A não ser por uma reviravolta no humor do mercado e ações em Nova York – sem sinal disso, ao contrário – a nossa ex-vedete financeira, a Bolsa de São Paulo, deve perder os 100 mil pontos que, em junho do ano passado, foram a grande “prova” de que, com cortes e “reformas” antissociais, a economia, afinal, ia deslanchar.
Com variações temáticas, o enredo é o mesmo desde meados de 2016, com a derrubada do governo legítimo: dólares viriam nos salvar, desde que estivéssemos dispostos a soltar a mão de nosso próprio povo e tirar-lhe serviços e direitos.
Quatro anos depois, é claro, a estes ninguém pede autocríticas. A culpa, sucessiva e alternadamente, é do Joesley, dos caminhoneiros, de Brumadinho, da Argentina e do coronavírus. E sempre, em cada um destes momentos, “do PT”.
O Globo lança hoje um patético editorial pedindo que Jair Bolsonaro desmonte “o picadeiro eletrônico que armou à frente do Alvorada”.
É tarde para isso, até porque a grande mídia e o establishment o ajudaram a montar a lona deste circo de horrores, tomados pelo furor de ódio ideológico antipetista, achando que domaria o presidente.
Não percebem – e muitos percebe e não se importam – que Bolsonaro não tem nenhum compromisso com a prosperidade econômica, mas com a periferia “empreendedora”, ou milícia do capitalismo, expressa em garimpos, desmatamentos, picaretagens negociais de empreendimentos turísticos e outras aventuras do dinheiro.
Tudo o que querem, diante dessa crise imensa, é mais do mesmo que não funciona para o país, embora funcione, como mostra a exuberância dos lucros dos bancos, para o capital.
Tal como o coronavírus, a crise do capital se instala, se espalha e atinge graus dramáticos. Ainda não estamos neles, ainda.
Governantes e elites estúpidas, como sempre, acham que dinheiro é imune a tudo, ainda mais com o Estado sempre pronto a dar-lhes mais nas dificuldades.
A vaca estatal, porém, está magra.
View Comments (21)
https://uploads.disquscdn.com/images/9a9d520b350630e773c78b98e0f12db04ae70cec281537cc167a1c5f0eaf9a19.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/c613f32a18219d43420557287e33d246ea43bd819da6072dafec9eb014546991.jpg
Caro colega em 2 semanas começa a eliminatoria da copa Brasil contra Bolivia e Peru. O show continua.
Eles apostam em Doria 2022 e ponto. E a grande esperança deles. Nao muda quase nada. So o circo e afrontas aos jornalistas cessaria mas por ter mais açao e nao ter um cerebro de lesma como Bolsonarci seria muito tragico para o povo um Doria presidente.
Cadê aquele palhaço?!
https://twitter.com/brunnosarttori/status/1235632988299329542
Reino da empulhação...
https://twitter.com/GeorgMarques/status/1235902819208695809
As bolsas dos demais países do mundo provavelmente se recuperam logo. Já a paulista, a permanecer esse palhaço miliciano e fascista no poder, vai pro brejo de vez.
A globo está pavimentando o caminho para o mourão o marreco de maringá e o comandante do pibinho e dolão.
https://www.youtube.com/watch?v=HcIeNT0c1ew
https://uploads.disquscdn.com/images/b82419cf2c8c2f3fe62e27d1a92560bd4d000bfe0c8a38ae5c069039f799d633.jpg
Desmonte do Incra por Bolsonaro ameaça segurança alimentar: ‘Vai faltar comida’
"O coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf), Marcos Rochinski, avalia que o decreto é mais um ataque do governo para desmontar um modelo de desenvolvimento pensado para a soberania alimentar, como fez ao extinguir os ministérios de Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social e os conselhos de participação da sociedade civil. Hoje, mais de 70% dos alimentos que compõem a cesta básica da população do país são provenientes da agricultura familiar e dos assentamentos da reforma agrária."
https://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2020/03/desmonte-do-incra-por-bolsonaro-ameaca-seguranca-alimentar-vai-faltar-comida/
Isso é gravíssimo. Com a redução da oferta, os preços dos alimentos vão disparar. A classe média também vai passar fome. E talvez até a classe rica, não por falta de dinheiro, mas por falta de alimentos à venda.
Comparado a outros países, nós temos alimentação de qualidade graças à agricultura familiar. Se isso acabar, nossa alimentação será à base de ultraprocessados, junk food.
E, o que pouca gente sabe, graças tb ao MST, líder n produção de alimentos saudáveis
Bolsa já baixou dos 100 mil pontos (-4,33%) e o dólar está R$ 4,66. Vamos tirar a Dilma JÁ !!!
Uma boa ideia era fazerem o inverso, consertando a injustiça: recolocar Dilma na presidência, para completar o tempo que ilegalmente lhe tomaram, e ao final promoverem novas eleições.
Mas, não foi a Mídia que alardeava que tirando a Dilma tudo iria melhorar. Assumiu o Themmeroso e alardeou que com a reforma trabalhista os empregos voltariam. Não é com o Guedes que afirmou que com a reforma da Previdência haveria uma enxurrada de investimentos de volta para o Brasil, Agora estão falando em Reforma tributária!!!!
e o dólar já , já batendo nos cinco reais e daqui uns trinta dias chegará nos sete.
Aguardemos,
Ainda faltam três quartos do mandato. Depois da reforma tributária, inventarão outras tantas reformas à la robin wood às avessas, tirando até o que o pobre não tem para dar para os ricos. O pobre já vai nascer tendo que trabalhar de graça para pagar pelo ar privatizado que respirou, se seus pais não pagaram por ele.