O homem que só ri por deboche

Leonardo Sakamoto observa, em seu blog, que Jair Bolsonaro – na “live” com que substituiu a tradicional entrevista do candidato no pós votação, parecia o “um candidato derrotado” e não alguém que “recebeu 46% dos votos e têm um caminho mais fácil do que seu adversário, Fernando Haddad (PT) – que teve 29% – para o Palácio do Planalto”.

Sakamoto atribui à frustração de não ter vencido já no primeiro turno, algo em que só ele podia acreditar, e de atribuir isso a uma suposta fraude nas urnas, como fez.

Concordo, mas acho que isso vem também de um traço de sua personalidade.

Bolsonaro não sente alegria e, quando ri, é por deboche.

Humor, para ele, é só “zoação”.

Algo típico das criaturas más, que só se realizam com a humilhação ou a destruição alheia, como não tem sido, infelizmente raro encontrar.

Ele tem a mente dos que buscam o “inimigo próximo” o que, comumente, é também o inimigo no próximo.

O vizinho, o favelado, o negro, o gay, o “doidão”, qualquer um “tem que se curvar à maioria”. A maioria, claro, é ele.

É um ponto que não se pode minimizar, por mais que venham, há tempos, tirando do brasileiro a cordial alegria que sempre o marcou.

Bolsonaro é o inverso, é o ressentimento, o ódio, o furor, tudo o que foi injetado sobre os brasileiros desde que se começou a judicializar ( e policializar) não só a política, mas o convívio humano.

Nestas três semanas do segundo turno, não se deixe levar por isso. Não abra mão desta vantagem que temos.

Eles nos tentarão arrastar para seu campo, o do preconceito, o da intolerância, o da desqualificação do outro com o adjetivo raso, quase que um estigma posto em nós como a estrela amarela com que se marcava os judeus.

Nós temos, como disse ontem Fernando Haddad, o argumento como única arma, a razão como a maior das leis, a alegria como forma de viver e ser feliz.

Não somos a morte, não somos a dor, não somos o mal a ninguém.

Não haverá maior derrota que a de nos tornarmos, com sinal trocado, iguais a ele.

Fernando Brito:

View Comments (80)

  • Muito isso! Eu olhei a foto com o "sorriso" dele estampada ontem no G1 e pensei que ele não tem expressão feliz, é só desgosto.

    • A miriam leitoa errou. O PT nasceu durante o regime militar (1978). Ele nasceu e cresceu democrata. A avaliação dessa anta é mentirosa.

    • Se o COISO deixou a entender que vai beneficiar a Record (lembro que ele já criticou a Globo), podem ter a certeza que os irmãos que não tem nome serão a ruína dele. A globo é maquiavélica para defender seus interesses.

  • Você esta errado... o brasileio não é alegre, nem amigável ele é exatamente o que está se mostrando agora e que sempre escondeu, ele é racista, raivoso, egocêntrico e não quer pensar quer que pensem por ele mas o pior de tudo é que não se assumem facistas, eles acham que são diferentes que suas idéias não representam o facismo isso já é a negação do reconhecimento da realizade mas todos tem de ter em mente o segundo julgamento de Nurembergue.

  • A Eleição é uma fraude. Bozzo sabe que chip pirata é instalado em milhares de urnas desde 2006, quando forçaram 2º Turno entre Lula e Alckmin, que perdeu 2,5% de seus votos do 1º Turno, quando nem roubalheira impediria vitória de Lula.
    Como esses ”técnicos” do TSE são daqueles que morrem antes delatar e não foi suficiente para Bozzo se eleger de cara, tá com medo de perder 2º Turno.
    O milagre da transmutação de votos de Dilma, Suplicy, Requião e outros formou o pior Congresso do Brasil. Pautas-Bomba de Cunha serão Bombas Atômicas.

  • Sem brincadeira, mas, pelo que eu vi do comportamento defensivo dele ultimamente, inclusive quando foi votar, ele parece estar com TEPT (transtorno do estresse pos-traumatico). Acho que a facada deu um choque de realidade nele. Que ele não é invencível. Que suas ações tem consequências. E depois das confusões que o círculo interno dele começou a causar durante a campanha depois da facada, ele deve ter começado a perceber que ele não é tão mito assim, e que está rodeado de interesseiros e oportunistas. Eu sinto que ele está com medo. E é o que desejo, que ele tenha medo.

    • Ele está com medo porque seus promotores lhe asseguraram que ele venceria no primeiro turno. E apesar de terem gasto zilhões no esquemão de propaganda suja, não conseguiram cumprir suas promessas. Não há como não ficar sem chão debaixo dos pés, depois de uma decepção como essa.

      • mais absoluta verdade Alecs
        o cara perdeu o chão, o prumo e o rumo

    • Eu acho que é medo, pânico, pavor o que se abateu sobre eles, veja a expressão do Paulo Guedes de assustado! Olha, dizem que uma imagem fala mais que mil palavras, não é mesmo?

      Caiu a ficha de que eles se meteram em uma verdadeira enrascada e estão com uma bomba, um abacaxi nas mãos que é governar o Brasil e ter que cumprir a promessa de melhorar a vida da população, melhorar a saúde, a educação, a segurança, a economia e não só seu eleitorado que foi esse tempo todo alimentado pela direita e por ele mesmo com o ódio, intolerância, impaciência, a crítica rasa pelo simples prazer de criticar sem analisar e refletir a fundo os problemas do país bem como as soluções para esses problemas..

      Estes eleitores e o povo brasileiro estão de olho e vão ser implacáveis em lhe cobrar e lhe perseguir; e agora a responsabilidade disso bateu pesado, isso deve ser um peso nas costas terrível pois sabe que sair da posição confortável de crítico, oposição, atirador, para ser governo e vitrine onde será cobrado com força pela enorme expectativa que plantou principalmente naqueles que o tem como o mito, o salvador da pátria, aquele que vai melhorar a vida do povo...

      Se realmente vencer, só o tempo dirá e é bom que não faça uma caça as bruxas e as maluquices que vem pensando pois o povo vai cobrar e a vida de seu governo poderá ser curta.

      • posso falar a verdade? não estao acostumados a campanha presidencial. apenas. infelizmente.

    • Acredito que a facada foi fake, aliás como tudo que vem dele. A minha tese é que ele já tinha um problema no abdômen e precisava operar urgente e essa foi a forma dele se ausentar e ainda se fortalecer pela comoção dos incautos. Aí, vão dizer que isso não tem como porque teria que envolver médicos e o próprio hospital. Teria que envolver mesmo, mas isso é possível de acontecer, visto que no meio médico o anti petismo atinge mais de 90% dos profissionais. Talvez não tenha sido planejado, mas se aproveitaram para encenar tudo isso. Talvez tenha havido realmente uma tentativa (ou não) mas pegou de raspão. Não teve corte, pois não teve sangue. Analisem todos os fatos que verão faz muito sentido essa tese.

      • eu não acredito nisso. mas confesso que já pensei até em apendicite no dia, horas depois, sim, nem sabia o lado e pensei nisso. admito. só que não tem como. o adelio, aquele pobre doido coitado.... como explicar?

  • O Kenedy disse que Bolsonaro contesta urna que elegeu filho e aliados. Então o capitao esperava bem mais votos para vencer no primeiro turno. Hummmmmm

    • Lembra-se quando o Collor disse que Lula ia mexer na poupança? Pois é, no final foi ele.

      Isso me cheira a uma tática de discurso do tipo "acuse-os daquilo que você vai fazer".

      • Collor também disse que Lula ia mudar a bandeira. Terminou ele mudando ao colocar as estrelas de Roraima Amapá Tocantins

        • Daqui a pouco o maluco vai trocar "Ordem e Progresso" por "Deus Acima de Tudo" para ganhar apoio do Daciolo.

    • São produtos da demonização da política que implodiu o PSDB, criou essas cobras, mas manteve, por outro lado e, ironicamente, partidos do Centrão como o PP.

    • Dorias que em 2 anos não vão poder sair na rua com medo de tomar porrada

  • Movimento Ironia 'Todo Mundo é Rico'

    Deixa o Bolsonaro ganhar e intensificar as reformar do Temer. Assim, teremos menos Estado, menos políticas públicas, menos dinheiro circulando na economia real e mais espaço para lucrar no mercado financeiro, na bolsa de valores. Mas só pra quem tem dinheiro pra investir em ações, fundos e títulos do tesouro. O resto que se foda, né Paulo Guedes?! Querem Estado Mínimo? Então, vamos de Estado Mínimo, já que 'Todo Mundo é Rico'.

    • Todo político que fala em Estado Mínimo é porque não tem planos para o país. Isso é histórico.

  • Sakamoto diz que "Bolsonaro fez discurso de derrotado e não de vencedor do primeiro turno". Será por quê capitao, 'mais um tiquinho só' e teria dado??

    • Ele teme ser "tancredizado" caso ganhe.

      Vai ter uma "recaída" e voltar para o hospital. Mourão vai assumir logo em seguida.

Related Post