Não se discute questões técnicas com blá-blá-blá político, mas com dados técnicos.
A falta de luz em cerca de 5% dos consumidores das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste não tem nada a ver com a falta de chuva, a não ser no fato que a administração prudente do nível dos reservatórios do Sudeste recomenda que se transfira mais energia de onde eles estão mais bem abastecidos – a região Norte – para onde a estiagem faz eles estarem mais baixos e a demanda de energia está maior.
Os dois gráficos aí de cima mostram uma coisa e outra.
O nível dos reservatórios não é o ideal, mas está acima do que se registrava no ano passado, mesmo produzindo quantidades recorde de energia.
O defeito em uma das linhas de transmissão pode ter tido qualquer causa, inclusive a de excesso de carga. Quando ela caiu, aí sim é quase certo que a segunda linha a apresentar problemas tenha sido por excesso de carga, pelo fato de o problema ter surgido no novo horário de pico de carga, o meio da tarde, em razão do calor.
E o sistema, tal como o fusível do chuveiro elétrico, desarmou. Afinal, as proteções são feitas para isso, proteger.
E fazer o que seria um “apagão” ser um “apaguinho”.
O sistema elétrico nacional não opera, é verdade, nas condições ideais. Mas a capacidade de geração cresceu e a de transmissão mais ainda.
É certo que nenhum investimento em expansão de geração e transmissão é o bastante frente ao crescimento da demanda por energia no Brasil.
Em fevereiro de 2012, foi batido um recorde de carga no Brasil e no Sudeste: 74 GW e 44GW, respectivamente.
Ontem, novo recorde: 84,3 GW e quase 51 GW no Sudeste.
Isso nada tem a ver com a chuva, que anda escassíssima, exceto pelo calor e o consumo. Em janeiro, no Rio, foram dois dias de chuva em janeiro.
Deve-se esperar a razão técnica do “desarme” parcial das linhas, ontem.
Assim como é preciso esperar a evolução das chuvas.
Claro que amanhã, se é que já não soltou hoje, o PSDB soltará uma nota oficial sobre como Dilma é a responsável.
É algo tão idiota quanto culpar Alckmin pelo nível do reservatório da Cantareira.
Mas idiotice é o que mais chove na política brasileira.
Que tem gente, a esta altura, fazendo a “dança da seca”, para ver se chove no seu roçado eleitoral.
8 respostas
O Tijolaço já virou referencia para informação isenta e de qualidade. Sempre bem informado, mantem a linha de mostrar que por trás da pseudo-neutralidade da mídia, está um arsenal de ataque contra os progressistas.
Tijolaço quando a Presidenta Dilma anunciou a redução nas tarifas elétricas este projeto de candidato a presidente aécio never criou o maior caso. A CEMIG não contribuiu para a redução. Agora este senadorzinho fica falando besteiras.
Na minha cidade que está em Minas,não houve falta de energia.Com certeza nas regiões próximas também não porque as linhas de distribuição saem daqui.Essa mídia salafrária,corrupta e descarada tenta manipular,mas só mesmo sendo muito otário para acreditar no que ela divulga e propala.
Interessante a entrevista do secretário executivo do MME, Márcio Zimmermann, a Globonews no final da tarde, com Leilane e outros “inquisidores globais” tentando tosquiar o secretário com a manjada pauta negativa e saindo tosquiados com a realidade positiva escancarada pelo secretário, e como se isso já não bastasse, após dispensarem o secretário, tentaram o “overlaping adversativo”, muito em moda, com a convidada, professora especialista da GV, e ao invés de obterem a esperada solidariedade costumeira dos sócios especialistas, repetindo a pauta desmontada pelo secretário para concordância da especialista, certamente convocada às pressas, pois deixou-os pendurados na mesma brocha em que o secretário os tinha colocados, ao discordar afirmando que o sistema funcionou na realidade a contento. A noite retornaram os especialistas da casa, dispensou-se o contraditório e o terrorismo da desinformação com objetivos eleitorais foi restabelecido. Se Fernando conseguir o vídeo da entrevista com o secretário, seria interessante pois além de esclarecedor, escancara os “terroristas globais” em ação.
No Brasil atual, onde a desinformação distorceu tanto o cérebro das pessoas que até há gente que jura que o coronel Jarbas Passarinho era um comunista perigoso, de tudo se deve esperar. Qualquer teoria da conspiração é perfeitamente admissível e deve ser considerada.
O tucano Carlos Sampaio estava ocupado ontem entrando com representação para apurar a vaquinha do Genoíno então creio que ele entrará com representação contra os apaguinhos hoje. Aliás, quantas representações desse idiota emplacaram? Respondo: Zero. Ninguém o leva a sério. Só faz jogo de cena para garantir os votos do seu eleitorado reacionário raivoso.
aquí em Campinas existem algumas verdades sobre o “nobre tucano”:
o Carlão não ganha eleição para prefeito .
a família Sampaio não vota nele pois o conhece muito bem.
ele é amigo do Xandi Negrão que o citou,assim ,”é meu amigo”, na CPI do Roubo de Carga
A culpa é do pobre que comprou ventilador neste calor dos infernos.