O fogo do diesel não apagou

O presidente “não quer e não pode” interferir nos preços dos combustíveis.

O que não impediu seu ministro da Casa Civil de mandar aos caminhoneiros um áudio dizendo que Jair Bolsonaro “deu um tranco na Petrobras”.

E que não impede que, ma semana entre o cancelamento do reajuste adiado e hoje , a cesta “preço internacional” + “cotação do dólar” tenha subido quase 3%.

É evidente que nem a recuperação de estradas, nem as linhas de crédito, nem o tal “Cartão Caminhoneiro”, oferecidos pelo Governo para deter a prometida ação dos caminhoneiros são para já.

Quarta-feira, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, vai à Câmara dos Deputados e vai sobrar pedrada na política de preços da empresa. Ou do governo, melhor dizendo.

Embora a empresa esteja, “segurando” o preço do diesel frente a uma alta do petróleo de 25% desde o início do ano, isso em dólar, maior ainda em reais.

Este preço aí em cima é o das refinarias, claro, e está em alta forte.

Ainda que bolsonaristas, a lideranças dos caminhoneiros não têm nem unidade, nem expressão sobre a categoria, e o governo deve se dar por satisfeito se as coisas ficarem apenas no campo das ameaças.

Até porque não há um cenário de queda nos preços internacionais, que são a bíblia do liberalismo para os preços que a Petrobras deve cobrar.

Fernando Brito:

View Comments (12)

  • Acho difícil greve de caminhoneiros sem ajudinha dos patrões. O que o povo brasileiro não tem sequer idéia, é de que as desgraças da era Bolsonaro nem começaram ainda. O país ainda tem uma economia com a base formidável que o PT estruturou, a ponto de suportar 5 anos de destruição sem quebrar. E as maldades piores do Guedes ainda estão só no papel.

    • É o que digo, povo está apático por um simples motivo: A VIDA AINDA ESTÁ BOA, surfam nas estruturas e mercados abertos pelo maior presidente que o Brasil teve e talvez um dos melhores do mundo nas últimas décadas, ainda tem algum consumo, podem comprar seus carros, suas motos..

      Mas o amigo foi muito generoso falando em 5 anos, diria que a merdalhada vai começar a aparecer ano que vem.

      • No segundo semestre a vida já não estará nada boa para uma quantidade considerável de gente de classe média. E o aumento da miséria já poderá ser sentido por toda a parte.

    • O "governo" está segurando a cotação da moeda mediante a injeção de dólares via contratos indexados.
      Em algum momento, o mercado vai aumentar a aposta para ver até onde o "governo" está disposto a ir. As reservas formadas no período petista estão segurando o tranco e possibilitando algum controle, mas, ao menor sinal de fraqueza as apostas aumentarão.

    • Quando Temer "negociou com as lideranças" dos caminhoneiros, identificou todos eles. Se não foram subornados, devem ter sido ameaçados.

  • Esses nossos caminhoneiros são, quase todos, pessoas mesquinhas de classe média que se acham patrões, mas tem vida sofrida de trabalhadores com jornadas de trabalho escravistas, apesar disto apoiam sem-vergonhas e pilantras como o Bozo, eles costumam dar tiros nos próprios pés.

  • Segura a onda aí, amigo caminhoneiro das elites!
    Bosónaro, autorizou que os empresários ricos dos Postos de Combustíveis podem, devem e vão arregaçar o fio-f-ó de vocês a cada 15 ou 30 dias!
    Quer dizer... vai dar tempo do "PERFUMADO" se curar antes dos liberais ferrarem vocês de novo e novamente! Assim dá PRAZER, TALÓQUEI?
    Mas, isto pouco vai adiantar... a tesão e a ganância do DEUS MERCADO por DINHEIRO é imensa...
    E, sem crescimento econômico... o consumo não cresce... e vocês todos, e todos nós, estamos bem FERRADOS!
    AFUNDA BRAZZZIL!

  • Os caminhoneiros q se explodam. Ainda vou viver pra vê-los fazendo manifestações pedindo pelamordedels pela queda deste desgoverno e pela volta do PT. Aí, caminhoneiros otários! Vão ter que chupar a manga que ajudaram a plantar até o caroço!

  • Qual o custo para a Petrobras de um barril de diesel importado (preço em US$)? Qual o custo para a Petrobras de um barril de diesel produzido a partir de petróleo brasileiro e aqui refinado (preço em R$)? Há que se saber estes dois preços/valores para se ter uma ideia sobre a política de preços que vem sendo praticada.

Related Post