O “efeito Lula”

O Brasil da classe média que aparece nos jornais é algo bem diferente do Brasil real do povão, onde as dificuldades, que nunca se atenuaram de forma significativa nos últimos anos, voltaram a crescer de forma vertiginosa.

Nos jornais, basta a sua própria observações, anuncia-se a toda hora “fatos positivos”: queda dos juros, índice de inflação mais baixo deste “X” anos, crescimento nas vendas de automóveis e disto e mais aquilo.

Na vida real, a história é outra e quem convive e conversa com trabalhadores cuja atividade depende da renda disponível a quem os contrata (faxineiras, pedreiros, pintores, serventes etc…) percebe que  “o serviço”, que já era pouco, minguou dramaticamente nos últimos meses.

A queda no emprego formal e, consequentemente, da manutenção da renda de subsistência, fora de qualquer dúvida, abalaram a única forma de crescimento da ocupação laboral que vinha apresentando crescimento, embora tímido: o trabalho informal, que está situado exatamente neste “nicho” que representa a contratação por assalariados ou microempresários que se valem destes profissionais sem vínculo permanente e que são um contingente imenso no Brasil.

O país “oficial”, entretanto e os jornais ainda mais “oficiais” do “mercado”, costumam ignorar solenemente o drama destas pessoas.

O problema é que, mesmo invisíveis, estas pessoas existem. Existem e votam.

Será que os 1,5 milhão de pessoas que perderam seu meio de vida desde janeiro pretendem votar em Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles ou qualquer outro candidato que proclame que “o mercado” lhes dará o que comer?

Naturalmente que não, mesmo com a expressão curiosa dos jornais dizendo que o desastre no emprego se origina da “retomada lenta” da economia. Ora, é possível falar em retomada com 500 mil pessoas perdendo os meios de subsistência a cada mês?

Nada indica que essa “retomada para baixo” vá se revertar, ao contrário.

Não há ninguém que seja capaz de manter expectativas sólidas para o país, que sejam capazes de injetar confiança (a de verdade, não a declaratória, para repetir o discurso oficial, claro). Os candidatos da direita estão empacado e, sob o olhar dos donos do dinheiro, a única novidade que surgiu neste campo, Joaquim Barbosa, é mais arriscada que um jogo de roleta.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (41)

  • Quem tem ainda algum evita gastar por que pode precisar. E assim o dinheiro não circula, fica no banco.
    Se piorar, como tudo indica, até passar um tempo fora é uma possibilidade e aí o buraco será maior.
    Isso tudo convém a quem, mesmo?
    istado sunido, Europa, Israel, Austrália que estão comprando tudo no Brasil, ou melhor, tomando tudo.
    Em breve, nem para fazer papel de bobo ao lado do pluto e do pateta, a classe média terá grana.
    TOMOU?

    • Não nos esqueçamos, que em épocas de "liquidação", tudo vale, e a China, que não é boba nem nada, está levando o que quer, e pasmem, os paneleiros estão gostando, pois "a ordem é pegar o seu, para si, para seus seu filhos, para seus pais, para sua família". Como dizem os cristãos da Bancada da Bíblia: "...pecado é roubar não poder carregar" !

  • Pra sorte do brasil e azar da velha direita notoriamente incompetente e corrupta, a desinformaçao nao emplaca mais. Banda podre da midia, sem moral e sem a grande audiencia de outrora, tem que recorrer cada vez mais a sua audiencia minguada e alienada pra tentar conseguir algum efeito manada, representam um 5...8% do eleitorado.

    • onde vc conseguiu esse dado que a audiência do pig arrebanha 5% a 8% do eleitorado? Pergunto porque sou defensora de não repercutir o pig, ou só o mínimo indispensável. Se vc tiver a fonte, é mais um argumento. Grata

      • É um calculo estatistico que eu fiz com informaçoes demograficas do site do ibge e do tse...

        • obrigada. muito bom mesmo saber disso. mais um motivo pra não dar trela pra esse povo

    • As pesquisas para presidente indicam que o povo não foi na onda dos golpistas.

      Por mais incrível que pareça, acredito que a Rede Globo influencia somente os golpistas da classe média.

      Apesar de sua audiência seja mairo na classe mais baixa que não possue antena parabólica ou tv a cabo.

  • É o tal progresso de rabo de burro, como dizia meu pai. Só cresce pra baixo...

  • Pois é, FB, esses dias atrás saiu uma notícia no Diário do Grande ABC, o DGABC, da cidade onde moro, Santo André (SP), replicada do Estadão que diz que as famílias de classe média estão fazendo de tudo para equilibrar o seu orçamento doméstico, citando um exemplo. Restaurantes que sempre frequentavam todos os fins de semana, reduziram para ocasiões especiais. Mudaram seus filhos de escola para reduzir o valor das mensalidades. O marido teve que assumir o cargo de síndico do prédio onde moram para não pagar condomínio e assim reduzir gastos com habitação. Tiveram que vender um dos carros para reduzir gastos com gasolina, IPVA e seguros. Enfim, estamos retornando aos tempos do governo FHC. http://www.dgabc.com.br/Noticia/2879366/pressionada-familia-muda-habito-de-consumo

    • O pior disso tudo é essa tal " classe média" ainda apoiar um golpe como esse quw se passa no Brasil, e inda põem a culpa no PT mesmo muitos desses tendo chegado a classe média em seu governo, é como diz meu pai," o PT ainda vai governar esse país por muito tempo".

      • Que Deus ouça seu pai, Carlos!
        Num comentário que fiz há dias, eu disse:
        A avaliação de um governo se faz analisando o que esse governo deixou de positivo ou de negativo para o país e para seu povo.
        Ora, qualquer leigo que analisar com honestidade e sem partidarismo, somente à luz dos resultados, concluirá que os governos petistas foram milhares de vezes mais eficientes para o Brasil e para seu povo, deixando um saldo positivo que
        nenhum outro governo, nos últimos 100 anos, tinha deixado.
        E é, certamente, a visão desse fato que levou seu pai a fazer essa otimista previsão. Que Deus permita que seu pai acerte!

      • Outro dia ouvi um senhor aposentado dizendo que Lula deveria pegar prisão perpétua
        Fazer o que se esse povinho se deixa enganar pela mídia

      • A avaliação de um governo se faz analisando o que esse governo deixou de positivo ou de negativo para o país e para seu povo.
        Ora,qualquer leigo que analisar com honestidade e sem partidarismo nossos governos, concluirá que os governos petistas foram milhares de vezes mais eficientes para o Brasil e para seu povo, deixando um saldo positivo que nenhum outro governo, nos últimos 100 anos, tinha deixado.
        Então, que Deus ouça o otimista vaticínio de seu pai, prezado Carlos, e que o Brasil volte a ser governado pelo PT por um largo período!

      • Eles estão feitos baratas tonta.

        Se pudessemos dar um pisão neles, e acabar com nossos problemas e com os deles.

    • Bem feito, sugiro a eles que vistam novamente a camiseta amarela da quadrilha de ladrões da CBF e voltem pra rua vociferar contra a corrupssaum do pete.

      • Acho que só sobrou essa opção. Aquela camiseta com "Eu não tenho culpa, votei no Aécio (do pó)", já não serve mais. Aliás, será que existem ainda uma 20 dessas camisetas no Brasil, ou foram todas queimadas ou viraram panos de chão?
        É ótimo ver que as "verdades" da extrema-direita no Brasil duram no máximo 2 anos. Eu tenho muito gosto de apontar o dedo para algumas pessoas, acusando-as de ter votado no Aécio e feito campanha contra o PT. Quase todas essas pessoas abaixam a cabeça e tentam mudar de assunto.

    • Nos gloriosos dias de FHC a classe mérdia fazia consórcio pra comprar antena parabólica e videocassete 4 cabeças...
      Logo farão consórcio para comprar bujão de gás...
      Mas apoiam o Golpe, o Bolsonazi, a Farsa-jato e assistem Rede GRoubo !

      • Vi o Brasil tão próspero.

        Não acredito que o povo está satisfeito de ter voltado para trás.

    • Vem aí para a classe média metida a besta a franquia nos planos de saúde! Vão todos pro SUS. Que SUS? HA, acabou também!
      Pois é, franquia nos planos de saúde! Vai ser um soco no estômago da classe média

    • Aqui na região onde moro (Vale do Paraíba, berço do candidato tucano Geraldo Alckimin), não é diferente. Muitas escolas particulares estão em apuros com a debandada de alunos (motivo: os pais já não tem como bancar as mensalidades). Os postinhos de saúde viram aumentar o número de pacientes (gente que perdeu o convênio médico) e o pessoal do comércio vive de promoção em promoção (correndo atrás dos minguados clientes....). Aumentou também consideravelmente o número de pessoas vendendo tudo e qualquer coisa nas ruas (pipoca, agua, sorvete, salgadinhos, bijuterias,produtos de limpeza etc..etc..). Por outro lado, o que mais se vê é imóveis comerciais com placa de "aluga-se" e empresas substituindo antigos empregados com carteira assinada por tercerizados, temporários e informais.....Hoje, por exemplo, fui dar uma volta num dos maiores shoppings da cidade de S.José dos Campos (situado em área nobre da cidade) e pude constatar que as lojas estavam vazias. Os poucos clientes se concentravam na praça de alimentação e no cinema. Se a tal retomada economica continuar nesse ritmo em qual degrau escada abaixo estaremos até outubro??

      • Os semáforos estão cheio de gente. Não tinha isso.
        Vendem de tudo, tem venda até de pizza no semáforo.
        Pessoas honestas, estão lutando para sobreviver.

  • Quando do golpe sujo e inconstitucional pensamos: é um movimento de ódio contra a Dilma; logo dão o golpe e voltamos á normalidade, apesar dos meus pesares.

    Não foi nada disso; foi um enorme e completo desastre. Em todas as áreas, do moral ao legal e,embora menos grave que estes, o econômico (Quando que estes fdps destes economistas que gostam de discutir preço de tarifa e dolar vão levantar o valor monetário do desastre, porra!? Quanto já custou e quanto custa a cada mês que passa.), com gravissimas consequencias sobre cada detalhe do que é ser um país livre e soberano. desgraça total e sem esperança.

    Acho que altas autoridades pensaram como eu e por isso cederam ao golpe, mas fizeram o que obrigatoriamente não podiam fazer, e depois que fiseram a desgraça inicial e viram a desgraça se acorvardaram e cotinuam acovardados e culpados diretos pelo total e absoluto desastre que se segue. Uma responsabilidade astronômica e de consequencias terríveis.

    Solução, fácil, anular o golpe. Por mais complicado que seja, seria mil vezes melhor do que o terrivel que vai acontecer, sem despresar o terrível que já conteceu.

    A quem penalizar também é fácil: tirar a concessão da globo (seria uma boa base para uma tv pública que tantos necessitamos, tipo radio nacional dos anos 50) e aplicar cadeia e uma multa de 80 bilhões em seus donos.

  • Quem vai votar no cartão de Paracatu.mg.rancoroso.com dor nas costas...?

  • Pra mim, o que acontece é que a crise ainda não chegou em parte significativa da classe média, exatamente por causa daquilo que esta mesma classe média condena: a herança do PT, que é formidável.
    Quando o Brasil voltar ao FMI de pires na mão, como fez por décadas, e o aperto drástico tiver que chegar a essa gente, aí sentirão na pele.

    • Aí será tarde... Não teremos mais parque industrial nacional, país não terá autonomia e estaremos sobrevivendo. Para mim, sobreviver é ganhar apenas o suficiente para pagar as contas do dia a dia, quase não terá lazer, a não ser os passeios nas rua e parques das cidades (que ainda são gratuitos) e, quiça, um sorvetinho durante o mesmo.
      O brasileiro empreendedor estará condenado a ser, no máximo, dono de um restaurante, padaria ou loja de roupas e calçados. E mesmo assim, em imóvel alugado!

    • Exatamente o que penso. E o aperto está chegando a cavalo. a empáfia não permite que eles admitam o fato que não passam de idiotas.

    • Na minha família, hoje remediada, já chegou... Um sobrinho, coxinha enrustido, falou há 5 semanas que acabara de perder emprego numa agência de publicidade para o filho de um jornalista ( jornaleiro) famoso daqui , da bela, e nada Santa, Catarina. Segundo o nosso "coxinha", na faculdade ele era muito fraco... Mas tinha pistão, né bestão!
      Parente em Porto Alegre pôs à venda um apto porque a negócio dos filhos estava com 50% do faturamento.
      Contra-parente no interior estava reduzindo a loja para um ponto de venda, uma portinha.
      No Nordeste outro havia se aposentado da aviação, afinal as cias aéreas reduziram seus voos, e agora podem escolher pilotos mais novos e baratos.
      Já a parentada do Rio de Janeiro não abre a boca. Sumiram das discussões politicas. Golpistas envergonhados, estão no meio da "intervensssão"...
      Santa Catarina está recebendo muito gente endinheirada do restando do Brasil. Por isso, acho, que a crise não ferrou geral, ainda, aqui.
      Mas a quantidade de lojinhas e bares legais do Sul da Ilha de Santa Catarina que já sumiram anuncia que vai chegar forte também. Claro!

  • O problema Brito é que a imprensa alternativa no geral não faz reportagem, não sai a campo , não vai atrás dos fatos. Cadê as reportagens com os desempregados, com os pedreiros e faxineiras? Estamos precisando de uma Realidade 2.0 ou reportagens como uma que entrevistou na época da ditadura um rapaz que era da TFP e contou que a organização o tinha tirado da sua família.
    Agora temos interpretações e exegeses de discurso a dar com pau como espuma dos dias. Não estou criticando vc não, vc é essencial. Mas acho que a imprensa alternativa em geral precisa melhorar seu jornalismo. Está repetitiva demais. A nova moda são as entrevistas. O Movimento na época da ditadura fazia análises a partir de dados e oferecia um panorama aprofundado de questões. Ia atras. Agora é um festival de achismos por dia.
    Tá na hora de VASCULHAR A REALIDADE.

  • Precisamos eleger Lula para o Brasil voltar a crescer e a gerar emprego. É simples assim mesmo. Empresários de boa fé e os trabalhadores voltarão a acreditar no Brasil. E todos ganharemos como aconteceu no período em que Lula governou o Brasil. Lula livre já?

  • Mudando o foco, soube que o juiz moro descumpriu uma decisão do TRF da primeira região dizendo que o tribunal em questão não tem jurisdição sobre o juízo dele. Ora, se nem o STF tem jurisdição sobre ele quem dirá os TRFs. Aliás, seus colegas juízes federais não têm competência para julgar lula. Só ele que é um supra sumo pode faze-lo. Nas entrelinhas, ele acaba sugerindo que seus colegas compactuam com a corrupção. O problema é que o poder judiciário abaixou a guarda e deixou moro infringir a lei e a constituicao. Agora ele faz o que quer e passa como trator em cima dos colegas e de seus superiores. É claro, conta com a rede globo para destruir quem quer que atravesse seu caminho. Não é a toa que palloci disse que iria delatar a rede globo e agora vai deixá-la de fora. O moro jamais vai aceitar a delação dele se a sua comparsa for prejudicada. É por isso que até agora eles não tinham firmado um acordo com ele. O poder judiciário vai se tornar um poder inócuo e desmoralizado se os juízes passarem a seguir o exemplo de moro. Se os próprios juízes não respeitarem a lei, a constituição e seus superiores dos tribunais quem será obrigado a respeitá-los? Juiz não pode usar o cargo para trabalhar e defender interesses escusos de rede de TV. Urge que o judiciário faça alguma coisa se quiser manter a respeitabilidade desse poder constitucional. Não existe a figura de juiz supremo no país.

    • O poder judiciário já está mais que desmoralizado. Fazem um desserviço à nação.

Related Post