Recebo de um veterano jornalista, capaz de ver através da fumaça, a seguinte análise sobre a dita onda de abstenções no primeiro turno das eleições municipais. Coisa boa, daquelas que bota a gente para pensar.
Leia só:
Foram essas as percentagens de abstenções, votos nulos e votos em branco nas eleições presidenciais (1° turno) desde 1989:
E essas as percentagens nas eleições municipais de 2016:
Os índices acima podem apresentar algumas deformações em função das diferenças de recadastramentos nas diversas cidades, mas, apesar disso, permitem algumas observações:
Os índices de abstenções, brancos e nulos eleições de 2016 foram altíssimos nas principais capitais e cidades do país.
(Nota do Tijolaço: reafirmo a posição de que o cadastramento eleitoral, onde não foi realizado, é a maior influência na abstenção. Um exemplo:Niterói, vizinha ao Rio, teve recadastramento biométrico e lá a abstenção foi de 18%, embora os brancos e nulos lá tenham sido, até, em proporção superior à capital: 18,61% nulos e 5,62% brancos)
Uma primeira leitura possível é de que venceu a “negação da política”. Não deixa de ser verdade.
Mas é interessante observar que a “negação da política” não se manifestou de forma igual nas 9 principais capitais do país. Onde a esquerda se fracionou ou não apresentou candidatos viáveis, a soma de abstenções, votos em branco e nulos superou a marca dos 30% (em azul). É o caso de Curitiba, Salvador, Porto Alegre, São Paulo, Rio e BH. Onde a esquerda apresentou candidatos viáveis e mostrou-se razoavelmente unida (em vermelho), a soma das abstenções, votos em branco e nulo ficou abaixo de 30%: Recife, Fortaleza e Belém.
Vale a pena comparar com os números das eleições presidenciais desde a redemocratização. Se excetuarmos os índices da eleição de 1989, atípica por ser a primeira depois do fim da ditadura e por contar com um número imenso de candidatos, o padrão se repete: sempre que os candidatos da esquerda eram competitivos e havia um clima de unidade no ar, os índices de abstenção, votos em branco e nulos foram inferiores a 30% (2002, 2006, 2010 e 2014). Quando a esquerda parecia não ter chance de vitória e estar apenas cumprindo tabela, eles superaram com folga esse patamar (1994 e 1998).
Ou seja, pelos números das eleições presidenciais desde 1994 e pelos resultados das eleições municipais deste ano, talvez valha a pena uma reflexão: no Brasil pós-redemocratização, altos índices de abstenções, votos em branco e nulo atingem homogeneamente o eleitorado? Ou tendem a ser bem mais fortes na base política e social da esquerda quando ele se sente desanimada ou desorientada e joga a toalha antes da eleição?
Os números mostram que a segunda alternativa parece ser a mais correta. Não existe uma “negação da política” em geral, que incide igualmente sobre todo o eleitorado. Ela é muito mais forte na população mais pobre, aumentando ainda mais quando ela está perplexa, descrente ou desorientada e quando carece de lideranças visíveis e alternativas claras. Nesses casos, uma boa parte desse segmento deixa de votar porque lhe parece inútil ou porque se sente derrotada de véspera.
Se essa avaliação é correta, deveria nortear nossos próximos passos.
16 respostas
Isso parece algo bem logico. Se os ditos “esquerda progressista” acompanham sempre a manada para chicotear seus candidatos, o PT principalmente, Lula e Dilma, etc. so’ poderia dar nisso mesmo. Qta inocência, tão pueril como alguns que aqui escrevem e se acham autoridade em tudo, principalmente adotando a narrativa construida descaradamente pela midia hegêmonica de sempre. Se ao menos os progressistas não ficassem submissos às pautas do PIG e defendessem os seus com unhas e dentes o povo poderia entender algo. Dou um exemplo, uma professora universitaria, brasileira de origem nordestina, num estagio na Europa disse-me que ficava horrorizada de ver como o Lula era acusado de tudo, além de apontarem sempre o fato dele ter nove dedos, etc.. Disse-lhe que isso era invenção da midia, e ela desesperada respondeu que tinha abandonado o PT porque não acreditava mais no Lula, queria saber se era verdade ou mentira ? Eh de estarrecer ver pessoas ditas “cultas” que não possuem o minimo de discernimento para buscar a informação correta. Agora, querer que o povo humilde que tem pensar na sobrevivência do dia a dia tenha tempo pra se informar além de JN e Facebook parece mesmo uma ilusão. Resumindo, se os ditos formadores de opinião passam seus dias a expor as falhas do unico partido de base popular no Brasil como se esse devesse se ajoelhar todos os dias e pedir perdão de não ter conseguido destruir a Globo ou ter feito a reforma politica, simplesmente porque foi “frouxo” e não soube governar, fica dificil mesmo. Se o legado do PT, do Lula e da Dilma esta ameaçado de ser uma simples lembrança na vida dos brasileiros, isso é o resultado da sociedade como todo, de seus valores, de sua aceitação da oligarquia de sempre, de sua tendência ao corporativismo, ao egoismo, ao vazio de valores coca-cola do tio sam, enfim, de tudo que no fundo rola nas novelas e nos bares das grandes e pequenas cidades do Brasil. Olhar o Brasil de hoje e ver sua cara repugnante é de fato a melhor maneira para entender como todos ajudaram e participaram alegremente (e ainda participam) da histeria da direita em querer matar Lula e Dilma.
Pois é FB, você não bloqueia essa imundice que vem aqui diariamente ofender pessoas honestas com vomitos repetitivos. Não da’ pra entender mesmo como você pode achar que o povo poderia aprender algo se esse blog, entre outros, não faz o minimo de mediação, principalmente sobre mentiras o odio fascista claro e descarado. Me admira mais ainda pessoas que alegremente conversam e xingam esses vermes indecentes como se isso mudasse algo. Enfim, é dose cavalar mesmo, mas o importante é ficar celebre com um livro sobre o ultimo capitulo da novela Brasilis… Who cares não é mesmo !! Brizola deve estar vomitando !!!
O brasil voltou a ser uma república de bananas, só que do petróleo. Os ianques já torraram trilhões de dolares em guerras para tomar o petróleo no oriente médio, aqui bastou arregimentar um bando de quinta colunas e a mídia corrupta. O brasil é uma bosta. Quem tiver condições e coragem pra cair fora daqui, que o faça.
Reflexões sobre a prisão de Lula:
Passei hoje pelos blogs petizados, e vi no Conversa Afiada que Lula nunca teria agido fora da Lei antes, durante ou depois da Presidência, e no Viomundo que o Brasil deve ser incendiado sim se Lula for preso. O que se encontra no blog de PHA, está no próprio site do PT, portanto, prova mais que absoluta e inconteste de que os blogueiros petizados repetem apenas o que o PT quer.
Bom, como disse Miguel do Rosário esses dias em “O Cafezinho”, o PT errou porque não esmiuçou na escolha dos Ministros do STF e STJ ao não procurarem ministros petistas. O posicionamento de Miguel do Rosário é absurdo, porque o Governo é uma coisa e o partido político é outra. Então, os posicionamentos partidários devem estar adstritos ao ambiente partidário e não podem ser entranhados no Governo, que deve cumprir os Princípios insertos no art. 37, caput, da Constituição Federal, dentre os quais o da Isonomia.
Ultrapassadas essas questões, o STF deu ontem o aperto que faltava na engrenagem da Lava Jato. Sérgio Moro não vai precisar mais prender Lula, só condenar… 20, 30 anos de cadeia e a Apelação do apedeuta vai ser apreciada pelo TRF, que confirmará a sentença. Como a confirmação se dará em segundo grau, tudo será maravilhoso: Lula vai estar preso, pagar pelos seus crimes, e não pelas mãos de Sérgio Moro. Decerto, os blogueiros petizados demonizarão, também, o desembargador relator da apelação que Lula vai interpor, mas quem tem um mínimo de inteligência na rede sabe que tudo que o Tijolaço, o Viomundo, o DCM, o Brasil247, o Conversa Afiada e cia falam foi previamente escolhido e ordenado pelo PT.
Mudando de assunto, dias se passaram e um silêncio aterrador do dileto blogueiro Fernandinho Brito sobre Gleisi, Paulo Bernardo e Palofi… Será que está procurando moinhos de vento?
Não é maldade Alisson, eles são esquecidos mesmo. Lembra que prometiam defender o Dirceu com a própria vida? E o Vacari, e os outros? Pois nunca mais falaram deles, sequer os visitam na prisão. Agora esqueceram da Gleisi, do Paloffi, do sobrinho do Lula, da consultoria esportiva …. Pode ver que nem daquela senhora eles falam mais. E isso que ameaçavam sair às ruas e cortar cabeças se o impeachment fosse sequer analisado. Agora, a bola da vez é o Lula. Mas, se ele for condenado, depois de alguns dias eles esquecem também.
Pois é FB, você não bloqueia essa imundice que vem aqui diariamente ofender pessoas honestas com vomitos repetitivos. Não da’ pra entender mesmo como você pode achar que o povo poderia aprender algo se esse blog, entre outros, não faz o minimo de mediação, principalmente sobre mentiras o odio fascista claro e descarado. Me admira mais ainda pessoas que alegremente conversam e xingam esses vermes indecentes como se isso mudasse algo. Enfim, é dose cavalar mesmo, mas o importante é ficar celebre com um livro sobre o ultimo capitulo da novela Brasilis… Who cares não é mesmo !! Brizola deve estar vomitando !!!
Como é possivel ? Pois é FB, você não bloqueia essa imundice que vem aqui diariamente ofender pessoas honestas com vomitos repetitivos. Não da’ pra entender mesmo como você pode achar que o povo poderia aprender algo se esse blog, entre outros, não faz o minimo de mediação, principalmente sobre mentiras o odio fascista claro e descarado. Me admira mais ainda pessoas que alegremente conversam e xingam esses vermes indecentes como se isso mudasse algo. Enfim, é dose cavalar mesmo, mas o importante é ficar celebre com um livro sobre o ultimo capitulo da novela Brasilis… Who cares não é mesmo !! Brizola deve estar vomitando !!!
Perdão pelo fora de pauta não tão fora de pauta assim!
O safadão canalha josias de souza da Folha dos Frias da puta traduz a mensagem da “suprema” Cármen Lúcia do STFede ao infame “juiz” ‘mor(T)o’!
E o mesmo josias de souza, IMUNDO fâmulo da plutocracia comemora!
Entenda o animalzinho!
“[Mais um] Canalha, canalha, canalha!”
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Decisão do Supremo aproxima Lula da cadeia
Por Josias de Souza 05/10/2016 20:42
(…)
CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]: http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2016/10/05/decisao-do-supremo-aproxima-lula-da-cadeia/
… Este tal josias de souza é um bandido!
Antes mesmo de julgamento, Doria já sabe que Lula será preso e que nenhum tucano será condenado na Lava Jato
04 de outubro de 2016 às 19h30
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/politica/antes-de-julgamento-doria-ja-sabe-que-lula-sera-preso-e-que-nenhum-tucano-sera-condenado-na-lava-jato.html#comment-981303
… Este tal josias de souza é um bandido!
O mafioso josias de souza do portal uol/Folha é mais um salafrário porta-voz da imundície
http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2016/10/captura-de-tela-2016-10-04-axxs-19.27.55.png
Fantástico. A soma dos carros e dos relógios já ultrapassa os 3,5 milhões. Diárias a 1.000 reais outro tanto. Saques de 1.000 reais ao dia, durante 4 anos, dá mais de 1 milhão. Reformas e mais a cervejinha de final de semana, mais 1 milhão. Resumindo: o cara deve estar na miséria.
Matemática, pura e simples.
A Miriam Leitão informou aos coxinhas que a não aprovação das contas da Dilma de 2015 é um recado do TCU para futuros governantes. Sensacional.
E eu informo à Miriam Leitão que se elas fossem aprovadas, o objeto das pedaladas não existiria mais e o justo seria anular a cassação. Entendeu Miriam? Ou preciso desenhar?
Ela sabe disso, mas é paga para enganar os otários.
queria saber quantas mulheres foram eleitas prefeitas e vereadoras por estado e partido… e dessas quantas sao pastoras bispas missionarias…
Ao Flávio: seria interessante ter esta informação. Vamos insistir na busca dessa resposta?