O esbulho

Esbulho, que é “tirar algo de seu legítimo possuidor”, é o nome do que se passou esta madrugada no Tribunal Superior Eleitoral.

Foi, afinal, consumado o ato de tirar do povo brasileiro de dizer, pelo voto, quem quer que seja o presidente da República.

Porque, quando 40% dos eleitores quer votar em Lula, proibi-lo de ser candidato é o mesmo que tirar o direito do voto livre.

Não era, afinal, algo inesperado, o que não tira em nada o espanto e a indignação com que se fez, tão vergonhosamente que nem mesmo os ministros – exceto o inominável Luiz Roberto Barroso – conseguiram chegar ao grau máximo que pretendiam: simplesmente abolir a existência do nome e da imagem de Lula nas eleições.

Assistimos ali, murmurando palavras  pomposas e arrogantes, os homens e uma mulher de toga contrariarem mais que a lei, o espírito da Lei, que faz ressalvas justamente porque quer deixar espaço que a forma dura não deixaria, por onde o justo e o verdadeiro possa ter espaços em meio a suas letras frias.

Vimos insignes nulidades recusarem, por inservível por faltar-lhe um carimbo, uma estampilha, uma ordem internacional para que a Justiça se levantasse – logo nós, que tantas ordens de nos ajoelharmos recebemos e cumprimos.

Vimos, enfim, a tentativa de gente que só é menos poderosa do que a sua pretensão de cortar a História com suas espadas sujas, de estrangular o futuro, de matar os sonhos simples de gente ainda mais simples.

Dependemos, agora, apenas daqueles a quem juramos servir: o povo, os desvalidos, o carvão humano que, exausto, alimenta as caldeiras do mundo suave e confortável de uma casta de privilegiados, medíocres, e cuja falta de pudor teve seu corolário no “conchavão secreto” em que se reuniram para constatarem, horrorizados, o grau de escândalo a que tinham chegando, revogando leis por suas próprias razões mesquinhas.

Mas a revogaram, porque mesmo que ela diga que é candidato até que se termine de julgarem o registro, para Lula é diferente. Só como apoiador, que só pode falar “do passado”, porque não pode mais falar e “dá processo” se dele  se gravar um “ai”.

A ultima algema que põem em nossas mãos, em nossa vontade é, também, a sublimação de nossa liberdade.

Fizeram, fazem e ainda farão, mas não destroem a vontade do povo brasileiro e só pelo silêncio, pela mentira, pela desinformação esperam vencer.

Tiraram-nos um estadista que, de Garanhuns, correu o mundo e fez nosso país ter nele o tamanho que tem no mapa.

Tiraram-nos um governante amado pelo povo, para nos dar pequenos ratos, a quem este povo odeia.

Mas eles não têm causa, não têm projeto, não têm nenhuma promessa a fazer que convença nosso povo, tanto que precisaram de um bucéfalo para dizer que civilização é selvageria, que paz é tiro, que morte é vida.

Não há toga, não há sentença, não há cadeia que prenda a luz que sai da esperança que o povo brasileiro viu, sentiu e que a ela deu nome.

Quem viu a face da esperança dela não esquece.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

50 respostas

    1. Digo isso desde a prisão de Lula. Não há qualquer esperançade civilização ou democracia enquanto esses canalhas togados e a mídia seguirem em seus postos.

      1. Regime democrático e existência da rede Globo são incompatíveis. Para um existir não pode haver a outra. Num mundo ideal a Globo deveria ter sua concessão cassada ou ser estatizada.

  1. Mais um golpe inacreditável! Barroso entrará também para a história como Aécio, um anão odiado pelo povo.

  2. Continuo com o Lulão com o PT e contra esses golpistas. Vamos, vamos lutar, vamos lutar, vamos lutar até essa gente se cansar de dizer mentiras.

    1. no fim das contas, Alckmin e Bolsonaro vão pro segundo turno. com essa teimosia será isso que falei.

  3. O PT tem que insistir até o final com a candidatura do Lula. É a única maneira de mostrar ao mundo e aos brasileiros que Lula é preso político. Vamos até o final para expor as vísceras podres desse judiciário golpista. Que o mundo jamais esqueça que sofremos um golpe, “com SUPREMO, com tudo”.

  4. Nestes homens ocos
    Nem cabe a trama da vida
    Eles só julgam
    Para não serem julgados
    suas mãos decidem por que não sabem decidir

    Lhes entregue um homem
    e eles farão dele um bagaço
    um fogo apagado, um abutre sem vôo
    suas vísceras
    não sabem o segredo da ilha
    e seus olhos não sabem o instante do mundo

    Romério Rômulo – Boquirrotos de Alma Sucumbida

  5. Não há mais solução dentro das instituições. Agora, só um levante popular para derrubar o golpe.
    Talvez comece com uma nova greve de caminhoneiros, agora que o diesel subiu mais de 10%.

  6. Prezado senhor Fernando Brito, creio que o povo brasileiro nada fará! A população deste país foi, ao longo dos anos, devidamente doutrinada pela “TeleTela” e pelo Grande Irmão. Estamos em um imenso território, rico e belo, cuja população não tem o conceito de Nação inserido em seu ADN. Basicamente jamais saímos do contexto histórico do feudalismo. Vivemos à margem da civilização e do estado de bem estar social. Pergunte a qualquer um: Quantos livros você leu este ano? E certamente não passará de 1 exemplar. Como pode, um povo que não se identifica como nação, e que tem como seus heróis um Ayrton Senna (nada contra ao esportista), um ronaldo fenômeno (minúsculas são bem apropriadas neste caso), uma xuxa (mesmo caso), lutar por algo ou alguém que traz consigo a ideia-força da não expropriação do homem pelo homem (Lupus est homo homini lupus)? Observe bem, deste congresso nacional golpista cerca de 80% dos infames serão reeleitos. A chave daqueles comprometidos com a democracia e o estado de bem estar social, serão minoria. Mais do que a eleição presidencial é a eleição para a Câmara e Senado, entretanto 80% ou mais dos mesmos estarão lá novamente. Sou mineiro, de Belo Horizonte e aposto com qualquer um, que a despeito de tudo aquilo que vimos e ouvimos sobre o aécio neves, ele será eleito para a Câmara dos Deputados. Isso é o Brasil, infelizmente. Abraços a todos e a você em particular.

    1. Claudio, há cerca de 4 meses ouvi e li uma matéria do Antonio Queiroz do DIAP, um homem que vive o congresso 24 horas por dia e é muito competente, dizer o seguinte: o próximo congresso será pior do que o atual. Bancadas da bala, do boi e da bíblia vão mandar em tudo. Pobre Brasil! Acabou e não há retorno se não elegermos um presidente progressista e de esquerda

      1. Concordo plenamente com você Mário Cinelli. Creio que, apesar de uma renovação de 20% nas cadeiras, os que virão serão piores do que os que lá já estão.

    2. Ayrton Senna, Ronaldo e Xuxa só mostra como o Brasil é. Burro, Despolitizado e em breve, FALIDO E HUMILHADO NO MUNDO! pra consertar isso, vamos Levar uns 25 Anos sendo otimista! concordo com seu comentário Claudio.

      1. Verdade Leonardo! FALIDO E HUMILHADO. Perfeita colocação! Creio, também, que 25 anos será pouco tempo.

  7. Tem algum turco por aí? A charge do Bessinha deve ser levada a sério. Para ontem. conversaafiada.com.br/politica/ciro-desconhece-o-epicentro-da-corrupcao-no-brasil–

  8. Assistir aos “juízes” na noite/madrugada desse 31 de agosto foi algo de embrulhar o estômago. Sobretudo aqueles (Barroso e Rosa Weber) que disseram, em video e em julgamentos, exatamente o contrário. São representantes de uma casta. Resta que a maioria silenciosa do povo tome a decisão de desmenti-los no dia 7 de outubro próximo.

  9. precisamos de um texto indignado e desassombrado como este, nessa hora de trevas que vivemos! obrigado!

  10. Muita calma nessa hora, minha gente. O esbulho que cometeram já é um escândalo internacional. Foram obrigados a isso, porque não conseguiram que o PT fizesse a substituição do Lula antes do horário eleitoral. Devemos pensar bem sobre as seguintes questões:

    1) – Queriam, evidentemente, evitar que o poder judiciário tomasse mais medidas de força. Estas medidas claramente ilegais vão desgastando aquele poder e todo o golpe em si, desautorizando-o cada vez mais. Se O PT tivesse topado substituir o Lula, como queria a mídia conservadora, estaria aceitando a legitimação do processo eleitoral, que é tudo o que mais querem: legitimação. É necessário continuar com a candidatura do Lula até o fim, e este fim será uma outra medida de força, desta vez enorme e explosiva.

    2) – Por que todos os veículos do PIG se empenharam tanto para que o PT substituísse o Lula o quanto antes por outro candidato? Estariam preocupados pelo bem do PT?

    3) – Se os golpistas querem tanto que venha o substituto do Lula, não é para se curvarem à sua vitória e passarem-lhe pacificamente o poder máximo. É não apenas porque querem que o processo eleitoral seja legitimado, mas também porque já sabem com certeza que terão como vencer o pleito. Acreditam que vencerão segundo algum plano que já bolaram, e bolaram também alguma maneira secreta de eliminar o candidato substituto do PT.

    O que poderá abalar seus planos secretos? Resposta: A imprevisibilidade. Bota a cabeça para pensar, PT ! Façamos de conta que vamos por um caminho, e na última hora dobramos à esquerda (ou à direita) e tomamos um atalho inesperado. O carrão do golpe vai passar direto, enquanto voltamos e chegamos lá nos braços do povo. Com Lula, nos braços do povo! Os dois batedores da ONU e da OEA nos ajudarão.

    1. É isso aí, Alecs.
      “The Kansas City Shuffle”. Depois os golpistas vão reclamar de golpe kkkkk….

    2. Precisamos trabalhar para fazer um Senado competente, uma Câmara alinhada com os interesses do povo. Só assim resgataremos o País. Lula sabia e está se sacrificando (poderia ter ido para qualquer Embaixada), MAS nós, o povo, temos de continuar lutando, até que se perceba que apenas nós, o povo e o PT estão respeitando as instituições, lutando em todas as frentes (Nacionais e Internacionais). Com dizem: Quem não pode com formiga não atiça o formigueiro.

        1. O povo brasileiro é um dos mais trabalhadores e honestos do mundo. Você está enganado. Apenas, o povo precisa de educação. O que provocou o golpe não foi o petróleo. Foi o uso que o governo petista ameaçava fazer dele. Tanto dinheiro para a educação, certamente faria em pouco tempo do Brasil um dos maiores países do mundo. A educação liberta e traz a consciência dos deveres e direitos de todos. Confúcio dizia que se todos tivessem educação, não haveria diferenças de classe. A educação do povo é que é a maior inimiga da elite conservadora. Seu maior pavor.

          1. Cara, vá ser consciente assim lá (aqui) no Brasil ! ! ! ! ! Também penso do mesmo jeito sobre o povo brasileiro, que ele tem muita sabedoria popular mas (mas? mas, não: e), ainda assim, precisa de educação, afinal todos nós vivemos num processo educativo contínuo, que jamais termina, sempre nos autoaperfeiçoando mais e mais. Sua análise é muito boa ao dizer que o motivo do(s) golpe(s) foi o uso (econômico(,) com vistas à educação) que o governo progressista ameaçava fazer do petróleo: ” A educação liberta e traz a consciência dos deveres e direitos de todos[/as] “. Quanto a Confúcio, isso é meio confuso, porque, acho, com educação libertadora para todos/as as classes dominadas (AINDA EXISTENTES, sim) teriam crescente consciência operativa de sua situação e isso proporcionaria melhores condições e meios de luta contra as desigualdades que ainda restassem (e, pode crer, ainda restariam). Fica difícil imaginar que a-penas(?) com educação os de classes dominantes abririam espontaneamente mão de seus privilégios, principalmente quando vemos nos embates de hoje, da atualidade, que os golpistas et caterva lutam renhidamente exatamente para manter as condições que sustentam os seus privilégios de classe(s), tendo, portanto, consciência de que a luta das classes (ainda) dominadas é assim justa e verdadeira mas nem por isso vão, como já se disse, abrir mão espontaneamente de seus privilégios. Nesse sentido, o(s) governos(s) petista(s) foi/foram também revolucionário(s) pois preparava(m) uma enorme consciência de classe abrangente e explicitadora para o povo brasileiro, através da educação (mas com base, antes e depois, na economia, o moto contínuo do mundo). Por isso foi/foram abortado(s) e se está na situação em que se está.

    3. Concordo, mas … queria pegar este barrosinho cara a cara, na unha. tenho 69 anos mas acho que consigo dar uns bons tapas naquela cara bolachuda

  11. Simples: ainda que o candidato da esquerda se chame Otáriano Mané cravamos nele…

  12. O desespero e a necessidade ditam o rumo do Golpe. E agora só a força e o arbítrio são capaz de os manter no poder. Isso já está claro para os Golpistas. Perderam a narrativa da farsa que montaram pela própria fragilidade do argumento, pelo excesso de personagens e de sobreatuaçao. São agora escravos da sua própria farsa, de seus próprios erros e personagens. Os cenários róseos e os céus de brigadeiro que prometeram é palco de uma tormenta perfeita. A eleição será a última pá de cal dessa farsa que se transformou em tragédia ou o início de mais uma página negra e vergonhosa de nossa história? Você eleitor e eleitora desrespeitado em seu sagrado direito de escolha política é que escolhe o final!

  13. A Rede Golpe assume de vez o comando do judiciario brasileiro que fica de joelho diante esse poderoso monopolio.

  14. Brito, sua análise é impecável, como sempre e esta frase “Quem viu a face da esperança dela não esquece” é a síntese de nossa esperança.

    1. Realmente! Eu me emocionei muito com a sensibilidade do Brito para homenagear nosso gde estadista Lula e nosso sofrido povo humilde, que se apega à esperança e fé de voltarem a ser olhados e respeitados, incluídos como humanas criaturas. E não como restos inservíveis, que essa classe espúria dominante os coloca!

    2. Realmente! Eu me emocionei muito com a sensibilidade do Brito para homenagear nosso gde estadista Lula e nosso sofrido povo humilde, que se apega à esperança e fé de voltarem a ser olhados e respeitados, incluídos como humanas criaturas. E não como restos inservíveis, que essa classe espúria dominante os coloca!

    3. Realmente! Eu me emocionei muito com a sensibilidade do Brito para homenagear nosso gde estadista Lula e nosso sofrido povo humilde, que se apega à esperança e fé de voltarem a ser olhados e respeitados, incluídos como humanas criaturas. E não como restos inservíveis, que essa classe espúria dominante os coloca!

  15. REAÇÃO.
    Por ocasião das jornadas de julho até o impeachment, fomos pegos de surpresa pela organização do golpe através dos think-tanks internacionais (Atlas Network, etc) em conluio com os nacionais (Instituto Millenium, etc). Tomaram as redes e a opinião pública. Hoje a história é diferente, vamos prá cima deles. O momento não pode ser melhor: com a campanha, temos os partidos de esquerda organizando o enfrentamento e a militância mobilizada. VAMOS PRÁ CIMA DOS GOLPISTAS, está na hora de ganhar cada voto, cada coração, cada irmão.

  16. Eu ainda acho que isso não vai ficar barato. Michelle Bachelet assume hoje na ONU e conhece o que se passa no Brasil, coisa que acima da linha do Equador não ocorre plenamente. Aguardemos, porque setembro pode ser um mês histórico, mais do que o de 1822.

  17. É impressionante o surto de prepotência que acomete gente como Wanderley Guilherme dos Santos e Paulo Henrique Amorim, que investem contra Lula da maneira mais sórdida, tentando culpá-lo por uma derrota que nem ocorreu ainda. Quanta falta de discernimento e de grandeza ! São esses momentos dramáticos que separam os homens nobres dos sem caráter.

    1. Isto eu concordo com voce.
      Gostaria de saber o que esta motivando os dois citados a investir contra o Lula e o PT.

  18. Brilhante texto, como sempre. O problema desse golpe é o envolvimento profundo das togas, que chegaram a um ponto sem retorno. Só podem se afundar mais e mais e, o que é pior, continuarão em seus cargos, com suas canetas e cinismo, mesmo que tenhamos Lula presidente e um congresso mais progressista (o que deve ser difícil, pelo que temos visto). Aí, tem prender todos eles, de uma vez só, sem dó, sem piedade, sem ritos. sem tramitações. Na marra mesmo. Ou será impossível sairmos dessa situação.

  19. A nossa resposta pode vir da “colinha” que compilei para votar em 7 de outubro:

    Presidente: 13
    Governador: 13
    Senador: 130
    Senador: 131
    Dep. Fed.: 1313
    Dep. Est.: 13000

    É a única maneira de salvar o que restou do Brasil depois do governo dos CANALHAS entreguistas e dos BANDIDOS DE TOGA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *