O cachorro do mendigo

O Globo publica hoje, aberta em sua capa, a foto de Domingos Peixoto, foto que se pode fazer às centenas em um único dia de passeio no Centro e na Zona Sul cariocas.

O flagelo se espalha“, diz o jornal.

Mas a razão é covarde como é covarde a Globo: são os “projetos da Prefeitura que não saíram do papel” os responsáveis pelas cenas de miséria human que se assiste aqui, mais cortantes ainda nestes dias de frio impiedoso.

É óbvio que é dever da Prefeitura (e do Governo do Estado, com a sua Fundação Leão XIII, de Assistência Social) prover um mínimo de abrigo e cuidado a estas pessoas – sim, são pessoas, embora muitos nem mais os vejam assim – mas qualquer um sabe que isso é quase que como “enxugar gelo”, se as pessoas não têm trabalho.

A reportagem fala dos fracassos de programa de emprego do Prefeito Marcelo Crivella, desafeto da Globo e um admnistrador bem ruim.

Mas nem se fosse o maior gênio do mundo daria jeito nas situações dramáticas criadas pela crise que o regime instalado com a ajuda da Globo no país, especialmente cruel com o Rio de Janeiro.

Como “recolher” indigentes num estado que, desde o final de 2015, perdeu meio milhão de empregos? Só no ano passado, e só aqui no município da capital, foram mais de 55 mil postos de trabalho a menos, ou uma pessoa demitida a cada seis minutos, a maior perda de empregos registrada em todas as cidades brasileiras. E não é só a capital, mas as cidades do petróleo: Macaé e Duque de Caxias, dois pólos do setor, perderam juntas mais empregos que toda a imensa cidade de São Paulo!

Foi aqui que caiu como uma maldição a política de desmonte da Petrobras, paralisando, entre outras, as imensas obras do Comperj. Foi aqui que a indústria naval foi assassinada, pois agora se manda fazer na China e na Coreia as plataformas do pré-sal. É aqui o lugar onde se prevêem investimentos federais, mas para comprar fuzis, munição e outras quinquilharias para um “combate à violência” que, em seis meses de tropas com armas ensarilhadas, continua a ter horrores diários e nem mesmo resolve o caso do assassinato da vereadora Marielle Franco.

A Globo poderia ser um grande instrumento de defesa do Estado onde ser formou e se nutriu dos talentos da arte e da cultura cariocas, mas sempre preferiu ser sua algoz. Os problemas da cidade só aparecem quando os governantes são seus adversários. Ou quando já não prestam mais para coisa alguma, como seu ex-“queridinho” Sérgio Cabral. Poderia protestar contra a destruição da economia fluminense produzida por outro “queridinho”, Sérgio Moro.

Mas só o faz por interesses, financeiros ou de poder, lo que no es lo mismo, pero es igual.

Ontem, numa calçada da Zona Sul,  vi um morador de rua, um indigente, ter um ato de desprendimento e de amor que a cúpula da Globo jamais seria capaz de ter. Pedia aos passantes que cuidassem, porque nem isso ele conseguia, de seu amigo mais fiel e menos exigente: seu cachorro vira-latas.

Quando um mendigo dá  à caridade pública o seu cachorro, que nada pede por seu amor, é que já perdeu tudo, menos a humanidade.

Ao menos isso ele tem mais que o Marinho.

Fernando Brito:

View Comments (34)

  • TREM DA ALEGRIA

    "Servidores" do Legislativo

    "Segundo o juiz, os atos 'tiveram por finalidade beneficiar filhos, afilhados e esposas de políticos influentes, em atentado à moralidade pública e em detrimento dos cofres do país'. Ainda de acordo com o magistrado, os servidores enquadrados nos termos da sentença que já estivessem aposentados deveriam ter o benefício cassado e ficar submetidos ao regime do INSS, com teto bem menor."

    https://www.metropoles.com/brasil/justica/disputa-judicial-por-trem-da-alegria-no-senado-se-arrasta-ha-33-anos

  • Caminhamos a passos largos para tempos em que a violência e miséria de hoje pareceram filminhos de desenho infantis.....

  • Pois qualquer coisa que se diga e se escreva,ao respeito de JORNALISMO,nada disso resolve absolutamente,nada.As pessoas que os leem,tem a mesma IDEOLOGIA JORNALÍSTICA,ou seja,fazer barulho,sempre em prol dos PATRÕES.Agora,com a INTERNET,que poucos tem acesso,é que se nota algum interesse por temas como o abordado aqui.Não fora isso,continuaríamos a IGNORAR os FATOS,senão aqueles do agrado dos Patrões.Obra naturalmente,do JORNALISMO,também,de CLASSES.

  • Para a grande maioria da classe média que apoiou o golpe, eles são vagabundos, que não trabalham por que não querem,e esperam uma boquinha do governo.
    Infelizmente é assim que ouço alguns falarem. Enquanto seu dinheiro cresce, em algumas das aplicações.
    LulaLivre.

  • Trágico ! Emocionante!
    Ótimo texto. Como sempre, Fernando Brito.

  • Essa foto é uma amostra também daquilo em que parte da sociedade se converteu ,seres egoístas que desprezam a caridade e a responsabilidade que todos nós temos com os nossos semelhantes.Me refiro ao contraste do casal passeando com um belo par de cachorros muito bem cuidado e com periódicas visitas ao veterinário.São as "crianças" (até chamadas de filhos/as !!!!!) desta sociedade hipócrita que maioritariamente acredita num "deus" ,mas na escolha de ajudar o próximo e dar-lhe seu amor e carinho,prefere ter" filhos" de 4 patas.
    Não é só o Estado, a origem é a sociedade ,assim como foi ela que permitiu o Golpe de 2016,seja por ódio,seja,por preguiça de pensar e questionar, seja por egoísmo.São os indivíduos que com suas atitudes pessoais , fazem o comportamento da sociedade.

  • Se o Estado do Rio fosse um país, a Globo teria que ser punida por alta traição.

  • A única solução possível para essa mídia é a demolição completa. O Brasil nunca será uma nação de verdade com essa imprensa CRIMINOSA.

Related Post