O bicho acuado e a estratégia de comunicação

tv

 

Ao ler esta notícia no Brasil 247, sobre a recente estripulia da Veja, patrocinar mais uma opereta de difamação em forma de livro, dessa vez usando Romeu Tuma Júnior, concluo que a Abril está determinada a continuar sendo uma das linhas de ataque mais agressivas ao governo. E o tom desesperado revela um bicho acuado e desesperado, e por isso mesmo perigoso.

A guerra da mídia contra o governo Dilma hoje é apenas uma pequena mas importante seção de um confronto muito maior, que acontece no mundo inteiro, em especial nas Américas. É uma guerra ideológica, entre a máquina e o homem, entre o dinheiro e o trabalho.

Por isso é errado, por parte do governo, subestimar o poder de influência da Veja. O seu objetivo não é mais – talvez nunca tenha sido – ganhar a massa. Basta-lhe convencer setores importantes da classe média. A vanguarda do capitalismo, o que o sustenta em toda parte, é a classe média, porque apenas ela tem qualidade (dinheiro) e quantidade (número de famílias) em escala suficiente para adquirir os bens de maior valor agregado. A massa adquirire eletrodomésticos, mas é a classe média que compra os modelos mais caros. E são os modelos mais caros e modernos aqueles que precisam de mais publicidade, e, portanto, mais mídia.

Num país em que a maioria da população ainda é muito pobre, a tendência do capital, portanto, é formar uma classe média cada vez mais distante da vida do povo.

A mídia brasileira perdeu qualquer escrúpulo ético que pode ter tido um dia. Tornou-se canalha, mau caráter e má, conforme bem descreveu Paulo Nogueira, que a conheceu por dentro e a partir de sua cúpula.

Entretanto, ela tem razões para estar desesperada. A sucessão crescente de escândalos envolvendo tucanos, sobretudo o trensalão, atinge-a diretamente, e precisam ser abafados, e nada melhor do que um livro supostamente bombástico sobre Lula.

Os ataques da oposição ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, parecem ter tido um efeito salutar. O até então timorato Cardozo, sempre disposto a baixar a cabeça para os argumentos apresentados pela imprensa, tornou-se mais assertivo. Em linguagem popular, ficou “mordido”.

O momento é de endurecer sem ternura. O show de sadismo da oposição midiática, por ocasião das prisões dos réus da Ação Penal 470, desvelou sua degradação moral e seu espírito baixo de vingança. Importante notar, aliás, que o sadismo veio da mídia, não da oposição partidária, mostrando que o adversário mais perigoso do governo e do PT não é mais, há tempos, o PSDB. O PSDB se tornou um mero braço político da mídia, mas é a mídia que toma as decisões.

Não é toda a mídia, mas um bloco específico, que conhecemos muito bem, liderado ideologicamente pelos mais ricos, mais radicais, e com mais articulações internacionais: as famílias Marinho e Civita.

É preciso montar estratégias de comunicação mais sólidas para se lidar com essa situação, até porque ela parece estar afetando a economia nacional. Keynes já alertava Roosevelt para os danos ao desenvolvimento econômico se a inimizade dos veículos de mídia (eles odiavam Roosevelt, visto quase como um comunista pelos radicais da direita americana da época) afetassem o espírito empreendedor do país.

Se a mídia se limitasse a xingar seus adversários, tudo bem. Mas isso não a satisfaz. Ela quer manipular – e consegue, frequentemente – o judiciário e o ministério público.

E quer influenciar os empreendedores a não acreditarem no país. A queda no investimento, vista no PIB do terceiro trimestre, reflete puro pessimismo, e sem razão de ser. O consumo das famílias cresceu; a indústria está firme e crescendo; as obras de infraestrutura estão avançando – com lentidão irritante, mas avançando; a inflação está controlada. Até mesmo a questão fiscal foi extraordinariamente resolvida com o sucesso do Refis, o programa da Receita Federal. O país descobre cada vez mais petróleo, gás e outros recursos naturais.

É ridículo que os investimentos privados declinem diante de um quadro assim. Mas é o que está acontecendo, porque não há um contraponto midiático eficaz por parte das forças de governo. A blogosfera tem desempenhado um papel notável, mas ainda não temos um poder de fogo capaz de neutralizar os ataques sistemáticos da mídia à economia nacional.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. Está tão claro o desespero a a radicalização da Veja contra qualquer coisa do PT e na fidelidade canina aos ladrões tucanos que hoje, até mesmo um leitor de Veja pode perceber isso. Esse Romeu Tuma Jr tem péssima fama por todo o lugar que passou. Máfia chinesa, roubo de cargas…corinthians..

  2. Caro Miguel:
    Como você bem sabe, o problema é saber que parte do governo prevalecerá, ao fim e ao cabo. Muito desse trabalho de doutrinação da classe média, que vem sendo desenvolvido por essa irmandade que se articula no Instituto Millenium, entre outros aparelhos, onde despontam os Marinho, os Civita, os Sirotsky, corporatocratas financistas como Armínio Fraga, Gustavo Franco, Paulo Guedes, olavetes como Rodrigo Constantino, et caterva,
    tem contado com o apoio do governo e de importantes figuras do PT posicionados em órgãos onde o governo tem participação decisiva. Veja por exemplo o apoio que o SESI, que tem como presidente do Conselho de Administração, há quase 11 anos, o Jair Meneguelli, tem dado ao Paulo Guedes, ao Nelson Sirotsky, aos Civita, etc., nas suas incursões predatórias no ensino privado em todo território nacional, sempre com a contratação de serviços e plataformas multimídias da Totvs, promovendo cursos de formação de lideranças, etc. O resultado desse apoio do governo ao ensino particular pode-se constatar, por exemplo, no ranking do ENEM 2012, onde das 20 escolas melhor colocadas nacionalmente, apenas 2 são públicas, ambas colégios de aplicação de universidades federais. São esses colégios particulares que estão formando os corações e mentes dos filhos da classe média que lê esses instrumentos da propaganda fascista. Quanto ao Ministro da Justiça, estarei aguardando paciente para ver se está realmente “mordido”, ou se tudo não passa de jogo de cena. Vendo suas aparições em TV, seja em entrevista coletiva, seja em audiência no Congresso, fico sempre com a sensação de estar diante de uma representação teatral, mas ao mesmo tempo torcendo para que eu esteja errado. Enfim, o medo é que o fisiologismo, a que se referiu brilhantemente o Wanderley Guilherme dos Santos, cada vez mais galopante no governo e no PT, acabe por concluir sua ação corrosiva no PT e no governo, antes que tenhamos tempo de encontrar alternativas para defender a nossa democracia. Por falar nisso, é bom começar a prestar atenção no que o Vaccarezza anda aprontando naquela comissão de reforma política: o que um impronunciável colunista de um impronunciável jornal vem relatando, como a proposta golpista de “distritalização do voto proporcional” é extremamente preocupante.

  3. Ainda assim, a Dilma enche os bolsos desta mídia que não quer outra coisa, senão a sua desgraça e a do povo brasileiro. Quem cuida da verba publicitária é uma representante da Globo (dou meu braço à torcer se depois de 2014 a Sra. Helena Chagas não assumirá um importante cargo na Globo). Deste jeito não há eleitor ou simpatizante que aguente! Que a Dilma e o governo tente, pelo menos, agir como o Cardozo, que respondeu à altura e, desta vez, não se acovardou. Diante de tal reação a cúpula do PSDB viu que não dava seguir por este caminho e baixou a bola com o Cardozo.

  4. O inimigo mais perigoso para o Governo atende pelo nome de Helena Chagas. Quanto mais batem no Governo, mais dim dim entra em seu cofres. O Governo é o maior patrocinador da baixaria.

  5. Finalmente!
    Finalmente alguém falou contra essa baboseira de “não perder a ternura jamais”, palavras falsamente atribuídas ao Che por alguém que tinha culpa no cartório e queria livrar a cara.
    Ternura é o cacete!
    Tem que pegar a mídia pelo pescoço e bater-lhe com um pau até quebrar-lhe a espinha.
    Ou ainda acham que, com ternura, vão conquistar os corações e mentes deles?
    Mais seguro é pegá-los pelas bolas, aí os corações e mentes vêm juntos.
    E pegá-los pelo pescoço é fácil: basta demitir a Helena Chagas e sua corja instalada na SECOM.
    É por isso que devemos nos bater; é isso que temos que cobrar da Dilma todos os dias, todas as horas.
    Dilma tem nosso apoio? Sem dúvida! Mas é bom deixar claro que temos algumas exigências.
    Ou só o Fuerher Civita tinha poder para demitir ministros? Nós não conseguimos demitir nem uma funcionária meia-boca?

  6. Infelizmente é essa a realidade.
    Uma massa descomunal acessam a internet e dela busca-se e se informam de assuntos idiotizantes. Apenas isso. Tenho visto no facebook esse fenômeno. A auto exclusão.
    Está correto o Miguel quando diz que a essa mídia interessa apenas a classe média. Acham que entendem de tudo, criticam os governos – e por isso são hipócritas – estimulados pelas porcarias que leem.
    O trabalho de convencimento e mais do que isso, a inserção das pessoas “desqualificadas” no entendimento da dinâmica política, continua a ser o nosso grande desafio.

  7. Ela quer manipular – e consegue, frequentemente – o judiciário e o ministério público. … DISCORDO …ESSAS TRES INTITUICOES TRABALHAM EM CONJUNTO QUASE FORMANDO UMA QUADRILHA POIS SAO TRES E OS PARTIDOS DE DIREITA ESTAO A ELES SUBORDINADOS.

    O PT TEM MEDO DA MIDIA E POR ELA QUIS SER ACEITO, O EXEMPLO ARGENTINO TEM DE SERVIR PARA O BRASIL

  8. A VELHA E DECREPTA MÍDIA näo influência mais nada.
    Näo influenciava as massas desde o evento “BOLINHAGATE”.
    E agora, quem da elite vai querer seu nome envolvido nesse mar de lama e corrupcäo.

  9. Quem apoia o governo e é de esquerda precisa organizar grupos de debate pra falar cm essa classe media. A direita tem usado figurinhas como Lobao,danilo gentili, olavo de carvalho e outros que esta na midia pra fazer isso e isso via twitcam para atacar o governo e a esquerda com discursos odiosos caluniosos.
    Por isso é hora de montar trincheiras para debater e levar a verdade ao ignorantes políticos.
    Precisamos esclarecer e mobilizar as pessoas para que juntos pressionemos o governo e principalmente a base aliada porque é o pmdb que tem travado a regulaçao democratica da midia pois o pmdb tem rabo preso com esses baroes sonegadores corruptos e golpistas de midia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *