Nova pesquisa: 2° turno definido entre Haddad e Bolsonaro

Os dados completos da pesquisa  do Datapoder360, divulgados agora há pouco,  estabelecem algumas tendências de difícil reversão.

A primeira, mais evidente, que o segundo turno será mesmo disputado entre Fernando Haddad e Jair Bolsonaro.

A solidez da decisão de voto em ambos ( 84% e 90% dos que lhes declaram  preferência) é a maior garantia de que, na ponta da tabela, dificilmente haverá perdas significativas.

Também não creio que se deva levar em consideração, neste momento,  a suposta “transferência” de votos dos demais candidatos para um ou outro no 2° turno.

Isso é certamente  influenciado pelo ressentimento de quem desejaria “estar lá” e não está.

É que a campanha de 2° turno é outra, polarizada, onde o desempenho pessoal do candidato tem um peso muito maior, em função do tempo de televisão.

Na questão do 2° turno, porém, há no levantamento um dado importante.

O de que Fernando Haddad é o candidato que melhor resultado consegue (43%) ao lado de Ciro Gomes (42%).

Considerando que Fernando Haddad ainda tem expressivo  grau de desconhecimento, como todas as pesquisas registram e Bolsonaro tem este índice perto de zero,  é um sinal de que, mesmo antes da propaganda eleitoral , Haddad parte de um patamar muito mais favorável do que qualquer outro para enfrentar o candidato da direita.

Porque tem, numa expressão simples, mais votos.

Reparem que Bolsonaro não passa de 40% em qualquer situação. E, não tenho provas, mas tenho convicção, nem a isso chegará num segundo turno.

É inevitável sua rejeição crescente.

A “segurada” em Haddad feita pelo Datafolha, seja lá o que a tenha motivado, não tem o poder de fazer cessar o movimento subterrâneo de seu crescimento.

Mas o perigo de uma disparada de Bolsonaro parece estar conjurado.

Como também o da apelação – com direito a capa da Época, revista da Globo – por uma “3ª via”, desmoralizou-se.

A partir da semana que vem, você verá as pesquisas “se ajeitarem”.

A primeira batalha está sendo vencida e ficará clara a segunda, que decidirá a guerra.

A guerra em que a paz tem tudo para vencer.

Vejam no Poder360, os detalhes da pesquisa.

 

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • A pesquisa do DataPoder é a mais próxima do aferido pelo Vox Populi, que já colocava a mais de uma semana atrás Haddad com 22%. Difere no Bolsonaro que o Vox já colocava atrás de Haddad com 18% e o DataPoder coloca ainda na frente com 26%. Acredito que o Vox é que está com a verdade e o Haddad logo estará na frente do Bolsonaro.

  • Pelo que estou percebendo está facada no Bozo vai se transformar na bala de prata da Globo. !

  • A Globo vai ou não vai tentar acusar o PT de Lula pelo atentado ao Bozo ?

    • Já está todo mundo esperando por isso. Não há mais nenhuma novidade. A glogolpe e o escorpião não tem como negar a sua própria natureza.

  • Toda véspera de eleições a Globo sacaneia o PT , não vai dessa vez que ela vai deixar passar batido, mesmo que instaure o fascismo no Brasil.

  • A pesquisa do Datafolha vai ficar na história desta eleição como um "ponto fora da curva", para dizer o mínimo. E daqui para frente, este Instituto deve manter Haddad sempre abaixo do que os outros constatarem. É uma guerra o que estamos assistindo e temos de estar preparados para mais coisas, porque a direita está ficando desesperada. Todos já perceberam que o atentado da facada está sendo guardado para reta de chegada.

    • Antônio, somente, que agora já começo a ficar em dúvida sobre contra quem será usado este esfakeamento. Contra o PT? Quando todo mundo já está esperando por isso? O mais do mesmo sem nenhuma novidade?

      • Acho que sim, porque isso sempre surte efeito na população lobotomizada.

  • Não sou muito boa de matemática, gente, então por favor me ajudem. Nestes dois cenários de segundo turno aqui apresentados, Haddad está acima de Bolsonaro com perigosíssimos 3% (dentro da margem de erro, ainda mais em segundo turno). Seu resultado é 1% superior ao de Ciro (de novo dentro da margem de erro, por apenas um ponto). Brancos/nulos 16%, indecisos apenas um por cento. Já Ciro está acima de Bolsonaro com 6% a mais - mas, detalhe, o número de bracos/nulos vai a 18% e o de indecisos a 4%. De onde Ciro tira a diferença de 3% na superioridade sobre Bolsonaro? Matematicamente só há uma explicação: ele tira os votos do ex-capitão. Então quem é o melhor candidato para o segundo turno?
    PS: Não voto no primeiro turno em nenhum dos três. Mas lógica é lógica, e argumentos como o de que Haddad "ainda não é conhecido", neste cenário polarizado de segundo turno, só podem ser classificados como "wishful thinking".

    • Luciana. Haddad não ser conhecido não é "wishful thinking", mas dado real. Está em todas as pesquisas que verificam este fator. É absolutamente razoável supor que,havendo uma parcela significativa que não conhece - nem de ouvir falar - Fernando Haddad, ela não consiga se posicionar com exatidão num segundo turno. E isso influi, sobretudo, num eleitorado de mais baixa renda e escolaridade, onde a força de Lula é maior que a média nacional.

    • Luciana, toda a manipulação se dá na margem de erro. Alguns puxa para baixo outros para cima. Para tentar ajeitar os eleitores aos resultados pretendidos.

  • Não podemos titubear. Devemos estraçalhar o Tucanato. Pra cima deles meu povão...... Haddad é 13..... Haddad é Lula.

  • Prezado e egrégio jornalista Fernando Brito, creio que temos de considerar o fato de a metodologia utilizada por este Instituto de Pesquisa não conferir solidez aos dados divulgados a ponto de podermos estabelecer a convicção de que o segundo turno será o confronto Civilidade X barbárie!
    Ciro Gomes ainda está no jogo!
    E agora, ao que parece, com o apoio dos Marín(ho) da GloboCIA LIXO: tudo em nome da não regulação da mídia; tudo em nome do ódio figadal ao presidente Lula...

  • Acho o Ciro um ótimo candidato, mas não confio nele. Acho que se eleito, Ciro se bandia para o lado da rede globo. Penso assim pq o Ciro várias vezes nadou conforme a maré da opinião pública passada pela globo. E além disso me gera uma certa desconfiança ele ter sido de partidos de direita como o psdb. O discurso dele é muito forte, nacionalista, mas será que ele fará o que diz se tiver dívidas com a mídia pig e o mercado. Não sei não.
    É outra coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha é esse apoio recente da Folha e da Globo a candidatura Ciro Gomes.
    A globo não apóia o que é bom para o Brasil, a globo apóia o que é bom para ela. Enfim, não confio nele. Acho que na hora H ele mija para trás.

    • Nosso pessoal confunde demais nacionalismo, desenvolvimentismo e progressismo com esquerda. Ciro não é de esquerda. Ele está num pretenso partido de esquerda porque foi o que lhe apareceu para lançar-se candidato.

Related Post