O chanceler da ignorância pomposa e seus “termostatos do asfalto”

Não saber não é vergonha.

Falar peremptoriamente sem saber, é.

O energúmeno que ocupa o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, hoje, na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, criou uma nova explicação sobre o fenômeno do aquecimento global.

Segundo ele, os registros de aumento da temperatura estão acontecendo porque, agora, os “termostatos” estão mais “perto do asfalto”.

O vídeo está ao final, para atestar a estupidez.

O sujeito que vai discutir os problemas climáticos mundiais e que se arvora em recusar centenas, milhares, dezenas de milhares de estudos de cientistas sequer sabe que “termostato” não é instrumento de medição de temperatura, mas de manutenção de um  determinado grau de temperatura em equipamentos ou ambientes.  É coisa do cotidiano: é usado no ar condicionado, no automóvel, para ligar a ventoinha e em fornos, domésticos ou industriais, entre outras aplicações.

O que mede temperatura é termômetro. Isso, aquele que a gente sacudia para baixar e não sacode mais, porque proibiram os de mercúrio. É uma coisa recente: foi inventado por Galileu Galilei no século 16, talvez o Ernesto Araújo ainda não tenha tido a oportunidade de conhecer.

Os termômetros usado nas estações meteorológicas, usados para registrar máximas, mínimas e médias de temperatura seguem uma rigorosíssima regra de instalação, que garante padrões o mais possível constante de coleta de dados.

Para o senhor ficar ciente, transcrevo um trechinho de uma explicação do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia -sobre isso:

“As instalações das ECP [ Estação Climatológica Principal ] são absolutamente iguais em todo lugar. A isso chamamos padronização. Como reflete mais que qualquer outra, a cor branca protege os equipamentos contra o aquecimento provocado pelas próprias instalações; analogamente, sendo a madeira um bom isolante térmico, ela interfere menos nas condições ambientais. Também a superfície gramada é para evitar excesso de aquecimento do solo, impedindo-o de se tornar uma fonte de calor artificial. Importante destacar que todas as ECP’s são igualmente construídas com os mesmos materiais, mesma cor, mesmas dimensões e mesma orientação norte-sul, possuindo, ainda, os mesmos instrumentos. Somente assim os dados observados poderão ser comparados entre si, uma exigência da ciência!”

Agora que o senhor viu que não sabe nada e fala muita bobagem, faça um exercício de humildade. Será que gente que dedica a vida ao estudo do clima não sabe que asfalto e prédios colados aos termômetros iriam interferir nas medições?

Acha que são idiotas irresponsáveis como o senhor?

Dói saber que é este o nível do chefe de uma diplomacia que tem, entre seus deveres, participar de acordos climáticos.

O ídeo desta baboseira está abaixo e, na íntegra, aqui.

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • O Brasil atingiu tal nível de imbecilidade em sua representação nacional que chega a nos dar desânimo. Negar o aquecimento global em pleno século XXI, com todas as evidências disponíveis, já é por si só uma aberração cultural ou sintoma de desonestidade intelectual. Mas um ministro de Estado negar o aquecimento com argumentos como esse, a deitar falação sobre os tais "termostatos no asfalto" é de doer a alma e o coração de qualquer brasileiro, tamanha a vergonha mundial que passamos a representar. Sinceramente, não sei o que é pior - o "Kafta" do Weintraub, o termostato dessa besta do Araújo, as baboseiras estúpidas daquela senhora da goiabeira ou as asneiras proferidas diariamente pelo idiota-mor que leva a faixa presidencial. Mas o mais terrível mesmo é saber que metade dos eleitores considerou normal eleger esse tipo de gente. Dá vontade de mudar para a Patagônia e deixar o Brasil se explodir.

    • Ah, mas teve um pior: o "Marx e Hegel" dos procuradores patetas que pediram a condenação de Lula. Não fosse este episódio, não estaríamos presenciando todos esses outros.
      #LulaLivre

    • a Academia se posiciona de uma forma covarde,não cobra responsabilidade do Estado de colocar em cargos de decisao pessoas sem o menor conhecimento do assunto.

      seria necessário uma representação junto ao Judiciário de um Conselho de Notáveis pedindo o impedimento de pessoas sem conhecimento científico mínimo,
      tem que haver um limite entre a conquista civilizatória e a barbárie no exercício do poder político no século XXI,

      vejam a questão do Moro,um desqualificado acadêmico,e em hora alguma uma USP se posiciona para o contraditório.
      quem gera o conhecimento para qualificar uma pessoa para um determinado cargo tem obrigação de confrontar a verdade do conhecimento praticado,levando as últimas conesequências as interpretações possíveis.

      isto é ciência .

      ou não?

  • Será que nessa comissão tinha alguem com capacidade para refutar tal asneira , ele estava falando para iguais ou pior que ele , essa é que é a pura verdade .

  • Essa "idiotice" é propositalmente planejada para poder causar polêmica e terem seus minutos de fama e espaço na mídia. Todos, orientados pelo "chefão", viram que esse tipo de marketing lhes rendem muitas linhas nos jornais e espaços preciosos na rede. Como eles não tem projeto algum para o Brasil, conseguem intertir a plebe ignara com essas picuinhas em troca de não lhes cobrarem soluções para questões esseciais, como o desemprego por exemplo.

  • carai! que mais não acontece ? nem tive coragem de ouvir tamanha asneira e "isso daí" representa o pais!

  • Ele não queria "bundar" muito nisso mas é um assunto "interessante".
    A ideologia neo-nazista faz os idiotas perderem a vergonha.

  • As energias renováveis estão cada vez mais baratas, e a opção de usá-las não têm nada de ambientalismo, mas sentido econômico: Business as usual.

    Certamente Trump sabe o que o futuro reserva aos EUA: À medida que os países forem se tornando independentes na energia, menor importância terá o petrodólar (o principal artefato bélico dos EUA). Daí essa questão de refutar o aquecimento global.

    O resto é papagaiada do lambe-botas Araújo: Currucupaco, currucupaco!

  • Conclamo a todos a trocar o nome de "elites brasileiras" para "lixo branco".

  • "Nunca, na historia desse país, tivemos ministros tão capacitados para gerir suas pastas como nesse governo."

    Quantas vezes já ouvimos essa frase estúpida?

  • corre vídeo aonde General HELENO ..um general do exército brasileiro ..defende a tontice de se acreditar que a terra e´"redonda" ..ISSO MESMO, tontice por se acreditar no POLO SUL e NORTE, no ÁRTICO e na Antártida, na bússola tb.

    ..se isso tudo é vindo de gente que estudou no Instituto Barão do Rio Branco ..ou em escolas SUPERIORES das F.F.A.A., aqui é de nos perguntarmos o que colocam na sopa desses camaradas..

Related Post