O conselho de um médico para o seu Conselho

Do Facebook do Tijolaço, pelo Dr. Fernando Cesário:

Falo (e escrevo) como médico, que sou: o senhor Roberto d’Ávila (presidente do CFM) tem perdido a chance de se manter calado.

Primeiro, porque a função de “combater” o programa Mais Médicos, se é que deveria ser feito, seria por um órgão de classe, como os sindicatos dos médicos, e não pelo Conselho Federal de Medicina, que deveria zelar unicamente pela prática médica, da ação ética dos seus filiados. E não o faz, com o necessário rigor.

Em segundo lugar, porque, em mais de uma oportunidade, tem externado posições horrorosas acerca do problema. Dia desses vi uma entrevista dele, na televisão, onde ele dizia que os médicos brasileiros não haviam se inscrito no programa porque não conseguiram preencher a inscrição(?!)

Quer dizer, ou ele é cínico ou nos chamou, a todos nós, de imbecis.

Em terceiro lugar, poderia se perguntar a ele, enquanto presidente do CFM porque nunca este órgão se preocupou, em toda a sua existência, de elaborar testes de avaliações para médicos, formados no Brasil ou no exterior?

Por qual razão um indivíduo forma-se numa faculdade qualquer desse nosso país e, no dia seguinte, de posse de um registro nos CRMs, pode atender a todo cidadão, sem dar provas nenhuma de sua capacitação?

Por que o CFM reluta em aplicar nos médicos recém-formados, uma avaliação, como faz, por exemplo, a OAB? Por que nossas associações não tomam nenhuma medida prática para que todo o nosso país, as nossas crianças, nossos idosos, nossas mulheres, tenham direito à atenção médica?

Por que não foi criada ainda a Ordem dos Médicos do Brasil, que se encarregaria da autorização para todo médico para iniciar suas atividades?

Sim, pois eles exigem, agora, o tal exame Revalida, que foi criado pelo MEC somente em 2011.

Antes dessa data, que atitude o CFM e os CRMs, repito, tomaram para garantir a boa prática médica?

Nós, médicos brasileiros, por nossas entidades, estamos perdendo boa oportunidade de não nos “queimarmos” com o restante da sociedade brasileira.

PS do Tijolaço: A questão que o Dr. Fernando levanta ao final de seu texto é muito séria. Não apenas porque os médicos merecem a confiança da população, em especial a mais pobre e carente, como, sobretudo, eles precisam dela como ferramenta terapêutica. É essencial que o médico tenha o respeito e a confiança do paciente e da coletividade, no caso da medicina de família e comunidade,  encontrando a acolhida e o acatamento necessário para que sua orientação seja absorvida e seguida. Não é apenas o caso do merecido respeito profissional, é uma questão  de saúde.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

34 respostas

  1. Com certeza o senhor João Batista Soares não necessita dos cuidados médicos destes profissionais da saúde que o governo Dilma está trazendo para o interior, para atenderem quem não tem dinheiro para pagar consultas com médicos particulares. Percebe-se claramente que este senhor e outros tantos que são contra a vinda dos médicos, são corporativistas e defendem interesses bilionários. Será que este senhor está ao menos preocupado com os pobres da periferia ou no interior do país, que não têm dinheiro para pagar consulta particular ? Em meio aos cubanos, estão vindo espanhóis, portugueses, argentinos, etc. São profissionais que têm muita experiência. Alguns são médicos há mais de 30 anos. Creio que têm experiência suficiente para atender muito bem o povo brasileiro abandonado à sorte por estes supostos médicos que se apoderam dos conselhos de medicina para emitirem opiniões maldosas. Cuba e Portugal exportam médicos para cuidar da saúde das pessoas. O governo Obama exporta mercenários de guerra para matarem pessoas inocentes lá no oriente médio.

  2. Novos inimigos do povo, os Médicos.
    Socialistas tupiniquins querendo que façam caridade, mas eles não são trouxas. E é muito fácil fazer cortesia com o chapéu alheio.

  3. Novos inimigos do povo, os Médicos.
    Socialistas tupiniquins querendo que façam caridade, mas eles não são trouxas. E é muito fácil fazer cortesia com o chapéu alheio.

  4. além da malversação do dinheiro público e incentivo à concentração da mídia, é também a disseminação, entre os jovens paulistas, de um jornalismo duvidoso, ultrapassado e, sobretudo, reacionário.

  5. Se tem uma coisa que cuba se orgulha é de sua medicina! E outra 1% de alguma coisa é melhor que 100% de nada. Mas agora com a obrigatoriedade do SUS de 2 anos para os recém formados, eles vão ter que ir para qualquer lugar que tenha vaga, eu disse qualquer lugar. =D Que venham aqui para os interiores, pois iremos lhes acolher de braços abertos, sejam cubanos ou alienígenas, queremos apenas viver com dignidade.

  6. Se tem uma coisa que cuba se orgulha é de sua medicina! E outra 1% de alguma coisa é melhor que 100% de nada. Mas agora com a obrigatoriedade do SUS de 2 anos para os recém formados, eles vão ter que ir para qualquer lugar que tenha vaga, eu disse qualquer lugar. =D Que venham aqui para os interiores, pois iremos lhes acolher de braços abertos, sejam cubanos ou alienígenas, queremos apenas viver com dignidade.

  7. Se tem uma coisa que cuba se orgulha é de sua medicina! E outra 1% de alguma coisa é melhor que 100% de nada. Mas agora com a obrigatoriedade do SUS de 2 anos para os recém formados, eles vão ter que ir para qualquer lugar que tenha vaga, eu disse qualquer lugar. =D Que venham aqui para os interiores, pois iremos lhes acolher de braços abertos, sejam cubanos ou alienígenas, queremos apenas viver com dignidade.

  8. O problema e confiar no que o MS fala. Ele nunca documenta as explicações com documentos que as tornem criveis.
    Tudo isso e marketing! Sao trabalhadores ilegais e em condição análoga ao trabalho escravo.
    Alias eu fico preocupado como tem gente que sabe tudo, que os médicos sao melhores e mais capacitados e que a medicina da ilha e melhor, etc.
    Alguem ja foi lá? Alguem conhece o trabalho deles? Alguem sabe de algo que nao leu no Jornal do Partido?

  9. O problema e confiar no que o MS fala. Ele nunca documenta as explicações com documentos que as tornem criveis.
    Tudo isso e marketing! Sao trabalhadores ilegais e em condição análoga ao trabalho escravo.
    Alias eu fico preocupado como tem gente que sabe tudo, que os médicos sao melhores e mais capacitados e que a medicina da ilha e melhor, etc.
    Alguem ja foi lá? Alguem conhece o trabalho deles? Alguem sabe de algo que nao leu no Jornal do Partido?

  10. O problema e confiar no que o MS fala. Ele nunca documenta as explicações com documentos que as tornem criveis.
    Tudo isso e marketing! Sao trabalhadores ilegais e em condição análoga ao trabalho escravo.
    Alias eu fico preocupado como tem gente que sabe tudo, que os médicos sao melhores e mais capacitados e que a medicina da ilha e melhor, etc.
    Alguem ja foi lá? Alguem conhece o trabalho deles? Alguem sabe de algo que nao leu no Jornal do Partido?

  11. O problema que ninguém enxerga que é muito mais sério é a maneira que as contratações e contratos foram feitos. Todo o dinheiro, 10.000 mensais, são passados para Cuba e o governo deles repassa o quanto quiser para esses médicos. Aí mora o absurdo. O governo Cubano já é bem conhecido pelas políticas pouco populares. Discutir se precisamos ou não de mais médicos aqui é discussão perdida, pois é óbvio que precisamos e urgente! Assim como infraestrutura, hospitais, qualificação…

  12. O problema que ninguém enxerga que é muito mais sério é a maneira que as contratações e contratos foram feitos. Todo o dinheiro, 10.000 mensais, são passados para Cuba e o governo deles repassa o quanto quiser para esses médicos. Aí mora o absurdo. O governo Cubano já é bem conhecido pelas políticas pouco populares. Discutir se precisamos ou não de mais médicos aqui é discussão perdida, pois é óbvio que precisamos e urgente! Assim como infraestrutura, hospitais, qualificação…

    1. Se a população que hoje está abandonada for atendida e os médicos estiverem satisfeitos a questão de quem paga e quanto paga os médicos é irrelevante. Relevante mesmo é o fato de que pessoas estão procurando desculpas contra o programa Mais Médicos por puro proselitismo político, não apresentando nenhuma alternativa ou proposta para o atendimento das pessoas que estão desassistidas, o que demonstra que não se importam que essas pessoas morram por falta de atendimento médico.

  13. Parabéns Doutor Fernando, você colocou o Presidente do CFM, em seu devido lugar. Médico tem muitos, mas pouco com dignidade.

  14. Agora sim, melhorou. a nossa participação Tijolaço.
    Questão de costume.
    Seria excelente, veo o POVO, entrando nos consultórios
    os postinhos de saúde, onde vamos nos queixar das
    coisas que o tempo nos proporciona, uma dor aqui,
    uma criança com cólica ali, a outra desidratada, a
    outra espancada.
    A conversa com o médico torna-se mais que uma consulta
    é alguém essencial na vida da comunidade, comentado por
    todos, como o doutor brabo, gentil, carinhoso, que as crianças
    gostam, os velhinhos adoram… não podem destruir isto com
    pessoas sabidamente,que vivem este dia a dia, e que vem para
    cá.
    È falta de Educação… Nossa. Recebam bem os carissimos Médicos.
    A Comunidade pode por um fim a este descalabro.

  15. OS dirigentes do CFM e dos CRMs são todos sócios ou representantes de planos de saúde, laboratórios de análise. clínicas particulares e indústrias farmacêuticas. Eles ganham mais com a doença e menos com a saúde. Não querem que o SUS funcione porque reduz seus lucros estratosféricos e não estão nem aí para o fato de centenas de milhares de pessoas morrerem por falta de assistência médica.
    Infelizmente essa é a verdade e apesar do fato de que a maioria dos médicos não é nem pensa assim, a verdade é que existe uma máfia de branco que manda nas associações médicas deste país.

  16. Eu também, Sueli. Esse veste jaleco por competência e não por corporativismo. Parabéns doutor Fernando.

  17. DR.ROBERT.
    O SENHOR COMO MÉDICO NÃO PODE TER MEDO DO COMENTÁRIO DE UM COLEGA COMO O DR. FERNANDO.
    NINGUÉM VAI DEIXAR DE ACREDITAR EM MÉDICO NENHUM
    ACONTECE QUE, SE VOCE MORA NO INTERIOR , FICA DOENTE, O MÉDICO PODE SER DE CUBA, MARTE,DE ONDE FOR, MAS QUE VENHA ATENDER!
    ESTÃO MISTURANDO MUITA POLITICAGEM NESTA QUESTÃO. AS PASSEATAS DOMES PASSADO, NO SUBCONSCIENTE DAS PESSOAS, TAMBÉM ESPERAVAM MAIS MÉDICOS!
    ENTÃO, AQUELE QUE É MÉDICO PELA POSTURA DE HIPÓCRATES DEVE FALAR, SE MANIFESTAR. E DEIXE O MÉDICO PELA POSTURA HIPÓCRITA FICAR RICO……

  18. Sensacional, Dr.! Falou pouco e certo! Sem querer discutir o mérito mas, realmente, chega do corporativismo barato dessas múmias! Corajoso e firme! Gostei. A gente tem que confiar, mesmo!

  19. Esse é como você Dr. Wu, que tem mostrado ser destemido, é o tipo do médico que merece e tem o meu maior respeito, estima e consideração e que todos nós merecemos ter principalmente na direção do: CFM, CRM, ministro da saúde entre outros cargos importantes. Esse é sem dúvida um modelo exemplo um tanto raro que representa os verdadeiros “profissionais da saúde” e não só portadores dos títulos de “médicos” que estão colocando em xeque a classe como um todo pela descrença que esta se instalando como conta gotas todos os dias, o que lamento profundamente como terapeuta naturalista. Dr. Fernando Cesário, receba deste seu admirador pelo que escreveu, um Forte Abraço Terapêutico Jose Antonio Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *