Há um excelente texto na internet para mostrar o desastre que é o rebaixamento das relações diplomáticas com a África, ordenado por José Serra.
É de Natália da Luz, no site Por dentro da África .
Está repleto de dados que mostram a loucura que está sendo cometida.
O continente africano é o segundo mais populoso do mundo, abaixo apenas da Ásia.
1,1 bilhão de habitantes, mais que as três Américas somadas.
Segundo a ONU, Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 21% da população mundial habitará a África em 2050. Para você comparar, a Europa, hoje, tem 10% da população do mundo.
Dizer que temos despesas diplomáticas demais por lá não é só uma tolice, é uma mentira deslavada.
Entre missões permanentes e transitórias, temos lá 97 diplomatas, para um total de 55 países.
Do total de 1.557 diplomatas do país representa apenas 6% do quadro do Itamaraty.
E para que? Para uma guerra de influências:
“O continente está sendo disputado palmo a palmo desde o ano 2000 pelos países em desenvolvimento, sobretudo a China, mas também Índia, Turquia, Rússia, Singapura, Tailândia. Além das grandes potências colonizadoras, Grã-Bretanha e França, e os países ricos, principalmente EUA e Japão. Todos percebem que a África é a maior reserva natural de riquezas do mundo, que são essenciais para o desenvolvimento de cada um destes países, sobretudo por conta das terras agriculturáveis para plantação de alimentos, petróleo, gás e minérios.”
Nossas exportações para o continente africano multiplicaram-se por seis, em uma década e meia. É um mercado de produtos de média-baixa tecnologia, onde temos condições competitivas.
E onde há vários e importantes países de língua portuguesa, plataforma de oportunidades que não pode ser subestimada.
Não, o desmonte de nossa diplomacia na África não é só burrice ou preconceito.
É um favor a quem quer o controle do mundo.
14 respostas
Esse serra é uma BESTA IDIOTA e MUITO IGNORANTE, por isso é tão bajulado e adorado pelos GLOBOTOMIZADOS. E para terminar : FORA TEMER! e leva o Kúnha com você.
Talvez ele não seja tão idiota quanto você imagina, apenas está cumprindo aquilo que foi mandado fazer, ou seja, cumprindo ordens de seus verdadeiros chefes fora do Brasil. Não é uma questão de inteligência, mas de subserviência.
Idiota e burro? Talvez. Mas com certeza ele é um traidor filho da puta (pra emprestar a verve do grande Ciro). Verme teve tudo pra ser uma liderança real de esquerda, mas preferiu virar um vendilhão.
O que esperar de um ministro que quer se livrar de uma reserva de petróleo imensa
De um politico do partido que DEU as reservas minerais do Brasil
A visão de José Serra é de governar uma nação pequena,serviçal,colonizada
Um país que tem um dono,seus patrões americanos
É pura sabujice, típico de um “governo” que representa qualquer interessa , exceto o NACIONAL ! Por isso é um “governo” que se assemelha ao de Vichy, até mesmo pela estatura moral de seus defensores, colaboracionistas abjetos.
Mas há de surgir nosso De Gaulle ! A história é implacável com os traidores da Pátria e com seus interesses.
De fato, não temos o nosso De Gaulle !
Temos o “Do Gole”!!!! kkkkkkkkk
De novo, um dos PATETAS ESTATIZADOS DO TEMER com sua tentativa de tática diversionista. Por que não admite que este teu governo é uma piada e para de incomodar aqui, PATETA ESTATIZADO DO TEMER?
Primeiramente, Fora Serra!
Há quem veja competência no Serra. Só se for para os fatos criminosos descritos no livro A Privataria Tucana, nos autos do Trensalão ou nos malfeitos atribuídos a Paulo Preto. Ou para conseguir green card mesmo sendo fugido do Brasil e do Chile como ‘esquerdista’ em contexto de guerra fria. Um milagre ainda por explicar. O rebaixamento é, antes de mais nada, o do próprio Brasil ao ter como chanceler golpista a figura sombria, porém toda transparente em sua sordidez, de José Serra. VIva a África, de pé e com muita dignidade, a quem o Brasil ainda muito deve de uma dívida impagável.
Aproveito
Sobre Sarney, outro golpista.
Sarney, que, não esqueçamos, votou em Aécio (ali já tinha é coisa!), emitiu nota de repúdio ao amigo de longa data Sergio Machado que o denunciou por R$20 milhões. Na nota, deixa escapar nas entrelinhas que alguma coisa de mais concreta há: “Não descarto a construção de uma armadilha”, disse. Nem precisava. Nas gravações vazadas já mostrava preocupação se alguém mais sabia da ajuda do Machado a ele, Sarney.
Melhor era quando Lula Palestrinha levava nosso rico dinheirinho (BNDES) junto com a Odebrecht pra África???
Com certeza, PATETA ESTATIZADO DO TEMER, era melhor com Lula. Era um posicionamento comercial interessante, era marcação de território para futuros negócios. Mas, como todo vira-lata, um PATETA ESTATIZADO DO TEMER prefere ver um serra que não serve nem para dar entrevista (muito menos palestra) acabar com tudo a ver o Lula palestrando, comandando com maestria esta nação. E tu sabes que é isso, mas não admites. Cai fora, PATETA ESTATIZADO DO TEMER!
Ser cara de pau é parte do golpismo. E tanto é assim que, para eles, danem-se os fatos se esses contrariam a versão. Golpistas tratam os outros como idiotas. Tentam passar como verdade que a Odebrecht deu dinheiro pro Lula e pra Dilma, etc. e tal. Mas esquecem de que, nos telefonemas vazados, o que ouvimos é justamente os golpistas dizendo da necessidade inadiável de impichar a Presidenta porque ela não intercedia para sustar as investigações. Quem recebe milhões às escondidas e ainda assim, mesmo podendo fazê-lo em algum nível (vide FHC e toda aquela sujeirada escondida pelo engavetador-geral), não interfere nas investigações que fatalmente iriam lhe alcançar? De novo, golpistas tratam os outros como idiotas.
Poderia se esperar algo diferente, quando um golpista sem moral nomeia um idiota e corrupto para o Ministério das Relações exteriores?
Com certeza servilismo. Por que vejam, a China investe e pesado na África, o que já desperta ciumeira nos yankes e seus poodles, que acreditam ter reserva de mercado mundial daquele território. Assim como acreditam, e tudo faz crer que tem razão, na reserva do mercado Brasileiro. Do tipo que mantem em atraso países como o nosso, como naqueles galpões, que usam a seu proposito, para guardar coisas esperando pela valorização futura, tanto como guardam o próprio galpão. Para serem usados quando acreditem que essas propriedades já possam ter adquirido e despertado interesse econômico. Só que para isso brincam com as necessidades das pessoas, dos países e de suas potencialidades. O Brasil tem feito esse jogo servil a muito tempo, e em tempo algum tivemos qualquer resistência a esse processo, inclusive, e de forma decepcionante, sem excluir nossas Forças Armadas.