A nota do Ministério Público, divulgada minutos atrás
O procurador-geral, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira, 16 de dezembro, que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, seja afastado do seu mandato parlamentar e, como consequência, da presidência da Casa. Segundo Janot, Cunha vem utilizando de seu cargo para interesse próprio e fins ilícitos. A medida é necessária para garantir a ordem pública, a regularidade de procedimentos criminais em curso perante o STF e a normalidade das apurações submetidas ao Conselho de Ética.
Conforme o pedido, tanto as acusações de corrupção e lavagem de dinheiro (Inq 3983), quanto a investigação por manutenção de valores não declarados em contas no exterior (Inq 4146), podem acarretar a perda do mandato de Eduardo Cunha, seja pela via judicial ou no campo político-administrativo, o que autoriza a medida cautelar de afastamento do cargo. Para o PGR, os fatos retratados na petição são anormais e graves e exigem tratamento rigoroso conforme o ordenamento jurídico.
O PGR aponta em seu pedido onze fatos que comprovam que Eduardo Cunha usa seu mandato de deputado e o cargo de presidente da Câmara para constranger e intimidar parlamentares, réus colaboradores, advogados e agentes públicos, com o objetivo de embaraçar e retardar investigações contra si. Os documentos apreendidos nas buscas realizadas na data de ontem, 15 de dezembro, reforçaram as provas já reunidas pela Procuradoria-Geral da República.
Pergunta ao Ministro Luiz Mendes Fachin: Cunha fazia isso, só não fez na montagem do impeachment, não é?
16 respostas
Boa noite,
engraçado o ministério público corre com a velocidade do PIG, se o PIG pedi a prisão ele o faz. “Afinal quem são eles, quem eles pensam que são”, para agir assim com o povo brasileiro! ” ou querem nós deixar com sede, ou não querem nós deixar pensar”, pq isso?
O PGR finalmente se manifestou.
Precisou o Globo e a Folha darem o sinal verde nos seus editoriais de final de semana.
É uma VERGONHA termos um judiciário subordinado à mídia.
E o Fachin, hein?
Qual é o problema com os paranaenses? Será que só o Requião presta naquele estado?
Agora entendo o apoio do senador Álvaro Dias à sua indicação.
Chegou a hora! Demorou mas chegou.
Pediu ao STF que afaste o Cunha.
Sorteio do relator …. roda a roleta …. dá Gilmar !
O resto já conhecemos ….
Não caiu na mão do Gilmar,caro Rogério.
O relator sera Teori Zavascki.
Caro Fernando Britto, entendo mais nada. Você ataca o ministro Fachin, dizendo que o voto dele foi covarde. Já Paulo Henrique Amorim diz que foi uma maravilha, porque tira da Câmara o protagonismo. Qual a análise certa? Porque no PIG é que não vou encontrar.
O que não dá lra entender foi o Fqchin. Ele mandou parar a porra toda porque o Cunha tava dando pirueta, e daí vota a favor das piruetas dele? Esse atraso em uma semana dá pr Cunha o tempo que ele precisa pra armar sua próxima acrobacia
Cunha já deixou o legado do impeachment com a comissao do jeito que o diabo quer. Com a decisao do fachin o Senado terá de instaurar o processo e assim Dilma será afastada.
Filhos da Puta!!!!!
Conseguiram o que queriam..
Nunca esperei nada dessa justiça vendida e corrupta. O stf é um lixo !!!
Sem a liderança do Cunha, o governo tem a chance da negociar com os deputados que estavam até então sob a sua liderança.
A decisão do Fachin mais importante para o governo é confirmar a última palavra do Senado sobre o afastamento da presidente.
Só vai ser estranho o Supremo não acatar o pedido de afastamento do Cunha.
Diante de todas as evidências, não afastar o presidente da Câmara vai deixar claro que o STF é só mais um tribunal latino-americano chicaneiro, como o de Honduras e Paraguai.
Quem ordenou o bloqueio do whatsapp em todas prestadoras de serviço de telefonia móvel? Quem solicitou? Qual o motivo da solicitação² A censura pós-AI5 já começou?
PS: As manifestações contra o golpe só estão começando. Elas serão maiores do que o movimento das Diretas Já;
Que encruzilhada!
O Fachin vota daquele modo e como se manifestará nesse pedido de Janot?
Se concordar, seria o equivalente a desdizer tudo, sob que interesse? E a coerência? Cunha não é ofensivo no caso do impeachment, mas seria no pedido da PGR. Estaríamos falando do mesmo ser?
Mas aí ele discorda das razões de Janot, para manter a linha. Aí chancela o método Cunha de acabar com a democracia em nosso País, por interesse personalíssimo.
E aí Sr. Ministro, sabemos que há fundamentação jurídica para tudo, pouco ou mais convincente, mas como entender essa possível situação que se desenha para breve? De tão contraditória chega a ser vexatória e penosa.
Esta tudo contaminado, STF PF MP o golpe ja foi dado!
tomem como exemplo a Argentina as garras do macri ja estao expostas esperemos a nossa vez…..
O Cunha constrange é a nação.
Por menos que isto o senador Delcídio foi preso! Não seria o caso de enquadrar o meliante?