O Estadão já foi melhor nisso…

A desgraça do jornalismo “de campanha”, onde o denuncismo fala mais alto que a informação, é que ele é antes de tudo, daquelas coisas para durar a existência, já agora não mais a de um dia do jornal, mas de alguns minutos no portal de notícias.

Manchete do Estadão, agora: Executivo diz à PF que empreiteira ( Queiroz Galvão) fazia doações a PT, PP, PMDB ‘e mais alguns’. E anuncia que Ildefonso Colares Filho “detalha em depoimento”.

Detalha?

Pelo menos no que se transcreve na matéria, não há um detalhe sequer.

O tal Ildefonso, perguntado sobre quais eram os critérios para as doações, diz que o primeiro deles era “o limite”, que deveria estar “aquém do permitido”.

Ora, para qualquer pessoa minimamente capaz de raciocinar vê que o cidadão, portanto, está falando de doações legais, sem o que não haveria razão de falar em “limite” ou “aquém do permitido”.

Tanto que não há uma vez, no texto, a palavra ilegal.

Assim, básico, elementar.

O que há é a negativa do executivo da empreiteira de que o atual diretor de Abastecimento da Petrobras, Júlio Cosenza, tenha recebido propinas.

Francamente, para arranjar uma manchete dizendo que a a empreiteira Queiroz Galvão “fazia doações a PT, PP, PMDB ‘e mais alguns'” não é preciso se dar ao trabalho de obter com a ajuda de “policiais isentos” cópia do depoimento de um executivo da empresa que foi preso, se não é para falar de doações ilegais ou propinas.

Basta acessar a página do TSE  e ver a quem ela doou. Para saber, inclusive, quem são os “alguns”.

Além dos citados, são, em 2010: o PSDB, o então DEM, o PTB ( da coligação de José Serra), o PR, o PSB, o PC do B e até o minúsculo PHS.

Isso, apenas nas doações para partidos, nas feitas para candidato repete-se o leque partidário.

Isto está lá  no site do TSE  desde  quatro anos antes da “sensacional” revelação do Estadão.

Ou seja, os leitores do jornal – ao menos os que ainda querem ter alguma informação relevante – estão sendo vitimados por um jornalismo de quinta categoria, para garantir que o “espetáculo” não tenha intervalo.

Ou é má-fé ou se trata de iludir a boa-fé do leitor, deliberadamente.

Deprimente…

Fernando Brito:

View Comments (43)

  • Pois é, Fernandão Brito...

    Mas, hoje há a internet e há pessoas como você, que colocam os ratos para correr, tornando-os visíveis.

    Esse jornal "O ABEstado de São Paulo" está devendo muito... Se a família Mesquita resistiu ao exílio , durante o Estado Novo, não resistirá à internet... Assim como os Civita...

    Sem a caixinha promocional dos EUA / sionistas ( que já não é mais assídua como dantes... e que levou um tremendo prejuízo com a vitória da Dilma) , só resta a essa gente tentar desesperadamente dar golpes de Estado.

  • A oposição agora optou pelo anonimato. O PMA - Partido dos Mais Alguns. Quem sera seu candidato a Presidente? O Sunda, o Loxa ou o Deputado Birunda?

  • Fiasco.
    Beira o ridículo.
    Mesmo que alguns dos "eleitores informados" não percebam o que o Estadão faz, será que o jornal não fica com vergonha dos que percebem?

  • "Lei dos Medios", essa é a senha. Sem esta regulação nada mudará, o PIG continuará nos matando de raiva e conduzindo o país para onde quiserem.

  • Jornal Estado de São Paulo: lixo. Um cadáver em adiantado estágio de putrefação.

    • Detalhe...pequeno detalhe...Tófoli não era acusado pela Máfia Mídia Marinho (3Ms do Brasil) de ser ex-Advogado do PT??? Foi também indicado por LULA pra melar o Mensalão.??? Este LULA não toma geito mesmo ! Primeiro o Capitão do Mato, agora Joaqui 2...o Silvério dos Reis Tófoli. Tamo fodidos mesmo de Ministros!

  • Façam como eu,não leiam estas porcarias,façam uma DOAÇÃO para uma instituição carente....

  • Fernando,

    É preciso denunciar urgentemente a tentativa de golpe jurídico contra a Dilma, orquestrado pelo Gilmar Mentes e o Dias Toffoli. Essa aberração das contas da campanha da Dilma terem sido "sorteadas" para o GM analisar é um embuste e uma armação, visando barrar a diplomação da Dilma para o segundo mandato no dia 18/12. Ou as forças legalistas e democráticas denunciam este golpe sórdido ou poderemos ver um episódio parecido com o ocorrido no Paraguai. Todo cuidado é pouco, chega dessa pasmaceira do governo de ficar calado. Tem que partir pro ataque e denunciar esse bandido do GM e suas artimanhas sujas.

  • Os leitores desse jornal,tem tanta MÁ FÉ,quanto o próprio.Nem vale a pena cogitar-se que estejam enganando alguém,pois são todos,o próprio e seus leitores,pessoas de má fé.

Related Post