Um brucutu na diplomacia

brucutu

José Serra já era uma triste figura á frente da diplomacia brasileira, personagem de um plano de aproximação com os Estados Unidos e com a Europa que deu chabu, respectivamente, com a eleição  de Donald Trump e com a crise na União Europeia.

Mas o bronco Aloysio Nunes Ferreira assumir  o Ministério das Relações Exteriores  só não é mais apavorante do que a cátedra de Alexandre de Moraes no Supremo porque não durará, como aquela, um quarto de século.

É verdade que Nunes, embora com valores menores, é tão citado na Lava Jato quanto seu antecessor.

E igualmente a ele se iguala naquela asquerosa categoria dos que foram esquerdistas e, maduros, entregaram-se de corpo e alma ao antigo inimigo.

Sabujos, bajuladores, incondicionais do capital estrangeiro viram “capitães do mato” contra seu próprio povo, como fizeram alguns negros na escravatura.

Ambos só vêem  destino para este imenso país como sendo o da submissão e o da modernização excludente, onde ilhas de prosperidade fruem de padrões globais de consumo e multidões fiquem eternamente à margem.

Mas Aloysio consegue, ante Serra, ter uma desvantagem extra.

É grosseiro, mal-educado, babugento com os que não lhe repetem as bobagens.

É a antítese do que pede a diplomacia, que jamais separa a firmeza da urbanidade, o enfrentamento da fidalguia na palavras e atos, a afirmação dos interesses nacionais do reconhecimento do direito de todos os povos.

É um brucutu diplomático com os nossos povos amigos e um cordeiro com os lobos que devoram o mundo.

Para quem, há poucos anos, tinha Celso Amorim como chanceler,  Aloysio Nunes Ferreira é voltar ao Paleozóico.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

40 respostas

  1. Será que o Ministério das Relações Exteriores está sendo usado para lavar dinheiro de corrupção do PSDB? Avião à vontade para o exterior, principalmente paraísos fiscais, imunidade diplomática (sem revistas) nos aeroportos do mundo. Poder para distribuir passaportes diplomáticos, inclusive para pastores pentecossauros lavadores de dinheiro. Primeiro Serra, agora o Trezentim Aloysio. Sei não. Olha..

  2. concordo em genero numero e grau!Me recordo de sua fala na tribuna do senado,apos sua derrota nas eleiçoes de2014.era vice do mineirim,na chapa puro sangue:tinha rancor pitbull,sangue nos olhos…..nao admite a derrota ate hoje!Golpista!interessante como os coxinhas sao incapazes de fazer comentarios!apenas agressoes.

  3. Os dirigentes de outros países devem é estar se perguntando quanto falta para o brasil chegar ao fundo do poço. Um século de trabalho de muitas pessoas para conquistar respeito à diplomacia brasileira foi jogado pelo ralo. Este homem não represente, de maneira alguma, os brasileiros.

    1. Como disse alguém, já chegamos ao fundo do poço. Agora é o poço que está afundando.
      Tenho 71 anos. Desde a adolescência acompanho e vivo política. Confesso nunca ter visto algo semelhante ao que ocorre no Brasil nos dias de hoje, mesmo em governos contra os quais lutei. E infelizmente ainda existe toda uma classe média que apoia o golpe, o mesmo golpe que vai tirar-lhes a aposentadoria, jogar suas carteiras profissionais no lixo e fazer de seus filhos robôs com a escolha sem partido, entre outras desgraças. É a miséria de um país que estava perto, bem perto de se tornar de fato um país do futuro

  4. É brucutu, mas vai balançar o rabinho para os EUA.

    Em tempo…será que ele foi de esquerda mesmo ou foi um X-9, tipo o Serra?

  5. Políticos canalhas blindados envolvidos em crimes mais as instiuições podres deram golpe com ajuda da mídia lixo, e essa mídia lixo aliena e segura a reação do povo brasileiro, para que o mesmo seja estuprado pelos financistas e oligarquias internacionais associados a falsas operações que tem como objetivo perseguição a um só partido, destruindo empresas brasileiras e lançando o povo brasileiro na miséria, para mantê-lo refém de políticas criminosas de traição ao Brasil. Os canalhas perderam o respeito pelo povo brasileiro e pela FAs que estão em silêncio total, numa calma daquelas que vem antes das tempestades.

  6. O retrocesso nesse caso é de 300.000, quilômetros é claro, por segundo. A velocidade da luz, só que para trás, marcha-a-ré entreguista da canalha que agora nos “governa”.

  7. … O mais “notável” integrante do ‘miniSTÉRIO’ da máfia que através de um golpe assaltou o Brasil, já exercia o cargo de “chanceler nos EUA” bem antes do ‘coleguinha’ DEMoTucano ‘José R$ 23 MILHÕES da Odebrecht na Suíça (S)erra’…
    Confira no vídeo espetacular!
    https://www.youtube.com/watch?v=l2VNUvnVibc

    1. … O mais “notável” integrante do ‘miniSTÉRIO’ da máfia que através de um golpe assaltou o Brasil já exercia o cargo de “chanceler nos EUA” bem antes do ‘coleguinha’ DEMoTucano ‘José R$ 23 MILHÕES da Odebrecht na Suíça (S)erra’…

  8. Esse Aloysio, é a cara e o pensamento da mídia e do judiciário brasileiro, corrupto, imbecil, baixo intelecto, entreguista, provavelmente vai tirar os sapatos e as cuecas quando for ao USA como fez ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer que teve que tirar os sapatos em um aeroporto americano como exemplo da submissão do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) aos EUA. Esses Golpistas são uns energúmenos.

  9. Pra mim este cara nunca foi da esquerda – era dedo-duro infiltrado. Minha opinião…não é uma acusação.

  10. Só para lembrar. Na segunda-feira, dia seguinte a votação do impeachment, viajou para os EUA. O que deu em troca pelo apoio ao golpe?

  11. Diplomacia do tacape com mais mais um “notável” da suruba federal. Só gente deste naipe pra fazer parte de algum ministério deste desgoverno temeroso, a escolha não surpreende.

    1. … Quem deve estar muito satisfeitos são os diplomatas de carreira do Itamaraty!

      Pano rápido!

  12. O meio é a mensagem: – alô comunidade internacional, a cara do nosso chanceler é o retrato mais fidedigno do nosso atual momento!

  13. Esse governo ilegítimo sabe que na era Trump diplomacia terá pouco significado, portanto, tanto faz como fez. A orientação yankee é aprimorar a capacidade belica ofensiva e reforçar os contingentes militares ao redor do mundo, retornando à era do porrete. Vide o novo orçamento militar dos EUA. Nós, que renunciamos ao imperio das armas, ficamos também sem a diplomacia, pois, conferir missão diplomática a um homem desse jaez equivale a aprisionar um elefante em jaula de vidro.

  14. Esse,foi o DEDÃO,que entregou Carlos Marighela, para sofrer a TOCAIA DOS QUE O ASSASSINARAM! Mas tem muita gente,que concorda com ele.

  15. Aloísio no ministério das Relações Exteriores. Imaginem ele negociando com o governo chinês e dizendo prá eles “calem a boca, seus comunistas”. Um elefante – ou melhor, um MAMUTE – numa loja de cristais faria menos dano. PQP. Esse governo não tem nada de bom? Só bandido em todos os cargos. Se isso não bastasse, o Bolsonaro criou milhares de blogs para fazer propaganda para ele. Quem paga essa despesa toda? Por sorte só fascista vota nesse troglodita.

  16. no dia 9 de novembro de 2016 o tucano disse que Donald Trump é “o partido republicano de porre”. “É o que há de pior, de mais incontrolado, de mais exacerbado entre os integrantes de seu partido”;;
    Hey uncle sam esse cara é lambe bosta dos democratas…

  17. Para este desgoverno está de ótimo tamanho, perfeito! Indicado pelo ahésim, querem o quê? Um Oswaldo Aranha?

  18. … Um recadinho para o presidente dos EUA!
    O Donald Trump “vai amar de saber!”

    ***

    Como Serra, Aloysio também fez críticas a Trump

    No dia da eleição nos Estados Unidos, o agora novo ministro das Relações Exteriores afirmou que Donald Trump é “o partido republicano de porre”; “É o que há de pior, de mais incontrolado, de mais exacerbado entre os integrantes de seu partido”, postou Aloysio Nunes no Twitter; antes de assumir o Itamaraty, seu antecessor, José Serra, também havia criticado o presidente dos EUA, antes que ele fosse eleito

    02/03/2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/283041/Como-Serra-Aloysio-tamb%C3%A9m-fez-cr%C3%ADticas-a-Trump.htm

  19. Uma coisa não podemos negar: esse minstério ficou mais barato, de 23 milhões para 300 mil, ao menos pelo que se noticiou até agora!

  20. Li e fiquei matutando: Será que ese sujeito não foi indiciado(indiciado mesmo. Não é erro. Todos dessa quadrilha estão indiciados, ninguém indicado) para criar um conflito internacional, no caso, com a Venezuela, a mando dos patrões do norte, os yankees? É possível sim. Dessa maneira, se resolveriam dois problemas: Primeiro, os yankees querem dar cabo do Governo Venezuelano para se apossar de suas riquezas. Segundo, no caso de um conflito internacional, o decrépito temer(decrépito tanto na idade quanto na prática política), de uma hora para outra, veria sua popularidade subir às alturas, fruto de uma nacionalidade irracional. É por isso que vejo os verde oliva tão inertes. E o judiciário também. Nesse caso, os partidos de direita, pmdb/dem/psdb teriam alguma chance nas eleições de 2018, se houver. E os yankees? Seriam beneficiados duplamente, cfe seus planos para os limpadores de latrina da América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *