Neve no Itaquerão é padrão Fifa?

itaqueraoneve

Está difícil esconder que a única coisa que decepcionou na primeira partida do Itaquerão foi a derrota do Corínthians, dono da casa.

(Toc, toc, toc, pé de pato mangalô “treis veis”.)

Porque, faltando um detalhe aqui e outro ali, o estádio de abertura da Copa saiu-se muito bem no seu primeiro jogo de futebol profissional.

Nada que umas antenas de telefonia celular e uns toldos – aliás, hoje, “com os novos materiais, toldo é “chiquérrimo” – não resolvam.

O gramado, pelo menos visto pela televisão – é e-s-p-e-t-a-c-u-l-a-r, coisa de diretor de cinema fazer aquele recorte de imagem de “chroma-key” com um pé nas costas.

Está maravilhosa a única obra desnecessária da Copa.

Porque se o Governo do Estado – na época, de José Serra – tivesse metido o peito na história, o Morumbi teria sido adaptado para atender às exigências da Fifa.

São Paulo perigou ficar fora da Copa, lembram-se?

Saiu porque o corintiano Luís Inacio Lula da Silva meteu o peito na porteira e fez sair o Itaquerão.

Que vai se pagar com a renda e, assim, só vai dar prejuízo para quem acha que uma cidade do tamanho de São Paulo não tem “povo” em quantidade para mais um estádio.

Até nevou uma neve de granizo na São Paulo da seca nordestina.

Os meus coleguinhas que manchetearam a frase do Lula de que “é babaquice” querer que o metrô deixe o torcedor dentro do estádio” deveriam reproduzir também o que ele disse sobre o Brasil pretender sediar também as Olimpíadas de Inverno.

A limitação mental é pior do que a burrice, porque esta é fatalidade e aquela é uma opção medíocre.

Que falta faz um Gláuber Rocha neste Brasil careta dos “coxinhas”.

Para um insólito grito de “mais fortes são os poderes do povo!”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

    1. Estão dizendo que na festa de casamento (jogo de inauguração), o convidado mais feio traçou a noiva.

  1. não foi neve era pra chover canivete o Corinthians depois de 100anos tem seu estádio,mas até nisso deu sorte só choveu granizo, mas quem não queria tomar chuva podia entrar e passear pelo shop, ir nas lanchonetes ou ir nos banheiros que foi o melhor e mais limpo de toda a copa até agora.Mas também choveria granizo, já que o Mano é ruim pra caramba como técnico, não acertou na seleção e não tá acertando no Corinthians nem mesmo com boa parte do elenco renovado e escolhido por ele, era questão de tempo para perdemos, e como era contra o figueirense aconteceu tudo de paranormal, mas melhor não pode ser a arena foi aprovada,diante de toda a situação passou.

    1. corrigindo o nobre, este é o quarto estádio do Corinthians em sua história. os anteriores deixaram de ser usados a medida que a torcia crescia.

  2. Fernando, permita-me um aparte. Em duas ocasiões recentes, o Juvenal Juvêncio (ex-presidente do São Paulo Futebol Clube) declarou que o “Morumbi não foi escolhido para sediar jogos da Copa 2014 por culpa do ex-governador José Serra (anti-são paulino segundo o mesmo). Declarou inclusive que o Lula apoiava o estádio do Morumbi como sede paulista. Sou corintiano e juro que época achava que o Morumbi seria escolhido e qual não foi minha surpresa quando anunciaram o novo estádio do Corinthians? E agora, qual é a versão mais próxima da verdade?

    1. Pôxa, Britto, até você chamando o estádio de Itaquerão? O nome do estádio é Arena Corinthians, e não Itaquerão. A Globo começou com essa pataquada de Itaquerão para ‘valorizar’ (gentrificar) a região, até então uma das mais pobres de São Paulo. Com informações privilegiadas, o Ronaldo Nazário (membro do Comitê Organizador da Copa) começou a comprar vários imóveis na região, em nome de laranjas, antes mesmo de se definir que seria feito o estádio. A especulação imobiliária cresceu em horrores em Itaquera. E quer marketing melhor do que chamar de Itaquerão em vez do nome correto, Arena Corinthians?

  3. O nome do nosso 4º estádio é Arena Corinthians. Quem chama o estádio de Itaquerão é a direita aristocrática tricolor e a imprensa historicamente ligada a eles. O Fernando Brito etá perdoado porque não é de SP e não sabe que futebol aqui é muito diferente do Rio. Aqui é luta de classe na veia.

      1. Se você comprar uma casa com financiamento de um banco público, quem pagou a compra, você ou o “dinheiro público”?

      2. Como num país em que o futebol é o esporte favorito e numa cidade com 12 milhões de habitantes este estádio é inviável? ele vai se pagar, tem muito clube com inveja.Teve muito dinheiro público nas elétricas do FHC, até a taxa do apagão saiu do nosso bolso.

    1. Amigo Moacyr e demais amigos do Tijolaço, boa tarde.
      O Fernando está mais que perdoado pelo deslize. Jamais nós, os cariocas,poderíamos imaginar que o apelido Itaquerão fosse para vlorizar as imediações do estádio; porque estamos escolados com as depreciações que a platinada do Jardim Botânico faz à toda iniciativa voltada ao povão com o uso de nomes semelhantes. Foi assim com os CIEPS, com a Passarela do Samba e com Piscina de Ramos,obras do genial trio Brizola, Darcy e Niemeyer; transformados em Brizolão,Sambódromo( parece discódromo, não?)e Piscinão de Ramos- com toda a farandula de deboches dos usos e costumes do frequentadores locais nas novelas e telejornais.O mostro da Barra da Tijuca, não; este pomposamente se chamaria Cidade da Música Roberto Marinho e acabou nomeado de Cidade das Artes. Maravilha.Isto sim é conflito de classes.
      No mundo da bola, caro Moacyr, garanto que a peleja aqui é ainda mais acirrada que aí, pois o único clube de origem operária do Rio tem visto ao longo de sua História uma perseguição implacável. Quiseram proibi-lo pelos seus atletas negros, tentaram impedi-lo por não ter estádio( construído em tempo record com recursos próprios ) e até hoje é mal-falado e desprestigiado na imprensa( a Fla-press). Estamos na segunda divisão por inúmeros erros de arbitragem somados ao silêncio cúmplice midiático.
      Curtam seu novo estádio, amigos da Fiel, vocês merecem.
      Saudações vascaínas.

      1. Caro Gustavo,
        Eu tenho enorme simpatia pelo Vasco e admiração pela sua história. Como esquecer que o comício do Cavaleiro da Esperança foi realizado em São Januário. Quando eu falo que a rivalidade no futebol no Rio não é tão acirrada, eu penso nos três clubes da Zona Sul. Torço para que eu Vasco suba rápido e volte para o seu lugar.
        Um abraço

        1. É isso caro Moacyr, a briga aqui é Zona Norte( subúrbio no dizer deles) contra Zona Sul.
          Obrigado pelos votos. Estaremos na 1ª em 2015.Nos vemos lá.
          Viva Prestes, viva Brizola, viva Darcy, Viva Niemeyer, Viva Lula( Coringão e Vascaíno).E viva Barbosa, Moacyr de nome, igual que o amigo.
          Abraços

    1. Sr. Roberto de Paulo,
      Certamente você deve pertencer ao clube que quebrou duas vezes, ao clube que quis tomar na mão grande o estádio de um clube adversário e ao clube que, menor que a Portuguesa nos anos 50, cresceu com o apoio e a simpatia da ditadura militar.

  4. Sou de São Paulo, SP. A sensação de ineficiência dos serviços públicos é evidente: Os transportes não evoluiram para melhorar a vida dos trabalhadores (o Metrô, gerenciado pelo Governo do Estado, está atrasado se comparado com o da cidade do México).O Rodoanel, obra do governo do estado, que já não resolveria muitos dos problemas do trânsito há dez anos atrás, ainda não está terminado. Simplesmente está 15 anos atrasado. Isso gera um caos na cidade. A educação da escola secundária, gerenciado pelo governo estadual tem a qualidade sofrível, a maioria dos professores não tem incentivos nem formação decente para lecionarem , e aí cabe lembrar que num país capitalista, o maior incentivo sempre é o salário. E para não pagarem salarios decentes, a propaganda do governo estadual deprecia publicamente os professores. Os hospitais públicos são um capítulo à parte: se por um lado, a maioria tem atendimento nos pronto-socorros, é muito difícil marcar uma consulta com médicos especialistas. Se tiver paciência (difícil pedir isso a quem está doente) , vai ser atendido. De onde se conclui que falta organização, de apenas tirar o atraso no atendimento, talvez um mutirão. A insegurança nas ruas, na maioria dos casos é de assalto e roubo, na maior parte delas consequencia do narcotráfico (aí incluido o bandido e a polícia conivente) e os consumidores de drogas. Rouba, para sustentar o vício. Poderiam resolver o problema do narcotráfico, com uma política parecida com a do Uruguai. A segurança (ou ironicamente, a insegurança) é gerida pelo governo estadual. Tudo isso colocado, para constatar que quase tudo que nos afeta como cidadão, tem mais a ver com Governo Estadual, e não Federal. Mas a nossa imprensa pertencente ao grupo que hoje governa nosso estado faz o problema parecer que a culpa é do governo federal, escondendo as mazelas do estado em São Paulo e escondendo as melhorias nos demais estados. Viajo bastante e verifico que a sensação nos outros estados é bem diferente daqui. Nós, paulistas e paulistanos, não entendemos porque o governo federal tem a aprovação que aparece nas urnas e aí justificamos dizendo que eles não sabem votar, esquecendo que eles são talvez mais e melhor educados nos estados deles que no nosso. Eu diria que a culpa é da imprensa que não faz o papel informativo dela, mas sim o de desinformar para beneficiar o próprio grupo a que pertencem. Solução? Quebrar o monopólio da informação. Quem vai colocar o guiso no pescoço do gato?

  5. O nome está lá para quem tem olhos de ver: ARENA SÃO PAULO. Vulgo, Travecão, acrescenta Roberto de Paulo neste post. Acompanho o voto do relator.

  6. Era só acompanhar a construção da Arena Do Grêmio, em POrto Alegre, também construída num bairro distante do centro, sem a menor infraestrutura, e hoje, sem ser “padrão FIFA” pois não receberá jogos da copa, viabilizou uma região inteira, o bairro de Humaitá, que era um favelão se torna aos poucos um bairro classe média…sem dinheiro público algum, somente a iniciativa privada. PS. Quem construiu e financiou foi a Construtora OAS, e vai lucrar milhões por anos afim com a especulação imobiliária no bairro.

  7. nao sou Corinthiano! mas a ARENA CORINTHIANS!! ficou uma maravilha, apesar da derrota do time em sua CASA…. a festa do esporte foimuma beleza!o pig torcia com cenas negativas para focalizar…..paarbens ditetoria /corinthianos e o corinthiano Pres Lula!!a blogosfera tem que gazer o contraponto…..ARENA CORINTHIANS!!

  8. Sou obrigado à discordar. A inauguração foi um tremendo sucesso e, como santista que sou, fiquei muito contente, KKKKKkkkkkkk!

    Itaquerão, Arena Corinthians, toca dos gambá! Todo estádio tem apelido: O Urbano Caldeira é Vila Belmiro, alçapaõ, o Paulo Machado de Carvalho é Pacaembu! O nome não importa, o que importa que ficou muito bom! Só falta agora o peixe ir lá e dar de 3 x 0 no Corinthians!

  9. Eu não sou corintiano.
    MAS..consegui ver a NATUREZA sendo usada pela direita raivosa.
    OLHA o volume de coisas e forças utilizada para derrubar o estádio.
    O Corintians e o LULA foram atingidos de raspão.
    MAS….se usassem estas forças para o BEM, fariam chover nos leitos dos rios que a abastecem a Cantareira.
    Descarrego meu Rei, vou orar direto pelo meu LULA e DILMA porque a coisa é forte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *