O “atestado de virgem” de São Paulo. Seria cômico, se não fosse trágico

 

Leio em O Globo que o Governo Alckmin pede “atestado de virgindade” às aprovadas no concurso  para agente de organização escolar da Secretaria Estadual de Educação.

“A obrigatoriedade do exame himenal é aplicada às mulheres que se declarem virgem e que não quiserem se submeter a colposcopia e colpocitologia oncótica, exames ginecológicos exigidos em caso de detecção de células anormais no teste de papanicolau ou exame preventivo”.

É obvio que estes exames são importantíssimos para a saúde da mulher mas, além da invasão (literal) de sua intimidade, não se vislumbra aí qualquer proteção ao ser humano.

E se uma mulher estiver em tratamento precoce de um câncer, que não a invalide para o trabalho, deve ser punida por estar se cuidando?

Ou se, na contramão dos tempos modernos, quiser permanecer virgem, terá de atestar medicamente esta condição?

À parte à falta de sensibilidade e o ridículo da situação, soma-se o raciocínio tecnocrático que assumiu o controle das “razões de Estado” no trato de seu pessoal.

O concurso, que oferece salários de pouco mais de um salário-mínimo – R$ 800 – exige, só na área de perícia média, que o candidato apresente, às suas expensas, uma imensidão de exames (veja aqui).

Isso, sim, e não apenas para as mulheres, precisa ser revisto.

Exame admissional deve ocorrer por conta do empregador, porque representa – e isso fica claro, quando se estabelece como condição para a aceitação no emprego – uma proteção para ele.

É claro que esta estupidez do “atestado de virgindade” vai cair, senão pela repercussão negativa, por ordem judicial.

Mas é importante que, do ponto de vista legal, dê-se fim a esta estupidez de alguém ter de provar, às suas próprias custas, que é saudável.

Que o escândalo sirva, não só em São Paulo, para abrir uma discussão sobre isso.

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • Estou me beliscando agora para atestar que estou vivo, acordado. Não estou sonhando ou morri e já estou em outro planeta?
    Não, não pode ser verdade. É um filme de ficção. O Governador, um médico, deixa acontecer isto?
    Os paulistas devem estar se escondendo, tamanha a vergonha.

  • Como já tinha comentado em outro post pessoas acima do peso chegaram a não ser admitidas no concurso. O sucateamento da máquina e desrespeito aos funcionários é a marca do PSDB. Mas isso não vira manchete no JN. Hoje os funcionários trabalham na mesma função que outro colega e ganham menos. Aumento salarial somente para secretarias de peso pra dar visibilidade ao governador. Todo esse desmando é fruto da docilidade da Assembléia Legislativa de SP que é comprada a peso de ouro. A oposição não consegue fazer nada pois a ALESP virou anexo do Palácio dos Bandeirantes. Só em SP que existem dois poderes: Judiciário e Tucanistivo (Executivo + Legislativo).

  • O Rola Bosta tem muita matéria prima em Sumpaulo pra rolar.
    Inacreditável. Mas vindo do (Des)Governo do Estado de Sumpaulo, nada me surpreende - negativamente claro.
    Mudando de assunto, em matéria de "piada pronta" - mas sem graça-, temos uma servida pela Foia, e não foi pelo Zé Simão. Na edição online temos o seguinte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1496814-promotoria-vai-investigar-suspeita-de-propina-no-der-sp.shtml
    A investigação: propina no DER (no-D-E-R, senhores, de Paulo Preto), em razão das eleições de 2012, foi majorada de 4,0% para 4,5%. A propina fez um 45. Sugestivo isso, não?
    E dentre as empresas envolvidas está a TEJOFRAN. A TE-JO-FRAN, senhores. A TEJOFRAN é uma grande terceirizadora de serviços para o Estado, seja em serviços de limpeza de repartições públicas, seja em leitura de medidores - da SABESP, por exemplo -, seja até em atividades metro-ferroviárias (quanta expertise, não?).
    A TEJOFRAN, senhores, então, aperece também no "cartel" do Trensalão do PSDB.
    E o que o blog Diário do Centro do Mundo fala da TEJOFRAN, senhores:
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/exclusivo-a-cptm-virou-um-balcao-de-negocios-do-governo-tucano/
    A TEJOFRAN, senhores, pode ser (ou é) o fio da meada. Como esse Tijolaço já percebeu, senhores:http://tijolaco.com.br/blog/?p=4776
    As relações da TEJOFRAN com o Governo do Estado de Sumpaulo merece ser investigada, ou não? Serão elas "republicanas"?
    A saber, ou a não saber.

  • Quem tiver o certificado de virgindade atestado pelo Alckmin terá uma série de vantagem na terra do Tucaniquistão. 1-Poderá usar o avião do Aécio e pousar em Claudio e conhecer as fazendas da dinastia Aécio. 2- Poderá ter direito a um litro de água limpa por mês. 3- Poderá ter 50% de abatimento nos pedágios de SP pagando somente 50,00 por pedágio. 4- Poderá ler a Fôlha e Estadão de graça todos os dias. 5- Conhecer as instalações da Alston e saber como se fatura trens.

  • Salve a Opus Dei. Ou melhor: salve-nos da Opus Dei!

  • Planos de saúde, querendo atestar doenças prévias para não onerar seus cofres. Ou previdências complementares, pensando da mesma forma em uma eventual aposentadoria por invalidez.

    • E se a candidata falar: "Ops, dei!!!" hahaha
      Alckmin tem "complexo de nordestino": quer importar a seca para São Paulo e agora quer ser "o rei do cabaço"!

  • Se dependesse do Alckmin ele ainda poria aquele médico libanês ( Abdelmashed? )
    para fazer os exames.!! ô gente pra detestar o povo, esses tucanos!!!

  • E depois ainda dizem que existe democracia. Por onde anda o Ministério Público, a Defensoria Pública, a polícia e etc. Alguém precisa defender a população contra essa gentalha. Será que os Black Blocks vão aparecer para defender as mulheres contra essa arbitrariedade? Não, não vão. Não tem PT envolvido. Só tucanalha. Acorda São Paulo!

  • Existiu uma mulher chamada Maria Madalena,ela encontrou um homem,o reconheceu como um deus,e poucos naquela época o reconheceram,pois como disse ele:só os puros de coração verão a deus...
    E esse homem,elevou essa mulher para a imortalidade da alma,coisa que não se acha em
    governos do mundo.

  • Putccha!!!

    Mas..mas nem o Fernando Henrique cardoso, senador e depois presidente da Republica pediu ISSO á Miriam Plinplin Dutra.
    Ni qui obrou bem, independente do posterior DNA adverso.

Related Post