Uma forte gripe me impediu de escrever ontem um artigo mais reflexivo sobre o que tenho percebido, de forma crescente, nas manifestações antigolpistas e ontem, no Primeiro de Maio.
Estão mudando todos os perfis dos manifestantes.
Há um afluxo de juventude que há mais de 20 anos não ocorria.
A garotada pouco mais que adolescente ocupa suas escolas públicas para defendê-las.
Por contra própria, sem líderes, sem parelhos.
Está havendo uma perda de hegemonia do PT como, também, há duas décadas não acontecia.
Não quer dizer que o partido esteja desaparecendo – e ainda permanecerá por algum tempo como a maior força partidária na esquerda- , mas deixou de ser, desde o ocaso de Brizola, a praticamente única referência progressista.
O PT, no poder e mesmo antes dele, pela sua expressão na intelectualidade e na classe média, funcionou como um “tampão” ao surgimento de novas expressões progressistas e é normal, até certo ponto, que tenha sido assim.
A grandeza da figura de Lula – muito maior sempre que a do petismo – também contribuiu para isso.
O quadro, hoje, é significativamente diferente.
Lula segue sendo, sem contraste possível, a maior liderança popular do país. Aliás, a maior liderança, ponto. Amado pelo povo brasileiro como nenhum outro, ainda que com as queixas e narizes torcidos que marcam qualquer longa convivência.
Mas o PT já dá sinais que se convenceu que precisa sair da posição de auto-suficiência em que, há anos, vinha se encastelando, abrindo exceção apenas para alianças com a direita, como fez, notadamente, aqui no Rio de Janeiro.
Os resultados de 2014, no Estado, com um crescimento do PSOL que foi muito além de sua real expressão eleitoral já demonstravam isso.
Com toda a tragédia nacional que representará este golpe, creio que este saldo positivo já vai se configurando.
Estamos amais abertos, mais fraternos, mas focados nas questões gerais do país e menos nos nossos – legítimos, mas diminutos- mundos de reivindicações “tribais”.
Porque somos mais que uma confederação de tribos, que uma congregação de grupos: somos uma nação, um país tão imenso que só pode sobreviver como tal se for diverso.
O processo histórico-social tem destas sabedorias, a de aprender com as dificuldades.
Se o governo petista – a poder de seus erros e, muito mais, de seus acertos, inaceitáveis para o sistema e sua mídia – se esgarçou, mais ainda deteriorou-se a direita brasileira, que não tem quadros, propostas, lideranças ou projetos.
Tem apenas um golpe e um terreno minado pela frente.
Enquanto do nosso lado tudo está maduro para a formação de uma grande frente popular, nacionalista e libertária, de natureza essencialmente trabalhista.
O tempo – e em breve – dirá se estamos à altura de corresponder a esta necessidade de nosso povo ou prigaremos pelos retalhos de um passado que, como a roupa velha cantada pelo Belchior, já não nos serve mais.
15 respostas
Bravo!
Um movimento vigoroso vai ocorrendo sob a superfície e em breve irromperá , tão logo o pacote de “salvação nacional” do governo de Vichy se consolide e se torne público.
O Terceiro Estado se levantará ….e serão imprevisíveis os efeitos.
E vai caindo o mundinho pronto da coxinhada, Meireles e Temer asseguram que a cotação do dólar deve voltar a subir frente ao real, uma queda provocaria retração nas exportações brasileiras .
Já era panelas compradas em Miami, junto a enxovais para pimpolhos da Casa Grande.
Vai ficando mais longe também a esperança de levar os babies para a Disneylândia….que pena !!
E aquela viagem para a Europa , as selfies na luminosa Paris…..babau.
Pior é que nem Buenos Aires vai servir de consolo, por lá Macri vai deixando a vida insuportável para a coxinhada ( de lá ) o que encarece o País pra coxinhada daqui.
É duro , muito duro ser coxinha !!!
Leio no PIG que o vice decorativo, uma vez empossado, procurará Lula para que este desmobilize as ruas. Decorativo, canalha, cínico, corrupto e outros elogios desse porte definem o caráter, ou a ausência dele, nesse verme moral usurpador. Há muitas virtudes e ganhos para a sociedade com a existência do PT, mas entre as falhas a principal foi a dificuldade do enfrentamento, da disputa política. A aproximação com o centro e a direita contaminou e fez o PT parecer-se com os partidos tradicionais.
Neste momento, em que o bem maior da nação, a democracia, é violentado por ladrões o único diálogo possível com esses facínoras é o da baioneta com as gargantas, da guilhotina com o pescoço!
Lula foi, ao longo de sua vida, um militante pela conciliação, tentando minimizar sequelas em função da disputa política, muito em função da ainda frágil e jovem democracia, mas, agora, NÃO, BASTA! Não creio que Lula descerá ao submundo humano representado pela quadrilha de farsantes representada pelo vice decorativo, mas que saiba que a única alternativa para o PT continuar útil à sociedade é combatendo vigorosamente o regime imposto, violentamente, inclusive, se necessário.
A direita propõe o massacre de valores, consciências e princípios, agindo com truculência, dissimulação e mentiras. Pois vamos para o enfrentamento! O arremedo de democracia que restará após a consumação do golpe não vale o sacrifício de abrir mão de nossos valores, consciências e princípios.
Incendiar o país com a desconstrução renovadora, por qualquer que seja o método, a estratégia ou a ação é o que fará revigorar a democracia. Chega de rapapés e cerimônias com a casa grande. O pau tem que comer!
A conciliação leva à eleição desse congresso nacional imundo, a partir, em grande número de deputados e senadores que frequentaram o palanque de conciliação de Lula, que impôs ao PT a convivência com esses energúmenos e até mesmo abrir mão da disputa em determinados colégios eleitorais para ceder espaço aos convivas que agora patrocinam e operacionalizam o golpe. Alimentando víboras na sala. Eis o golpe.
Portanto, BASTA!
Vamos para a disputa!
A obra em favor da emancipação de minorias e negros e pobres está em risco, a possibilidade de um país menos desigual está por um fio.
Dialogar com esse crápula, preposto da escória humana, é não ter honra ou dignidade.
E creio que Lula ainda as tenha.
Caso alguém ainda tenha alguma dúvida sobre o porquê da ida de Aloysio Nunes ao Deptº de Estado dos EUA:
http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/vasto-mundo/golpe-em-tempo-real-marcha-new-york-times-contra-venezuela/
Bravo também..este são nascidos no Governo LULA e terão 16 anos na votação de 2018.
Brito meu filho, não tomou a vacina ????
Melhoras..
… E o IMUNDO circo senatorial prossegue…
O advogado nazigolpista ‘Fábio Defensor dos [Mega]Corruptos Golpistas Medina’ ao não ter mais bravatas jurídicas para defender o indefensável, “se retou”, e vomitou:
“Ó sabe de uma coisa o julgamento é essencialmente político, portanto – de modo análogo às prerrogativas conferidas àqueles(as) ‘trezentos e tantos’ heroicos(as) dePUTAdos(as) picaretas federais -, não cabe, aqui no Senado, nos atermos a aspectos jurídicos, aspectos atinentes à Legalidade…”
E pra enganar um pouco a galera:
“E, na dúvida, fiquemos em favor da sociedade, que deseja participar deste debate, sobretudo depois da aprovação da admissibilidade do processo de impeachment no Senado…”
São ou não são uns canalhas depravados da pior cepa?!…
… E o escroto dePUTAdo picareta federal Waldemir Moka (PMDBosta/MS do ‘gilMAU Beiços do Cão mendes’) reverbera a tentativa de enganação do advogado nazigolpista ‘Fábio Defensor dos [Mega]Corruptos Golpistas Medina’…
O tal Moka “doidinho para dizer ‘eu vou votar nesta porra é a favor do impeachment! Ah como minha linguinha DEMoníaca está coçando para chegar a hora’”!…
São ou não são uns(umas) canalhas depravados(as) da pior cepa?!…
Sim, a nova geração da esquerda promete. Há muito tempo não víamos tanta gente jovem e empenhada efetivamente com os ideais de esquerda. Os movimentos sociais que emergem com essas lideranças jovens – do ensino secundário à UNE, dos movimentos de periferia e coletivos de jovens artistas, enfim em todas as áreas de atividade do país, deixam na rabeira os velhos esquemas da direita. Eles tem crescido a olhos vistos nas manifestações anti-golpe e é uma festa descobrir essa garotada corajosa ao nosso lado nas ruas e praças. Há futuro e estamos muito bem posicionados na oposição aos golpistas e na lauta contra um eventual governo ilegítimo. Tomara que o PT e outras forças progressistas aprendam e evoluam com eles. E, como cantava Mercedes Sosa, que vivan los estudiantes!
Boa Fernando!!!
em crença, alma e físico, me insiro nesta nova fase das lutas sociais e trabalhistas, e entendo que o novo representando pela era PT (meu partido desde sempre, diga-se de passagem), deve abrir alas para o novisssimo que vai surgir!
Que garotada linda, inteligente, colorida e empoderada. Yes, Brasil século 21 pra ninguém botar defeito; hoje só é alienado quem quer ou pensa que o país não mudou nos últimos 14 anos.
A região metropolitana de Belo Horizonte vem sendo surpreendida com tremores de terra. Até parece que a ‘senhora natureza’ está de marcação com a cidade natal da presidenta. Vai entender..
Sérgio Silveira · Universidade Presbiteriana Mackenzie
O PT, para desespero dos inimigos e tristeza dos invejosos é mais forte do que pensaram. Sobrevive ao maior linchamento e perseguição midiática/parlamentar/juridica/policial que se teve noticia no mundo. Semelhante em envergadura, às ditaduras…
Não esqueçamos que estes mesmos Dilma/PT estavam com 70% de aprovação em 2013. E de lá para cá TODOS soferam imensos desgastes.
O PT continua a ser a força hegemônica das esquerdas, gostando ou não… E o único com capacidade de se reciclar, sendo realista e pragmático ao mesmo tempo. Os outros ainda serão por um bom tempo, tubos de ensaio.
VALEU SERGIO SILVEIRA, queria ver qualquer partido ou executivo federal sobreviver a esse golpe e resistir como os militantes do PT e a presidenta Dilma tem feito. Admiro a nossa Presidenta pela coragem e dignidade com que vem enfrentando essa corja de animais ferozes que esperavam a sua renúncia. Temos o LULA e temos também muitos outros nomes no partido.
Concordo contigo Maria Carmem, parece que é preciso ter peito pra defender o PT. Eu nunca fiz política mas considero o PT um partido muito importante para o Brasil. Sem contar que é HOJE o partido que mais cresce, o número de jovens querendo se afiliar ao PT aumentou muito alem do que qualquer outro partido. Sangue novo fazendo política e arrumando a casa. O PT é UNICO e continuará sem dúvida sua trajetória de sucesso, porém agora mais amadurecido e pronto para corrigir seus erros.
Nem li todos os comentários, mas vi trolls coxinhs dizendo ter mais gente na manifestação dos “trabalhadores da situação” do que no outro movimento, Deva lembre-se que na manifestação da CUT estava o pessoal que sabe o que está acontecendo e no outro estavam um punhado de gente querendo ganhar carro, apartamento e outras cossitas mais, eles só não sabem que estão jogando seus trabalhos na lata do lixo, e alguns ganharam carros e apartamentos, embora ache que possa ser o próprio paulinho da forca. É fácil entender a diferença ou precisa desenhar?? Deva, um abraço e vá cantar em outra freguesia.