Números que iludem são aliados da estupidez

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, deu a O Globo um número que confirma o que se disse aqui, ontem, sobre a imensa subestimação dos casos de infecção e morte por coronavírus.

Há “2.176 mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ocorridas num período de sete semanas, entre fevereiro e abril, ainda estão sendo investigadas”.

Trata-se, portanto, de um número que é, praticamente, o dobro do número de mortes atribuída, nos números oficiais, ao novo coronavírus.

Como são casos fatais e não se deram no período mais agudos de vírus Influenza A e B, não é demais estimar que ao menos a metade (e provavelmente mais) devam-se ao Covid-19.

O que faz dobrar o número de mortos.

Ninguém se iluda com o fato de, por já serem de pessoas mortas, estes números não têm importância para a Saúde Pública.

São eles – e o número de infectados – do qual a falta de testes (se nem para os mortos há) nos tira qualquer ideia – que fazem decidir por atitudes preventivas práticas, quanto ao isolamento social e as restrições de mobilidade.

Não saber é o mesmo que ignorância e a ignorância é cúmplice da burrice desumana de nosso Governo, que quer que se ignore o alcance e a gravidade da epidemia aqui..

Ajuda a subestimar, tal como os números, os cuidados sociais e o que paradoxalmente seria a “autodefesa coletiva” de uma quarentena o mais rígida possível, que evitasse o estrangulamento do sistema médico-hospitalar que está chegando em marcha batida.

Quando os números macabros, afinal, tenderem a refletir a situação real, talvez seja tarde demais para evitar o colapso.

 

Fernando Brito:

View Comments (16)

  • Já temos algumas lições:
    O que o ódio e seu incentivo pela globo fez.
    Como as instituições se deixaram levar pelo ódio e elegeram este senhor que ai está?
    Como uma instituição tradicional de defesa e segurança do país apoiou e apoia este senhor que aí está?
    Como o guedes está despreparado para tudo a não ser destruir o estado.
    Como foi indecente o aumento que se concedeu ao judiciário.
    Como é indecente, inaceitável, criminoso todo salário que está acima do inaceitável 35.000. E como foram criminosamente insuflados os tantos que estão perto deste teto.
    Com foi criminosa a limitação de gastos com a saúde que visavam destruir o SUS.
    Eu votei no Haddad, votei em um projeto político, outros não votaram em outro candidato, votaram no ódio. Deu nisso.
    Que Deus nos abençoe nesta Páscoa.

  • Se o governa espera que até 70% da população seja infectada, e se obtivermos o mesmo percentual "civilizado" de óbitos da Alemanha, de 0,37%, teremos um número de até 540.000 mortes pelo coronavírus. Estamos didos e nem pagos...

  • Estou dizendo isso aqui e em outros sítios há duas semanas. Menor número de testes por milhão de habitantes; funerárias enterrando duas ou tres vezes mais que o normal - vide reportagem do estadão em Bh (sem investigação); os poucos testes que fazem, muitos são inconfiáveis. Resumindo: o mandetta a mando do bozo comete crime de desinformação proposital.

  • Desculpe mas não consigo entender a vontade de ampliar os números da tragédia. É pura CONVICÇÃO, não existem dados reais para isso e não tem NENHUM propósito construtivo. Não vai melhorar o isolamento, não vai convencer o presidente, só vai semear pânico.
    Vamos agora transformar os QUATRO MILHÕES, que morrem no mundo todos os anos, de pneumonia comum, em Covid ?
    Se o negócio é na base da "convicção", pode-se dizer também que muitos estão morrendo de outras doenças e estão sendo computados como Covid, por falta de teste.
    Em certos casos, pode ser o nosso, o alarmismo provoca uma reação de negação nas pessoas, que preferem ignorar o perigo para não pirarem.

    • Junte-se aos Incrédulos e aos idiotas da objetividade e você certamente será mais um dígito a ser acrescentado na lista de vítimas. Nesta guerra, a informação é a arma mais eficiente, e todas as fontes têm que ser analisadas e levadas em consideração.

    • Isso mesmo! Pela mesma lógica, pra que os testes? Os resultados continuarão a não convencer o presidente, continuarão a não melhorar o isolamento e vão, certamente, causar pânico.
      Fiquemos com os mil, mil e quinhentos mortos que já está de bom tamanho.
      Pare com essa "vontade" de querer "ampliar os números", Brito, seu comunista!
      Tá serto...

      Leia de novo:
      "Ninguém se iluda com o fato de, por já serem de pessoas mortas, estes números não têm importância para a Saúde Pública.

      São eles – e o número de infectados – do qual a falta de testes (se nem para os mortos há) nos tira qualquer ideia – que fazem decidir por atitudes preventivas práticas, quanto ao isolamento social e as restrições de mobilidade."

  • VI-rus e o VER-me: pra VIVER, temos que derrotar os dois, simultaneamente. Não tenham dúvidas: se derrotamos só virus, o verme nos matarás; se derrotamos só o verme, o virus nos matarás.

  • Nem sempre toda pessoa que é contra o Bozo é PT ou comunista.
    É só mais inteligente mesmo.

  • Isso me lembra da epidemia de meningite ocorrida no início dos anos 70, que foi censurada pelo regime militar. Era criança e, apesar da proibição, lembro que a população começou a divulgar a notícia boca-a-boca, e graças a essa rede informal de comunicação muitas vidas foram salvas. Mas foram milhares de óbitos, o que levou os militares a, no ano seguinte, divulgarem massivamente na imprensa os cuidados no combate à doença. A história se repete...

Related Post