Nova pesquisa, velha verdade: Lula tem a mesma maioria de 2002 e 2006

A nova rodada de pesquisas do Datafolha reafirma o que todos sabem e, na grande imprensa, quase ninguém admite: Lula tem todas as razões do mundo para manter sua candidatura e corresponder ao desejo de uma larga maioria dos eleitores brasileiros.

Mais importante que o cenário em que se pergunta aos brasileiros qual seria seu candidato – onde Lula mantém os 30% dos levantamentos feitos desde a sua prisão, em abril – são as simulações de 2° turno, nas quais onde os eleitores fazem uma opção mais clara e induvidosa. Nelas Lula, passo a passo, vai se afirmando que é, sem sombra de dúvida, aquele que a população quer e precisa no comando do país.

Os 49% que obtém quando confrontado a Alckmin ou Bolsonaro, ou os 46% que tem ante Marina representam, considerados os votos válidos, 60 a 63%, o mesmo grau de apoio que Lula obteve nas eleições de 2002 e 2006, quando teve 61% dos votos no segundo turno.

Se ninguém duvida que aquelas foram votações incontestáveis e que o habilitaram a dirigir o país com força política para fazer as administrações que nem seus opositores se atrevem a questionar, porque isso não aconteceria agora?

O fato indiscutível é que agora, tanto quanto antes, formou-se e consolidou-se uma vontade coletiva, que está prestes a ser violada e confrontada.

O país vive a iminência de ser lançado a um desastre institucional, caso se confirme a exclusão do ex-presidente das urnas. Na melhor das hipóteses, a situação dúbia de eleger-se alguém claramente comprometido a ser seu intérprete no poder, com todas os potenciais de conflito que isso traz, porque legitimidade é algo que se tem pessoalmente e que se perde facilmente quando se a toma por empréstimo.

O próximo presidente será, em qualquer das “soluções” que se encontre diante do absurdo em que a tirania judicial nos lançou, “aquele que é porque não deixaram o Lula ser”.

Isso não pode terminar bem, não mesmo. Pois o que nasce como farsa muito raramente não termina como tragédia.

Fernando Brito:

View Comments (17)

  • "Aquele que é porque não deixaram o Lula ser". Perfeito. Só que vai dar uma trabalheira enorme desconstruir de novo o discurso unificado da complexo jurídico/midiático que proclamará a excelência da escolha soberana do povo brasileiro e a validade de um pleito claramente fraudado. O Brasil vive hoje e continuará vivendo, caso se confirme alguém da direita no poder, uma situação de pesadelo, um melancólico estado de absurdo, de irrealidade, de esvaziamento das esperanças e da dignidade. E não existe nenhum indício de identificação do perigo iminente por parte da esquerda que continua tecendo loas ao próprio umbigo.

  • A preferência por Lula é inegável.
    A inércia dessa legião de lulistas é que chama a atenção.
    Querem Lula lá, mas não protestam nas ruas contra a arbitrariedade.
    Lula está preso e tem a fé do povo.
    Quem diz que o representa aqui fora não tem credibilidade para motivar uma demonstração pública de massa, uma reação pacífica, mas vigorosa em favor de Lula.

  • O melhor disso é ver que a velha banda podre da mídia, suas facçoes politicas aliadas e parceiros de evasão de divisas, perderam a moral voto e credibilidade; mesmo tudo junto com o supremo com tudo.

  • Quem nos dar a certeza absoluta da supremacia de Lula são os próprios golpistas ao manter o maior líder politico preso.

    • Verdade. Dia 5 de junho ultimo (3a. feira), num convescote fechado e patrocinado pelo Banco BTG Pactual para a nata do mercado financeiro, o respeitado gestor de capitais Rogerio Xavier ( um dos fundadores da SPX Capital) expôs claramente o fracasso do golpe e do atual governo: "situação do Brasil é caótica: dólar pode ir a R$ 5,30, BC terá que subir Selic e juro dos EUA vai explodir com uma probabilidade muito alta da Treasury de 10 anos chegar aos 6% ao ano..".
      e continuou " O PiB deve crescer apenas 0,8% em 2018 e o BC deverá subir rapidamente os juros para conter a pressão"......e "divida bruta esta crescendo acelerada e precisa de solução".....sobre as eleições "populismo vai ganhar apoio muito forte. Qualquer candidato indicado pelo Lula vai sair com uma grande vantagem." .,,,, E no dia 7 de junho (5a.feira ultima) o pânico se estabeleceu no mercado financeiro com o dólar beirando 4 reais e a bolsa despencando, o que obrigou o BC a injetar doses cavalares da moeda americana no mercado. Resumindo: O MERCADO FINANCEIRO e seus empregados sabe que Lula ganha as eleições, não conseguiu emplacar um candidato à altura e daqui pra frente vai partir pro tudo ou nada. Dias perigosos virão.

  • Tenho mestrado, quatro livros publicados, nunca recebi bolsa família, nem desfrutei de quota racial, nem comprei casa no minha casa minha vida. Meu voto é LULA ou quem ele indicar.

  • Porque me censuras TIJOLAÇO ? NÃO sou spam ..sou um cidadão

    mais do mesmo ..pois é

    Datafolha ..CNT ..VOX POPULI ..IBOPE ..intelectuais ..ONU ..Comunidade Europeia ..todos dizem o que já sabemos ..que LUIZ INÁCIO esta preso injustamente ..que é PRESO POLÍTICO (menos pro Ciro Gomes e pro PHA) ..que as eleições se desenvolvem num cenário de FRAUDE (menos pro Ciro Gomes e pro PHA) ..que o golpe esta em pleno andamento ..que SERES violentos e arbitrários, GORILAS, se apossaram do Poder no BRASIL.

    aí eu pergunto pros SINDICALISTAS brasileiros ..e daí ?

    O POVO precisa ir pra rua e reivindicar este país pra si ..somos 220 milhões ..40 MILHÕES eleitores de LULA ..mesmo se considerados como uma massa uniforme e que pensaria igual (o que esta longe de ser), o BRASIL não é dos 430 mil PMs, 8 mil juízes ou 13 mil promotores, muito menos dos 151 generais de exército ou dos 4 jornalões que tentam nos manipular e amedrontar a cada dia ..há que darmos um BASTA NISSO.

    Pessoas que pensam diferente mas que respeitam o direito alheio (independente de suas convicções políticas) precisam ser ouvidas ! ..ao contrário de VERMES que DESPREZAM os direitos humanos, as minorias e a democracia, micróbios que defendem a VIOLÊNCIA e o arbítrio, como BOLSSOSSAURO, estes sim é que devem ser punidos e BANIDOS pela democracia.

    POR LULA LIVRE ..por eleições LIMPAS
    Pq a sociedade brasileira merece isso

  • E é o datatrolha, com inumeros cavalos de troia enfiados na pesquisa.......

  • Queria saber a opinião de vocês sobre uma estratégia que me passou na cabeça:

    Se Ciro acredita - eu, de certa forma, também - que a candidatura de Lula será impugnada, ele deveria ser o vice dele!
    E com a possível inelegibilidade do Lula, Ciro será eleito com o programa do PT (à moda Ciro) e apoio de toda a esquerda.

    Participaria de todos os debates, no que ele é muito bom.
    Venceria com mais de 50% dos votos no primeiro turno, numa coligação excelente: PT, PDT, PCdoB, PSOL, PSB e os Maria Vaia com as Outras.

    E, com a impugnação do Lula, minha ideia seria ficar a chapa: Ciro e Manuela.
    Daí eles se casam e seremos felizes para sempre.

    Perdoem a ironia, mas o papo é sério!

  • É um sinal de respeito à quem acredita num projeto de país que está escrito na CF. Lula é o cara....

  • A pesquisa, só confirma que os golpistas estão certos. Tem que se rasgar a constituição , manter Lula apreso, e tornar ilegal sua candidatura. Pois se houver eleição com ele, não há como derrota-lo .

Related Post