Nova onda de Covid derruba bolsas mundiais e terá efeito aqui

Não se sabe se vai chegar ao Brasil a nova variante surgida no Sul da África é a responsável pela explosão de casos de Covid no território europeu – aumento de mais de 50% em uma semana nos diagnósticos em países como a França, Portugal, Espanha e Bélgica e perto de 30% na Alemanha e no Reino Unido.

Tomara que não e a cobertura vacinal – até que enfim – extensa do nosso país talvez nos proteja, apesar a inexplicável negativa de melhorar os controles nos voos internacionais.

Mas os efeitos econômicos da nova crise que a nova onda da pandemia está gerando, estes com certeza chegarão e talvez já desembarquem aqui hoje, com as consequências do tombo que estão causando no mundo desenvolvido.

As bolsas asiáticas e europeias caem acima de 2,5% e a mesma tendência é registrada no mercado de futuros norte-americano que, desde o último dia útil – ontem foi feriado de Ação de Graças por lá – já perdeu cerca de 5%.

Num indicativo de piora do nível da atividade econômica, o preço do petróleo cai em torno de 6%, o que poderia ser ótimo, se a queda não for (o que é difícil) mitigada por uma nova elevação do dólar.

No mercado financeiro, hoje, será mesmo uma Black Friday.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.