Hoje, O Globo publica uma interessantíssima matéria sobre como Israel apoiou e até financiou o crescimento de organizações como o grupo Mujama, que se ampliaria na formação do Hamas, não porque lhes partilhasse a fé islâmica, evidentemente.
Mas para desestabilizar e enfraquecer Yasser Arafat e sua OLP.
Não surpreeende a quem acompanha a história do Oriente Médio.
Não foi diferente com os EUA em relação aos talibãs e ao próprio Osama Bin Laden, seu ex-agente, contra Brabak Karmal, presidente afegão apoiado pelos então soviéticos.
Ou com os rebeldes líbios que incendeiam, hoje, Benghazi. Ou com os grupos que tomam o poder em áreas da Síria e no Iraque. Ou com os generais homicidas do Egito, ou com os grupos nazistóites na Ucrânia.
É a dinâmica do intervencionismo, que procura interferir no desenvolvimento das sociedades, sem respeito por suas próprias opções.
A autodeterminação dos povos é uma balela se acharmos que eles são livres para determinarem a si mesmos o que outro país quer.
O resultado desta política está aí, diante dos olhos espantados e chocados de todo o mundo.
As flores fétidas e deformada do que plantaram.
E que se reproduzem, se reproduzem, porque nos preocupamos mais em dizer que há radicais do que em cuidar que as terras de um povo sejam deste povo.
Fico pensando, aqui, quando vejo o vídeo de crianças palestinas enfrentando os soldados da ocupação israelense em suas terras, em que não é preciso entender uma palavra do que dizem para saber o que lhes transborda.
É possível que estas crianças cresçam sem ódio?
Se crescerem, depois de tantas bombas que lançam sobre elas.
Será que são elas as insanas?
24 respostas
Crianças de coragem, que só não foram agradidas pela grande quantidade de repórteres que ali estavam! Eis a nova versão de Davi X Golias; com a diferença que Davi agora é Filisteu e Golias, Judeu!
Depois eles matam elas, na calada da noite!!
asco,nojo e ignominia.
dez mil presos em israel.(quantos sao crianças? quantos sao efetivamente presos politicos?)
Será que nao sai um livro? um filme feito por um destes soldados q fazem o serviço sujo e depois se arrependem? Penso que sai mas n se divulga.
Fiquei impressionado com a coragem delas, principalmente da loirinha. Não vejo como se possa resolver essa questão, pois o ódio dos palestinos (justificável) transmite-se de pai para filho, assim como dos israelenses. A única solução, a meu ver, é Israel reconhecer e respeitar o Estado Palestino, coisa que acho improvável, infelizmente. A arrogância de Israel, com o apoio irrestrito dos Estados Unidos, fará, daquela região, uma eterna área de conflitos. A ONU restringe-se aos discursos inócuos. A derrota de 29 a 1 imposta pelo Conselho de Segurança (se não estou enganado) só fez cócegas na dupla Israel/USA. Não vejo solução nem a longuíssimo prazo. Confesso que estou pessimista e profundamente chocado com o desprezo por vidas civis imposta por Israel.
O serviço militar e’ obrigatório em Israel,mas,muitos jovens estão se recusando a servir,li hoje no terra,e’ a maior leva de jovens israelitas se recusando preferem a prisão, pois são contra a ocupação da Palestina.
Essas ultimas noites tenho acordado varias vezes,apesar o pouco que durmo tem sido santamente sereno,não devo nada para minha consciência, e minha alma está em paz,mas não consigo deixar de lembrar que pessoas inclusive os feridos com o bombardeio da única central elétrica,sobreviverão
num hospital sem luz ?
Aqui no Brasil não vi nenhuma TV pedir Palestina Livre… porque?
Tijolaço, tem como traduzir, este vídeo, para o português brasileiro?
Saudações Socialistas.
Fernando brito falou tudo. Quantos anos serão precisos pra apagar essa mágoa feita em pleno 2014? Quantas feridas foram abertas e jamais esquecidas? A luta contra o terrorismo é um engodo. Não se aplaca ódio com ódio. Depois de anos de exploração das colônias agora temos outra fase de exploração escondida sob o manto do avanço econômico. Enquanto crianças morrem de fome na África, outras morrem de obesidade nos EUA. Não é demagogia, é a realidade, que financia a cada dia mais ódio e revanche. O Brasil é não é só privilegiado naturalmente, mas também por sua riqueza cultural e pacífica. A única marca que poderia nos envergonhar seria a guerra do Paraguay, por isso não podemos deixar de apoiar nossos irmãos latinos. Não podemos nos esquecer que o PSDB no poder criaria vínculos com essas pessoas nos EUA, Europa, Israel e demais cãezinhos adestrados. vamos ver quem sairá como anão diplomático ao fim dessa crise ridícula. Os brasileiros são aplaudidos onde quer que vão, vemos o caso do Haiti. O respeito à cultura e sociedade alheia é premissa para a paz.
Me pergunto: o que um soldado como este está pensando nesta hora ?
Será que ele tem família, filhos ?
Será que ele entende o desespero dessas crianças ?
Será que ele tem coração ?
Ou coração é algo que, para se lutar nessa guerra, não é possível ter ?
CRIANÇAS ÓRFÃS PORQUE NÃO TÊM PÁTRIA….. TALVEZ SEUS PAIS, IRMÃOS E PARENTES JÁ ESTEJAM MORTOS E TAMBÉM SEUS AMIGUINHOS(A) DE ESCOLA……… …….LOUVO A CORAGEM E A REVOLTA DESSAS CRIANÇAS PALESTINAS ATÉ PORQUE O EXÉRCITO DE ISRAEL ALÉM DE SER INVASOR, É ASSASSINO E NÃO TEM NENHUM RESPEITO POR VIDAS HUMANAS…..COMO ESSAS CRIANÇAS ENFRENTAM ESSA SITUAÇÃO DE HORROR????? A DUPLA EUA/ISRAEL SÃO OS VERDADEIROS TERRORISTAS DO ORIENTE MÉDIO….. ESSE BANHO DE SANGUE NA PALESTINA TEMOS QUE DEBITAR NA CONTA DOS EUA E DE ISRAEL…..O MUNDO CIVILIZADO ESTÁ CHOCADO COM AS MORTES DE INOCENTES…..INFELIZMENTE, O LADO MAIS FRACO ESTÁ PERDENDO VIDAS E MAIS VIDAS….
Chocante.
E a cara de deboche dos soldados, depois de matar milhares de palestinos, talvez pais, irmãos, amigos dessas crianças?
O mundo seria tão melhor sem os eua e israel… Por que o mundo tem que aturar de forma impassível a estupidez e os crimes de guerra desses países? Por que ninguém faz nada?
Se Israel e os EUA não dão a menor pelota para a ONU, que para eles parece ter servido apenas para criar o estado de Israel, é momento para o mundo livre se posicionar, aparte as organizações internacionais.
Certo está o Evo.
A tragédia sionista/imperial é que os palestinos não seguem disciplinada e silenciosamente para os trens e/ou para as câmaras de gás. Eles resistem.
Hoje pela manhã eu fiz este comentário num post do DCM:
Eu acho que aquela região não tem solução. É um bando de malucos dos dois lados, cercados por outro bando de malucos que só quer ganhar dinheiro com petróleo e está pouco se lixando para os ‘irmãos muçulmanos’ que vivem num novo gueto.
Olhando os mapas da evolução dos territórios de Israel a partir de 1967 na Guerra dos 6 Dias até hoje, observa-se o absurdo ganho de território do estado judeu após cada conflito.
Com a criação de Israel em 1949 judeus do mundo inteiro começaram a sonhar a voltar para ‘Terra Prometida’, milhões de pessoas. Olhando o mapa da área original de Israel dá para ver que seria impossível assentar toda essa gente numa área daquela proporção.
Se ainda olharmos a história de todas as guerras e de todas agressões entre palestinos e judeus, vemos que na maioria das vezes as agressões partiram do lado palestino contra Israel, que ‘sabiamente’ passa por estado agredido por terroristas. De maneira feroz Israel impõe derrotas acachapantes aos palestinos e a cada vitória vem mais uma expansão de território israelense. É o ‘espaço vital’ judeu (neste sentido também se assemelha aos nazistas).
Levando em consideração a desproporção de forças ( David e Golias as avessas) e o bloqueio imenso de Israel sobre o lado palestino, é de se admirar como ainda continua entrando armamentos para os ‘terroristas’.
Por tudo isso a mão do Mossad é evidente e muito bem planejada, com o objetivo expansionista e de expulsão definitiva dos palestinos daquela região.
Que tristeza! Que tristeza!. Dificil de ver, muito dificil. Quanta insanidade!
As lágrimas me vieram aos olhos ao ver quanto ódio havia sido implantado no coração de uma menininha, que deveria estar brincando, estudando e ensaiando os primeiros namoricos…Quanta maldade e estupidez, e depois ainda querem botar a culpa disso tudo em Deus! Lembrem-se fomos criados com liberdade de escolha, caso contrário ter-se-ia que crer que a vida é um mero teatrinho de marionetes, visto que as cordinhas foram todas amarradas no Big Bang.
Quem será o herói que porá um fim ao genocida Netanyahu? Ra-ta-ta-ta-tá-tá!!! Sacou?
1. ” sabereis assim que sou o Senhor vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; e Jerusalem será santa; estranhos não passarão mais por ela.” Joel, cap.3, 17.
2. palavras do Dr. Mandelstein, professor da Universidade de Kiev, no seu discurso de abertura da conferência,em 29 de agosto de 1898, segundo
(Le Temps de 2 de setembro de 1898 ” os judeus usarão toda a sua influência e todo o seu poder para impedir a ascensão e a prosperidade de todas as nações e estão resolvidos a manterem as suas esperanças históricas, isto é, a de conquistar o poder mundial”
No livro Diário Pessoal de Moshe Sharett(primeiro ministro de Israel de 1954/55, ministro de Assuntos Exteriores 1948/56, ele já dizia ele diz o motivo que inspira o militarismo de Israel “liquidar todas as reivindicações palestinas para a Palestina, através de dispersão dos refugiados palestinos para os cantos mais isolados do mundo”. Isto quer dizer – Expulsar todos os palestinos das suas terras.
Enquanto as crianças palestinas enfrentam os militares fascistas israelenses, o resto do mundo não se move acovardando-se. Uma vergonha para todo o Ocidente, se não para toda a humanidade!!!
Ora.. . se foi permitido, ao mau, o direito se disfarçar de bom, o que o impediria de se disfarçar de próprio Deus de Israel?
Não é a primeira vez que eles se deixam ser conduzidos. Todo mundo sabe que muitos deles se deixaram iludir pelo tal bezerro de ouro, muito provavelmente nascido de uma vaca dourada.
Triste, mas tenho que perguntar. Por favor, se alguém souber, me esclareça. Para que, ou a quem serve a ONU?
E o Merval e Reinaldo, se sensibilizam com a dor de uma criança como essa? Ou com o assassinato de centenas de crianças palestinas? Creio que não. Israel pode tudo para eles, inclusive chacinar crianças e seus pais desarmados, abrigados em “perigosas” escolas ou hospitais da ONU.
Aviador…modestamente tento, não te explicar, mas expressar minha opinião: -a ONU é uma instituição, de um lado, política de estrutura de poder para manter o poder de quem o detém.E neste sentido, uma de suas principais artimanhas, são os famigerados “relatórios da ONU”, nos quais , via de regra, sempre são dirigidos, tendenciosamente aos países que podem de alguma forma ameaçar o poder dominante, ao qual ela defende.Os relatórios da ONU, sempre são feitos para diminuir os países da América Latina, da África, e por aí vai. Já viram relatório da ONU sobre USA, Israel, Europa, Japão…não existem. Do outro lado é uma instituição de esmolas, com o intuito claro de limpar sua barra frente a opinião mundial, através da mídia global, enquanto na verdade é uma organização que defende só os países poderosos em armamentos. Daí criaram esta palhaçada de “Assento”, como sendo um privilégio, onde certas Nações são literalmente classificadas, como melhores que as outras. E neste privilégio, vão alimentando no subconsciente dos povos, o ódio, o ciúmes, a desconfiança e por fim as próprias guerras e com isso a indústria bilhionária de armamentos dos Estados Unidos, que são verdadeiramente os donos e quem mandam na ONU. Querem palhaçada maior do que os “Inspetores Nucleares” que fiscalizaram as instalações Iranianas. O Irã não tem sequer uma Ogiva Nuclear, porque se tivesse o mundo saberia. Enquanto que Israel tem mais de 200 Ogivas Atômicas, e como o mundo vê hoje, é um Estado assassino. Mais de 300 crianças assassinadas em menos de um mês.
Em média 100 crianças mortas covardemente por semana, na maior frieza, dentro de escolas e hospitais, enquanto dormem ou brincam. Ao todo l.600 Palestinos, a maioria civis inocentes! Não mas “terrorista” é o Armadinejar, ou o finado Sadah, ou o Bin Laden, ou o Yaser Arafat, ou o Kadafi e por ai vai…