O Brasil está se acabando, segundo a mídia. Mas com todo mundo empregado, né?

desempdez

A tragicomédia da imprensa brasileira, que transforma em “desgraça” todos os problemas econômicos que nosso país tem diante de um mundo abalado, desde 2008, pela crise e pela estagnação da economia, tem um grande inimigo: os fatos.

O dado divulgado agora de manhã pelo IBGE, registrando (mais um ) recorde na taxa de ocupação dos brasileiros, com o menor índice já apurado, na história, nas regiões metropolitanas do país é um destes fatos contra os quais só há argumentos se eles forem de má-fé.

Repito, o menor desemprego de toda a história deste país.

Como foi má-fé a exploração de que “o desemprego não era tão baixo assim” quando o IBGE lançou uma nova pesquisa, mais abrangente que aquela que vem sendo feita desde 2002 e que, portanto, é a que pode servir de comparação.

porcordapelO trabalho divulgado pelo IBGE tem outras informações reconfortantes.

Por exemplo a de que não apenas aumentou muito proporção dos trabalhadores com carteira assinada, desde 2003, como a de que isso se deu dentro de um processo de inclusão e justiça social.

De 39,7% de trabalhadores do setor privado, passamos a 50,7% em dezembro passado.

Entre 2003 e 2012, o número de trabalhadores negros ou mestiços com carteira assinada, que era muito inferior ao da população branca praticamente igualou-se, como você observa no gráfico ao lado.

É claro que a economia brasileira tem problemas e terá ainda mais com a crise a conta-gotas que o fim do ciclo de expansão monetária da política norte-americana for sendo encerrado, o que “chupa” de volta para os títulos do Tesouro dos EUA a montanha de dólares espalhados pelo mundo, sacolejando os fluxos de capital dos países emergentes.

escolaridadeMas estamos numa situação que nem de longe pode ser classificada como crise, ainda mais sob a ótica do povo trabalhador, onde crise econômica tem um sinônimo: não conseguir emprego.

Um trabalhador que, a duras penas, vem conseguindo elevar seus níveis de escolaridade, embora a “nata” econômica, que reclama de sua desqualificação não apenas não move uma palha para treiná-lo e educá-lo quanto pratica uma cruel rotatividade, mandando embora todos aqueles que se tornam mais capazes pela experiência e, portanto, começam a ter sonhos “perigosos” de pretender uma remuneração melhor.

Veja abaixo, no gráfico interativo do Estadão, o que veio ocorrendo com o desemprego desde que os “gênios” do tucanato foram tirados do poder.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

7 respostas

  1. Atenção, mais 3 hashtags para os Faceiros e Tuiteiros:
    #NãoTemosDesemprego
    #TeremosUmaSuperCopa
    #PerdoemOsCoxinhas

  2. …. E sem o seu trabalho / O Homem não tem Honra / E sem a sua Honra / Se Mata / Se Morre / Não dá pra ser feliz / Não dá pra ser feliz……

    Lembro bem no “Governo” Fernando Henrique, os Pais de Família desempregados, os Salários arrochados, para um pobre entrar na Universidade a família toda vivia de joelhos a fazerem promessas, muitos Pais e Mães se sujeitavam a irem fazerem serviços domésticos nas casas dos bacanas em troca de parcas recompensas, tratados como escravos. Velhos tempos, velhos anos 90. Assim como aquele período da Ditadura, esperamos que nunca mais se repita. Nunca mais PSDB.

    Acima cito trecho de uma composição do Cearense Raimundo Fagner, que soube, com sua arte, exprimir o sentimento de um Pai de Família buscar um Trabalho e não achar, o desespero de saber que sua família esta a passar as mais inaceitáveis necessidades. Como esse PSDB maltratou esse Povo Brasileiro, que por muito tempo sofreu como cão, assim como sofreu o Brasil, dilapidado e envergonhado perante o Mundo, e no entanto eles, os Tucanos e os seus comparsas do DEM, da GLOBO, da VEJA e de toda essa Imprensa “Livre” que agora insistem em denegrir quem realmente vem respeitando o Povo e o Brasil.

  3. Brasil capengando com os seguintes indicadores: Menor índice de desemprego da história, maior produção de grãos da história, maior receita com exportações da história, maiores níveis de reservas cambiais da história , maior número de km de rodovias federais duplicadas nos últimos 11 anos, maior criação de universidades federais , de campus avançado e de escolas técnicas profissionalizantes da história, maior produção de carros da história deixando de ser o nono maior produtor de 10 anos atrás para ser o quarto maior produtor, maior contingente viajando de avião da história, maior volume de investimentos da industria automobilística em um só período ( Toyota em Sorocaba, Honda em Iracemópoles, Hunday em Piracicaba, Mercedes Benz em Itirapina,Chevy em Jacareí, Fiat em Pernambuco, JAC na Bahia, Audi no Paraná, Nissan em Rezende , BMW em Santa Catarina ,Fábrica de caminhões chinesa em Tatuí). Exemplos de outros investimentos sendo efetivados : Ambev em Uberlândia, Fábrica de Amônia da Petrobrás em Uberaba , Suzano Papel e Celulose no Maranhão, Klabin no Paraná, Polo Petroquímico no RJ , Siderurgica no Ceará, Refinaria de Petróleo em Pernambuco. Finalmente passando de décimo terceiro maior PIB do mundo de 14 anos atrás para se tornar atualmente o quarto maior PIB do mundo.

  4. Excelente síntese. Excelente texto para a reeleição da Dilma e uma excelente bancada para dar governabilidade à nossa Presidenta sem precisar das chantagens do PMDB et caterva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *