O “bode elétrico” do Dr. Joaquim Levy

bode

Do relatório do IBGE sobre a inflação de março:

“Mais da metade do índice de março ficou na conta da energia elétrica, cujo aumento médio de 22,08% gerou 0,71 ponto percentual (p.p.) de impacto, o mais expressivo do mês, que representou 53,79% do IPCA. Com a entrada em vigor, a partir de 02 de março, da revisão das tarifas aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ocorreram aumentos extras, fora do reajuste anual, para cobrir custos das concessionárias com a compra de energia. Na mesma data, houve reajuste de 83,33% sobre o valor da bandeira tarifária vigente, a vermelha, passando de R$ 3,00 para R$ 5,50.”

Realismo tarifário, apenas?

Chamem o mais selvagem neoliberal para administrar a economia e ele não deixará de administrar a gradualidade das correções tarifárias, a menos que…

A menos que queira, com o choque – neste caso, elétrico – desencadear outras reações na economia.

Uma, claro, é evidente: a redução do consumo de forma a espantar de ver o fantasma do racionamento em razão do regime de chuvas dramaticamente baixo até fevereiro passado.

A outra, perigosa mas antiga, é o “bode na sala”.

Para quem não conhece, põe-se um bode na sala e todos reclamam do fedor.

Aí, tira-se o bode e a sensação é de alívio e há até quem ache a sala perfumada.

Não deveria surpreender ninguém, pois no final de dezembro, já com Levy no comando do planejamento econômico, o próprio BC já anunciava:

“A inflação acumulada em 12 meses vai atingir seu pico no primeiro trimestre de 2015, segundo o Banco Central, e iniciará um longo período de declínio a partir do segundo trimestre do próximo ano.”

Como naquela folclórica história da conversa entre Garrincha e o técnico Vicente Feola, sobre seus planos para enfrentar a seleção da extinta URSS, o problema é “combinar com os russos”.

O porque os aumentos de preço trazem sempre algum “carry-over”, sua transmissão, pela expectativa de inflação, para novas elevações.

E isso só não acontece com quedas de consumo, como as que estão sendo registradas uma após outras.

Quem gosta de recessão para “arrumar a casa” não pode reclamar, portanto, que ela doa. Dói.

O deus Mercado exige sacrifícios em seu altar.

E não é do capital.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

33 respostas

  1. Fernando, fico pensando: se houvesse outra saída Dilma jamais teria optado por um choque via Levy!!! Para que se desgastaria? É incoerente … O caminho era esse, infelizmente. Sem choro e sem vela, né? Imagine um governo popular, com outras opções, escolhendo o choque? Dilma ficou entre a cruz e a espada. Uma coisa é certa: a merda começou lá atrás. Foi ficando cada fedida ao longo dos anos. Agora Dilma teve que jogar um punhado de areia em cima …

    1. Sim, “Agora Dilma teve que jogar um punhado de areia em cima…” da própria merda, né camarada!!

    2. Nos tempos de FHC e do PSDB no governo federal esses reajustes tarifários eram comuns. Hoje, acaba surpreendendo pois o governo do PT não costuma dar grandes aumentos nas tarifas, faz os reajustes gradualmente. A exceção foi este reajuste da energia elétrica, que deve-se ao fato de que em 2014 foi necessário utilizar-se as termoelétricas, mais caras do que a geração hidrelétrica, devido ao prolongamento da seca no país. Em jan/13, o governo reduziu a tarifa de energia, nas mesmas proporções, e portanto, o aumento atual partiu de uma base de preço mais baixa. O que o Fernando Britto fala é que o reajuste poderia ter sido feito aos poucos, mas o ministro preferiu reajustar de uma vez. Mas me parece que a inflação é menos afetada pelo reajuste ou redução da tarifa de energia do que pela campanha da mídia contra a economia. A queda no consumo e a própria expectativa de inflação são produzidas pelo terrorismo da mídia. É o que ocorreu em fev/13, quando houve inflação de 0,60%, somente 0,26% abaixo de jan/13, mesmo tendo sido reduzida a tarifa de energia em cerca de 20%.

      1. E se a queda das tarifas era para reduzir o consumo o tiro saiu pela culatra, pois o que se vê é o povo lotando mercados todo os dias a todas as horas, e enchendo os carrinhos. Nunca se viajou e se comeu tanto ovo de páscoa. VIVA A CRISE !!

        “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

        1. Digo: AUMENTO das tarifas, sorry …

          “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

      2. Ricardo, tem um pessoal que anda por aqui que nem imagina o que foi, por exemplo, a inflação na era FHC… Fico imaginando que falariam se tivessem vivido na carne aquela tragédia toda de governo. E o pior, não se informam…Mas enfim, um dia saberão que são sortudos por não terem vivido aquela época e que viveram a época que estamos!!!!

        1. Pior é ter vivido a época que o senhor menciona acima e não se dar conta que foi exatamente na gestão do itamar ( fhc – ministro da fazenda) e depois do fhc que saímos de uma inflação de 4 dígitos!!!

          Vá se informar antes de falar besteiras!!!

          1. Nossa!!! FHC é tão bão que mais de 40 países tinham hiperinflação e TODOS se livraram dela na mesmíssima época!!! Foi FHC que fez!!! #SQN!!!
            FHC não era o Ministro da Fazenda quando o Plano Real foi lançado e seu período na pasta foi tipo “vaquinha de presépio” já que o sujeito não entende nada de economia!!! Pergunta pro Ciro Gomes o que ele acha do período FHC para o Brasil e pare de falar besteiras!!!

  2. Vivemos a censura PLENA no país. (vejam equações abaixo)
    Acho que foi na segunda-feira. O JN teve que anunciar que o atual governo de MG denunciou os anteriores por não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (implicitamente), já que neste início de ano, o tamanho da folha seria 130% da arrecadação. Deu mais espaço ao protesto do Secretário do ex-governador do que ao FATO. Isso tem tudo a ver com Aécio e o ajuste que o PSDB faria. Tem mais: grande parte da inflação não vem do aumento da gasolina e da energia elétrica dados plo governo federal. Vem do aumento do ICMS. O imposto ESTADUAL é o que mais pesa nestas duas contas. Só que com o PT e a Dilma calados, ninguém sabe disto. A culpa fica TODA nas costas do governo federal. Daí vem as “manifestações”… E no governo não se sabe como reagir. Poderiam começar por usar mais a Internet e celulares. Principalmente nos estados que aumentaram o ICMS.
    Sobre a censura, duas equações:
    ((Z + H) = 30(LJ)) => M=0
    Traduzindo: Zelotes + HSBC = 30 x Lava-Jato. Implica em Manchetes = 0.

    1. No Paraná o governo de Beto Richa do PSDB aumentou o ICMS em 50% e o IPVA em 40%. É o que os tucanos sabem fazer: aumentar impostos, taxas, tarifas e pedágios.
      Os governos estaduais do PSDB e da oposição, com tantos aumentos de impostos, além da falta de planejamento – que é marca registrada dos governos do PSDB, e que levou diversas cidades do estado de SP ao racionamento de água – contribuem para o aumento da inflação e prejudicam o crescimento do PIB do Brasil, pois tantos aumentos de impostos acabam afastando os investimentos, e prejudicando o crescimento econômico desses estados. Enquanto o PIB do Nordeste cresceu em 2014 mais de 3%, o PIB do sudeste foi negativo, o que prejudicou o PIB nacional em 2014.

    2. Em SP, o governo do PSDB aumentou a tarifa de água em 6,5% no fim do ano passado. 3 meses depois, determinou um novo aumento, de 13,8%, em cima do valor já reajustado, o que significa um reajuste total de mais de 20%. Isso, em uma situação de racionamento em várias cidades e previsão de racionamento em muitas outras, devido à falta de planejamento, falta de responsabilidade e falta de realização de obras, uma vez que a possibilidade de um período maior de seca era algo previsível, mas o governo tucano não fez nada para evitá-lo. Ao contrário do governo federal, que fez diversas obras nos últimos anos, aumentando muito a capacidade de geração de energia, o que permitiu que, mesmo com a seca e o grande aumento de consumo dos últimos anos, não houvesse a repetição do caos do governo FHC, quando houve a crise de energia elétrica e o apagão. Mas como em 2014 utilizou-se mais as termoelétrica, que são mais caras, houve a necessidade do reajuste tarifário, mas pelo menos sem racionamento, nem apagão.

  3. “Grande parte da inflação não vem do aumento da gasolina e da energia elétrica dados pelo governo federal. Vem do aumento do ICMS. O imposto ESTADUAL é que mais pesa nestas duas contas”

    Poderia fazer referência a fonte que o senhor usou para afirmar que o maior impacto sobre a inflação atual se deve ao aumento do ICMS na energia elétrica e na gasolina. Apenas para não manter o seu comentário como uma mera leviandade.

    Entenda que se não houver aumento na tarifa o ICMS não irá impactar em nada ( salvo pelo aumento do consumo), ainda que tenha grande impacto na conta de luz.

    1. Se aumentar o ICMS a tarifa pode se manter que vai ocorre o aumento da sua conta, sim. Além do mais o ICMS não é cobrado apenas sobre consumo, mas sobre a CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS, lembra, espertão !?!?

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  4. Pois é…
    O poder economico nao aceita mais negociar como fez com o Lula, aí dá nisso..

    Querem mais,,,muito mais..

    Na época do Lula ainda deixavam distribuir um pouco aos pequenos, agora nao mais.

    Triste é saber que todo o sacrifício do povo para aumentar a arrecadaçao vai praticamente inteiro para pagar somente os juros da dívida do Brasil, além de fazer contrair mais “dívida” ainda.

    O Brasil só conseguiá ser realmente independente e crescer quando tomar coragem e enfrentar de peito aberto o engodo que é a sua dívida interna e externa, fazendo a tao sonhada “AUDITORIA DA DÍVIDA”, como determina a nossa Constituiçao Federal.

    Enquanto nao houver autoria da dívida nenhum governo conseguirá libertar o país do subdesenvolvimento e pobreza.

    1. CONCORDO IPSIS LITERIS !!!

      Chega de alimentar banqueiros, empresários e ricaços urubus insaciáveis offshore.

      AUDITORIA DA DÍVIDA JÁ !!!

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  5. A esquerda no poder (PT) não acredita na capacidade de seus militantes. Crê piamente que a capacidade de gestão cabe apenas e exclusivamente aos neoliberais.

    Essa é nossa esquerda caviar (PT/Dilma/Lula e cia limitada). Sonham com o PSDB todo dia.

    Dilma deveria ter deixado Mantega na Pasta com independência como fez com Levy (E não tentar controlá-lo como fez). Com certeza o trabalhador não sofreria e a economia já estaria em alta…

  6. “Do relatório do IBGE sobre a inflação de março: Mais da metade do índice de março ficou na conta da energia elétrica, cujo aumento médio de 22,08% gerou 0,71 ponto percentual (p.p.) de impacto, o mais expressivo do mês, que representou 53,79% do IPCA”.

    Gostaria de entender porque quando houve a redução da tarifa de energia em janeiro de 2013 não ocorreu essa influência toda na inflação. O ipca em jan/13 foi 0,86% e em fev/13 0,60%.

    1. Afundado é o seu QI …

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  7. “Blog da Helena — Rede Brasil Atual
    quarta-feira, 8 de abril de 2015
    Ódio na internet tem site para denúncia.Ontem a presidenta Dilma lançou o site o Humaniza Redes, para denúncias de qualquer tipo de violação aos Direitos Humanos cometida na internet.
    Racismo, ofensa a etnias e a minorias, discursos de ódio de natureza criminosa, podem ser denunciados. A Secretaria de Direitos Humanos avaliará e se for confirmado o crime, poderá ser aberto o processo, os autores punidos e o conteúdo retirado de circulação(…)”.
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2015/04/odio-na-internet-tem-site-para-denuncia.html

    Baixaria na internet é o que não falta. É só ver nos grandes saites de notícias e nas redes sociais o nível dos comentários que são publicados, muitos deles feitos por pessoas remuneradas ou por programas robôs. Finalmente se fala em tomar providências para conter esses abusos.

  8. Os empresários estão aumentando os preços de tudo, no embalo da mídia golpista.
    Estão descontrolados, à conferir, só ir aos supermercados …
    Os oportunistas estão sagaz e lucrando horrores nas costas dos trabalhadores. Estão inflaçionando alimentos descaradamente.
    Mas a maior perda de credibilidade da Dilma, junto à população trabalhadora, está na conta de energia elétrica, ela, a conta de energia, simplesmente, dobrou e pegou todo mundo de surpresa.
    É um choque para qualquer trabalhador ver a conta dobrar de um mês para outro.
    Aí não tem “bandeira” que faça alguém querer entender.
    A gasolina já tinha sido um grande descrédito, mas a conta de energia complicou, mais ainda, o desgaste do governo, da Dilam, do PT.
    Qualquer compra de eletrodoméstico à prazo, tem IOF alto imbutido nas transações, e a maioria, dos vendedores dizem que culpa é da Dilma, foi ela quem colocou isso aí.
    E quem compra à prazo é o trabalhador assalariado, aposentado …
    A verdade é que eles minaram onde ela mais trabalhou: redução dos juros bancários e energia elétrica.
    Ahh esse Levy, tem um custo político alto para a presidenta e o PT, e um custo altíssimo no bolso do trabalhador comum.

    1. Agora a culpa é do Levy, rs? Ele apenas está limpando a bagunça dessa política desastrosa e assistencialista dos governos do PT!!!

      1. Desastrada e assistencialista?
        Então ajudar a extrema pobreza e assistencialismo? sai fora cara, tudo que o governo fez foi extremamente louvável.
        Bom mesmo e’ entregar a riqueza do país e deixar o povo na lona,sem médico, sem moradia,e mendigando,não misture as coisas,acho melhor o Mantega.
        E quem vendeu as jóias da coroa e ficou devendo ?

        1. Não! Bastava fazer de forma responsável e não politicagem desastrosa!!!

          Pare de manipular o texto alheio!!

          1. Tudo que se faz em beneficio dos pobres e’ assistencialismo,o povo não tem direitos?e um estado responsável não tem deveres com os mais nessecitados?
            Bom mesmo era quando as crianças morriam de fome no semi árido,e mesmo que pudesse bater panelas ninguém ia escutar ?
            E você e’ quem está entrando nos comentários de todos….o povo escolheu esse governo,mas você tem o direito de não aceitar.

      2. Boa parte sim, Ulysses, a Dilma também, nesses pontos, está equivocada. mas a maior culpa é desse empresariado sem vergonha que está subindo tudo visando LUCRO e desestabilização.
        Estão aproveitando do caos criado pela mídia golpista, para dilacerar o país e o bolso do trabalhador…
        Não tem nada haver com as políticas de transferência de renda, pois, essa além de acertada, ainda, ajuda a girar a roda da economia.
        A crítica aqui é que quem deve pagar a conta é o andar de cima, ali é que estão os maiores sonegadores de impostos.
        Esse é o maior cancêr do país, dá de 7 a 1 na corrupção.

  9. Então a culpa e’ da chuva? colocaram o bode na sala e alimentam o bode,e tudo que dá ao bode sobe,então quando chover vão soltar o bode no pasto….
    Vamos ver se depois de acostumar o bode na sala,com milho,o bode vai ficar só no capim,eu acho que não,se deixar a porta da sala aberta o bode vai voltar e procurar o milho,e se fechar a porta o bode vai dá amarrada até arrombar a porta.

  10. Prefiro ser afundado pela dilma com assistencialismo do que entregar para os amigos da tucanalha tubaroes vendilhoes da patria e escravisador de trabalhadores ora va puxar o saco de tucanos no inferno.

  11. Aécio já pavimenta seu caminho até 2018(só faltam 3 anos e meio que passam rapidinho) e já sonha em subir a rampa do Planalto com um país quebrado e desacreditado. Na figura de Salvador da Pátria, e após o país estar de pires na mão a partir do veneno de seu escudeiro Levy, Aécio colocará seus planos tipo Choque de Jestão, e privatizará bancos, Correios e inclusive Petrobrás…Quem viver verá. Tenho um sorriso bobo, parecido com soluço. Enquanto o caos segue em frente, com toda a calma do mundo.

  12. Governo assistencialista sim, que está criando um exercito de pessoas que só sobrevivem dependendo do governo, sendo que este irá tirar cada vez mais da classe média para bancar seus dependentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *