O esbulho

Esbulho, que é “tirar algo de seu legítimo possuidor”, é o nome do que se passou esta madrugada no Tribunal Superior Eleitoral.

Foi, afinal, consumado o ato de tirar do povo brasileiro de dizer, pelo voto, quem quer que seja o presidente da República.

Porque, quando 40% dos eleitores quer votar em Lula, proibi-lo de ser candidato é o mesmo que tirar o direito do voto livre.

Não era, afinal, algo inesperado, o que não tira em nada o espanto e a indignação com que se fez, tão vergonhosamente que nem mesmo os ministros – exceto o inominável Luiz Roberto Barroso – conseguiram chegar ao grau máximo que pretendiam: simplesmente abolir a existência do nome e da imagem de Lula nas eleições.

Assistimos ali, murmurando palavras  pomposas e arrogantes, os homens e uma mulher de toga contrariarem mais que a lei, o espírito da Lei, que faz ressalvas justamente porque quer deixar espaço que a forma dura não deixaria, por onde o justo e o verdadeiro possa ter espaços em meio a suas letras frias.

Vimos insignes nulidades recusarem, por inservível por faltar-lhe um carimbo, uma estampilha, uma ordem internacional para que a Justiça se levantasse – logo nós, que tantas ordens de nos ajoelharmos recebemos e cumprimos.

Vimos, enfim, a tentativa de gente que só é menos poderosa do que a sua pretensão de cortar a História com suas espadas sujas, de estrangular o futuro, de matar os sonhos simples de gente ainda mais simples.

Dependemos, agora, apenas daqueles a quem juramos servir: o povo, os desvalidos, o carvão humano que, exausto, alimenta as caldeiras do mundo suave e confortável de uma casta de privilegiados, medíocres, e cuja falta de pudor teve seu corolário no “conchavão secreto” em que se reuniram para constatarem, horrorizados, o grau de escândalo a que tinham chegando, revogando leis por suas próprias razões mesquinhas.

Mas a revogaram, porque mesmo que ela diga que é candidato até que se termine de julgarem o registro, para Lula é diferente. Só como apoiador, que só pode falar “do passado”, porque não pode mais falar e “dá processo” se dele  se gravar um “ai”.

A ultima algema que põem em nossas mãos, em nossa vontade é, também, a sublimação de nossa liberdade.

Fizeram, fazem e ainda farão, mas não destroem a vontade do povo brasileiro e só pelo silêncio, pela mentira, pela desinformação esperam vencer.

Tiraram-nos um estadista que, de Garanhuns, correu o mundo e fez nosso país ter nele o tamanho que tem no mapa.

Tiraram-nos um governante amado pelo povo, para nos dar pequenos ratos, a quem este povo odeia.

Mas eles não têm causa, não têm projeto, não têm nenhuma promessa a fazer que convença nosso povo, tanto que precisaram de um bucéfalo para dizer que civilização é selvageria, que paz é tiro, que morte é vida.

Não há toga, não há sentença, não há cadeia que prenda a luz que sai da esperança que o povo brasileiro viu, sentiu e que a ela deu nome.

Quem viu a face da esperança dela não esquece.

Fernando Brito:

View Comments (50)

    • Digo isso desde a prisão de Lula. Não há qualquer esperançade civilização ou democracia enquanto esses canalhas togados e a mídia seguirem em seus postos.

      • Regime democrático e existência da rede Globo são incompatíveis. Para um existir não pode haver a outra. Num mundo ideal a Globo deveria ter sua concessão cassada ou ser estatizada.

  • Mais um golpe inacreditável! Barroso entrará também para a história como Aécio, um anão odiado pelo povo.

  • Continuo com o Lulão com o PT e contra esses golpistas. Vamos, vamos lutar, vamos lutar, vamos lutar até essa gente se cansar de dizer mentiras.

    • no fim das contas, Alckmin e Bolsonaro vão pro segundo turno. com essa teimosia será isso que falei.

    • Embora não sejam todos iguais, os canalhas nivelaram por baixo, e, agora, todos correm este risco.

  • O PT tem que insistir até o final com a candidatura do Lula. É a única maneira de mostrar ao mundo e aos brasileiros que Lula é preso político. Vamos até o final para expor as vísceras podres desse judiciário golpista. Que o mundo jamais esqueça que sofremos um golpe, "com SUPREMO, com tudo".

  • Nestes homens ocos
    Nem cabe a trama da vida
    Eles só julgam
    Para não serem julgados
    suas mãos decidem por que não sabem decidir

    Lhes entregue um homem
    e eles farão dele um bagaço
    um fogo apagado, um abutre sem vôo
    suas vísceras
    não sabem o segredo da ilha
    e seus olhos não sabem o instante do mundo

    Romério Rômulo - Boquirrotos de Alma Sucumbida

  • Não há mais solução dentro das instituições. Agora, só um levante popular para derrubar o golpe.
    Talvez comece com uma nova greve de caminhoneiros, agora que o diesel subiu mais de 10%.

  • Prezado senhor Fernando Brito, creio que o povo brasileiro nada fará! A população deste país foi, ao longo dos anos, devidamente doutrinada pela "TeleTela" e pelo Grande Irmão. Estamos em um imenso território, rico e belo, cuja população não tem o conceito de Nação inserido em seu ADN. Basicamente jamais saímos do contexto histórico do feudalismo. Vivemos à margem da civilização e do estado de bem estar social. Pergunte a qualquer um: Quantos livros você leu este ano? E certamente não passará de 1 exemplar. Como pode, um povo que não se identifica como nação, e que tem como seus heróis um Ayrton Senna (nada contra ao esportista), um ronaldo fenômeno (minúsculas são bem apropriadas neste caso), uma xuxa (mesmo caso), lutar por algo ou alguém que traz consigo a ideia-força da não expropriação do homem pelo homem (Lupus est homo homini lupus)? Observe bem, deste congresso nacional golpista cerca de 80% dos infames serão reeleitos. A chave daqueles comprometidos com a democracia e o estado de bem estar social, serão minoria. Mais do que a eleição presidencial é a eleição para a Câmara e Senado, entretanto 80% ou mais dos mesmos estarão lá novamente. Sou mineiro, de Belo Horizonte e aposto com qualquer um, que a despeito de tudo aquilo que vimos e ouvimos sobre o aécio neves, ele será eleito para a Câmara dos Deputados. Isso é o Brasil, infelizmente. Abraços a todos e a você em particular.

    • Claudio, há cerca de 4 meses ouvi e li uma matéria do Antonio Queiroz do DIAP, um homem que vive o congresso 24 horas por dia e é muito competente, dizer o seguinte: o próximo congresso será pior do que o atual. Bancadas da bala, do boi e da bíblia vão mandar em tudo. Pobre Brasil! Acabou e não há retorno se não elegermos um presidente progressista e de esquerda

      • Concordo plenamente com você Mário Cinelli. Creio que, apesar de uma renovação de 20% nas cadeiras, os que virão serão piores do que os que lá já estão.

    • Ayrton Senna, Ronaldo e Xuxa só mostra como o Brasil é. Burro, Despolitizado e em breve, FALIDO E HUMILHADO NO MUNDO! pra consertar isso, vamos Levar uns 25 Anos sendo otimista! concordo com seu comentário Claudio.

      • Verdade Leonardo! FALIDO E HUMILHADO. Perfeita colocação! Creio, também, que 25 anos será pouco tempo.

Related Post