O crepúsculo da Lava Jato

O imenso monolito do autoritarismo judicial, que durante quase cinco anos foi posto sobre o Brasil mostra, à vista de todos, rachaduras.

Não quer dizer que esteja necessariamente perto de ruir, até porque as consequências dele estão no poder.

O desmoronamento, claro, tem um nome: a libertação de Lula.

Não creio que esteja próximo, ainda que com as insistentes notícias de que o julgamento sobre prisões em segunda instância venha sendo cogitado para ser submetido a plenário durante este mês.

Mas há um fato significativo: foi a própria Força Tarefa que se encarregou de quebrar um tabu: o de soltar Lula.

Ao fazê-lo, alegando que há a progressão da pena e que o ex-presidente tem os requisitos de comportamento adequado para o benefício, derruba qualquer alegação de que a libertação de Lula traga qualquer prejuízo à sociedade ou ao processo judicial ainda em curso.

Se é assim, o que justifica a sua prisão antecipada que, como qualquer decisão não mandatória – recordemos que a própria decisão de prisão, ainda em vigor, diz que a sentença pode ser executada a partir do acórdão condenatório de 2a. instância – tem de ser fundamentado em razões factuais e não na base do “eu quero”.

Como se irá resolver o imbroglio judicial é uma questão secundária, até porque ele já está se resolvendo.

O projeto de poder da Lava Jato exauriu-se e é questão de tempo para que suas consequência siga a máxima do “cessada a causa, cessa o efeito”.

A questão judicial é, como sempre foi, a expressão da luta política.

E esta, Lula venceu, ficando maior preso do que, talvez, pudesse estar em liberdade.

Quem gostou tanto de falar em “mito” acabou criando um.

Fernando Brito:

View Comments (47)

  • Uma pergunta que nenhum jornalista fez até agora: Os generais estão apoiando toda essa balbúrdia jurídica ou não?
    Ou ainda: Todo esse desrespeito às leis tem o consentimento ou imposição deles?
    Perguntas à serem respondidas...

    • Convenientemente ninguém da grande mídia pergunta e convenientemente nenhum militar se pronuncia espontaneamente.
      Por que tomariam alguma atitude para prejudicar o governo fascista? Vão é tentar arrastá-lo até o final do mandato.

    • O Mourão, mais de uma vez, disse que os oficiais, hoje, abraçam o neoliberalismo, ou seja, o negócio deles deixou de ser a defesa e passaram a ser uma espécie de reserva dos comentaristas econômicos da globo. A massa das forças armadas está fanatizada e corre risco quem ali não chorar e desejar beijar a mão do "mito". Logo, os patriotas, os conscientes, os mentalmente sãos estão tentando sobreviver, pois a perseguição é séria e pode chegar a extremos. Não há o que esperar dessa gente, sobretudo, porque os piores estão na reserva e general da reserva para esses imbecis é tão ou mais importante que os seus comandantes na ativa. É melhor contar com o meteoro ou alguma doença infecciosa mortal que ataque os quarteis.

    • Eles estão por trás disso tudo, inclusive o golpe contra a presidenta Dilma.
      Os vagabundos que aplicaram o golpe jamais o fariam se não tivessem a certeza de que poderiam fazê-lo sem riscos.
      Quem deu esta garantia foram aqueles vagabundos fardados que estão junto com o imbecil bozo no desgoverno brasileiro.

  • BASTAM TREZENTOS CULHÕES PARA FAZERMOS JUSTIÇA NESSE PAÍS.
    BASTA COMEÇAR E NOS LIVRAREMOS DESSA GENTE IMUNDA.

  • ONTEM UM MINISTRO DO STF DISSE"DEVEMOS HONRAR AS CALÇAS QUE VESTIMOS.
    EU DIGO" DEVEMOS HONRAR A JUSTIÇA,NOSSOS FILHOS E A NÓS MESMOS LIBERTANDO UM INOCENTE MESMO CUSTANDO NOSSAS VIDAS.

    • Honrar as calças, para eles, é eufemismo. No fundo, querem dizer meia-calça e riem por dentro, até quase sufocarem.

  • Alguns ministros como Toffoli ainda não entenderam que a última moda em Paris é a estrita obediência à Constituição e ao Estado de Direito. Não há futuro algum para o autoritarismo. Nem hoje, nem no ano que vem, nem daqui a dez anos, nem daqui a vinte anos.

  • Bom dia, Fernando Brito e todos. Só para lembrar: o Brasil está sob golpe. A fala de Obama "Lula é o cara" foi a delimitação do problema da metrópole: é o cara a ser descartado. Seguem firmes nesse objetivo, com ajuda de todo lado. A Globo diz que o presidente tem que sair da PF de Curitiba (secundada pelo juiz Laus do TRF4, tem que sair pq não o querem lá). E sair para quê? Para tentarem invisibilizá-lo em presídio federal de segurança máxima por uma segunda condenação já preparada. Lembrando a Brizola, devemos nos contrapor a isso, não é?

    • Exatamente, Regina, isto está muito claro e só as pessoas muito rasas ainda não perceberam que se trata de um mega-teatro para enganar o povo e passar as reformas/maldades. Se Lula sair, vai ser condenado de novo e será exilado em algum presídio onde ficará totalmente isolado, sem poder nem dar entrevistas como agora. Tem gente na Suiça alertando para isso há muito tempo, e o PT "jurídico" dos viciados em eleição para si próprios ficam se fingindo de "ex-querda"...

    • Bom dia Brito. Peço para NÃO me censurar, pois venho notando que até você está caindo nessa balela de Intercept e outras pantomimas para enganar trouxas... O PHA era um dos poucos que não caía nestas palhaçadas e o Tijolaço seguia firme com bons textos e o espírito "brizolista" de sempre. Mas, não sei porque, sinto que as coisas por aqui já não são mais as mesmas...

  • Continuamos sendo Lula. Lula é a certeza de um Brasil justo para todos, de um Brasil mais humano e solidário.

  • Os contornos da farsa iniciada ontem pelo STF dá sentido mesmo que foi com o próprio STF e tudo . Eles são guardiões dos direitos das elites . SE tudo isso que está acontecendo com Lula , fosse com dele , da elite do país . Já se teria dado habeas corpus de ofício para soltura .

  • crepúsculo é pouco. tem mesmo que acabar. Se, algum dia, quiserem controlar a corrupção, que seja dentro da lei. O STF, apesar de tudo, pode libertar o país dessa farsa, sem modulações.

    • Tem ministro do STF querendo modular (na linguagem de rádio amador) na frequência uno-sete-uno.

  • Alguns ministros como Toffoli ainda não entenderam que a última moda em Paris é a estrita obediência à Constituição e ao Estado de Direito. Não há futuro algum para o autoritarismo. Nem hoje, nem no ano que vem, nem daqui a dez anos, nem daqui a vinte anos.

  • acho que acreditar em qualquer atitude decente, correta e honesta do judiciário brasileiro, não apenas do stf, é o mesmo que não jogar na loteria e ficar ansioso aguardando pelo resultado do sorteio. não faz o menor sentido. como imortalizou o barão; de onde nada se espera, daí é que não vem nada mesmo.

Related Post