais produtivo. Pela Reforma Politica, Reforma da Midia, Reforma da Justica, e pelo CPMF.

    1. É a minha pregação diária entre os amigos. Deixem de ligar na globo, deixem de folhear o esgoto.
      Iniciem pela fonte. Iniciem pelos blogs sujos, pois encontrarão lá um passo adiante, que é a desconstrução dos factóides e das mentiras.

  7. *************

    ****

    *************.

    * . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  8. Que bom FFBB! Mas o que se intitula líder da oposição está no nosso ‘blog´hoje! Falando dele, um amigo e colega escreveu ontem e publicamos hoje, um artigo que começa assim: “Imagine uma cidade com 12 milhões de habitantes, motor financeiro do país, sem água. Você abre a torneira e não sai uma gota de água pra beber ou pra fazer a barba.

    Nessa selva de aço engarrafado, somente um mutante imberbe, sangue de lagartixa, resistente ao aquecimento global e dotado da capacidade genética de se hidratar bebendo petróleo no canudinho teria condições de sobrevivência.”… Mas JT Palhares não fala só de ‘Sampa’ não! Vale a pena conferir o texto “Crônica do último dia de abastecimento” em http://refazenda2010.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *