O crepúsculo da Lava Jato

O imenso monolito do autoritarismo judicial, que durante quase cinco anos foi posto sobre o Brasil mostra, à vista de todos, rachaduras.

Não quer dizer que esteja necessariamente perto de ruir, até porque as consequências dele estão no poder.

O desmoronamento, claro, tem um nome: a libertação de Lula.

Não creio que esteja próximo, ainda que com as insistentes notícias de que o julgamento sobre prisões em segunda instância venha sendo cogitado para ser submetido a plenário durante este mês.

Mas há um fato significativo: foi a própria Força Tarefa que se encarregou de quebrar um tabu: o de soltar Lula.

Ao fazê-lo, alegando que há a progressão da pena e que o ex-presidente tem os requisitos de comportamento adequado para o benefício, derruba qualquer alegação de que a libertação de Lula traga qualquer prejuízo à sociedade ou ao processo judicial ainda em curso.

Se é assim, o que justifica a sua prisão antecipada que, como qualquer decisão não mandatória – recordemos que a própria decisão de prisão, ainda em vigor, diz que a sentença pode ser executada a partir do acórdão condenatório de 2a. instância – tem de ser fundamentado em razões factuais e não na base do “eu quero”.

Como se irá resolver o imbroglio judicial é uma questão secundária, até porque ele já está se resolvendo.

O projeto de poder da Lava Jato exauriu-se e é questão de tempo para que suas consequência siga a máxima do “cessada a causa, cessa o efeito”.

A questão judicial é, como sempre foi, a expressão da luta política.

E esta, Lula venceu, ficando maior preso do que, talvez, pudesse estar em liberdade.

Quem gostou tanto de falar em “mito” acabou criando um.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

47 respostas

  1. Uma pergunta que nenhum jornalista fez até agora: Os generais estão apoiando toda essa balbúrdia jurídica ou não?
    Ou ainda: Todo esse desrespeito às leis tem o consentimento ou imposição deles?
    Perguntas à serem respondidas…

    1. Convenientemente ninguém da grande mídia pergunta e convenientemente nenhum militar se pronuncia espontaneamente.
      Por que tomariam alguma atitude para prejudicar o governo fascista? Vão é tentar arrastá-lo até o final do mandato.

    2. O Mourão, mais de uma vez, disse que os oficiais, hoje, abraçam o neoliberalismo, ou seja, o negócio deles deixou de ser a defesa e passaram a ser uma espécie de reserva dos comentaristas econômicos da globo. A massa das forças armadas está fanatizada e corre risco quem ali não chorar e desejar beijar a mão do “mito”. Logo, os patriotas, os conscientes, os mentalmente sãos estão tentando sobreviver, pois a perseguição é séria e pode chegar a extremos. Não há o que esperar dessa gente, sobretudo, porque os piores estão na reserva e general da reserva para esses imbecis é tão ou mais importante que os seus comandantes na ativa. É melhor contar com o meteoro ou alguma doença infecciosa mortal que ataque os quarteis.

    3. Eles estão por trás disso tudo, inclusive o golpe contra a presidenta Dilma.
      Os vagabundos que aplicaram o golpe jamais o fariam se não tivessem a certeza de que poderiam fazê-lo sem riscos.
      Quem deu esta garantia foram aqueles vagabundos fardados que estão junto com o imbecil bozo no desgoverno brasileiro.

  2. BASTAM TREZENTOS CULHÕES PARA FAZERMOS JUSTIÇA NESSE PAÍS.
    BASTA COMEÇAR E NOS LIVRAREMOS DESSA GENTE IMUNDA.

  3. ONTEM UM MINISTRO DO STF DISSE”DEVEMOS HONRAR AS CALÇAS QUE VESTIMOS.
    EU DIGO” DEVEMOS HONRAR A JUSTIÇA,NOSSOS FILHOS E A NÓS MESMOS LIBERTANDO UM INOCENTE MESMO CUSTANDO NOSSAS VIDAS.

    1. Honrar as calças, para eles, é eufemismo. No fundo, querem dizer meia-calça e riem por dentro, até quase sufocarem.

  4. Alguns ministros como Toffoli ainda não entenderam que a última moda em Paris é a estrita obediência à Constituição e ao Estado de Direito. Não há futuro algum para o autoritarismo. Nem hoje, nem no ano que vem, nem daqui a dez anos, nem daqui a vinte anos.

  5. Bom dia, Fernando Brito e todos. Só para lembrar: o Brasil está sob golpe. A fala de Obama “Lula é o cara” foi a delimitação do problema da metrópole: é o cara a ser descartado. Seguem firmes nesse objetivo, com ajuda de todo lado. A Globo diz que o presidente tem que sair da PF de Curitiba (secundada pelo juiz Laus do TRF4, tem que sair pq não o querem lá). E sair para quê? Para tentarem invisibilizá-lo em presídio federal de segurança máxima por uma segunda condenação já preparada. Lembrando a Brizola, devemos nos contrapor a isso, não é?

    1. Exatamente, Regina, isto está muito claro e só as pessoas muito rasas ainda não perceberam que se trata de um mega-teatro para enganar o povo e passar as reformas/maldades. Se Lula sair, vai ser condenado de novo e será exilado em algum presídio onde ficará totalmente isolado, sem poder nem dar entrevistas como agora. Tem gente na Suiça alertando para isso há muito tempo, e o PT “jurídico” dos viciados em eleição para si próprios ficam se fingindo de “ex-querda”…

    2. Bom dia Brito. Peço para NÃO me censurar, pois venho notando que até você está caindo nessa balela de Intercept e outras pantomimas para enganar trouxas… O PHA era um dos poucos que não caía nestas palhaçadas e o Tijolaço seguia firme com bons textos e o espírito “brizolista” de sempre. Mas, não sei porque, sinto que as coisas por aqui já não são mais as mesmas…

  6. Continuamos sendo Lula. Lula é a certeza de um Brasil justo para todos, de um Brasil mais humano e solidário.

  7. Os contornos da farsa iniciada ontem pelo STF dá sentido mesmo que foi com o próprio STF e tudo . Eles são guardiões dos direitos das elites . SE tudo isso que está acontecendo com Lula , fosse com dele , da elite do país . Já se teria dado habeas corpus de ofício para soltura .

  8. crepúsculo é pouco. tem mesmo que acabar. Se, algum dia, quiserem controlar a corrupção, que seja dentro da lei. O STF, apesar de tudo, pode libertar o país dessa farsa, sem modulações.

  9. Alguns ministros como Toffoli ainda não entenderam que a última moda em Paris é a estrita obediência à Constituição e ao Estado de Direito. Não há futuro algum para o autoritarismo. Nem hoje, nem no ano que vem, nem daqui a dez anos, nem daqui a vinte anos.

  10. acho que acreditar em qualquer atitude decente, correta e honesta do judiciário brasileiro, não apenas do stf, é o mesmo que não jogar na loteria e ficar ansioso aguardando pelo resultado do sorteio. não faz o menor sentido. como imortalizou o barão; de onde nada se espera, daí é que não vem nada mesmo.

  11. Digo pela milésima vez, Lula errou em acreditar demais nessas instituições burguesas, autoritárias, golpistas e escravocratas. Deveria ter ido para uma embaixada, de preferência a russa.

    Não fosse a “benção” da Vaza Jato pelo The Intercept, a narrativa até agora seria de que Lula é um reles pilantra, e Moro e Dinheirol os “reis da cocada preta”.

    Há fortes indícios de que a questão é geopolítica, vide as tensões EUA-China e os BRICS.

    1. Permitame discordar. Lula escolheu o jogo como sabe jogar, não poderia ter feito outra escolha. Teve muito mais peso na política, visibilidade nas notícias e até credibilidade junto ao povo preso em Curitiba do que teria como exilado. O fato de que ele tenha permanecido no sistema é um dado de força na composição do problema. Não erro nem fraqueza. (A saber, onde Lula era um pilantra, a VazaJato não causou nenhuma alteração de percepção. Alguns podem até concordar que houve perseguição, mas não inocência.)

        1. Glenn estaria sobre o muro dizendo que Moro e cia ajudaram o Brasil junto com outros milhares de muristas que continuam lá apesar de tudo. Mas eu não estou me queixando, longe disso, só queria te contar que conheço lugares onde a VazaJato não existe e a Rede Globo é um deles. A noção de que a justiça é política faz parte do imaginário popular sem nenhum pudor.

          1. o que me pergunto é o seguinte: A globo não está na vaza jato?
            Todos sabemos que a globo era a sócia majoritária daquela operação golpista e criminosa. Como pode até agora não ter sido divulgado nada envolvendo a globo no golpe.
            lembrem-se que um dos donos da globo teve até o desplante de ir ao supreminho com tudo dar ordens diretas a presidanta de ocasião sobre como ela deveria proceder parta manter o Lula preso.

    2. Justamente por se tratar de jogo geopolítico, caso Lula tivesse se exilado, considerando-se toda a narrativa da mídia tradicional, ele estaria sendo apontado, agora e no futuro, como fugitivo, por mais justa que seja a sua luta. Ele não teria a importância e o peso que tem, inclusive, sobre a mídia e sobre a nefasta república paranaense recolhido a uma embaixada ou fora do Brasil. E se tornou, mais uma pedra, um prego enferrujado no sapato dos gringos, e isto se percebe lá fora. Ele ficou no olho do furacão e viajou com ele em toda a trajetória, mesmo aprisionado em Curitiba. Isso foi pior que praga de madrinha e eles não sabem mais o que fazer.

  12. Lembremos, a lava jato já é reconhecida como quadrilha corrupta e, nem os segredos das negociatas das delações premiadas ainda vieram a público, nem ainda se abriu o complô com uma potência estrangeira para roubar o pré-sal, destruir a Petrobrás e as empreiteiras que incomodavam aquela potência.
    E a cumplicidade da mídia, que desta vez foi livrada pelo gilmar.
    Está tudo ainda no início. o Intercept ainda tem muita pólvora
    Agora dar para pensar que os bandidos da quadrilha não serão só afastados, mas presos.
    Mas nada compensará a desgraça que fizeram ao país.
    A desgraça que fizeram é incomensurável e impagável.

  13. Pela milésima vez digo, enquanto não escorrer salgue na calçada Lula não é solto. Concordo com você Caçador de Passarinho

  14. Excelente post!
    Tenho visto os blogs de esquerda se iludirem com esperanças no STF. Não, o STF não libertará Lula, a não ser sob grande pressão social (aliás, tem ato em Curitiba dia 27 próximo).
    Vejo que o Tijolaço não embarca nessa onda de que “a libertação de Lula está próxima”. Parabéns! Lucidez é fundamental para quem se propõe a ser um dos faróis que orientam os navegantes de esquerda.

  15. O mundo inteiro espera, enquanto o STF se prepara para “modular a Constituição”. Este, por sua vez, aguarda as ordens dos generais.
    A única certeza neste ex-país é que retrocedemos um século no campo do Direito. Direitos sociais, trabalhistas, tudo regrediu.

  16. Quando os bandidos serão presos; Dalanhol, moro e comparsas.
    Que cometeram crimes já está provado.
    Vai ser logo ou teremos que esperar um pouco?

  17. o moro parecia um pato manco (ou marreco caso queiram, nada entendo de ruralidades) porém vem a notícia q bozonildo vai tentar fazer com o pacote anti-crime o q fez com o roubo da previdência, ou seja, usar a mídia amiga. Se ele consegue algum sucesso nessa área provavelmente se reelege. Nessa mesma linha sinuosa, vemos gente, (ou quase) influencers, alardeando oor aí q o jornal O Dia do Rio (q não sei q apito toca) anda divulgando números q supostamente indicariam diminuiçao da violência no ‘Riu’. E q en caso de serem verdadeiros (sempre repetindo o dito por aquela gente) esses assustativos ‘númuros’ poderiam pôr o vilão Marvel na corrida presidencial. O que é q já tá muito ruim nessa vida que não pode se desgraçar mais um tiquinho, hein?!

  18. Se não há risco à sociedade na soltura de Lula, é praticamente a confissão de que o motivo da prisão foi político-eleitoral.

    1. Gilmar, ao ter impedido a posse de Lula como ministro da casa civil, fez a confissão de que o foro privilegiado é um jogo de cartas marcadas.

    2. Gilmar, ao ter impedido a posse de Lula como ministro da casa civil, fez a confissão de que o foro privilegiado é um jogo de cartas marcadas.

  19. Quanto à qualquer coisa referente AO JUDICIÁRIO,NÃO PASSAM TODAS,DE MERAS PALAVRAS.ESSES ,SÃO OS VERDADEIROS DITADORES,SEM NENHUMA OUTORGA.E o POVÃO ,crê nessa caterva,que nem votos tem.

  20. Poderiam mandar Lula para o semi aberto em presídio comum?
    Uma amiga me perguntou e não sei responder.
    Já há tanta desconfiança que a gente sempre imagina uma armação.

  21. A esquerda não aprende mesmo. Leva paulada e mais pauladas, mas, se recebe uma migalha do “Sistema”, fica log assanhada. Esqueceram que Gilmar fudeu com o Lula e agora livrou a cara do Bolsonaro filho? A Leitão deita e rola contra as esquerdas, mas, basta algo escrito por ela contra o Bozo, logo se assanham e todos compartilham. Por isso é que ela é assim. Hipócrita e soberba. Sabe que a esquerda se contenta com pouco.

    1. Convenhamos, a ajudinha de Gilmar ao pimpolho do Boçal Nato deve ter feito alguns bolsominions falso-moralistas (pleonasmo) e anti-STF enfiarem a viola no saco.

  22. O tapete vermelho deve ser estendido até a rampa do palácio do planalto para o maior líder político do planeta terra vivo atualmente o gigante Lula !

  23. Luciano Huck já está começando a fazer campanha para ele próprio 2022! Espero que o Povao nordestino não se engane com salafrário , a rede globosta de televisão é seu cabo eleitoral ! Vamos acordar o Povao nordestino esse cara é miúdo , pequeno , para as esperanças dos nordestinos , ele vem de berço de riqueza e de idolatria criada pela globosta , vamos abrir os olhos logo ! É muita farofa que esse nojento tá querendo jogar no Povao nordestino ! Que o sudeste compre essa porcaria , como fez com bostanaro !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.