O Brasil virou xepa

Não tente fazer análises políticas ou econômicas sobre o Brasil com muita seriedade, porque você vai errar.

Deixamos de ser o que éramos há alguns anos, um país carente, injusto, mas à procura de caminhos para desenvolver-se  e nos tornamos uma xepa.

Nada mais funciona com algum senso.

A economia real enfia-se num pântano e já ninguém acredita que o PIB vá sair do zero, mas a Bolsa de Valores – em tese o lugar que deveria refletir o vigor (ou a falta de) da atividade econômica está nas alturas.

Na falta de governo, o Legislativo quer ser o dono da “pauta” para o Brasil, achando que pode ser governo, sem meios para isso.

O Judiciário virou, na falta de Legislativo e no horror do Executivo, legislador universal.

E o Executivo, na falta do que fazer – sim, porque o governo Bolsonaro não foi eleito para nada, senão para odiar – brinca de gato e rato com ambos, como neste caso dos decretos das “arminhas”. Ou de carrinhos, como nesta farsa da Fórmula 1 no Rio, transformada em prioridade nacional.

Bem uma xepa, mesmo, com tudo junto, misturado e com mau aspecto e odor.

Com seis meses a se completarem semana que vem, o Governo Jair Bolsonaro virou um fim de feira.

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • Permita-me acrescentar o que considero mais triste. Um povo passivo, na maior parte imbecilizado, em grande número acanalhado, assistindo a tudo isso no JN, de boca aberta e olhar sem brilho à espera da novela.

    • Novelas, papo imbecil no zapzap, filme de quinta categoria nos aplicativos e assim vamos...quando acordarem, estarão com as correntes bem presas aos pés. Ou não acordarão jamais.

    • Em grande parte se deve a passividade da esquerda em liderar um movimento pela democracia e contra os radicais fascistas.

    • No filme IDIOCRACIA, que mostra o fim da humanidade pela burrice endêmica, compulsiva, incontrolável e altamente contagiosa, tem uma cena que é exatamente isso que você descreve.

  • Os ditos "progressistas" tem que parar de se iludir e de iludir o povo com a fantasia de que existe solução por vias institucionais para esta república petrolífera de bananas ou para a libertação de Lula. O brazil já era. Nosso futuro será muito parecido com o daqueles países que foram sugados até o fim pelo imperialismo e depois foram abandonados à própria sorte, convertendo-se em terra de ninguém onde quadrilhas locais disputam o poder.

    • Estamos a caminho de Ruanda, meu caro. E a passo acelerado. Sem Judiciário (isso que está aí é só um arremedo), com um Legislativo nauseante e executivo que nem vale a pena avaliar. O mercado tomou conta, vai sugar o que puder e nos largar à beira da estrada, com o país na miséria, cheio de milícias armadas até os dentes.

  • Os estrangeiros têm saído da bolsa, aos poucos, desde o início do ano.

    Quem está fazendo essa alta provavelmente são os brasileiros querendo uma rentabilidade maior, ao mesmo tempo que ouvem o canto da sereia da "milagrosa" reforma da previdência.

    • O que vai ter de sardinha, que usou dinheiro da família pra jogar no cassino, se matando nao tá no gibi.

    • Investimento financeiro na bolsa pode continuar batendo recordes, mas investimento em capital fixo, em empregos, só tende a cair mesmo num governo ultraliberal, pois o poder de compra da população só diminui. A classe C, antes impulsionada por Lula, está sentindo a mão invisível do mercado. Isso que dá se preocupar com mamadeira de piroca ao invés de debater papel do estado na economia, privatizações, etc..

      • Concordo, e além disso, na hora em que o mercado virar para baixo (sobe de escada e desce de elevador), o que vai ter de coxinha e bolsominions desesperados...

  • "Vamos decifrar a lógica do STF. Para fora, passa a impressão de que há um grupo majoritário que atua politicamente, e um grupo minoritário que defende o cumprimento das leis. O primeiro grupo desmoraliza o Supremo, o segundo dignifica, e mostra que nem tudo está perdido.
    Em toda votação, há suspense na Nação sobre o resultado. Sempre termina em derrota de Lula, mas com a bola raspando a trave no último minuto. Seria o destino conspirando contra a democracia? Ledo engano.
    Se, hoje, Gilmar Mendes efetivamente pedir vistas do processo, impedindo seu julgamento, estará exposta publica e irretorquivelmente o método do Supremo para esconder sua parcialidade/vulnerabilidade: os legalistas votam quando há plena garantia de que seus votos serão meramente simbólicos, continuarão sendo minoritários, e Lula permanecerá fora do jogo.
    É o supremo jogo de cena."
    https://jornalggn.com.br/recado-do-nassif/recado-do-nassif-o-julgamento-de-hoje-podera-ser-o-strip-tease-final-do-supremo/

  • Natal era até pouco tempo uma cidade onde não se via mendigos pelas ruas. Agora, e só faz uns meses, essa gente humilde e infeliz está aparecendo por toda parte.

  • Qual será a reação democrática ao movimento fascista de domingo? O mínimo que se espera seria uma passeata Anti-Moro. Já tá mais do que na hora de ter um movimento no fim de semana também, mesmo que seja nas comunidades, sempre dá para bloquear uma estrada. Outra coisa, tinha que direcionar o discurso contra os eleitores de Bolsonaro. É preciso mostrar que essa gente que se diz cidadão de bem não passa de uma corja de assassinos, nazistas e recalcados. É preciso fazer o eleitor do Bolsonaro sentir vergonha. Atacar o Bolsonaro não cola. No dia a dia temos que tratar os bolsominions como o LIXO que eles são. Mesmo que isso signifique cortar relações com amigos e familiares. Esta é a unica maneira.

  • Na feira livre da periferia , o Brasil se tornou o "Olha o Rapa" !!!

Related Post