O cordeiro Barroso e o ‘lobolsonaro’ das urnas

Desculpem-me os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, mas são eles os culpados pela nova crise que Jair Bolsonaro está abrindo sobre a segurança do processo eleitoral.

Ao convidarem “especialistas” das Forças Armadas para o que seria um grande meeting técnico para aperfeiçoar a segurança das eleições já não tinham, depois da ameaça golpista de Sete de Setembro, o direito de se iludirem com a expectativa de que Jair Bolsonaro mandaria o Exército para este trabalho sem tentar transformá-lo em agente da confusão.

Não se acusa, claro, os profissionais recrutados para esta cooperação, mas a índole de quem os envia e a subordinação que estes têm não ser apenas à códigos e programas, mas aos ditames de seus superiores hierárquicos.

Os “esclarecimentos” fracos e gentis que a corte eleitoral deu às afirmações insidiosas de Jair Bolsonaro em sua live caberiam se fossem dados pelos militares, porque é a eles que caberia repor a verdade de que “são apenas pedidos de informações, para compreender o funcionamento do sistema eletrônico de votação, sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança ou vulnerabilidades”, como informou a nota do TSE.

Se é assim, caberia ao próprio Ministério da Defesa esclarecer que não foram, como disse Bolsonaro, “várias, dezenas de vulnerabilidades”. O Exército empurrou os esclarecimentos para o Ministério, que empurrou para o TSE, como se o presidente não tivesse dito que elas foram encontradas pelo “nosso pessoal”, frisando que ele era o “chefe supremo” das Forças Armadas inclusive nisso.

Mesmo quando as questões levantadas pelos militares forem respondidas, é claro que Bolsonaro não se dará por satisfeito, porque seu objetivo, com ou sem elas, é desacreditar as urnas que, provavelmente, lhes serão madrastas.

A conversinha do Ministro Luiz Roberto Barroso à época em que fez o convite, alegando que a presença das Forças Armadas na comissão eleitoral iria “esvaziar o discurso de golpe” é uma tolice.

Coisa de carneirinho que acha que vai convencer o lobolsonaro.

 

 

 

 

Fernando Brito:
Related Post