O caso Campos-PT para quem demora ou não quer entender

Uma pessoa que trabalhou com Leonel Brizola por 20 anos não pode ser avesso à polêmica.

Muito menos quem redige este Tijolaço pode ser.

Tanto que escrevi lá em cima e repito todo dia que, sem polêmica, a política só serve às elites.

Portanto, vou continuar falando o que penso e, sobretudo, a que leva a parca capacidade de raciocínio que tenho.

Tenho o “péssimo” hábito de pensar antes de escrever, embora nem sempre, como qualquer pessoa, pensar não signifique acertar. Mas que reduz o erro, reduz.

No caso do Facebook do PT, tudo o que a imprudência dos editores do site petista conseguiram foi jogar água no moinho troncho de Campos.

Ele, que agride a aliança da qual sempre participou e com a qual cresceu politicamente, ficou posando de vítima, com todo o apoio da mídia.

Embora ache que chama-lo de tolo e de “playboy” não o descrevam (prefiro oportunista, traiçoeiro, ambicioso, ingrato e capaz de oferecer-se à direita) está na cara que publicar um texto sem assinatura no facebook do partido ia dar nisso.

Deu e ainda fez dirigentes do PT ficarem gaguejando desculpas indevidas.

É diferente de um parlamentar, um militante político ou um articulista dizer.

Já fui assessor de imprensa e dirigente partidário.

Falei em nome de pessoas e instituições.

E escrevo, colocando a cara a tapa e a processos, todos os dias.

Já errei e procuro não errar, embora me sujeite a isso cinco, seis, dez vezes por dia.

Uma coisa é o combate político.

Outra é a capacidade de diálogo que um candidato ou um partido precisa manter.

Há a hora de bater e há o em quem bater. E o como.

Eu compreendo perfeitamente que um colaborador político, como o que fez o texto, possa se sentir indignado.

Mas não compreendo que ele esqueça que é um auxiliar e, portanto, será impróprio que fale pelo partido.

Acho justo que os petistas perguntem onde estão seus deputados, seus senadores, seus dirigentes não o façam.

Cansei de discordar de posições de Leonel Brizola. E, nas minhas funções de auxiliar, seria absurdo que eu emprestasse a natureza de “oficiais” às minhas opiniões, divergentes.

Logo cedo, aprendi como se manipulam as coisas.

Declarei que Brizola ia garantir a posse de uma terra que havia sido invadida por lavradores pobres.

A Última Hora, já entregue ao Coronel Mário Andreazza, mancheteou, usando minhas palavras: “Invadam, Brizola garante”.

Se, a toda hora, um auxiliar meter o peito na porteira e produzir uma polêmica vazia destas, só vai levar água ao moinho campista.

Política não precisa ser soturna e “careta”, mas tem de ser séria e responsável.

O que está em jogo é o destino do povo brasileiro.

E com isso eu não brinco, nem acho que se deva brincar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

  1. Meu Caro Fernando…

    deviam ter deixado pra mim escrever sobre esse moço: conheço-o de há muito. Minha família é de Araripina (extremo oeste de Pernambuco – fronteira com Piauí)! Posso dizer que, quando vi pela primeira vez, esse moço dava curso de como burlar “precatórios” – um “know how” que, afirmava, aprendera com a equipe do Paulo Maluf. Preciso dizer mais alguma coisa. Não me dei ao trabalho de ler ao sitio do PT, mas, concordo com o que quer que esteja escrito, como concordo contigo… Mas, se o PT quiser posso contar muito sobre o moço!

    Leo Mendes Filho
    (Parauapebas/PA)

  2. Em uma coisa o eleitor saio lucrando, não paira mais dúvidas, uma vez que o próprio declarou sua insignificância. O AÉCIO NEVES declarou que o PT quer ganhar por “WO”, por tentar induzir o Eduardo Campos a aguardar 2018.

  3. JAN
    9
    Ex-diretor da Siemens afirma na PF que negociou propina com Rodrigo Garcia e José Aníbal

    A principal testemunha das investigações sobre o cartel dos trens disse à Polícia Federal que tratou pessoalmente de propina com o atual secretário de Desenvolvimento Econômico do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Rodrigo Garcia (DEM), e um interlocutor do secretário de Energia, José Aníbal (PSDB).

    As afirmações constam de um depoimento prestado pelo ex-diretor da multinacional alemã Siemens Everton Rheinheimer em novembro. Ele assinou um acordo de delação premiada e colabora com as investigações sobre formação de cartel e suspeitas de pagamento de suborno a políticos do PSDB e funcionários do Metrô e da CPTM.

    O teor completo de suas declarações é mantido em sigilo pelas autoridades, mas parte do depoimento foi transcrita na decisão da Justiça Federal que encaminhou o caso para o Supremo Tribunal Federal, em dezembro.

    Garcia, Aníbal e outros políticos mencionados por Rheinheimer são deputados federais licenciados e, por isso, só podem ser investigados com autorização do Supremo.

    O ex-executivo da Siemens afirmou à polícia que Garcia era um “ponto de contato” político para as empresas do cartel e que conversou “algumas vezes” com ele sobre o pagamento de “comissões”.

    Ele disse que recebeu indicação para negociar também com José Aníbal. Rheinheimer declarou que “nunca” foi recebido pessoalmente por Aníbal, mas tratava com uma pessoa que o “assessorava informalmente em relação ao pagamento de propinas”.

    À PF, o delator disse que tratou de propina com Garcia na época em que ele presidia a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, quando ainda era deputado estadual. Posteriormente, enquanto Garcia esteve na presidência da Assembleia, entre 2005 e 2007, seu contato teria passado a ser Aníbal.

    Segundo Rheinheimer, um dirigente da CPTM lhe disse que o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS), o deputado estadual Campos Machado (PTB) e o atual secretário da Casa Civil de Alckmin, Edson Aparecido (PSDB), também receberam propina.

    No texto da decisão em que determinou o envio dos autos para o Supremo, o juiz federal Marcelo Costenaro Cavali afirma que, na sua opinião, “os elementos obtidos pela autoridade policial até o momento são fragilíssimos em relação às autoridades” apontadas por Rheinheimer.

    Ele ressalva, no entanto, que cabe ao Supremo analisar e autorizar qualquer medida no inquérito que diga respeito a políticos detentores de mandato e que por isso decidiu enviar os autos.

    A medida, na prática, evita o risco de que, no futuro, provas contra autoridades sejam anuladas pelo fato de terem sido obtidas sem a supervisão do Supremo. Informações da Folha
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/
    Postado há 49 minutes ago por Blog Justiceira de Esquerda

  4. Conheço pouco de fazer Política, confesso. Não quero ensinar padre a rezar missa, mas Lula esteve em Pernambuco falando com Armando Monteiro, candidato ao Governo de Pernambuco do gosto de Lula. Aí sai a tal nota no Facebook. Coincidência? Dudu sentiu a estocada, tolo como Marina e playboy como Aócio. Lula mandou recado. Dudu não tem volta tua trairagem, ou o preço pode ser alto pra você. Estou na tua área. Lula está vendo a floresta. E Dudu sabe disso.

  5. Concordo, o PT foi infantil e só ajudou o Dudu a fazer-se de vítima com a ajuda de toda a imprensa.
    Realmente o assunto deve ser jogado como num xadrez. Não há espaço para leviandades e oferta de munição ao inimigo. Qualquer bolinha fora do PT o Dudu, a Blabla o Never vão usar como degrau, com a ajuda da imprensa, para subirem.

  6. Mais uma vez não concordo com este raciocínio, respeitosamente. É por este tipo de postura que o Dirceu, Genuíno e Delubio, estão presos injustamente. Além de estarem presos injustamente com esta aberração que foi o processo 470, eles foram ” condenados ” à regime semi-aberto e estão presos em regime fechado, graças ao isento JB. Como não protestar? Tem que falar sim as verdades que estão acontecendo neste país. O judiciário governa e o PIG e a direita fazem dioturnamente, conspiração para derrubar o governo e querem que fiquemos quietinhos? Essa não! Foi por este tipo de posicionamento que o fascismo e o nazismo se criaram na Europa.

  7. Também ouso discordar do nobre blogueiro. Faço militância de esquerda desde 1985. De lá pra cá só vejo o PT receber pauladas da direita e da mídia, sem nenhuma resposta à altura, mesmo quando está no governo e tem mais condições de expor todos os fatos e de se defender. O PT fica sempre na defensiva, quase que confirmando todos os ataques que recebe, por pura falta de ação, de resposta. Contra o PT tudo é verdade. Contra os tucanos de SP, basta uma afirmação do São Alckmin de que a acusação é falsa, pra todo mundo “acreditar”. Acho essa nota no facebook ainda é muito pouco… um grão de areia, comparado ao que recebemos todos os dias. Pra mim, depois de quase 12 anos no poder, já passou da hora do PT jogar a “werda” de vez no ventilador contra essa direita covarde e essa mídia marrom. Mas acho que não vou ver isso, infelizmente.

  8. Preso por ter cão, preso por não ter cão. Não sei quem escreveu aquele artigo no site do PT, mas as reações do PT são tão raras e frequentemente inexistentes, que quando se vê alguma coisa, mesmo que desastrada, dá um certo ânimo. Ademais, com ou sem artigo, o PT é mulher de malandro mesmo, gosta de apanhar. Que se jogue merda no ventilador, então.

  9. Fernando,

    acho que Campos no segundo turno seria um candidato muito mais competitivo que Aécio (esse é um pau mandado – um bom vivan). Digo isto porque os falsos moralistas que engrossa as fileiras do PSDB estão silenciosamente a espera pois passaram a ter vergonha de se declararem anti-pt usando o argumento da corrupção. E a razão disto é óbvia. Logo, a tendência será de crescimento de Campos no final podendo ultrapassar Aécio. Este é o perigo. E o PT não pode cometer esses erros primários como esta carta idiota do FaceBook.

  10. ARIANO SUASSUNA (*)

    Para falar de Eduardo Campos eu precisaria escrever um ensaio, tal a importância que dou a ele em relação a nosso País e ao nosso povo.

    Teria de começar falando do ponto de vista pessoal, para dizer que o conheço desde o seu nascimento, pois seu pai, Maximiano Campos, e seu tio, Renato Carneiro Campos, eram escritores e meus amigos, e ambos eram já pessoas preocupadas com os mais pobres e com a terrível dilaceração que, no Brasil, separa os despossuídos e os privilegiados.

    Tenho certeza, então, de que todos dois teriam imenso orgulho ao ver o filho e sobrinho desempenhando agora, na política brasileira, o papel que também a mim está me deixando entusiasmado, ao ver um jovem como Eduardo Campos lançar-se na política, movido por sua grande, lúcida e tranquila coragem e por um imenso desejo de servir.

    Explico-me. Coragem porque sabe quantas dificuldades e incompreensões vai ter que enfrentar. Ainda assim, mantém seu sonho e seu desejo de servir ao nosso grande País e ao nosso grande povo; porque sabe que, como dizia Aristóteles, praticada como se deve, a política é uma atividade elevada e nobre, porque consiste ‘na arte de bem servir ao bem comum’.

    Assisti de perto à atuação de Eduardo Campos, como o extraordinário governador, por duas vezes, do Estado de Pernambuco, cujo povo lhe confere a inédita aprovação de 83% – coisa que eu nunca vi acontecer com qualquer outro. Normalmente, no fim de um primeiro mandato, o titular do Executivo sai desgastado.

    Finalmente resta-me dizer que já passei dos 80 anos e, com toda esta idade (que já vai longa), posso afiançar que Eduardo Campos, além do extraordinário administrador que demonstrou ser, é o político mais brilhante que já conheci. É, portanto, a meu ver, o mais capacitado a levar adiante e aprofundar as reformas que o povo brasileiro está exigindo como indispensáveis para que o Brasil se aproxime cada vez mais do glorioso destino que merece.

    (*) Maior escritor vivo do país, dramaturgo, membro da Academia Brasileira de letras (ABL) e presidente de honra do PSB. Artigo publicado no “Estado de S. Paulo”, domingo, 15 de dezembro.

    1. Campos tem o DIREITO de sonhar. Até agora não o vi atacar , mas está sempre sendo atacado. Ele incomoda, diante do vazio político de uma posição situacao desmoralizadas. E sem propostas. Campos incomoda por ser o principal entrave a continuação do reinado petista. O Pt mudou pra pior. Traiu e aderiu o poder pelo poder. Escândalos, corrupção, incompetência, demagogia, longa lista que o desabaram. Votei mais de 20 anos nele e não votarei mais. Campos e um caminho que observo com carinho. Ou será nulo meu voto.

  11. Meu caro Fernando,
    Mesmo correndo o risco(?) de ser chamado pueril de novo, continuo não concordando com você nesse episódio. O Dudu está se fazendo de vítima, sim. E daí? Quem o apoia nesse caso, além do PSDB(!) e da mídia golpista e seus cães de aluguel?
    A reação deles apenas mostra que a carapuça serviu.
    A primeira grande pergunta é: quantos votos a Dilma vai perder com a polêmica? Atrevo-me a dizer: nenhum, zero. Aguarde as próximas pesquisas.
    A água que poderá ir para o moinho do traíra não sairá do açude dela.
    A segunda grande pergunta é: quão importante foi esse artigo-desabafo para os que estão e estarão, em outras trincheiras, lutando pela reeleição? E que também não estão brincando com o destino do povo brasileiro? E que já estavam cansados de ver o partido apanhar calado?
    Muito, enorme.
    PS.: Eu sei que você já escolheu, há muito tempo, o seu lado da linha. Estamos junto nessa luta, embora, apenas nesse caso, pensando diferente.
    Saudações brizolistas.

  12. Apesar de concordar que foi uma nota atabalhoada, o mais importatne agora é se policiar para não repetir o erro. O POVO BRASILEIRO AGRADECE.

  13. Vítima de quem, cara pálida, do PSDB (Partido Sabotador do Brasil) ao qual acaba de se amasiar?

  14. Fernando fiquei por entender vc, o cara que já mais bateu neste pais foi Leonel, ate eu já senti porrada dele, e outra, quem diz que Dudu é preyboy é um jornal ou revista, sei la quem, agora que ele é um tremendo de um tolo ele é. Marina é um fracasso não vai passar disso que estamos vendo, esse pessoal não sabe que, uma das coisas que o brasileiro minusculo não gosta é de trairagem e Marina é perfeita neste aspecto e Dudu assusta como Preyboy,”síndrome de Collor” e finalmente trair o Lula é muita sacanagem e Eduardo foi sacana, mais em compensação cometeu suicídio politico.

  15. APANHA TANTO QUE TEM UMA HORA QUE FICA NERVOSO … É o que dá um Partido apanhar, apanhar e ficar quietinho. São tantas as surras e o choro silencioso dos parlamentares petistas que uma hora daria nisso. Vi o PT levar surras nos últimos anos muito piores que esse caso do Campos. Eu não ligaria para o trololó do playboy. Ligaria sim para as injustiças que têm sido cometidas com Genoino e Dirceu, por exemplo.O PT poderia sim ter pressionado o governo Dilma a cobrar a dívida de R$ 1 bi da Globo com a receita. Ficou em silencio. O PT poderia cobrar da Casa Civil uma justificativa para aprovar na calada da noite de 30 de Dezembro (sexta-feira) uma compra sem licitação de R$ 2,6 milhões a favor do Grupo Abril. Mas o PT (ou alguém do PT), resolveu abrir o bico com um assunto sem importância. Agora, Lula e Dilma vão ter que perder tempo resolvendo essa parada. Infelizmente, acho que o PT “não se conversa”.

  16. O juiz da 1º Vara Federal, Roberto Wanderley, decidiu, nessa segunda-feira (25), pelo afastamento imediato do secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira, em resposta a uma ação popular impetrada pelos médicos Liliane Peritore e Antônio Jordão (ex-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco). No processo, os profissionais alegaram que Figueira não poderia assumir a função, já que presidiu o instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – que possui diversos contratos com o Governo do Estado -, mantendo até hoje “íntima relação” com a entidade. este é o governo de Eduardo Campos o nepotismo rola solto.

  17. Luís Cláudio, segundo o seu Currículo Lattes, é ainda coordenador do Centro de Pesquisa Clínica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

    O Imip, por meio de contrato com o governo de Pernambuco, gere quatro importantes hospitais da rede estadual: Metropolitano Miguel Arraes, Dom Hélder Câmara, Dom Malan e Pelópidas Silveira. Gere também seis Unidades de Pronto-Atendimento – as UPAs de Olinda, Paulista, Igarassu, Barra de Jangada, Jaboatão Velho e Cabo de Santo Agostinho.

  18. ENQUANTO MUITOS PARENTES DO GOVERNADOR E OUTROS DE SEU GRANDES CIRCULOS DE AMISADES ESTAO OCUPANDO ALTOS CARGOS NO GOVERNO E NOS MUNICIPIOS ONDE O PSB COMANDA SURGEM FORTES COMENTARIOS DE REDUÇOES DE GASTOS EM DIVERSAS SECRETARIAS DO GOVERNOS DO ESTADO COM FORTES DEMIÇOES DE PAIS DE FAMILIAS TERCERIZADOS EM FUNÇOES DE PEQUENOS SALARIO E UMA DAS SECRETARIAS QUE VAI SOFRER MAIS E A SECRETARIA DE SAUDE E UMA SECRETARIA QUE RECEBE MUITA VERBA DO GOVERNO FEDERAL E A QUE VAI MAIS SOFRER GENTE E DE SE LAMENTAR QUE DIANTE DE TANTAS COISAS ERRADAS QUE VEMOS PUBLICADOS NOS BLOGS COM NEPOTISMO DO GOVERNO DO ESTADO E OUTRAS MAZELAS NOS NAO VEMOS NEM UM ORGAO DE FISCALIZAÇAO PRINCIPALMENTE AS CONSTITUIDAS NADA FAZEEM ISTO E UM ABSURDO O SILENCIO NOS GARANTEM A CERTESA DO ACONTECIDO ISTO E SIMPLESMENTE UMA VERGONHA.

  19. O partido (pt) tem que ficar de fora desse embate, isso é pra deputado, senador e quem queira polemizar com esse político de adjetivos não muito bonitos de si pronunciar, não escancaro o que penso pra não provocar processo no blogueiro e em mim, mas que dar vontade, a isso dar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *